Seguidores

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

A Igreja passa pela Grande Tribulação?

(Autor: Bispo José Ildo Swartele de Mello)

Os pré-tribulacionistas afirmam que Deus não permitirá que a Igreja sofra no período da Grande Tribulação. Mas, na Bíblia, não existe nenhum versículo que ensine que a Igreja não passará pela Grande Tribulação, nada existe também sobre uma Segunda Vinda de Cristo em duas fases ou etapas, separadas por sete anos de Grande Tribulação, e também não há nada sobre um arrebatamento “secreto”, pois não há nada de secreto e silencioso nos relatos que descrevem o arrebatamento da Igreja (1 Ts 4.16-17; Mt 24.31). Outra incongruência deste ponto de vista se pode ver na idéia de um arrebatamento para tirar a Igreja e o Espírito Santo da Terra antes da manifestação do anticristo. Se este fosse o caso, o anticristo seria anti o quê? Isto de remover a Igreja e o Espírito Santo e aí sim termos a conversão de Israel num período curto de 7 anos, é uma ofensa ao ministério da Igreja e do Espírito Santo. Um reducionismo da Missão da Igreja e do Espírito injustificável que promove escapismo e alienação, além de ferir o bom senso. Agora, vamos nos concentrar aqui mais em demonstrar que a Bíblia ensina claramente que a Igreja passará pela Grande Tribulação.

Jesus deixou claro que o primeiro requerimento para se ser cristão é “tomar a cruz” (Mc 8.34). Jesus disse também que “não é o servo maior do que seu senhor. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós outros” (Jo 15.20, cf 13.16, Jo 16.33), devendo o discípulo sempre ter a consciência de que, seguir o Servo Sofredor, que na cruz morreu, é se identificar com ele em todos os sentidos, não somente na glória da sua ressurreição, mas também na dor de seu sofrimento na cruz. E Paulo deixa bem claro que o cristão possui uma sina de sofrimento quando diz: “Porque vos foi concedida a graça de padecerdes por Cristo, e não somente de crerdes nEle” (Fl. 1.29) Paulo exortava os cristãos a permanecerem firmes na fé “mostrando que, através de muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus” (At 14.22). São numerosos os textos que falam a respeito do sofrimento da Igreja e do cristão.i

A Igreja em todos os tempos sofreu perseguições fortíssimas. Como é que os cristãos primitivos poderiam entender que Deus não permitiria que a Igreja passasse pela Grande Tribulação sendo eles próprios vítimas de toda sorte de crueldades e sofrimentos, quando cristãos eram mortos por amor a Cristo aos milhares? Os primeiros séculos da era cristã são conhecidos como a Era dos Mártires. O Apóstolo Paulo não nos dá esperança de escape ao sofrimento, pelo contrário, ele diz aos cristãos de Roma: “Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores por meio daquele que nos amou.” (Rm 8.35-37). Paulo ainda diz: “Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos” (2 Tm 2.12). O livro de Apocalipse tem como propósito confortar e animar cristãos que estão em grande tribulação (Ap 1.9; 2.3,9,10,13; 6.9s; 7.9-17; 11.1-10; 12.11, 17; 13.7,8; 14.1-5,13).

O apóstolo Paulo ensina que a Segunda Vinda de Cristo e a nossa reunião com ele, reunião esta que se dá através do arrebatamento, conforme 1 Tessalonicense 4.16,17,ii “não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia e seja revelado o homem da iniqüidade, o filho da perdição, o qual se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus, ou objeto de culto, a ponto de assentar-se no santuário de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus.” (2 Ts 2.3b,4). Os próprios dispensacionalistas concordam que o Anticristo se revela dando início ao período da Grande Tribulação. Portanto, o apóstolo nos garante que a Segunda Vinda de Cristo e a nossa reunião com ele (o arrebatamento) só se dará após a revelação do “homem da iniqüidade”. O contexto é claro: os cristãos tessalonicenses estavam sendo perturbados por aqueles que ensinavam que Cristo poderia vir a qualquer instante e que até já havia se dado a vinda de Cristo (2 Ts 2.2). Sabemos que o que os tessalonicenses esperavam era a Segunda Vinda de Cristo que desencadearia o arrebatamento da Igreja (2Ts 1.10). Em outras palavras, aqueles cristãos tinham a expectativa do arrebatamento conforme foram instruídos pelo apóstolo (1 Ts 4.13-18). Paulo, então, procura acalmá-los dizendo que são falsos os ensinos que dizem que o arrebatamento chegou (v.2), pois isto não acontecerá sem que primeiro ocorram a apostasia e a revelação do iníquo, o que é o mesmo que dizer que o arrebatamento da Igreja não se dará antes do período da Grande Tribulação. Ao contrário, Paulo lembra que a Segunda Vinda de Cristo e a nossa reunião com ele (v.1) se dará posteriormente a manifestação do Anticristo: “então de fato será revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca, e o destruirá, pela manifestação de sua vinda” (v.8). Paulo não nos informa o que ou quem é que está detendo a manifestação do iníquo (v.6,7) mas, certamente, como vimos não se trata do arrebatamento da Igreja, pois Paulo deixa claro que o arrebatamento só se dará após a revelação do Anticristo.iii

O ensinamento de Paulo se encaixa perfeitamente com o ensino de Cristo, que afirmou: “Logo em seguida à tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento e os poderes dos céus serão abalados. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do homem vindo sobre as nuvens do céu com poder e muita glória. E ele enviará os seus anjos, com grande clangor de trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus” (Mt 24.29-31). Cristo ensina claramente que sua Segunda Vinda, o que inclui a nossa conseqüente reunião com ele, só se dará “logo em seguida à tribulação daqueles dias”. O ensino de Jesus e de Paulo era pós-tribulacionista. Os tessalonicenses não poderiam estar esperando um arrebatamento para os livrar da Grande Tribulação, pois eles estavam instruídos a respeito de que o desígnio de Deus para os cristãos é de tribulação: “a fim de que ninguém se inquiete com estas tribulações. Porque vós mesmos sabeis que estamos designados para isto” (1 Ts 3.3, ver também v.7; 2 Ts 1.4-7); como ensinou Jesus: “Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim... Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: Não é o servo maior do que seu senhor. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós outros... Tudo isto, porém, vos farão por causa do meu nome, porquanto não conhecem aquele que me enviou... Tenho-vos dito estas coisas para que não vos escandalizeis. Eles vos expulsarão das sinagogas; mas vem a hora em que todo o que vos matar julgará com isso tributar culto a Deus... Esta coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo passais por aflições; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. (Jo 15.18, 20, 21; 16.1,2,33).

Ainda sobre 2 Tessalonicenses 2, recomendo a leitura dos seguintes textos para se compreender melhor o significado que o Novo Testamento dá à expressão “dia do Senhor” (v.2): 1 Co 1.8; 5.5; 2 Co 1.14; 1 Ts 5.2; Fl. 1.10; 2.16; 2 Pe 3.10, 12; Ap 16.14 e Lc 17.24. Qualquer tentativa de distinguir entre o Dia do Senhor e o Dia de Cristo e encontrá-los em dois diferentes programas escatológicos, um para Israel e outro para a Igreja está fadada ao fracasso, pois, para os cristãos do Novo Testamento, Jesus é o Senhor! (Fl. 2.11; Rm 10.9). Ladd diz que a vinda de Cristo, para reunir seu povo, tanto os vivos como os mortos, para si (1 Ts 4.13-17), é chamada de o Dia do Senhor (1 Ts 5.2), como o é sua vinda para julgar os infiéis (2 Ts 2.2).iv

Contra a posição pré-tribulacionista temos ainda que nenhum texto tem sido encontrado em apoio a esse ponto de vista, nem nos escritos dos primeiros séculos, nem em escritos posteriores, até 1830, com Darby. Entretanto, inúmeros textos antigos atestam que o ensino cristão primitivo era de que a Igreja iria passar pela Grande Tribulação. George E. Ladd concluiu seus estudos sobre o período patrístico afirmando: “Cada pai da Igreja que trata do assunto prevê que a Igreja sofrerá às mãos do Anticristo”. v

O próprio Walvoord, um dos maiores expoentes do dispensacionalismo, chega a admitir que “pré-tribulacionismo”, i.é., uma vinda de Cristo antes da grande tribulação da Igreja, não é explicitamente ensinada na Escritura.vi Ladd comenta dizendo que o fato é que a esperança da Igreja não é um evento secreto, não visto pelo Mundo. A esperança cristã é o aparecimento visível da glória de Deus, no retorno de Cristo (Tt 2.13), a revelação ao mundo de Jesus como Senhor, quando ele vier com os anjos do seu poder (2 Ts 1.7).

Um texto usado pelos pré-tribulacionistas em defesa de que a Igreja não passará pela grande tribulação é o de Apocalipse 3.10: “Porque guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei (tereo) da (ek) hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra.” Erickson faz uma excelente exegese do texto dizendo que o sentido primário da preposição ek, “sair de dentro”, refuta a interpretação pré-tribulacionista do versículo. Para a Igreja emergir de dentro da hora do teste, deve ter estado presente durante aquele teste. O mesmo se dá em Apocalipse 7.14, onde os mártires saem “fora da (ek) grande tribulação”. A pergunta importante é por que João não empregou apo em Apocalipse 3.10, que pelo menos permitiria uma interpretação pré-tribulacionista. “Outra questão importante em Apocalipse 3.10”, conforme ressalta Erickson, “é o significado do verbo tereo. Quando está em vista uma situação de perigo, tereo significa ‘guardar’. O perigo está implícito na idéia de guardar. Sendo assim, se a Igreja está no céu nesta ocasião, conforme o ensino pré-tribulacionista, então, qual poderia ser o perigo que necessita a mão protetora de Deus sobre ela? Em João 17.15, tereo também ocorre juntamente com a preposição ek: ‘Não peço que os tires (airo) do (ek) mundo; e, sim, que os guardes (tereo) do (ek) mal’”.vii Portanto, em João 17.15, as palavras de Jesus nos ensinam que podemos ser guardados do mal sem necessariamente sermos tirados do mundo. O povo hebreu foi guardado das pragas que caíram sobre o Egito, mesmo estando dentro do Egito. Eles não precisaram ser arrebatados para serem guardados das pragas. É preciso também que se faça distinção entre “ira de Deus” e “perseguição do Anticristo”. Concordamos que a Bíblia ensina que seremos protegidos da ira de Deus (1 Ts 1.9-10; 5.9; Rm 5.9), mas, como já vimos, não é necessário ser arrebatado para ser guardado do mal.

Portanto, não existe nenhuma base bíblica para ensinar que a Igreja não passará pela Grande Tribulação. Mas, ao contrário, como vimos, existem dezenas de textos que ensinam que a Igreja passará pela Grande Tribulação. Todos os registros históricos até o advento do dispensacionalismo (1830) revelam um ponto de vista pós-tribulacionista e não existe sequer um único texto neste longo período de quase dois mil anos de história da Igreja que registre a idéia pré-tribulacionista de um arrebatamento secreto para livrar a Igreja da Grande Tribulação.

