Pular para o conteúdo principal

Igreja: Uma Comunidade de Esperança e Redenção

Vivemos em uma época em que as instituições, de modo geral, estão em descrédito. Há um desencanto generalizado, e a igreja não é exceção. A igreja sofre ataques externos, muitas vezes vindos de pessoas que a observam de fora com desconfiança e preconceito. Ela é vista com suspeita e, em muitos casos, com desprezo. Além disso, os escândalos dentro da igreja, que infelizmente não são poucos, alimentam essa desconfiança.

Jesus já havia advertido que falsos profetas e mercadores da fé surgiriam (Mateus 7:15; 2 Pedro 2:1-3). Ele sabia que muitos se apresentariam como líderes espirituais, mas, na verdade, estariam apenas buscando lucro e poder. Muitas igrejas parecem mais mercados, com o púlpito sendo transformado em um balcão de negócios. Escândalos financeiros e sexuais, coisas bárbaras acontecendo no seio da igreja, têm deixado muitas pessoas escandalizadas e feridas. O joio cresce no meio do trigo, como Jesus ensinou na parábola (Mateus 13:24-30).

Diante desse cenário crítico, onde a igreja é atacada tanto por preconceito quanto por seus próprios erros, a tentação de muitos é abandonar a igreja, desvalorizá-la ou até esconder sua fé. Muitos preferem não se envolver, tornando-se 'agentes secretos de Jesus,' sem que ninguém saiba que pertencem a Cristo.

Eu mesmo, às vezes, sinto dificuldade em afirmar minha vocação pastoral publicamente. Quando alguém me pergunta sobre minha profissão, hesito em dizer que sou pastor, porque já imagino os preconceitos que essa resposta pode gerar. Prefiro responder que sou professor, o que também é verdade. Mas isso não deve ser assim.

Jesus sabia que enfrentaríamos um contexto adverso, com muitas 'fake news' e escândalos. Ele disse: 'Não se acende uma candeia para colocá-la debaixo de um cesto, mas no velador, onde ilumina a todos os que estão na casa' (Mateus 5:15-16). Nossa luz deve brilhar para que, ao verem nossas boas obras, as pessoas glorifiquem a Deus.

Apesar dos desafios e dos escândalos, é importante lembrar que no grupo mais seleto de Jesus havia um Judas Iscariotes, mas também havia Pedro, Tiago, João e outros discípulos fiéis. Não podemos permitir que a presença de 'Judas' nos leve a generalizar e a perder a confiança na igreja como um todo. Deus tem levantado Seus verdadeiros filhos para brilhar e dar bom testemunho, fortalecidos pelo Espírito Santo.

A igreja é composta por seres humanos imperfeitos, ainda aguardando o dia em que o joio será separado do trigo no juízo final. Mas, mesmo em meio às imperfeições, a igreja é o corpo de Cristo, uma nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, levantada para anunciar as virtudes do Reino (1 Pedro 2:9). É chamada a ser uma luz, uma cidade edificada no alto de um monte (Mateus 5:14-16).

Deus nos envia para sermos luzeiros neste mundo, refletindo Seu propósito para toda a criação (Filipenses 2:15; Mateus 5:14-16). A igreja, como o rebanho de Deus (1 Pedro 5:2-3; João 10:11) e o corpo de Cristo (1 Coríntios 12:27; Efésios 1:22-23), deve ser um farol de justiça, amor e verdade em meio a uma sociedade corrompida (Mateus 5:14-16; 1 Timóteo 3:15).

Quando falamos da igreja, precisamos compreender sua natureza e propósito no plano divino. A igreja não é uma instituição humana; ela é uma criação divina, estabelecida por Cristo, que transcende denominações e placas (Mateus 16:18). Ela é o povo de Deus, composto por aqueles que foram chamados para fora do mundo, como um sacerdócio real, uma nação santa e um povo de propriedade exclusiva de Deus, levantado para proclamar as virtudes do Reino de Deus (1 Pedro 2:9).

O propósito eterno de Deus é constituir um povo para Si, uma família repleta de filhos semelhantes ao Seu Filho primogênito, Jesus Cristo (Romanos 8:29). Para isso, recebemos Dele o exemplo, a palavra e o Espírito, para o benefício de todos ao nosso redor (João 13:15; Atos 1:8). Deus não levantou a igreja para que ela exercesse um monopólio das bênçãos, mas para que fosse uma bênção para todas as famílias da terra (Gênesis 12:3; Atos 2:39). A igreja é o templo do Espírito Santo, redimida pelo sangue de Jesus Cristo, que a amou e se entregou por ela, a fim de apresentá-la santa e irrepreensível diante de Deus (1 Coríntios 3:16; 6:19; Efésios 5:25-27).

