O Espírito Santo, o Reino de Deus e a Missão de Cristo

(Autor: Bispo José Ildo Swartele de Mello)

O Evangelho de Lucas, principalmente nos primeiros capítulos, estabelece a estreita relação do Espírito Santo com o ministério de Cristo. Até na tentação, vemos a participação do Espírito Santo. Jesus foi levado para o deserto pelo Espírito Santo (4.1). E, pelo mesmo Espírito, foi que Jesus rechaçou a tentação (4.14). Em seguida, Jesus volta para a Galiléia no poder do Espírito e outra referência no sermão inaugural de Cristo (4.14, 18-21). Quais as evidências da unção do Espírito Santo em Jesus (Lc 4.18-20)? Quais foram os sinais que João Batista recebeu como resposta a sua indagação a respeito do Cristo como o Messias esperado (Lc 7.22; Mt 11.4,5)? E quais foram os sinais da unção do Espírito sobre a Igreja registrados no Livro de Atos, em especial no capítulo 2? Não são todos eles sinais do Reino de Deus e não dizem todos eles respeito à missão integral de Cristo, do Espírito e da Igreja?

Assim como aconteceu com Jesus, que foi ungido pelo Espírito Santo com o propósito de pregar boas novas para os pobres, libertar os cativos e dar vistas aos cegos (Lc 4.18-21). Mateus mostra o Reino de Deus chegando através da presença dinâmica do Espírito Santo, pois Jesus afirmou: “Se, porém, eu expulso demônios pelo Espírito de Deus, certamente é chegado o reino de Deus sobre vós” (Mt 12.28). O Reino de Deus não é um lugar, mas é o poder do Espírito em ação para transformar a vida humana segundo sua justiça. Em Cristo Jesus, o Reino está presente na história. A ação do Espírito Santo torna possível a presença do Reino de Deus. Faz da Igreja uma testemunha viva do seu Reino, dando esperança num mundo de desesperança.

Comentários

  1. É mais um curiosidade do que um comentario,gostaria de saber segundo a sua opinião se o Espirito Santo estará presente na terra após o arrebatamento da igreja????

    ResponderExcluir
  2. Considero um grande absurdo a idéia de que o Espírito Santo será retirado da Terra.

    ResponderExcluir
  3. O reino de deus é uma dimensão espiritual..no qual nosso espirito faz parte.. .

    ResponderExcluir
  4. O reino de deus é uma dimensão espiritual..no qual nosso espirito faz parte.. .

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Uma exortação para que haja ordem e decência nos cultos

Lições extraídas da história de Mefibosete

A Igreja passa pela Grande Tribulação?