Sendo assim, concluímos que a Igreja não só passará pela Grande Tribulação como já passou e, em muitos lugares e sentidos, tem passado por ela. E, baseados em Ap 20, podemos também concluir que haverá uma feroz investida satânica contra os discípulos de Cristo no final dos tempos, o que concorda também com o texto de Ap 12:12, que diz “ai da terra e do mar, pois o diabo desceu até vós, cheio de grande cólera, sabendo que pouco tempo lhe resta”.

i Exemplo de textos que falam do sofrimento cristão: Ap 1.9; 2.3,9,10,13; 6.9s; 7.9-17; 12.11,17; 13.7,8; 14.1-5,13; 16.15; 22.14; 2 Tm 1.8,12; 2.3,12; 3.12; Mt 5.11,12; 10.16,22,24,25,28-33,38-39; 22.2-6; Ef 3.13; 6.12; Fp 1.21,28,29; 3.10; 2 Ts 1.4,5; 1 Pe 1.6,7; 3.14,17;4.1,12-19; Jo 15.18-20; 16.33; At 14.22; Rm 8.17s; 12.12,15; 2 Tm 2.12; 3.12; Rm 5.3; Hb 11; 12.2-3; Sl 34.19; Tg 1.2-4,12; 5.7-11 1 Ts. 1.6; 3.4; 2 Co 1.3-10; 2.4; 4.7,8,11,17; 5.4; 7.4; 8.2; 11.23-27)

ii Comparar com 2 Ts 2.1.

iii Sobre esta questão, recomendo a leitura do livro “Teologia do Novo Testamento”, Ladd, JUERP, 1993, pp. 516-518.

iv Ladd, George, “A teologia do Novo Testamento”, JUERP, 1993, p. 513).


v Ladd, The Blessed Hope, p. 31 Apud Erickson, Millard. Um Estudo do Milênio São Paulo: Vida Nova. 1991, p.122.

vi (J. Walvoord, The Rapture Question (1957) ,p. 148, Apud Ladd, George “Teologia do Novo Testamento. JUERP, 1993, p. 514.

vii Erickson, J. Millard - Opções Contemporâneas Na Escatologia - Ed. Vida Nova - 1a ed. SP, 1982, p. 126.

75 comentários:

Paulo disse...

Olá, se me permite gostaria de fazer algumas perguntas.
O Capítulo 19 a partir do versículo 11 descreve a volta de Cristo?
Se a repsposta for sim, como pode ocorrer que a besta, os reis da terra e seus exércitos estarem reunidos para fazerem guerra a Ele e ao exercito celestial? Sendo que no Cap. 16.15, Ele afirma que vem como ladrão.

José Ildo Swartele de Mello disse...

Respondendo ao Paulo:
Sim, o texto descreve a volta de Cristo. Na Sua Segunda Vinda, Jesus derrotará a besta, o anticristo e todos os inimigos naquela que é conhecida como Batalha do Armagedom.
Cristo vem como um ladrão, ou seja, ninguém saberá precisar o dia e a hora de sua vinda. No entanto, quando ele vier, na força de seu poder, combaterá a besta e seus seguidores que estiverem na ocasião perseguindo os que são de Cristo.
Jesus não disse que poderia vir a qualquer momento, antes profetizou uma série de eventos que se dariam antes daquele glorioso dia. Tais sinais não são suficientemente precisos para calcularmos o dia de sua Segunda Vinda, que para nós permanecece como mistério, requerendo que estejamos sempre alertas, pois não sabemos e nem saberemos a hora em que se dará. Leia mais sobre o assunto no capítulo que questiona o tema da iminência da Segunda Vinda.

Anônimo disse...

me explique por favor sobre os crentes que ficaram apos a vinda de jejus, eles receberao uma segunda chance após a grande tribulação tribulaçao?

José Ildo Swartele de Mello disse...

Eu creio que a Segunda Vinda de Cristo será um evento único, visível e tremendo, quando se dará também o arrebatamento da igreja, tudo após a Grande Tribulação.

A luz da Bíblia, é absurda a idéia de que haverá segunda chance após a Segunda Vinda de Cristo, pois assim como a porta da Arca de Noé foi fechada quando chegou o Dilúvio, assim também não houve segunda oportunidade para as 5 virgens néscias que não estavam preparadas quando o Noivo chegou. "Eis aqui e agora o dia da salvação, eis aqui e agora o tempo sobremodo oportuno!"

João Besse disse...

O senhor diz que o arrebatamento ou a segunda vinda de Cristo e a nossa reunião com Ele se dará após a manifestação do anti-cristo e usa o verso 8 de 2ª Ts 2 para dizer que Paulo está afirmando claramente que o arrebatamento só se dará após a revelação do anti-cristo.
Eu gostaria de dizer que não é isto que Paulo diz. Estou com a Bíblia de estudo N.V.I. em mãos aberta em 2ª Ts 2 e lendo todo o cap e relendo os versos 5,6,7 e 8 entendo que o verso 8 diz respeito ao que "detém" a manifestação do perverso e não a este, ou seja, Paulo está afirmando que o perverso só será revelado após aquilo que o detém ser afastado. Se aquilo que o detém for a igreja, neste caso o arrebatamento se daria antes da tribulação ou manifestação do anti-cristo.

José Ildo Swartele de Mello disse...

Respondendo ao João Besse:
Em 2 Ts 2.3b,4, o apóstolo ensina que a Segunda Vinda de Cristo e a nossa reunião com ele (o arrebatamento) só se dará após a revelação do “homem da iniqüidade” (o anticristo), o que é o mesmo que dizer que o arrebatamento da Igreja não se dará antes do período da Grande Tribulação. Paulo não nos informa o que ou quem é que está detendo a manifestação do iníquo (v.6,7) mas, certamente, não se trata do arrebatamento da Igreja, pois Paulo deixa claro que o arrebatamento só se dará após a revelação do Anticristo.
Além do mais, seria muito incoerente que o anticristo apenas se manifestasse após o arrebatamento da Igreja, pois se a Igreja, que é o Corpo de Cristo, não estivesse mais no mundo quando da manifestação dele, o anticristo seria anti o quê?

João Besse disse...

Insisto em continuar discordando do senhor, me perdoe. O contexto do verso 3 era a preocupação com a segunda vinda de Cristo e, referente a isto Paulo ensina que hão de acontecer fatos para só depois Jesus vir em glória recolher a sua igreja. Um desses fatos é a "Apostasia", mas eu não vejo em nenhum ponto do texto a possibilidade de afirmar que Paulo diz que a revelação do anti-cristo também será antes da 2ª vinda de Cristo. E, independente de ser a igreja aquilo "que o detém", seja o que for, insisto que o verso 8 diz respeito a isso, não ao anti-Cristo. E por último o argumento de anti o quê? não se justifica, pois mesmo com a igreja na terra ainda assim a idéia "anti o quê?" persiste, pois Cristo em pessoa não está presente. Entendo que a expressão anti-Cristo signifique "anti tudo o que Cristo representa" e, neste caso não precisa da igreja presente na terra para essa expressão ter força.

José Ildo Swartele de Mello disse...

Caro João,
Você tem todo direito de discordar, embora o texto claramente esteja ensinando que a Segunda-Vinda de Cristo e a nossa reunião com Ele somente se darão após a apostasia e a manifestação do anticristo. Nenhum texto bíblico ensina que a Igreja não estará presente quando da manifestação do anticristo no período da Grande Tribulação. Mas são inúmeros os textos que claramente ensinam que a Igreja passará pela Grande Tribulação e sofrerá perseguição:(Mt 24.15-31; Mc 13; L 21; Jo 15.18, 20, 21; 16.1,2,33; Fp 1.21,28,29; 3.10; 1 Ts 3.3,7; 2 Ts 1.4-7; Ap 1.9; 2.3,9,10,13; 6.9s; 7.9-17; 11.1-10; 12.11, 17; 13.7,8; 14.1-5,13). E como afirmei em meu estudo, O ensinamento de Paulo se encaixa perfeitamente com o ensino de Cristo, que afirmou: “Logo em seguida à tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento e os poderes dos céus serão abalados. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do homem vindo sobre as nuvens do céu com poder e muita glória. E ele enviará os seus anjos, com grande clangor de trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus” (Mt 24.29-31).

Nilson disse...

Me ajuda por gentileza, e me retifique se eu estiver enganado.
O texto parece conter uma contradição (mas é claro que não há), pois no versículo 3 o texto diz: "Não vos deixeis seduzir de modo algum por pessoa alguma; porque deve vir primeiro a apostasia, e aparecer o homem ímpio, o filho da perdição, o adversário, ...". O texto é claro na informação de que a volta de Cristo não será iminente, mas antes deverá acontecer a apostasia e o aparecimento do "homem ímpio (anticristo)".
A minha dificuldade está justamente no versículo 6,7 e 8 , que tem sido o foco do nosso amigo Jose IIdo. "Então aparecerá o ímpio" vers 8. O que o apostolo quis dizer com o termo aparecerá? Ele já não teria sido revelado no vers 3 antes do "dia do Senhor"? Ou será que o apostolo está apenas informando que a revelação da identidade do anticristo será por ocasião da volta gloriosa de Cristo para destruir o mesmo (vers 8), mas antes disso ele já estava atuando sem revelar a sua identidade?

Nilson disse...

Quero apenas retificar o comentário anterior, eu disse conforme o nosso amigo José IIdo (para afirmar a teoria de que o anticristo só se manifestará depois do arrebatamento, quando na verdade eu quis dizer João Bessa.

Anônimo disse...

a paz do SENHOR! vou responder a pergunta do tema que diz:"A IGREJA PASSA PELA GRANDE TRIBULAÇÃO?"meu nome é luiz e estou no japão!
a Igreja não passa pela grande tribulação!lógico que não!porisso não devemos nem ler,nem ouvir,nem guardar as palavras do livro de apocalipse que diz:Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.apocalipse fala da "GRANDE TRIBULAÇAO TAMBÉM"!e PRA QUE VOU PEDER TEMPO LENDO SE VOU SER ARREBATADO ANTES?JESUS VAI ARREBATAR A IGREJA EM MENOS DE UM SEGUNDO!VAMOS PASSAR UMA TEMPORADA COM JESUS NOS "ARES"SÓ ATÉ PASSAR OS 7 ANOS,daí JESUS volta para a terra com a Igreja pra fazer a guerra de EZ 38,39!porisso ja nem perco tempo lendo TESSALÔNICENSES!O que me importa saber como vai ser a manifestação do filho do pecado??JESUS ja previa sobre as pessoas que pensam que vão ser arrebatas antes da GRANDE TRIBULAÇÂO!Então Ele disse:"TARDANDO O NOIVO",todas as virgens dormiram!MAS a meia noite veio um clamor dizendo,"AÍ VEM O ESPOSO,SAÍ AO ENCONTRO DELE!!A meia-noite fica difícil comprar azeite né??vou ser claro!!eu não tenho a certeza se a Igreja passsa a GRANDE tribulaçao ou não,mas,tenho "TODA"certeza que,a Igreja vai ver o filho da perdição!alguns pensam que vão ser levados antes!"OUTROS"pensam que vão passar a parte mais "leve"da grande tribulação",e "outros ainda"pansam que vão passar por tudo!Pior que,todos os 3 grupos de pessoas, tem base na palavra para afirma sua conclusão não é verdade??Mas o relógio de DEUS não para!tic tac tic tic "ISRAEL"..tic tac"APRENDEI A PARÁBOLA DE FIGUEIRA" tic tac !quando começarem a "VEREM"estas coisas acontecerem...tic..tac..não passara "ESTA GERAÇÃO"sem que tudo isso aconteça tic tac tic tac!SL 90:10 quanto tempo tem uma geraçao biblicamente?