Nosso principal mandamento é amar a Deus sobre todas as coisas (Mateus 22:37), o que inclui amar a igreja, pois ela é o corpo de Cristo (Efésios 5:25-30). Esse amor nos conduz a buscar o Reino de Deus em primeiro lugar (Mateus 6:33), comprometendo-nos com Sua igreja.

Ser parte da igreja é um privilégio, pois fomos batizados pelo Espírito Santo em um só corpo (1 Coríntios 12:13). A igreja foi o cenário onde Deus derramou Seu Espírito no dia de Pentecostes (Atos 2:1-4), e continua sendo a comunidade do Espírito Santo, o templo de Deus (Efésios 2:22). É nosso dever amar e zelar pela igreja, reconhecendo que, embora haja muito a ser melhorado, ela é o instrumento de Deus para manifestar Sua presença no mundo.
Assim como Isaías respondeu ao chamado de Deus, dizendo: 'Eis-me aqui, envia-me a mim' (Isaías 6:8), devemos nos colocar a serviço do Senhor e do Seu Reino, contribuindo para a santificação da igreja (Efésios 5:26). Jesus se entregou para santificá-la, e Ele espera que nos unamos a Ele nesse papel.

Paulo nos exorta a fazer todo o esforço para preservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz (Efésios 4:3). Seguir o exemplo de Cristo, que amou e se entregou pela igreja, é nossa responsabilidade (Efésios 5:25-27). A igreja, como comunidade do Espírito Santo, continua sendo o templo de Deus, e nosso papel é zelar por sua santidade e contribuir para que ela brilhe como um farol de esperança para o mundo.

Devemos honrar o nome da igreja, que é o corpo de Cristo, trabalhando para superar preconceitos e críticas através do testemunho de uma igreja verdadeira, cheia do Espírito Santo e do amor de Deus. Que sejamos uma comunidade que reflete o caráter de Cristo, atraindo outros pela nossa integridade, alegria e amor ao próximo.

Abram suas Bíblias em Atos capítulo 2, para que possamos examinar o que significa ser a verdadeira igreja. É isso que queremos ver manifestado aqui, em nossa pequena comunidade, neste nosso pequeno grupo. Por favor, fiquem em pé e acompanhem a leitura de Atos 2, a partir do versículo 41.

Como mencionei anteriormente, o Espírito Santo foi derramado sobre a igreja. Cada um dos membros da igreja foi cheio do Espírito Santo (Atos 2:4). E quando eles receberam o Espírito Santo, saíram cheios de poder para anunciar a mensagem do Evangelho (Atos 1:8). Pedro pregou, e três mil pessoas, em meio a uma grande multidão, aceitaram a palavra de Deus, se converteram, e ali a igreja começou a ganhar corpo e crescer (Atos 2:41).

O versículo 41 nos diz que aqueles que aceitaram a palavra de Pedro foram batizados, e quase três mil pessoas foram acrescentadas à igreja naquele dia. Observemos as características dessa igreja: 'Eles perseveravam na doutrina dos apóstolos, na comunhão, no partir do pão e nas orações' (Atos 2:42). Em cada alma havia temor, e muitos prodígios e sinais eram realizados pelos apóstolos (Atos 2:43). Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum (Atos 2:44), vendendo suas propriedades e bens e repartindo o produto entre todos, conforme a necessidade de cada um (Atos 2:45).

Diariamente, perseveravam unânimes no templo, partiam o pão de casa em casa e tomavam suas refeições com alegria e singeleza de coração (Atos 2:46), louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava, dia a dia, os que iam sendo salvos (Atos 2:47). Amém. Podem se assentar.

Agora, rapidamente passando pelas características da igreja, o versículo 41 já começa a definir a igreja como composta por aqueles que aceitam a palavra do Evangelho. Você aceitou a pregação do Evangelho? Você crê no Evangelho? Você valoriza o Evangelho e o recebeu de bom grado? Amém! Isso é um sinal de que você pertence à igreja.
Mas não para por aí. Eles foram batizados (Atos 2:41). E você? Já foi batizado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo? Já foi batizado no corpo de Cristo pelo Espírito Santo (1 Coríntios 12:13)? Meus irmãos, eles foram acrescentados à igreja pela fé e pelo batismo (Atos 2:41, 47).

