Pular para o conteúdo principal

Livro de Êxodo com Dr. John Oswalt - Palestra 1 sobre Libertação


Transcrição da Primeira Palestra do Dr. John Oswalt: "Êxodo - A Libertação"

 

Podemos nos perguntar por que estudamos um livro do Antigo Testamento. Afinal, somos cristãos, não somos? Mas o fato é que a Bíblia é um único livro. Não são dois livros, como se fosse um precursor judaico. Não, não é assim. Não é como se tivéssemos o Antigo Testamento, e depois o Novo Testamento, que seria o verdadeiro livro cristão. Não é isso. Toda a Bíblia é a palavra de Deus, e o Deus do Antigo Testamento é o mesmo Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. O que o Antigo Testamento faz é nos dar as perguntas que o Novo Testamento responde. Por exemplo, Jesus é a resposta, mas qual é a pergunta? Muitos diriam que a pergunta é: “Como meus pecados podem ser perdoados e eu ir para o céu?” Mas essa não é a pergunta que o Antigo Testamento está fazendo. A pergunta do Antigo Testamento é: “Como um ser humano pecador pode viver com um Deus santo?” E Jesus responde a essa pergunta. Jesus nos mostra como podemos ser como Deus, carregando o seu caráter. Portanto, precisamos do Antigo Testamento para entender quem Deus é e qual é o seu propósito para nós.

 

Isso responde à pergunta de por que devemos estudar o Antigo Testamento. Mas por que o livro de Êxodo? Gênesis nos conta a história dos começos. Gênesis nos diz o que Deus pretendia e depois qual foi o problema que surgiu. Gênesis também delineia a solução para esse problema, e Êxodo preenche o quadro da solução, nos dando uma teologia da salvação. Se compreendermos corretamente a salvação aqui, a entenderemos corretamente no Novo Testamento. Mas, se errarmos aqui, podemos errar também no Novo Testamento.

 

O título do livro em grego é “Êxodo”, que significa “o caminho para fora”. Mas o caminho para fora do Egito já está concluído no capítulo 15. Então, o que mais encontramos depois do capítulo 15? Há uma revelação do caráter e da natureza de Deus. Eles não conheciam realmente quem era esse Deus que os libertou, e essa revelação vem na forma de uma aliança. Mas a aliança é concluída no capítulo 24. Então, se o problema deles não era o cativeiro, e se o problema deles não era a ignorância teológica, qual era o problema? Isso é o que vemos nos últimos 16 capítulos do livro. O problema é a alienação de Deus. Então, nosso problema como seres humanos envolve cativeiro ao pecado? Sim. Envolve não saber quem Deus é? Sim. Mas o problema real da humanidade é que estamos separados da fonte da vida.

 

No restante desta palestra, então, queremos falar sobre esse primeiro problema: a libertação do cativeiro. Isso está nos capítulos 1 a 15. Podemos delinear esses capítulos da seguinte forma, e você vê o delineamento na tela diante de você: primeiro, no capítulo 1, temos a necessidade de libertação. Depois, nos capítulos 2 a 4, a preparação do libertador. E, no restante do capítulo 4 e nos capítulos 5 e 6, a oferta de libertação. Depois, os meios de libertação aparecem nos capítulos 7 a 11, que são as pragas, se você se lembra. Finalmente, então, nos capítulos 12 a 15, temos os eventos de libertação.

 

Então, começamos olhando para a necessidade de libertação. Quando olhamos para o primeiro capítulo, vemos que estão retomando a história de Gênesis. Estes são os descendentes de um homem chamado Jacó. Quem é este homem? Ele é um homem a quem Deus fez grandes promessas. Foi sobre isso que o livro de Gênesis tratou: a promessa de uma terra e de um povo. Deus tem um problema: Ele pode cumprir suas promessas? Então, esse é o “quem” - Jacó e Deus. A segunda questão é “o que”. Qual é exatamente o problema? Há um problema de opressão, mas ainda mais sério que isso é o problema do genocídio. O faraó está tentando destruir essas pessoas. Então, aqui está o problema: Deus pode cumprir suas promessas a essas pessoas, dar-lhes uma terra e fazer deles um povo? Vemos uma pequena dica de sua capacidade de fazer isso nas parteiras. Deus trabalhará através de pessoas fiéis para salvar o mundo.