José Ildo Swartele de Mello disse...

Luiz,
Seu comentário ficou um tanto confuso para mim. Não entendi sua posição a respeito do tema. Poderia esclarecer.
Muito obrigado!

Anônimo disse...

sobre apostasia: há muitas interpretações uns fala sobre os desvio da fé outros sobre falsas doutrinas etc... No meu entendimento a apostasia que O APOSTOLO Paulo diz está ligada ao anticristo no qual será mundial a ponto dele se assentar(estabelecer sua imagem) no templo de Deus querendo parecer "Deus" ,em Apocalipse 13:3 5 NOS MOSTRA QUE A BESTA BEM ANTES DE DECRETAR O 666 JÁ ESTARÁ SENDO ADORADA POR TODA A TERRA ISTO SIM SERÁ APOSTASIA LITERALMENTE.Quando se diz que antes vinda do dia de Cristo virá a apostasia apocalipse nos mostra CLARAMENTE a apostasia mundial ,então após isto é que de fato virá o arrebatamento ITess 5:3,4 nos mostra que será num tempo de falsa paz no mundo liderada pelo anticristo conferir Daniel 9:27 e Mateus 24:15 há uma distinção sobre esta duas passagem e I Tess5:3 diz que a falsa paz será destruida por Cristo quando ele vier como ladrão de noite (arrebatar a igreja) ,já em Daniel 9:27 o anticristo quebra a alinça na metade dos sete anos com Israel e arabes, já em Mateus 24:15 Jesus nos mostra quando começa a grande tribulação no qual será na metade dos sete anos.

Cristo a única Esperança disse...

A paz do Senhor!

Só vou citar aqui uma passagem que a maioria das pessoas que discutem sobre este assunto desconhecem Atos 1v9-11;
Somente os discípulos viram Jesus subir, de igual modo ele virá na primeira fase, somente os discípulos verão o Senhor;
Não existe nenhuma passagem bíblia afirmando que a igreja passará pela grande tribulação, pois se tivesse alguma deveriam ter os motivos para a igreja passar pela grande tribulação e não vejo nenhum, agora quanto a Israel, a bíblia é categórica em afirmar que os judeus vão passar pela grande tribulação, e ainda relaciona os motivos, e também a questão do relacionamento dos judeus com o anticristo, e porque será que a igreja não é relacionada com o anticristo durante a grande tribulação? Mt22v29.

José Ildo Swartele de Mello disse...

Respondendo a "Cristo a única esperança": Eu já havia comentado o texto de At 1.11 neste blog exatamente para dizer o contrário do que você afirma. Primeiramente, o texto não diz que apenas os discípulos puderam ver e qualquer um que estivesse nas imediações poderia também ter visto, pois sua subida foi real e visível e não uma mera visão dos discípulos.
Os discípulos estavam com seus pés em terra firme e puderam ver Cristo subindo aos céus e “assim virá do modo como o vistes subir” (At 1.11), o que significa que os discípulos estarão com seus pés na Terra quando começarem a ver o regresso de Jesus. A Segunda Vinda de Cristo e o conseqüente arrebatamento da Igreja nunca são descritos como sendo secretos ou silenciosos, mas sempre se apresentam como um evento: retumbante, com “grande clangor de trombeta” (Mt 24.31; 1 Ts 4.16,17); “assim como o relâmpago” (Mt 24.27); visível: “assim virá do modo como o vistes subir” (At 1.11); “aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem” (Mt 24.30); “Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele.” (Ap 1.7; ver também 19.11-21; Mt 26.64; Mc 14.62 e Dn 7.13) ; “pela manifestação de sua vinda” (2Ts 2.8); “Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas... bramido do mar e das ondas; haverá homens que desmaiarão de terror... pois os poderes dos céus serão abalados. Então se verá o Filho do homem vindo numa nuvem, com poder e grande glória. Ora, ao começarem estas coisas a suceder, exultai e erguei as vossas cabeças; porque a vossa redenção se aproxima.” (Lc 22.25-28; ver também Mc 8.38).
O livro de Apocalipse tem como propósito confortar e animar cristãos que estão em grande tribulação (Ap 1.9; 2.3,9,10,13; 6.9s; 7.9-17; 11.1-10; 12.11, 17; 13.7,8; 14.1-5,13).

O apóstolo Paulo ensina que a Segunda Vinda de Cristo e a nossa reunião com ele, reunião esta que se dá através do arrebatamento, conforme 1 Tessalonicense 4.16,17,ii “não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia e seja revelado o homem da iniqüidade, o filho da perdição, o qual se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus, ou objeto de culto, a ponto de assentar-se no santuário de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus.” (2 Ts 2.3b,4).Os tessalonicenses não poderiam estar esperando um arrebatamento para os livrar da Grande Tribulação, pois eles estavam instruídos a respeito de que o desígnio de Deus para os cristãos é de tribulação: “a fim de que ninguém se inquiete com estas tribulações. Porque vós mesmos sabeis que estamos designados para isto” (1 Ts 3.3, ver também v.7; 2 Ts 1.4-7); como ensinou Jesus: “Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim... Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: Não é o servo maior do que seu senhor. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós outros... Tudo isto, porém, vos farão por causa do meu nome, porquanto não conhecem aquele que me enviou... Tenho-vos dito estas coisas para que não vos escandalizeis. Eles vos expulsarão das sinagogas; mas vem a hora em que todo o que vos matar julgará com isso tributar culto a Deus... Esta coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo passais por aflições; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. (Jo 15.18, 20, 21; 16.1,2,33).

Jânio disse...

Olá, Maranata! Vem Senhor Jesus!

Gostei muito dos debates. Também creio que a Igreja passará pela grande tribulação. "Não sei se passará por toda tribulação". É uma íncerteza que tenho, pois existe algumas coisas que ainda não consegui enxergar, mas com o passar do tempo, o Espírito Santo me revelará, pois é Ele quem nos ensina e guia a toda verdade.

Bem, o ponto que quero destacar aqui é se Jesus voltará apenas uma vez, pois encontro textos, que me deixam claros que haverá a volta de Jesus para arrebatar a igreja (nos ares) e Vir as sete pragas sobre a humanidade, ou seja, àqueles que ficarem após o arrebatamento, e textos que falam sobre a volta dele no cavalo branco (tempo de julgar, etc.).

Creio que serão dois eventos diferentes, porque Jesus disse que não sabemos o dia nem a hora, creio, tratando do arrebatamento, embora todos o VERÃO NAQUELE MOMENTO.

Mas, quando ele vier no cavalo branco, diz que os reis da terra, juntamento com a besta (o anticristo) se congregarão para a batalha daquele grande dia, (Ap. 16:14,16 / Ap. 19:19), ou seja, já estarão esperando-O, e entendo que é um evento para a Igreja e o outro é para o mundo.

O que o irmão tem a dizer sobre isso?

Na paz de Cristo: Jânio

Obs: Também tenho um site falando sobre os acontecimento dos últimos dias e este é o endereço para acesso: http://www.ejaaultimahora.com.br

Anônimo disse...

Ori
Olá!!!Meu irmão José Ildo!!!
Espero que esteja bem!

Li acuradamente todas as perguntas e respostas a respeito dos assuntos escatologicos elencados no teu blog.

Quero primeiro salientar que o "EK" grego nunca poderá ser traduzido por "na" "no"e sim "da" "do"(do meio). Ele nos Livrara da hora...e nao na hora(no meio).

Segundo: O argumento contextualizando Mt 24 e o proprio Dn 9, refere-se explicitamente aos eventos impostos pelo Imperador Tito a Israel, no ano 70 da nossa era.(aquela grande tribulação, jamais se repetira na historia).

Terceiro: É obvio que no mundo teremos aflição e passaremos por muitas tribulações. Elas contribuem para o nosso aperfeicoamento.

Grande tribulação no entanto, só houve uma.(Esta foi profetizada apenas para Israel).

É certo que a Igreja não passará pelo que ja aconteceu.

Nem esta sujeita ao "dia da ira do nosso Deus". Ele não se irará contra a Noiva do cordeiro.

A presença do homem da iniquidade que se tem confundido com a Grande Tribulação e que nada tem a ver uma coisa com outra, tambem pode ser chamado de o dia da ïra de Deus.

A presença do "homem da iniquidade" nada tem haver com grande tribulação.

Quinto: Assentados no Trono como Deus, tem aparecidos muitos Anti-Cristo, desde o primeiro segulo da Igreja,até nos dias atuais. Isso ninguem pode negar.
A Patristica Crista, tem nos mostrado os Pais da Igreja em todas as épocas e eles certamente diriam que viram o Anti-Cristo e nós continuaremos a ve-los, pois que ele não pode ser uma exclusividade de uma epoca da Igreja.

Apesar de se manifestar em duas fases, vem um, depois, o outro.

"Estejais apercebidos" é espera continua e eminente, conforme se alfere com qualquer erudito em grego.

E Por último, quero que saibás que expresso apenas o que tem crido até aqui, o que torno público pela primeira vez com muito respeito, tremor e temor por todos os santos irmãos meus em Cristo, que propunham-se a passar adiante a Palavra do reino e que pensam diferente de mim.
Abraços!
Obs. A não citaçao de Cap e Vrs é proposital.

Anônimo disse...

paz a todos! eu sempre pensei que a igreja passaria pela grande tribulacao, devido a 1 tessa: cap:2
mais a pergunta é: é melhor se prepara para a grande tribulacao ou viver como se nao fosse passar por ela? pois tal qual eu penço logo vivo, se penço que a igreja irá passar pela G tribulaçao vivo de uma forma, se penço que a igreja irá passar pela G tribulaçao
como irei viver diferente! ou quero deizer: VIVEREI COM MAIS TEMOR! nao achao? esse é que ten que ser o foco do Cristao.

José Ildo Swartele de Mello disse...

De acordo com os textos já mencionados no estudo, Jesus sempre alertou aos discípulos a respeito das tribulações que haveriam de enfrentar. Todo seguidor de Jesus deve estar pronto a carregar a sua própria cruz. O servo não é maior do que o Senhor, se perseguiram o Senhor, perseguirão também aos seus servos. "Importa entrar no Reino dos Céus através de muitas tribulações". "No mundo tereis aflições". "Sereis odiados por todas as nações por causa do meu nome".
Jesus nos adverte para que estejamos preparados, mas tenha bom ânimo, pois ele venceu o mundo e estará conosco até a consumação dos séculos!

paty disse...

ricardo - (estados unidos)
permita-me fazer um comentario: jesus disse que ninguem sabe o dia que ele voltara (vira como um ladrao da noite ), portando a sua teoria nao tem fundamento, pois segundo a sua teoria poderiamos calcular quando jesus voltara, pois veriamos a manifestacao do anti-cristo,promovendo a paz em irsael, e logo assim,esperariamos 7 anos e saberiamos que jesus estava voltando, pois a grande tribulacao durara 7 anos, apos a manifestacao do anti-cristo
assim como fez em sodoma e gomorra, jesus livrara os justos da ira futura paz do senhor

José Ildo Swartele de Mello disse...