O versículo 42 nos diz que eles perseveravam na doutrina dos apóstolos. Aqui, pregamos a palavra de Deus com fidelidade e pureza, sem distorções, sem segundas intenções. Pregamos todo o Evangelho de Cristo, permanecendo firmes na doutrina que recebemos, preservada nas Escrituras Sagradas, especialmente no Novo Testamento (2 Timóteo 3:16).
Eles perseveravam também na comunhão. Precisamos, cada vez mais, estar integrados uns aos outros, em comunhão (Hebreus 10:25). No partir do pão, celebramos a Ceia do Senhor e compartilhamos refeições em comum, como uma expressão de nossa unidade (1 Coríntios 10:16).

Eles se reuniam para orar. A casa de Deus é chamada a ser conhecida como uma casa de oração para todos os povos (Isaías 56:7; Mateus 21:13). Aqui é o lugar onde pessoas que precisam de ajuda, socorro, salvação, libertação e cura encontram intercessores. Este é o lugar de oração (Atos 2:42).

Em cada alma havia temor. Este é um lugar onde respeitamos e reverenciamos a presença de Deus, onde tememos desagradá-Lo, onde amamos ao Senhor, O respeitamos e O obedecemos (Atos 2:43).

Também é um lugar onde vemos prodígios, sinais e milagres, onde a ação poderosa do Senhor se manifesta (Atos 2:43). Todos os que criam estavam juntos, e precisamos valorizar cada vez mais nossos encontros e reuniões, assim como eles valorizavam (Atos 2:44).
Eles praticavam a solidariedade, ajudando uns aos outros e repartindo o que tinham (Atos 2:45). Partiam o pão de casa em casa, e se tivermos mais tempo, que possamos visitar uns aos outros, cultivando essa comunhão (Atos 2:46).

Eles tomavam suas refeições com alegria e singeleza de coração, sempre em um ambiente de adoração (Atos 2:46-47). A nossa atitude deve ser de gratidão diante da vida, sem temor de maldições ou pragas, porque maior é aquele que está em nós do que aquele que está no mundo (1 João 4:4; Salmo 91:10).

Assim, a igreja cheia do Espírito Santo contava com a simpatia de todo o povo. Hoje, os escândalos têm afastado as pessoas, mas podemos reverter esse quadro, mostrando ao mundo que na igreja há homens e mulheres fiéis como Pedro, Tiago e João, e não apenas Judas Iscariotes (Atos 2:47).

Resumindo, a igreja não é uma invenção humana, mas uma instituição estabelecida por Cristo (Mateus 16:18). Em Atos 2:41-47, aprendemos que a Igreja é composta por aqueles que:
* Aceitam com fé a pregação do Evangelho (Atos 2:41, 44);
* São batizados (Atos 2:41);
* São acrescidos à membresia da Igreja (Atos 2:41, 47; cf. 1 Coríntios 12:13);
* Perseveram na doutrina dos apóstolos (Atos 2:42);
* Demonstram temor a Deus e respeito às lideranças da Igreja instituídas por Cristo (Atos 2:43);
* Perseveram na comunhão, sendo solidários uns aos outros (Atos 2:42, 44);
* Reúnem-se periodicamente para orar, adorar a Deus, participar do sacramento da Ceia do Senhor e também de refeições comunitárias em uma atmosfera de alegria e amor (Atos 2:42, 46);
* São comprometidos com a missão de fazer discípulos de Cristo através da pregação e de um bom testemunho de vida, fruto de seu temor a Deus, e da alegria e singeleza de coração, contando, assim, com a simpatia de todo o povo ao redor, de modo que muitos venham a ser também salvos e acrescidos à Igreja pelo Senhor (Atos 2:46-47; cf. Mateus 28:18-20 e Atos 1:8).

Sendo assim, com o auxílio do Espírito, vamos fazer brilhar nossa luz, mostrando ao mundo que somos honestos, solidários, cheios de paz e alegria, uma verdadeira comunidade do bem, um povo de Deus, porque o caráter de Cristo em nós deve atrair os outros (Mateus 5:16). Sejamos como Cristo, que andava entre os pecadores, amado por eles, sendo cativante, não juiz dos outros (Lucas 15:1-2).