 

Então, vemos nos capítulos 2 a 4 a preparação do libertador, e isso começa com a providência de Deus. Como esse bebê sobrevive? Através de uma combinação da fidelidade de sua mãe e da ousadia de acreditar que Deus, de alguma forma, realizará um milagre. Esta criança é criada e treinada pelo inimigo. Deus é muito econômico; Ele usará qualquer meio possível para alcançar seu objetivo. Mas então vemos o fracasso de Moisés. Moisés viu o que estava acontecendo com seu povo e foi movido de compaixão por eles, então ele pensou que os salvaria um de cada vez, sem nenhum custo para si mesmo. Isso nunca é possível. Moisés não perguntou a Deus como Ele planejava salvar seu povo; ele desenvolveu seus próprios meios para fazer isso, e isso nunca funciona. Então, ele foge, e parece que a cuidadosa preparação de Deus foi em vão. Mas isso não leva em conta o caráter de Deus. Se você tiver uma Bíblia aí, por favor, vire para os versículos 23 a 25 do capítulo 2. Você poderia lê-los, por favor? Sim. Deus ouviu seus gemidos, lembrou-se de sua aliança, olhou para eles e os conheceu. Este é o Deus vivo que ouve e se lembra. Ele olha e conhece.

 

Portanto, mesmo que o libertador aparentemente tenha falhado, o caráter de Deus exige que, de alguma forma, essa libertação ocorra. O inimigo lhe dirá que Deus não se importa com sua situação. Ele sabe, e Ele se importa, e Ele manterá suas promessas. Então, o que precisa acontecer? Deus precisa chamar a atenção de Moisés e levá-lo a tentar novamente, mas agora do jeito de Deus. Acho que a sarça ardente estava diretamente relacionada ao que Moisés estava pensando. Moisés estava ouvindo o inimigo. Acho que ele pensava: “Se você se entregar a Deus, Ele vai consumi-lo, e você não será nada além de cinzas.” Mas Moisés viu essa sarça, que estava em chamas para Deus, mas não era consumida. E então Deus disse a ele: “Estou muito preocupado com meu povo, então vou enviar você.” E Moisés levantou uma série de objeções, todas focadas em sua inadequação, ignorância, fraqueza e incapacidade. E Deus respondeu a cada uma dessas objeções referindo-se a si mesmo: não é a inadequação de Moisés, mas a presença de Deus; não é a ignorância de Moisés, mas a pessoa de Deus.

 

Moisés disse: “Eu não conheço o seu nome.” E o que Deus revelou a ele foi muito mais do que apenas um rótulo; foi o caráter de quem existe antes de todas as coisas e através de todas as coisas. Moisés disse: “Bem, eu não posso convencê-los, eles não acreditarão em mim.” E Deus mostrou seu poder novamente, com a ilustração poderosa do que está na sua mão. “Oh, isso é meu cajado de pastor.” E Deus disse: “Não, é uma serpente.” Há todo um sermão aí: se você segurar o que está na sua mão, isso pode destruí-lo. Da mesma forma, o sinal da lepra: “Oh, Deus, eu não posso ir ao Egito, eu tenho lepra.” E Deus disse: “Coloque sua mão de volta em seu manto, e ela está limpa.” Se você tocar as pessoas com seu próprio poder, você as contaminará, mas o poder de Deus pode nos tornar limpos. Finalmente, Moisés, desesperado, disse: “Bem, eu não sei falar muito bem.” E Deus, um pouco exasperado, disse: “Já chamei seu irmão Arão, e ambos sabemos que ele não tem problema para falar.” E assim, finalmente, Moisés aceitou.