Caro Ricardo,

Esta não é minha teoria, mas, sim, o ensino de Jesus, que deixou claro que a Igreja passaria pela Grande Tribulação e que também ensinou que ninguém saberia a hora de sua Segunda Vinda. Veja que Jesus ensina que a sua segunda vinda será "após a Tribulação daqueles dias" (Mateus 24.29) e, um pouco mais adiante, no mesmo contexto, no v. 36, Jesus diz: "Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe". Portanto, sua crítica se lenvanta contra as próprias palavras de Cristo e não apenas contra a minha "teoria".
Além deste, Jesus nos falou de diversos outros sinais de seu retorno, mas tais sinais não servem para calcular a data exata de seu retorno. Sugiro a leitura do texto que escrevi a respeito dos sinais da Segunda Vinda publicado neste blog.

Anônimo disse...

No meu entender a igreja não passará a grande tribulação I TESSALONICENSES 5: 9 DIZ QUE DEUS NÃO NOS DESTINOU PARA A IRA(GRANDE TRIBULAÇÃO) MAS PARA AQUISIÇÃO DA SALVAÇÃO(LIVRAMENTO NO DIA DO ARREBATAMENTO).
UM ABRAÇO

vicente disse...

minha posição é anti midi acordo de sete anos , ou seja o acordo com Israel será de sete anos, o anticristo romperá o acordo na metade,´mas antes de chegar a metade a igreja será arrebatada.
não há base biblica para ser sete anos de grande tribulação ,mas sim de três anos e meio. Mateus 24:15 nos mostram sendo na metade o rompimento do acordo. e II Tessalonicenses 2:4 DÁ BEM CLARO QUE SERÁ NA METADE E DANIEL 9:27 AFIRMA MELHOR ISTO.
UM ABRAÇO:

Anônimo disse...

O arrebatamento da igreja
1. Sobre o arrebatamento a maioria das doutrinas ensinam que será antes dos sete anos os que assim acreditam são pré tribulacionistas, porque afirmam que a grande tribulação será de sete anos ,eles misturam o pacto que o anticristo fará com Israel e Árabes .Mas na palavra de Deus não encontramos base para esta crença .O pacto de sete anos registrado em Daniel 9:27 esta relacionado com Israel no qual a besta quebrará , nada a ver com a igreja. mundo ,este império era a sexta cabeça da besta Apocalipse 17:10 E são sete reis: cinco já caíram, e um existe ; o outro ainda não é vindo ; e quando vier ,convém que dure um pouco tempo. Cada cabeça representa um império que governou o mundo e cada um refere-se ao seu tempo uma besta.Roma foi à sexta cabeça da besta ,também caiu, hoje ainda falta sétima cabeça que será o ultimo império mundial Quando e que época a igreja será arrebatada?Vamos analisar com base bíblica II Tessalonicenses 2: 1 Paulo fala da nossa reunião com Cristo ou "seja" o arrebatamento. Obs: este versículo não tem nada a ver com a segunda vinda de Cristo visível "mas" sim da vinda para o arrebatamento. II Tessalonicenses 2:2,3 Paulo nos faz uma grande alerta para não sermos enganados por ninguém. Para aquele que acreditam na tribulação que antes do sete anos virá o arrebatamento ,vemos que esta crença não encaixa na profecia porque o texto afirma que o arrebatamento (vinda de Cristo para a igreja) só acontecerá após a vinda da apostasia II Tessalonicenses 2:3 Ninguém de maneira alguma, vos engane , porque não será assim sem que antes venha(chega) a apostasia e se manifeste o homem do pecado( a besta) ,o filho da perdição. Então de acordo com o texto o arrebatamento só acontecerá após a vinda da apostasia da besta. Quem irá cometer esta apostasia será o mundo Apocalipse 13: 3,4 nestes versículos afirmam que a besta sofrerá um atentado mortal por um milagre diabólico será ressuscitada e toda a terra ira prestar adoração a ponto de fazer uma imagem a ela Apocalipse 13:14 tudo isso irá acontecer antes de vir a grande tribulação no mundo ,para entendimento após acontecer à apostasia é que a igreja será arrebatada .Que época será ? I Tessalonicenses 5:3 Afirma que o arrebatamento acontecerá na época da falsa paz mundial "ou seja" dentro do acordo dos sete anos um pouco antes da metade , para confirmar que na época da falsa paz a igreja será arrebatada leremos I Tessalonicenses 5:4 Mas vós irmãos(igreja) ,já não estais em trevas para que aquele dia não vos surpreenda como um ladrão . Sabemos que Jesus virá arrebatar a sua igreja deste modo I Tessalonicenses 5:2 Porque vós mesmos sabeis muitos bem que o dia do Senhor virá com o ladrão de noite. Assim que acontecer a apostasia mundial seremos arrebatados ,logo após virá na metade dos sete anos a grande tribulação . Mateus 24:15 afirma que a besta ira profanar o templo de acordo com Daniel 9:27 será na metade em Apocalipse 13:5 apesar do reino da besta ser de sete anos por causa do acordo com Israel a fase diabólica será de três anos e meio. A posição anti midi ( a igreja sendo arrebatada antes de chegar à metade dos sete anos é baseada nas escrituras este fundamento -se encontra em I Tessalonicenses 5:3,4 época da falsa paz que a igreja será arrebatada período dentro do acordo de sete anos .A segunda vinda de Cristo visível Mateus 24:29,30,31 no fim dos três anos e meio ou “seja” no fim da grande tribulação completando assim a setenta semanas de Daniel 9:24 para Israel .Quem são os escolhidos? Não é a igreja porque na segunda vinda de Cristo visível ela voltará com Cristo Apocalipse 19:7 e 14 nos mostram a igreja voltando com Cristo derrotando a besta , então os escolhidos de Mateus 24:31 é Israel sendo arrebatados não para o céu ,mas para a terra de Israel o mesmo que aconteceu com Filipe Atos 8:39 Filipe foi arrebatado não para o céu mas, para outro lugar assim acontecerá com os judeus na volta de Cristo Ezequiel 37: 21 Isaias 43:5,6,7 nos mostram Deus trazendo o seu povo de volta a Israel).
um abraço

Eduardo disse...

A Paz de Cristo a todos!

Quando leio o que Jesus passou, os nossos irmãos da igreja primitiva, as gerações passadas de cristãos que ameaçavam a autoridade da Igreja Romana e logo eram massacrados, a geração de cristãos do início do século XX que iniciou o Movimento Pentecostal e após isso enfrentou a I Guerra Mundial e a Gripe Espanhola; quando lembro dos nossos irmãos que morreram nas maõs do Nazismo(pois não foram só judeus, mas muitos cristãos), então não posso aceitar que merecemos um arrebatamento. Eles mereciam. E, se eles sofreram, quem somos nós pra sonharmos com essa falsa idéia de arrebatamento? Quem ensina isso na verdade expressa covardia!!

José Ildo Swartele de Mello disse...

Concordo!

BonsNegocios disse...

A verdade é que os pretribulacionistas tem o maior medo de sofrerem nas mãos do anticristo, pois não sabem se resistirão a perseguição e ao sofrimento pela fé cristã. A melhor maneira de se saber se a igreja será arrebatada ou não antes ou depois da grande tribulação é viver o dia de sua manifestação, ai o bicho vai pegar. Eu já estou preparado e preparando pessoas para o grande tribulação. Embora meus pastores todos foram pretribulacionistas e não conheci esse conceito doutrinário antes do seminário, eu sou postribulacionista premilenista desde a minha conversão, somente lendo e estudando a Palavra de Deus sem a intevenção da palavra humana tendenciosa. Boa sorte aos meus queridos irmãos pretribulacionistas, nos veremos na grande tribulação, não se preocupem, serei um dos muitos irmãos que os ajudarão a passarem por esse periodo de maneira vitorioso, voces não serão esquecidos. Abraços.

Tulio disse...

Caro amigo José Ildo... Concordo plenamente com você quanto a presença da Igreja na Terra durante a grande tribulação. Até onde conheço, não existe na Palavra texto que justifique claramente opinião contrária. Ao contrário, em diversas passagens bíblicas percebemos claramente que a grande tribulação é a ocasião derradeira em que testemunharemos a todas as nações terrestres e celestiais que somente o Senhor é santo, Deus único e amor gratuito. Nossa situação de "criaturas caídas" pelo pecado, que insistem em louvar a Jesus Cristo mesmo diante de um contexto de profundo sofrimento e tentação (como será o da grande tribulação), é testemunho universal de que o Anjo Rebelde realmente estava errado. Lembremos que, segundo a Palavra, a Terra é espetáculo para os céus e, portanto, somos testemunhos vivos daquilo que significa viver distante do Deus verdadeiro. Desta maneira: sabendo que sem o Espírito Santo o homem é capaz de cometer qualquer atrocidade contra o seu próximo ou contra Deus; sabendo também que a presença temporária do Espírito Santo na Terra é a única coisa que ainda possibilita nos convencermos do pecado e nos arrependermos em Cristo e que, portanto, "segura" os ventos apocalípticos que nos conduzirão ao fim desta civilização; sabendo, por fim, que o Espírito Santo será retirado do Planeta em algum momento relacionado à Segunda Volta, e que, sem Ele, não haverá mais possibilidade de arrependimento, não havendo nenhuma razão para se prorrogar qualquer tipo de sofrimento na Terra, a partir de tais considerações, caro amigo José Ildo, sem resvalar para o campo das elucubrações que tantas vezes fazem substituir a inspiração dada pelo Espírito Santo por construções lógicas racionais humanas que nos distanciam da Verdade, gostaria de saber sua opinião sobre a possibilidade de "aquele que agora detém o iníquo" ser a figura do Espírito Santo?

rodrigo disse...

Olá, gostaria de deixar um comentário. Eu acho q a Igreja passando ou ñ pela tribulaçao, devemos estar preparados para Tudo, pois esse é o ensinamento q nos deixa a Bíblia.

Bispo Ildo Mello disse...

Olá Túlio,
Sim, é possível, embora seja difícil afirmar qualquer coisa a respeito, pois para isto precisaríamos ter estado lá e participado dos estudos anteriores ministrados pelo Apóstolo Paulo aos crentes daquela igreja. Mas ainda que fosse uma menção ao Espírito Santo, não faria sentido entender que ele tenha de ser retirado da Terra. E não há nada ali que indique um arrebatamento da igreja antes do advento do anticristo.

Eduardo Santana disse...

Amado, li o seu artigo e deixei meu comentário. Acesse meu blog: www.filhodoreino.blogspot.com. Escreví um artigo com o tema: "A farsa do arrebatamento da igreja".
Por favor, deixe sua opinião, seu comentário. Obrigado.

Anônimo disse...

caro pastdor josé ildo permita-me discordar do senhor.Não creio que a igreja passará pela grande tribulação.Em prim.tessal.5;9 Paulo falando sobre a volta de CRISTO disse que DEUS não nos destinou para a ira que se nifestará de forma mais intensa na grande tribulação,mas para aquisição da salvação.

Anônimo disse...

Quanto a questão da vinda de CRISTO em duas etapas não vejo dificuldade;Na prim. etapa a igreja é arrebatada,começa a tribulação,ao final desta, CRISTO retorna para destruir o anticristnno e estabelecer o milenio,ao final desse período, satanás é solto e promove a última rebelião,mas é destruido e lançado no lago de fogo onde já estão a besta e o falso profeta e serão atormentados para sempre.