Ainda que não andemos no espírito deste mundo, amamos as pessoas que vivem nele (João 17:15-18). Não compactuamos com pecado, injustiça, malignidade ou promiscuidade, mas amamos as pessoas, mesmo os mais pecadores (Romanos 12:9). Sejamos luz para eles, para que possam sentir o amor de Cristo e saber que Deus verdadeiramente os ama, apesar de seus pecados, e os chama para a redenção (João 3:16; 1 João 4:9-10). Que a igreja seja essa comunidade de resgate, redenção, salvação e libertação (Lucas 19:10). E dia a dia, o Senhor acrescentava os que iam sendo salvos (Atos 2:47).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Igreja passa pela Grande Tribulação?

A Igreja passa pela Grande Tribulação? Por Bispo José Ildo Swartele de Mello Introdução   Os adeptos da teoria pré-tribulacionista ensinam que a Segunda Vinda de Cristo se desdobrará em duas etapas, separadas por um período de sete anos conhecido como A Grande Tribulação. De acordo com esta visão, a primeira etapa consistirá em uma vinda silenciosa e secreta de Cristo para arrebatar os fiéis da Igreja antes da Grande Tribulação, enquanto a segunda etapa envolverá uma vinda gloriosa e visível de Cristo após esse período tumultuado. Eles procuram fundamentar essa crença principalmente em textos como 1 Tessalonicenses 4:16-17, que descreve o arrebatamento dos crentes vivos "nos ares", e Apocalipse 3:10, que menciona a preservação da igreja da "hora da provação que virá sobre todo o mundo".   Os pré-tribulacionistas sustentam que Deus não permitirá que a Igreja sofra durante a Grande Tribulação. No entanto, não há nenhum versículo bíblico explícito que afirme que a Igre

Os cinco aspectos do chamado de Levi e as características de uma verdade...

1. O Chamado para os pecadores Este texto conta a historia de Jesus chamando o publicano Levi para se tornar seu discípulo. Publicanos tinham a fama de corruptos. Jesus chama os pecadores! (v.32) Ele veio buscar e salvar o perdido. Há salvação para os pecadores. A simpatia de Jesus pelos pecadores era admirável. Era visto constantemente na presença de pecadores. Era criticado por isto. Ilustração: Carmem, da IMel do aeroporto, ficou impactada ao ver um  bêbado entrando gritando no ônibus e causando confusão. O Cobrador falou em alta voz que ele precisava de Jesus. O bêbado respondeu dizendo: "Pra mim não tem mais jeito". O cobrador falou: : "Tem jeito sim, eu era igualzinho a você e Jesus me transformou. Cântico: Só o poder de Deus, pode mudar teu ser, a prova que eu lhe dou, Ele mudou o meu." A conversão de Levi pode ter impactado positivamente a vida do publicano Zaqueu, abrindo portas para sua conversão. 2. O chamado é para o arrependimento Arrependi

Base Bíblia da Oração de Francisco de Assis

Base Bíblia da Oração de Francisco de Assis Por Bispo Ildo Mello Ainda que não seja de sua autoria, esta oração exprime bem o ideal de vida de Francisco de Assis, que inspirou-se no exemplo de nosso Senhor Jesus Cristo que não veio para ser servido mas para servir. Não trata-se aqui do esforço humano para alcançar a Deus, mas do resultado de uma vida que foi alcançada pela graça de Deus através de Cristo Jesus! Oração de Francisco de Assis Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz. (Is 52.7; Mt 5.9) Onde houver ódio, que eu leve o amor; (Mt 5.44; Rm 12.20-21) Onde houver ofensa, que eu leve o perdão; (Lc 6.29; 23.34; Ef 4.32) Onde houver discórdia, que eu leve a união; (1Co 1.10; Fp 2.14) Onde houver dúvida, que eu leve a fé; (Ts 1.3; Tg 1.6-8) Onde houver erro, que eu leve a verdade; (Jo 8.32; 14.6; Tg 5.19-20) Onde houver desespero, que eu leve a esperança; (Gn 49.18; Sl 31.24; 33.20; Rm 15.13; 1Ts 1.3; Fp 1.20) Onde houver tristeza, que eu leve a alegria; (At 1