 

É muito interessante para mim que não temos uma grande rendição emocional aqui. A questão não é se você tem uma grande reação emocional; a questão é se você vai obedecer a Deus. E assim, Moisés disse a seu sogro: “Eu preciso voltar ao Egito.” Moisés e Arão foram e mostraram os milagres de Deus, e o povo respondeu muito positivamente: “Isso é maravilhoso! Deus vai nos libertar! Ele é um Deus que faz milagres!” Mas então o faraó disse: “Quem é Yahweh? Eu não o conheço.” Esse é o verdadeiro problema que está surgindo aqui: quem é este Yahweh afinal? E, como o faraó não acredita que exista tal Deus, então o povo deve ter inventado isso para tentar sair do trabalho. Muitas vezes isso acontece no mundo. Um mundo que não conhece e não reconhece Deus criará desculpas. Assim, vemos os supervisores hebreus indo até o faraó, querendo que ele alivie suas cargas, e ele, é claro, recusa. Eles encontram Moisés e Arão na saída e dizem: “Vocês nos fizeram feder ao faraó!” Então, Moisés e Arão voltam ao povo e dizem: “Vai ficar tudo bem, continuem acreditando”, mas o povo não quer mais ouvir.

 

Então, o problema da salvação é de duas faces: o povo tem um problema, mas Deus também tem um problema. A questão da salvação é: quem é Deus? Ele tem o poder? Ele tem a vontade? E isso é o que vai ser demonstrado para nós nos capítulos 7 a 11. Eu costumava me perguntar por que há tantas pragas. Se o objetivo é tirar o povo do Egito, uma grande praga certamente teria feito o trabalho. Mas, em vez disso, temos todas essas pragas. Por quê? Porque o verdadeiro propósito aqui é demonstrar quem Deus é, em contraste com os deuses egípcios. Temos que lembrar que, por 400 anos, o povo hebreu viveu em um ambiente totalmente pagão. Tudo o que aprenderam sobre a realidade está errado, e é baseado em um erro fundamental, que é característico da religião falsa em todo o mundo: a ideia de que este mundo é divino. Todos os outros erros do paganismo derivam dessa ideia. Se este mundo é divino, então todas as forças nele são divinas, e há muitos deuses. Se este mundo é Deus, eu posso manipular este mundo, e, ao fazer isso, influenciar os deuses. Qual é o objetivo da vida? É manipular este mundo para suprir minhas necessidades. Isso é o que a idolatria é, em essência. Você não precisa ter uma pequena estátua para ser um idólatra. Se você está adorando as forças deste mundo, tentando satisfazer suas necessidades através delas, você é um idólatra. E Deus precisava mostrar ao povo hebreu e aos egípcios que isso não é verdade. Eles precisavam saber: “Eu sou.”

 

O que esse nome nos diz? Ele é um ser que existe em si mesmo, sem depender de nada mais. Ele não é parte deste mundo, e isso é o que Deus está tentando mostrar através das pragas. Ele conhece nossas necessidades melhor do que nós, e quer supri-las. Ele o fará se confiarmos nele, acreditarmos nele e obedecermos a ele. É isso que deu errado no Jardim do Éden. Adão e Eva não confiaram em Deus, então não acreditaram nele quando ele disse que morreriam. E assim, eles não o obedeceram quando ele disse: “Não comam daquela árvore.” Deus diz várias vezes nestes capítulos: “Então vocês saberão que eu sou Yahweh.” E é isso que Deus quer para você e para mim. Ele quer que saibamos quem ele é, mas ele também quer que o conheçamos pessoalmente.

 

Essas pragas são um ataque aos deuses do Egito. Os egípcios pensavam que esses vários elementos poderiam dar vida. Deus diz: “Qualquer coisa em que você confie, em vez de mim, para lhe dar vida, na verdade trará morte.” Não é por acaso que a primeira praga é sobre o Nilo, porque os egípcios adoravam a Mãe Nilo, que lhes dava um novo nascimento todos os anos. E Deus mostra a eles que o Nilo, em si mesmo, é sangue. Os egípcios adoravam rãs porque as rãs tinham a capacidade de viver em dois mundos. Eles estavam muito preocupados com isso, porque a vida no Egito era maravilhosa, e eles tinham medo de que a vida no próximo mundo não fosse tão boa. Essa é a mesma razão pela qual adoravam moscas, porque as moscas podiam trazer vida a partir de coisas mortas. Assim por diante, adoravam animais por causa do poder do touro e do carneiro. E Deus mostra a eles que, em si mesmos, nenhum desses seres tem vida; eles são morte. E finalmente há o sol em si. Todos os dias do ano, o sol nascia e cruzava majestosamente o céu, dando vida. E Deus diz: “Eu posso apagar o sol. Ele é sujeito à minha voz.” E finalmente, é claro, há a vida em si. Mesmo a vida em si não é vida sem a mão de Deus.