Bispo Ildo Mello disse...

Caro Eduardo,
Li e gostei de seu artigo e fiz um breve comentário em seu blog.
Parabéns!

Bispo Ildo Mello disse...

Caro "anônimo",
Seria melhor que você se identificasse. Você tem todo o direito em discordar de mim e também tem direito de acreditar que o Arrebatamento será secreto, mas não precisa manter-se em secreto!!! Bricandeiras à parte, eu sei que não fez por mal. Pode ter sido esquecimento devido a correria do dia a dia. Mas é bom que todos se identifiquem para facilitar a nossa comunicação.
Respondendo a suas perguntas, observo que, em 1 Ts 5.9, Paulo está contrastando a ira com a salvação: "Deus não nos destinou para ira, mas para recebermos a salvação". Sendo assim, a "ira" aqui é uma referência a condenação do juízo final. Lembro também que o Senhor Jesus orou para que não fossemos tirados do mundo, mas, ao mesmo tempo intercedeu para que fôssemos livres do mal. É preciso fazer distinção entre as pragas e juízos de Deus contra os impenitentes e a perseguição do Anticristo. Assim como o povo judeu foi protegido das pragas que caíram sobre o Egito, assim também os crentes estão debaixo da proteção divina quando os juízos de Deus são derramados sobre a Terra (Ap 9.4). Mas em Ap 13.7, vemos que a Besta recebe autorização para perseguir e matar os cristãos, o que está de acordo com o texto de Apocalipse 7 que descreve a visão dos mártires na glória que haviam sido mortos no período da Grande Tribulação (7.14). Espero que isto ajude a esclarecer suas dúvidas.
Um abraço!

Missionário Felipe Sena disse...

Perfeita explicação. Acredito que passaremos pela tribulação. É evidente que que haverá os Santos na tribulação e muitos morrerão e serão martirizados. É um engano achor que seremos poupados, até porque essa geração (ao meu ver) é a menos fiel a Cristo. A tribulação, sería uma ótima oportunidade de separar o joio do trigo e firmar os que amam a Deus na verdade. Cabe a nós estarmos preparados para esse evento!


Paz do Senhor

acesse: vigiliadocasarao.blogspot.com

j.geraldo disse...

j. Geraldo, sou metodista livre, entendo que cada um tem uma interpretação! como chegar a uma conclusão coerente.

Arnaldo disse...

A pas do Senhor Bispo Ildo. Eu fiz escatologia com o senhor no ano de 2003. Adorei
Eu acredito que a igreja já está vivendo a tribulação e se tiver uma outra ela passará, mas a minha duvida é como Eu explico mateus 24:29,31 que diz que em seguida a tribulação daqueles dias o sol escurecerá......(vinda do filho do homem sobre as nuvens) eu entendo que essa tribulaçao de mateus 24 já aconteceu com General Tito. Mas como explicar isso.

Arnaldo disse...

Bispo Estudei com o senhor em 2003, Sou da Igreja Batista, talves o senhor não se lembre.

Minha duvida é como combinar Mateus 24:15,28 com 24:29(tribulação daqueles dias) e 24:34.

Meu imail é Arnal.de@zipmail.com.br ( eu ficaria feliz eu receber sua explicação)

Bispo Ildo Mello disse...

Caro Missionário Felipe,

Isto mesmo!
Obrigado!

Bispo Ildo Mello disse...

Caro J.Geraldo,

Através da hermenêutica podemos chegar a uma boa interpretação da Bíblia. A Biblia interpreta a própria Bíblia. Certamente, os apóstolos não estavam ensinando nada diferente ou contrário ao que o Senhor Jesus Cristo mesmo havia ensinado sobre os eventos escatológicos. No Sermão das Últimas Coisas, registrado em Mt 24, Mc 13 e Lc 21, Jesus claramente ensina que os discípulos seriam perseguidos e odiados por todas as nações. Jesus também diz que eles estariam vivos quando do surgimento do Abominável da Desolação, de modo que eles recebem o conselho de fugirem de Jerusalém. Jesus também ensina que aqueles dias de Grande Tribulação foram abreviados por amor aos escolhidos que estavam em sofrimento. E termina seu sermão dizendo que a sua Segunda Vinda aconteceria apenas após a Tribulação daqueles dias. Portanto, é evidente que a Igreja passa pela Grande Tribulação. Sendo claro também que a Segunda Vinda de Cristo não será um evento secreto, mas, sim, acontecerá como um relâmpago que sai do oriente e se mostra no ocidente. Um dia de muito esplendor e glória! Neste dia, acontecerá o arrebatamento da Igreja, como Jesus mesmo falou, que os anjos seriam enviados aos quatro quantos da Terra para arrebanhar os escolhidos. Portanto, a Segunda Vinda de Cristo é pós-tribulacionista. Este é o ensino claro das Escrituras, tanto que, por cerca de 1850 anos de história da Igreja, jamais se ouviu falar de opinião contrária. O pré-tribulacionismo é uma heresia recente que surgiu não do estudo da Bíblia, mas de uma profecia suspeita, conforme registrado em meus estudos publicados neste blog. Devemos julgar as profecias à luz das Escrituras e não procurar manobrar as Escrituras para se adequarem a visões modernas. Um grande abraço!

Bispo Ildo Mello disse...

Grande Arnaldo,

Claro que me lembro de você. E tenho saudades daquela boa turma de estudos.
Agora vamos a sua questão. Certamente, Jesus, em Mt 24.29, está se referindo a mesma Grande Tribulação mencionada nos versículos anteriores, visto que na expressão "a tribulação daqueles dias" (v.29), o demonstrativo "daqueles" só pode ser uma referência à algo já mencionado.
Em Mt 23.35-36, Jesus disse que sobre aquela geração recairia todo o sangue justo derramado sobre a terra. Jesus disse que tudo isto se daria sobre aquela geração. A seguir ele lamenta a dureza de coração de Jerusalém e declara que a cidade ficaria deserta (23.38) e também anuncia que o templo seria destruído (24.2). Daí, veio a pergunta dos discípulos: "Dize-nos quando acontecerão estas coisas? E qual será o sinal da tua vinda e do final dos tempos?" Perguntas estas que suscitam a resposta de Jesus registradas no Sermão Escatológico de Jesus. Sabemos que a Destruição do templo se deu no ano 70, ou seja, naquela mesma geração conforme as palavras de Jesus. Durante 7 anos, de 63 a 70, Jerusalém foi sitiada pelo exército Romano. O historiador Josefo afirmou que aqueles foram os anos mais terríveis de angústia e tribulação da história de Jerusalém. Tal Grande Tribulação culminou com a destruição do templo e da cidade.
Sabemos também que a Segunda Vinda de Cristo não se deu imediatamente após a tribulação daqueles dias. Em Mt 24.33, Jesus também disse: "Assim também, quando virem todas estas coisas, saibam que ele está próximo, às portas." E, em Apocalipse 22.12, Jesus diz: "Eis que venho sem demora". E o livro de Apocalipse apresenta-se como um tratado referente "as cousas que em breve devem acontecer" (Apocalipse 1:1)... "Pois o tempo está próximo" (1:3). Vemos, portanto, que não é tarefa fácil compreender as menções de tempos em textos proféticos. Pedro responde aos que zombam da esperança da Segunda Vinda alegando tratar-se de uma ilusão pois era esperada para acontecer em breve, mas os anos haviam se passado e nada. Veja a resposta de Pedro em 2 Pe 3. Bem, não podemos negar que a profecia sobre os juízos de Deus que se abateriam sobre Jerusalém e que culminariam com a destruição do templo se cumpriram literalmente naquela geração. No entanto, Cristo não veio logo após aqueles dias. Este logo parece prolongar-se por muito mais tempo do que se podia imaginar. Da nossa perspectiva, parece demorado demais. Pedro diz que da perspectiva divina, mil anos são como um dia. Talvez, não nos demos por satisfeitos com a argumentação de Pedro. Creio que esta é uma questão difícil que exige de nós muita fé e esperança. Assim como a profecia da Grande Tribulação de Jerusalém e da destruição do templo se cumpriram cabalmente naquela geração, esperamos também que a profecia relativa ao Retorno de Cristo aconteça para juízo final contra o mal e o estabelecimento da plenitude do Reino de Deus.

souza disse...

Oi Meu Caro Pastor,
Ao ler um comentário no seu blog, percebi uma palavra no minimo estranha, diz: "não há nenhuma palavra que diga que a igreja nao passará pela tribulaçao". Que interpretação o meu caro da a apocalipse 3.10? - Ah!! Nao esqueca que os versos 13 e 21 do mesmo capitulo 3, nao deverão ser excluídos da resposta.
Obviamente se quiseres responder, é claro.

Nilson disse...

Graça e paz Bispo,

Em Mt 24, 21 Jesus nos informa sobre a destruição do templo de Jerusalém, e sobre este dia afirma Jesus: "porque nesse tempo haverá grande tribulação como desde o princípio do mundo até agora não tem havido, nem haverá jamais".
Esta parte da profecia se cumpriu no ano de 70 d.C. Quando Tito invadiu Jerusalém. Se estou certo na minha conclusão, não haverá dias piores como aqueles dias.
Os pré-tribulacionista devem desconhecer a história do Cristianismo, será que eles nunca leram o que Flávio Josefo comentou sobre este período? O próprio Cristo afirmou q não haverá dias piores. É bem possível que eles não tenham conhecimento destes fatos. Basta lermos a história da igreja nos 3 primeiros séculos da era cristã? O que os crentes sofreram na mão dos imperadores romanos.
Por qual razão Deus nos pouparia de morrermos em prol do evangelho? Isto é gloria p/ aqueles que viver é Cristo e morrer é lucro.
Não vejo cristo alertando os crentes a acreditarem num livramento, mas antes perseverá até o final.

Nilson disse...

Prezados,

Tenho pensado: A doutrina do arrebatamento pré-tribulacional nasceu no século XIX, por volta de 1850. Antes disso nenhum pensador da igreja chegou a produzir esse tipo de exegese.
Hoje a maior parte das igrejas evangélicas professam esse pensamento, q é bem possível que esteja errado, por diversos motivos que não quero aqui neste momento pontuar.
Pensar num arrebatamento secreto da igreja pode ser a grande mentira de satanás p/ a igreja atual, pois isso permitira´que o anticristo esteja atuando na terra s/ que a igreja identifique-o, pois segundo ela, o arrebatamento deve preceder a sua manifestação.
Certamente mts evangélicos apoiarão a besta e serão enganados, mas os eleitos não será conforme a palavra de Jesus.
Foi exatamente um teologia errada acerca da vinda de Cristo que levaram os judeus a cometerem o grande erro de rejeitar o messias, certamente será por uma exegese errada da igreja que parte da igreja militante será induzida ao erro.
Que Deus nos fortaleça na fé, na esperança e no amor!

Bispo Ildo Mello disse...

Caro Souza,
Respondendo a sua mensagem de 5 de Abril, ressalto o parágrafo que escrevi a respeito de Ap 3.10:
Um texto usado pelos pré-tribulacionistas em defesa de que a Igreja não passará pela grande tribulação é o de Apocalipse 3.10: “Porque guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei (tereo) da (ek) hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra.” Erickson faz uma excelente exegese do texto dizendo que o sentido primário da preposição ek, “sair de dentro”, refuta a interpretação pré-tribulacionista do versículo. Para a Igreja emergir de dentro da hora do teste, deve ter estado presente durante aquele teste. O mesmo se dá em Apocalipse 7.14, onde os mártires saem “fora da (ek) grande tribulação”. A pergunta importante é por que João não empregou apo em Apocalipse 3.10, que pelo menos permitiria uma interpretação pré-tribulacionista. “Outra questão importante em Apocalipse 3.10”, conforme ressalta Erickson, “é o significado do verbo tereo. Quando está em vista uma situação de perigo, tereo significa ‘guardar’. O perigo está implícito na idéia de guardar. Sendo assim, se a Igreja está no céu nesta ocasião, conforme o ensino pré-tribulacionista, então, qual poderia ser o perigo que necessita a mão protetora de Deus sobre ela? Em João 17.15, tereo também ocorre juntamente com a preposição ek: ‘Não peço que os tires (airo) do (ek) mundo; e, sim, que os guardes (tereo) do (ek) mal’”.vii Portanto, em João 17.15, as palavras de Jesus nos ensinam que podemos ser guardados do mal sem necessariamente sermos tirados do mundo. O povo hebreu foi guardado das pragas que caíram sobre o Egito, mesmo estando dentro do Egito. Eles não precisaram ser arrebatados para serem guardados das pragas. É preciso também que se faça distinção entre “ira de Deus” e “perseguição do Anticristo”. Concordamos que a Bíblia ensina que seremos protegidos da ira de Deus (1 Ts 1.9-10; 5.9; Rm 5.9), mas, como já vimos, não é necessário ser arrebatado para ser guardado do mal.
Portanto, não existe nenhuma base bíblica para ensinar que a Igreja não passará pela Grande Tribulação. Mas, ao contrário, como vimos, existem dezenas de textos que ensinam que a Igreja passará pela Grande Tribulação.
Bem, francamente não entendi a questão relacionada aos versos 13 e 21 do capítulo 13 de Apocalipse, poderia esclarecer como estes versículos estariam relacionados com a questão da Grande Tribulação.
Um abraço.

Bispo Ildo Mello disse...

Caro Nilson,
De pleno acordo! Que o Senhor nos ajude a combater o bom combate, a completar a nossa carreira, perseverando até o fim com fidelidade e amor.
Obrigado.

mario disse...

A paz do Senhor!
O texto de Mt.24:15-28 está diretamente relacionado ao texto de Daniel 9:24-27 (70 semanas de Daniel).A maioria dos interpretes dessa profecia dizem que das 70, 69 já se cumpriram na aclamação de Jesus como Rei pelos judeus Lc 18:37,38 e posteriormente sua morte e no ano 70 a destruição de Jerusalém. Restou 1 semana que é justamente os 7 anos da grande tribulação. Ao observarmos Dn. 9:24, fica claro que a profecia em sua totalidade tem uma referência direta ao povo de Daniel que são os judeus e não a igreja. percebemos também que a aliança do anti-cristo é com o povo judeu. por isso Jesus alertou sobre a fuga no sábado. pelo que eu entendo, quem guarda o sábado ou é aventista ou judeu. Outra coisa, qual seria a necessidade do arrebatamento após a grande tibulação. Satanás, o anti-crito o falso profeta não estarão operando no mundo, pois depois do amargedom vem o milênio Ap. 19:11-21; 20:1-2, onde Cristo reinará com os seus durante mil anos na terra. Por que o arrebatamento se ele virá para terra? Toda essa divergência se dá pelo fato de não se separar o advento do arrebatamento do advento da segunda vinda em glória. A igreja é arrebatada antes da grande tribulação. Em 2 Ts. há diferença entre a reunião dos santos com Cristo e o Dia do Senhor . a referência do vers. 3 é sobre o Dia do Senhor Jr. 30:4-11Vers. 2 e não o Vers. 1 arrebatamento. Devemos estudar apocalipse em conjunto com Daniel para enterdermos de forma completa.

Bispo Ildo Mello disse...

Caro Mario,
Voce está correto em perceber que o Sermão das Últimas coisas de Cristo registrado em Mt 24 se relaciona as Setentas Semanas de Daniel. Tanto Daniel como Jesus estão descrevendo a mesma coisa, ou seja, falam da morte do ungido que desencadeia um juízo sobre Jerusalém que se dará em termos de um príncipe de um povo que há de vir, o abominável da desolação, que sitiará a cidade e causará grande aflição aos moradores de Jerusalém como jamais se viu em toda a história e que, por fim, profanaria e destruiria o templo. Jesus, em Mt 23, disse claramente que isto aconteceria naquela geração responsável pela morte do Ungido e seus seguidores. E assim aconteceu, como bem documentou o historiador Josefo dizendo que são sem precedentes os sete anos de tribulação que a cidade de Jerusalém sofreu e que culminaram com a destruição de toda a cidade, profanação e destruição do templo. As profecias de Cristo a este respeito se cumpriram cabalmente.
Já a Grande Tribulação mencionada em Apocalipse nada tem a ver com Jerusalém ou com o templo. Desafio a qualquer um a provar o contrário. Em Apocalipse também não há nenhuma menção ao Abominável da Desolação que profana templo e cerca Jerusalém. O que temos em Apocalipse é a descrição de um Anticristo e não um antisemita. A Besta apocalíptica persegue a Igreja. As cartas do Apocalipse foram destinadas a igrejas que padeciam grande tribulação sob a tirania de despotas romanos. A multidão dos mártires é compostas por cristãos que alvejaram suas vestiduras no sangue do cordeiro e que morreram no período da Grande Tribulação como bem ensina Apocalipse 7.14.
Portanto, Jesus profetizou que o templo seria destruído, e assim aconteceu. Nem Jesus e nem os seus discípulos jamais ensinaram que o templo seria reconstruído novamente. Tal ensino não é cristão. Ensinar que a reconstrução se faz necessária vai de encontro ao ensino do autor de Hebreus que mostra a superioridade da Nova Aliança sobre a Antiga. Deus não habita em templos construídos por mãos humanas! A Igreja é o Corpo de Cristo em que Deus habita!

Naaliel Nascimento disse...

Pastor José, quero fazer algumas perguntas ao senhor, Meu nome é Naaliel, pra começar, parabéns pelo site, tive que refazer toda minha Idea de Escatologia. Eu não sei se isso tem haver, pelo que ouço falar, a nova ordem mundial vai criar um super-chip que será implantado no corpo humano pra substituir o RG, CPF, Habilitação, Cartões de Créditos (principalmente) e etc. Mas, qualquer cidadão que quiser comprar de um palito de dente a um satélite artificial tem que ter esse chip. O senhor sabe de tudo isso muito mais que eu, é claro. E esse chip vai surgir muito antes de o ante cristo se revelar, e com certeza, quando o governo ordenar que todo o cidadão coloque o chip, não vai dizer: “Vamos pessoal, coloquem o chip da besta”. Será se todo crente, ou pelo menos aqueles que se intitulam crente, vendo seus vizinhos e amigos com a vida bem organizada, ganhando muito dinheiro, só por causa de um “chipezinho” que todo mundo fala que é apenas pra micro informação, vai se negar pro chip? E quando der a ele duas opções, a primeira: “Se você colocar o chip, você vai ganhar carro, casa e um salário de R$ 20.000,00(valor em 2010)”. A segunda: “Se não colocar o chip, é preso”. E aí ??????? E olhe que um ministro de uma igreja disse nos bastidores pra mim que temos que ganhar almas pra aumentar a renda da igreja e os nossos salários. Outro desse que, a progressão financeira dele do ano foi comprar um ônibus pra a igreja pra pegar muita gente e aumentar o salário dele. Será que esses pastores vão negar essa vida boa do chip pra ser preso? Pastor José, isso é muito pior que na igreja primitiva. É muito mais fácil um soldado vir e perguntar: “É crente?” Dizendo o cara que é, é morto, pelo menos o crente sabe que vai pra o céu. Pelos meus cálculos, 90% dos crentes aceitariam esse chip desse jeito, por que o problema não é a prisão, e sim a vida boa que o cara vai perder. Eu era pré-tribulacionista, mas por causa do senhor sou agora pós-tribulacionista. Mas tem uma parte de mim que acredita que a igreja não vai ser entregue pro Diabo desse jeito não. O que o senhor acha de tudo isso? (risos).

Bispo Ildo Mello disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bispo Ildo Mello disse...

Olá Naaliel,

Fico feliz em saber que os estudos ajudaram você a rever seus conceitos.
Respondendo a sua pergunta, é muito provável que o Anticristo faça uso de toda a tecnologia que estiver ao seu dispor para exercer o seu governo tirano. Mas fica difícil precisar como isto acontecerá de fato. Temos muitos exemplos de anticristos na história da Igreja de modo que podemos observar um determinado padrão de comportamento que é exatamente o mesmo descrito nas Escrituras. O último e derradeiro anticristo, a última e derradeira manifestação da Besta apocaliptica deverá seguir o mesmo padrão, obviamente fazendo uso de todos os avanços científicos e tecnológicos que estiverem ao seu dispor.

Anônimo disse...

Na Grande Tribulação PREVALECE o poder do anticristo. Se os Santos que se manifestarem com o Senhor Jesus Cristo na sua vinda, nao for a Igreja. Então rasguemos nossas biblias. Porque as Portas do Infernos prevaleceram.
Meus amados a volta de Jesus ESTA iminente e a palavra MARANATHA é sua maior exclamaçao.
Todos estarao sujeitos ao anticristo e serao derrotados ou mortos e Israel nao será dizimado por causa da intervencao do Senhor.

Bispo Ildo Mello disse...

Os santos são uma referência a Igreja. Vemos nas epístolas que esta era uma maneira apostólica de se referir aos cristãos. Os santos estão presentes no período da Grande Tribulação. A Besta recebe autorização para pelejar contra os santos" (Ap 13.7). E, no versículo 10 do mesmo capítulo, lemos: "Aqui está a perseveranca e a fidelidade dos santos". O tema da perseverança dos santos em meio a Grande Tribulação também aparece no Sermão apocalíptico de Jesus: "então sereis atribulados e vos matarão. Sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome... aquele porém que perseverar até o fim, esse será salvo." (Mt 24.9-13). Os santos são descritos como uma grande multidão de mártires provenientes da Grande Tribulação e que estão vestidosde uma vestidura branca de linho (Ap 6.9-11; 7.9-14; 19.8). Reparar que este mesmo grupo de santos é descrito como um grande exército celeste que acompanha Jesus em sua Segunda Vinda e que estão vestidos de vestiduras de linho finíssimo, branco e puro (Ap 19.8 e 14). Na ocasião da Segunda Vinda de Cristo, os mortos em Cristo ressuscitarão e os crentes vivos serão transformados e receberão tais vestiduras e encontrarão com o Senhor nos ares e o acompanharam em sua descida a Terra. O dia da manifestação de Cristo será também o dia da revelação dos filhos de Deus! (Rm 8.19).

Eddie Zanchi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eddie Zanchi disse...

Olá meus queridos.
Graça e paz.