 

É interessante que o povo judeu continuava pedindo sinais a Jesus. Esse é o termo usado para as pragas: sinais. E Jesus fez sinais. De fato, ele inverteu tudo. As coisas que este mundo pensa que trazem morte, Jesus mostrou que ele tem o poder de transformar em vida. A natureza fora de controle, ele pode trazer vida. Mesmo o demoníaco, ele pode usar para trazer vida. E, claro, no final, ele pode transformar a morte em vida.

 

Então, a pergunta é: quem é Deus? Finalmente, o faraó não admite que Yahweh é Deus, mas ele admite que foi derrotado. O deus deste mundo não admitirá quem Deus é, mas ele pode ser derrotado.

 

Então, chegamos aos eventos da libertação. Há duas partes principais aqui. A primeira é a celebração da Páscoa, e a segunda é a travessia do Mar Vermelho. Mais uma vez, se o objetivo é apenas tirar o povo do Egito, por que dedicar dois capítulos à celebração da Páscoa? E acho que a resposta é que estamos apontando para o futuro. A questão real aqui não é o cativeiro no Egito; a questão real é o anjo da morte, porque é isso que a Páscoa realmente trata: a vitória sobre a morte.

 

Desde o Jardim do Éden, a morte reinou. Agora, Deus não pode simplesmente ignorar isso e fingir que podemos esquecer. Este é um mundo de causa e efeito que Deus criou, e a Bíblia diz: “A alma que pecar, essa morrerá.” É como dizer: “Se você pegar um fio elétrico vivo, você morrerá.” Não podemos dizer: “Oh, bem, eu não entendi realmente o que estava acontecendo, então vamos esquecer isso.” Isso não funciona. O que deve ser feito sobre o reinado da morte no mundo? Algo ou alguém terá que morrer no lugar dos demais. E é isso que a celebração da Páscoa está apontando. Não é coincidência que a última ceia tenha ocorrido em conexão com a Páscoa. Ao mesmo tempo, a cerimônia da Páscoa levanta questões: pode um cordeiro morrer pelos meus pecados? O profeta Miquéias diria: “Poderia meu próprio filho morrer pelos meus pecados?” E a resposta é obviamente não. Então, ano após ano, o povo de Deus estava dizendo: “Alguém tem que morrer, mas quem é?” E a tragédia é que, quando ele veio, eles não o reconheceram.

 

Agora, a jornada do Egito a Canaã ao longo da estrada costeira leva cerca de 11 dias. E, pelo texto bíblico, parece que começaram a ir por esse caminho, mas Deus os fez dar a volta e os levou por um caminho mais longo. Por que ele faria isso? Eles poderiam ter evitado o Mar Vermelho se tivessem seguido pela estrada costeira. Mas Deus os leva a uma situação em que se deparam com uma água intransponível. Alguma vez Deus já levou você pelo caminho mais longo? Ele já me levou. E ele faz isso para demonstrar a nós, como fez aos hebreus, o seu poder. Se você teve sucesso a vida inteira por suas próprias forças, é digno de pena. É quando chegamos ao fim de nós mesmos e reconhecemos que não podemos fazer isso sem Deus, que descobrimos a maior verdade de todas.

 

Parece que pelo menos uma pessoa aprendeu as lições das pragas. Aqui estão eles, com o maior exército de carros do mundo naquela época, vindo em sua direção, e suas costas estão voltadas para uma água que não podem cruzar. E as pessoas começam a fazer o que farão bem pelos próximos 40 anos: dizer: “Você nos trouxe aqui para nos matar!” E Moisés diz: “Fiquem quietos e vejam o que Deus vai fazer.” Agora, é interessante para mim que não há evidências de que Deus tenha dito a Moisés o que ele vai fazer. Olhando da perspectiva humana, esta é uma situação desesperadora. Mas Moisés aprendeu algo sobre quem Yahweh é, e Yahweh não precisa dizer a Moisés o que ele está planejando fazer para que Moisés acredite de qualquer maneira.