Sem dúvida não há indícios de que a igreja não passará pela tribulação, muito pelo contrário. De todas as formas somos agraciados, pois padecer por amor a Cristo não é uma tortura, e sim uma graça, como o apóstolo Paulo já nos disse em Filipenses 1:29.

Abaixo está o link de um estudo meu em relação aos 144 mil descritos no livro de Apocalipse. Lá, expresso o que a bíblia diz sobre quem são essas pessoas.
http://escatologiaaberta.blogspot.com/search/label/Quem%20s%C3%A3o%20os%20144%20mil%20descritos%20no%20Apocalipse%3F

Você, Ildo, é uma benção. Que Deus continue te usando dessa forma sublime !
A paz..

Vado disse...

Prezado Bispo, a Paz do Senhor Jesus, concordo plenamente com as sua palavras e creio sim que a igreja passara pela grande tribulação, pra mim o problema da teologia atual é que Jesus Cristo como Rei dos reis e Senhor do senhores esta sendo muito pouco pregado entao surgem aqueles que só querem se beneficiar das coisas de Deus e por isso morrem de medo de sofrer por causa de Jesus pois nao conhecem conhecem Ele, se nao conhecem o verdadeiro jesus como vao sofrer por Ele. Uma benção seu artigo. Deus continue revelando a mais avontade Dele pro irmão. Paz.

Bispo Ildo Mello disse...

É isso aí, Vado! "PORQUE A VÓS VOS FOI CONCEDIDO, EM RELAÇÃO A CRISTO, NÃO SOMENTE CRER NELE, COMO TAMBÉM PADECER POR ELE" (Fil. 1.29).

Anônimo disse...

evangelista samuel-bahia.

estamos ha muitos anos em dores.
não passarão pela grande tribulação
os que dormirem antes no senhor.É o
caso da santa Salviana minha genitora
serva fiel que Deus chamou.Os sabios
entenderão que passarão,os tolos não;
daniel cap.12-O tempo do fim.Deus estará com a igreja,vamos para a peneira de Jeová.

Anônimo disse...

( Revelação do arrebatamento )

O DIA do arrebatameno está revelado pelo próprio filho de Deus ! Mas só entende quem tem em mente o envento do arrebatamento : veja !

Em 1 TSS 4 : 13 em diante , Paulo diz QUE Jesus vai ( DESCER ) do céu etc...etc.... e que os mortos vão ressucitar (PRI-ME-I-RO) , e os vivos vão ser trasformados CONFORME Paulo acrescenta em 1 CO 15 : 51 em diante , e ambos os grupos vão ser ( AR-RE-BA-TA-DOS JUN-TOS)nos ares !
Paulo fala que de "MODO ALGUAM" os vivos vão ser arrebatados na frente dos que dormem e virce versa !Tudo isso está em 1 TSS 4 : 13 em diante .

AGORA UMA PERGUNTA QUE ATÉ UMA CRIANÇA CRISTÂ DE 12 ANOS SABE RESPONDER .....
QUEM É QUE RESSUCITA OS MORTOS ?????

"E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no ULTIMO DIA." (João 6 : 39)

JESUS DISSE QUE A RESSURREIÇÃO É 7 ANOS ANTES DE GRANDE TRIBULAÇÃO? O QUE ? AINDA NÃO ENTERNDERAM ? ENTÃO VEJA OUTRO VERSO :

"Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no ULTIMO DIA." (João 6:40)

AGORA SIM , JESUS DISSE ( 2 VEZES )

OQUE???
VOCÊ AINDA NÃO ACREDITA POR QUE APRENDEU NA TEOLOGIA DA REVISTINHA DA ASSEMBLEIA DE DEUS QUE TEM QUE TER 3 VERSOS PARA CONFIRMAR ???? EMBORA ISSO SEJA UMA BESTERIA DA TEOLODIA , JESUS VAI FALAR A TERCEIRA VEZ , VEJA :

"Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia." (João 6:44)

AHHHH AGORA JA FORAM 3 VEZES , MAS SÓ PARA VOCÊ TER CERTEZA QUE A RESSURREIÇÃO DA IGREJA É NO ULTIMO DIA , ENTÃO VEJA MAIS UMA VEZ JESUS SENDO ATÉ CHATO EM ENSISTIR :

"Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia." (João 6 : 54)

BOM ....4 VEZES BASTA NÉ ?!
VOCê COME E BEBE A CARNE DE JESUS ?
JESUS NÃO DISSE QUE VAI RESSUCITAR A IGREJA 7 ANOS ANTES DE GRANDE TRIBULAÇÃO ; DISSE ? NEM 3 ANOS E MEIO ; DISSE ?
ULTIMO DIA NÃO É 7 ANOS ANTES DE GRANDE TRIBULAÇÃO.

E AS PESSOAS DA ÉPOCA APRENDERAM BEM COM JESUS ; VEJA :

"Disse-lhe Marta: Eu sei que há de ressuscitar na ressurreição do último dia." (João 11 : 24)

O ARREBATAMENTO DA IGREJA (NÃO) PODE ACONTECER SEM QUE , PRI-ME-I-RO OS MORTOS RESSUCITEM, CONFORME PAULO MOSTROU EM 1 TSS 4 : 15 , 16 CORRETO ? )CLARO QUE ESTÁ CORRETO !
SEM RESSURREIÇÃO NAÕ TEM TRANSFORMAÇÃO DE CORPOS , E SEM TRASFORMAÇÃO NÃO TEM ARREBATAMENTO , POIS NEM CARNE E NEM SANGUE PODEM HERDAR O REINO DE DEUS .

E SE O ARREBATAMENTO DA IGREJA SÓ ACONTECE ( DEPOIS ) QUE OS MORTOS RESSUTAM , E SE JESUS SÓ RESSUCITA OS MORTOS NO ÚLTIMO DIA , NO ULTIMO DIA , NO ULTIMO DIA , NO ULTIMO DIA , ENTÃO QUANDO SERÁ O DIA DO ARREBATAMENO ? ----NO ULTIMO DIA----
NÃO SEI QUAL É ESSE DIA E HORA , MAS SEI QEU NÃO É 7 ANOS ANTES DA GRANDE TRIBULAÇÃO , E SIM , NO ULTIMO GRANDE DIA !

OUTRO PONTO É ESSE PESSOAL :
TUDO COMEÇA QUANDO O MESM
O SENHOR DESCER DO CÉU ; conforme Paulo explica em 1 TS 4:13 em diante ; correto ?
O que detem Jesus descer do ceú ???

Pedro tem a resposta ; veja : ATOS 3 : 20,21
.....E envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado.
O qual convém que o céu contenha (até) aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio.

ahhhh o céu contem Jesus até o tempo da restauração de todas as coisas ?
E o que precisa ser restaurado ?

POR QUE SE JESUS ESTÁ DESCENDO DO CÉU EM 1 TSS 4 , É POR QUE TUDO ESTÁ RESTAUDO .

SE ALGUEM TIVER DUVIDAS SOBRE ISSO , MEU END É LUIZ.TACI@MSN.COM.BR

paz de Jesus para todos os que amam a sua vinda!

jbrodrigues disse...

Necessário é também fazer uma observação sobre quando começará, o que é, e em que período se dará a Grande Tribulação. Daniel 9.27 aponta para uma semana de anos, ou seja, 7 anos; uma semana que ainda está por vir, pois as 69 semanas previstas já aconteceram. Um estudo sobre as 70 semanas de Daniel, esclareceria melhor a questão. Grande tribulação na verdade é a segunda metade da 7ª semana de Daniel. O Anticristo aparecerá na 1ª metade da semana e se manifestará no início da 2ª metade Assim sendo,a Igreja estará na terra durante a 1ª metade da semana e será tirada no início da 2ª metade da semana, pois a Bíblia diz que não ocorrerá o Arrebatamento, sem que antes se manifeste o homem do pecado. Ele se manifestará a partir da quebra do pacto que fará com Israel e,isso se dará, no meio da semana. Assim, percebemos que a Igreja será tirada nesse período, pois a partir da quebra do pacto é que se dará a intensa perseguição à terra e, isso, também, confirma que os tempos foram abreviados por causa da intensa perseguição que será desencadeada a partir de então. Embora os textos apresentados indiquem uma visão pós-tribulacionista do Arrebatamento, eles não confirmam a tese pós-tribulacionista do Arrebatamento. Prefiro ficar com a tese que defende a visão pre-tribulacionista, pois coaduna-se melhor com a revelação bíblica em seu contexto geral.

Bispo Ildo Mello disse...

jbrodrigues, recomendo a leitura do estudo que escrevi sobre as Setentas Semanas de Daniel: http://escatologiacrista.blogspot.com/2008/02/70-semanas-de-daniel.html

Um grande abraço!

souza disse...

Olá Ildo!!!
Espero que esteja bem!
Caro Amigo,
Nao sei se vc é apostolo, profeta, evangelista, pastor ...mestre(Ef. 4.12-13). Porem, fica claro que afirmas, o que nao podes e, nem tens autoridade para afirmar: "Nao há nenhum lugar na biblia que diz que a igreja nao passará pela grande tribulacao". Isto é falta de leitura simples. veja: Ap. 3.10 a Igreja seria livre a da(ek) hora Tribulacao. E para que nao te enganes, pensando tratar-se de uma experiencia especifica de uma Igreja local. Lembro-te do verso 13, deste mesmo capitulo: "Quem tem ouvido ouça o que o Espirito diz AS IGREJAS". Parece tratar-se da igreja, que em quaisquer epocas e/ou localidades, podem dar ouvidos ao Espirito - vc concorda? - aonde quer que eu e tu estejamos, essa palavra chegará e anunciada pelo Espirito Santo. Portanto a Biblia diz o que quer dizer e quaisquer "bobagem"que ela afirma é mais sabia que nossas especulacoes interpretativas.

Meditacao:

Li acuradamente todas as perguntas e respostas a respeito dos assuntos escatologicos elencados no teu blog.

Quero primeiro salientar que o "EK" grego nunca poderá ser traduzido por "na" "no"e sim "da" "do"(do meio). Ele nos Livrara da hora...e nao na hora(no meio).

Segundo: O argumento contextualizando Mt 24 e o proprio Dn 9, refere-se explicitamente aos eventos impostos pelo Imperador Tito a Israel, no ano 70 da nossa era.(aquela grande tribulação, jamais se repetira na historia).

Terceiro: É obvio que no mundo teremos aflição e passaremos por muitas tribulações. Elas contribuem para o nosso aperfeicoamento.

Grande tribulação no entanto, só houve uma.(Esta foi profetizada apenas para Israel).

É certo que a Igreja não passará pelo que ja aconteceu.

Nem esta sujeita ao "dia da ira do nosso Deus". Ele não se irará contra a Noiva do cordeiro.

A presença do homem da iniquidade que se tem confundido com a Grande Tribulação e que nada tem a ver uma coisa com outra, tambem pode ser chamado de o dia da ïra de Deus.

A presença do "homem da iniquidade" nada tem haver com grande tribulação.

Quinto: Assentados no Trono como Deus, tem aparecidos muitos Anti-Cristo, desde o primeiro segulo da Igreja,até nos dias atuais. Isso ninguem pode negar.
A Patristica Crista, tem nos mostrado os Pais da Igreja em todas as épocas e eles certamente diriam que viram o Anti-Cristo e nós continuaremos a ve-los, pois que ele não pode ser uma exclusividade de uma epoca da Igreja.

Apesar de se manifestar em duas fases, vem um, depois, o outro.

"Estejais apercebidos" é espera continua e eminente, conforme se alfere com qualquer erudito em grego.

E Por último, quero que saibás que expresso apenas o que tem crido até aqui, o que torno público pela primeira vez com muito respeito, tremor e temor por todos os santos irmãos meus em Cristo, que propunham-se a passar adiante a Palavra do reino e que pensam diferente de mim.
Abraços!
Obs. A não citaçao de Cap e Vrs é proposital.
5 de abril de 2009 04:44
Anônimo disse...

paz a todos! eu sempre pensei que a igreja passaria pela grande tribulacao, devido a 1 tessa: cap:2
mais a pergunta é: é melhor se prepara para a grande tribulacao ou viver como se nao fosse passar por ela? pois tal qual eu penço logo vivo, se penço que a igreja irá passar pela G tribulaçao vivo de uma forma, se penço que a igreja irá passar pela G tribulaçao
como irei viver diferente! ou quero deizer: VIVEREI COM MAIS TEMOR! nao achao? esse é que ten que ser o foco do Cristao.
Abracos,
Amigo

Edson disse...

Prezado irmão José Ildo. Ontem tive um bate papo com um irmão que cria nas duas vindas. Na graça de Deus essa conversa começou após eu ter levantado a questão na família dele, composta por esposa e três filhas, e imagine que ele tinha o dever de defender o que ele acreditava pois do contrário como teólogo teria que se virar para corrigir os ensinamentos junto a sua família.
O debate ocorreu de forma muito educada, mas por fim acabei concluindo algo ruim.
Jesus deixa muito claro a sequência dos acontecimentos; princípio das dores (na minha opinião é a época atual), tribulação (perseguição que não se compara a vivida atualmente) e depois de alguns sinais que podemos ver em apocalipse termos o arrebatamento.
A minha infelicidade é que não consta em apocalipse o arrebatamento claramente após os sinais que Cristo descreve, pois se estivesse o problema já estaria solucionado.
Na opinião dele a referência de Apocalipse 19 é quando a igreja volta a terra para seguir triunfante, e se a igreja está vindo com Cristo é porque já tinha subido então não esteve durante a tribulação. Mas em contrapartida ele não soube dizer em que momento a igreja foi retirada, apesar de tentar dizer que foi depois do capítulo 3 de apocalipse e antes do 4.
Concluindo, claro ou não que a igreja irá passar pela tribulação será inevitável que algumas pessoas prefiram crer que não passará. Não penso mais em debater sobre o assunto e posso até parecer covarde nessa decisão, já que vou acabar vendo que no final cada um vai querer crer no que quiser. Oro pra que todos busquem a santificação pois sem ela ninguém poderá estar com Deus no arrebatamento, seja ele em que momento que for (mas imagino a surpresa dos cristão quando verem o anticristo e todos os sinais do apocalipse)

DEUS É VIDA disse...

..não nos esqueçamos que o arrebatamento não é uma farça ,mas sim uma realidade que se dará antes ou depois da grande tribulação.DEUS ABENÇOE A TODOS.

DEUS É VIDA disse...

...sobre a expressão farça do arrebatamento,não acho estar correta,já que a Bíblia diz que os cristãos serão arrebatados antes ou depois da grande tribulação.

joffrederico disse...

Eu penso que na grande tribulação, os salvos estarão presentes e verão a grande angustia do povo ao seu lado, cumprindo Salmos 91, mil cairão ao teu lado e dez mil a tua direita mas tu não seras atingido. pois o arrebatamento dos fieis nas nuvens dos céus não será para ida ao céus dos céus, mas estes fieis Irão com o Messias para Jerusalém, onde sera estabelecido o seu reino milenar. No Reino do Messias não haverá injustiças... Saiba mais lendo O REINO MILENAR DO MESSIAS.

Niza e Francisco disse...

sou o Francisco e concordo com a visão pós tribulacionista. E se não bastar as passagens de João 6 que diz que o arrebatamento será no último dia, há também a passagem de lcorintios 15;52 dizendo que o arrebatamento dar-se-á quando tocar a ÚLTIMA trombeta. O raciocínio é lógico, pois se a tribulação acontecerá conforme as trombetas vão sendo tocadas, segundo o livro de apocalipse, subentende-se que o arrebatamento será depois da tribulação...ou estou equivocado? corrijam-me por favor...mas com argumentos .

Niza e Francisco disse...

Olá, sou o Francisco e concordo com a teoria pós tribulacionista. se alguem tiver alguma dúvida mesmo depois de ler João cap 6 a partir do v 38, onde fica claro que o arrebatamento será no ÚLTIMO dia, há também a passagem de lcorintios 15;52, onde diz que o arrebatamento dar-se-á ao tocar a ÚLTIMA trombeta. Um raciocínio lógico, não precisa ser nenhum erudito, basta abrir a mente e pensar um pouco, se a tribulação acontecerá conforme o tocar das trombetas, apocalipse diz que são sete, por dedução lógica a sétima será a última, por consequencia a tribulação será antes do arrebatamento e a igreja passara´por ela. É o que diz a Bíblia Sagrada. Se eu estiver equivocado, corrijam-me por favor, mas com argumentos. Obrigado. Deus os abençoe em nome de Jesus.

carlos paulista disse...

O grande erro dos pos tribulacionistas é confundir judeus,gentios e igreja(2 Co 10.32)...a maioria dos versiculos citados pelos pos tribulacionistas,quando dizem que a igreja vai passar pela tribulação, se refere a Israel.
Deus tem um plano com os filhos naturais de Abraão(judeus)e com os espirituais(igreja).A igreja do Senhor não passara pela grande tribulação,porque não foi destinada a ira(1 Tes 1.10).

souza disse...

Caro José Ildo,
Em sua resposta a postagem de 05 de abril, datada de 07 do mesmo mes, o senhor teria dito não entender porque cito Ap. cap. 3. vrs 13 e 22, pois bem! Ë simples - Em ambos versos O Espírito Santo diz a todas as Igrejas "quem tem ouvido para ouvir oucam". Sobre uma Tribulação vinda ao mundo, e, da qual eles seriam livres. Ora! Não temos registro de tal evento posto sobre a humanidade com insenção da Igreja.
Quanto a referencia ao comentario do Sr Erickson, saliento que "EK"é traduzindo no seu sentido etimologico, ou seja "do"ou "da"e o indicativo grego, sugere, da hora do evento e não na hora. Até porque, qual sentido de uma tribulação, se a igreja for salva do meio dela? E quem seria os martires de vestes brancas, vindos da Grande tribulaçao?
Afinal de contas, foram salvos [livres) dela ou perderam suas vidas no meio dela pelo nome de Jesus?
Creio que colocaremos a justiça de Deus em cheque, qdo vimos ele oferecer uma DUPLA VINDA DE JESUS para os judeus, oferecendo-lhes o re-enxerto e negando essa mesma oportinidade aos gentios. Lembre-se que nada no Velho Testamento, dava uma idéia da vinda do Messias dos judeus em duas fases como vimos acontecer e esperamos acontecer de novo, bem como Israel sonha com esta vinda/volta ...

Deus, em Cristo continue te abencoando meu irmao.

Do Seu Mano: Souza

Gérson Micael disse...

Não se pertubem!

1 - por que haveríamos de passar por coisas que não não estão destinadas a nós, os salvos?
1 Tessalonicenses 5:9 (Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo)

2 - se sou salvo, sou salvo.
Rm 5.8-10 "Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores. Como agora fomos justificados por seu sangue , muito mais ainda, por meio dele seremos SALVOS DA IRA DE DEUS! Se quando éramos inimigos de Deus fomos reconciliados com ele mediante a morte de seu Filho, quando mais agora tendo sido reconciliado, seremos SALVOS por sua vida"

3 - Por que eu seria alertado a vigiar e esperar a vinda do mestre, se ja sei o que irei passar antes desta vinda (a grande tribulação)?
Mt 25.13 "Portanto, vigiem, porque vocês não sabem o dia nem a hora"

4 - se ja sei que irei passar por tais coisas pra quê vigiar? é só esperar acontecer e saberemos que chegou a hora.
Mt 24.42-44 "Portanto, vigiem, porque vocês não sabem em que dia virá o seu Senhor. Mas entendam isto: se o dono da casa soubesse a que hora da noite o ladrão viria, ele ficaria de guarda e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. Assim, vocês também precisam estar preparados, porque o Filho do homem virá numa hora em
que vocês menos esperam."

5 - pra quê vigiar?
Ap. 16.15 "Eis que venho como ladrão! Feliz aquele que permanece vigilante e conserva consigo as suas vestes, para que não ande nu e não seja vista a sua vergonha."

6 - pra quê?
Lc 21.34,35 "Tenham cuidado, para não sobrecarregar o coração de vocês de libertinagem, bebedeiras e ansiedades da vida, e aquele dia venha sobre vocês INESPERADAMENTE. Porque ele virá sobre todos os que vivem sobre a face de toda a terra

7 - ??????????
Mc 13.34-37"É como um homem que sai de viagem. Ele deixa em sua casa, encarrega de tarefas cada um dos seus servos e ordena ao porteiro que vigie. Portanto, VIGIEM, porque vocês não sabem quando o dono da casa voltará: se a tarde, à meia noite, ou ao cantar do galo ou ao amanhecer. Se ele vier de repente, que não os encontre dormindo! O que lhes digo, digo a todos: Vigiem!"



Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
1 Coríntios 2:14

paulo disse...

GENTE , A BIBLIA É TAO CLARO NO QUESITO DA GRANDE TRIBULAÇAO E ANTICRISTO. NAO SEI COMO ALGUNS IGNORANTES AFIRMAM QUE A IGREJA NAO PASSARA PELA GRANDE TRIBULAÇAO. VAI LER A BIBLIA, MAS ANTES PESSA O ESPIRITO SANTO PARA TE AJUDAR OK

souza disse...

Aos que questionam se os Crentes teriam uma segunda chance após o arrebatamento. Respondo a pergunta com outras: Porque nao foi avisado aos judeus que Jesus viria em duas fases? - Porque duas fases de envio do Messias? - Na primeira foi rejeitado pelos tais e na segunda será restaurada a casa de Davi? Então Deus teve mais misericordia dos Judeus, do que tera com os crentes?
Onde no velho testamento, fala de uma dupla vinda do Messias?
Meus caros para o carater de justiça de Deus; seria de bom tom que os pesos e as medidas se equilibrassem, tanto para os gentios, como para os judeus.

souza disse...

Aos que questionam se os Crentes teriam uma segunda chance após o arrebatamento. Respondo a pergunta com outras: Porque nao foi avisado aos judeus que Jesus viria em duas fases? - Porque duas fases de envio do Messias? - Na primeira foi rejeitado pelos tais e na segunda será restaurada a casa de Davi? Então Deus teve mais misericordia dos Judeus, do que tera com os crentes?
Onde no velho testamento, fala de uma dupla vinda do Messias?
Meus caros para o carater de justiça de Deus; seria de bom tom que os pesos e as medidas se equilibrassem, tanto para os gentios, como para os judeus.