 

Agora, muitos estudiosos bíblicos dirão: “Oh, isso realmente não aconteceu. É apenas uma bela história para ilustrar a fé em Deus.” Mas isso não entende um ponto essencial da revelação bíblica. Na Bíblia, Deus se revela em eventos únicos no tempo e no espaço. Nos mitos, os deuses são revelados nos grandes ciclos recorrentes da natureza. Mas o Deus da Bíblia está fora deste mundo, e ele intervém nos eventos de tempo e espaço que nunca aconteceram antes e nunca acontecerão novamente para revelar quem ele é. Lembre-se do que Paulo, o apóstolo, diz quando ele diz: “Se Cristo não ressuscitou, somos de todos os homens os mais dignos de pena.” Porque acreditamos em uma mentira. Como sabemos que Deus derrotou a morte? Porque o túmulo está vazio. A verdade espiritual é ensinada nas realidades da história. A ressurreição de Cristo não é algo novo. Este é o tipo de coisa que Deus tem feito o tempo todo. Este é o grande clímax.

 

Agora, os cineastas às vezes retratam as pessoas caminhando entre paredes de água com cem metros de altura. Não sei se aconteceu assim, mas sei disso: uma água que era profunda demais para qualquer um cruzar, de alguma forma se dividiu, e eles atravessaram a seco.

 

Isso nos traz ao fim dessa primeira divisão: a libertação do cativeiro. Quero falar com vocês sobre o que aprendemos sobre a salvação até agora. Qual é a necessidade de salvação? Precisamos ser salvos, mas Deus também precisa nos salvar para cumprir suas promessas e provar seu caráter. E qual é a causa da salvação? A causa da salvação é a auto-revelação de Deus. Deus nos mostra quem ele é e, ao nos mostrar, nos salva. E qual é o propósito da salvação? Lembre-se do que eu disse no começo: é muito fácil para nós dizer: “Ah, a salvação é para que meus pecados possam ser perdoados e eu possa ir para o céu.” Mas o propósito da salvação é que possamos conhecê-lo, conhecê-lo pessoalmente. Não apenas saber sobre ele, mas ter esse reconhecimento pessoal, como vimos no exemplo de Moisés.

 

Agora, então, você vê pontos de interrogação na expressão da salvação e no objetivo dela. Vamos responder a essas questões nas próximas palestras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Igreja passa pela Grande Tribulação?

A Igreja passa pela Grande Tribulação? Por Bispo José Ildo Swartele de Mello Introdução   Os adeptos da teoria pré-tribulacionista ensinam que a Segunda Vinda de Cristo se desdobrará em duas etapas, separadas por um período de sete anos conhecido como A Grande Tribulação. De acordo com esta visão, a primeira etapa consistirá em uma vinda silenciosa e secreta de Cristo para arrebatar os fiéis da Igreja antes da Grande Tribulação, enquanto a segunda etapa envolverá uma vinda gloriosa e visível de Cristo após esse período tumultuado. Eles procuram fundamentar essa crença principalmente em textos como 1 Tessalonicenses 4:16-17, que descreve o arrebatamento dos crentes vivos "nos ares", e Apocalipse 3:10, que menciona a preservação da igreja da "hora da provação que virá sobre todo o mundo".   Os pré-tribulacionistas sustentam que Deus não permitirá que a Igreja sofra durante a Grande Tribulação. No entanto, não há nenhum versículo bíblico explícito que afirme que a Igre

Os cinco aspectos do chamado de Levi e as características de uma verdade...

1. O Chamado para os pecadores Este texto conta a historia de Jesus chamando o publicano Levi para se tornar seu discípulo. Publicanos tinham a fama de corruptos. Jesus chama os pecadores! (v.32) Ele veio buscar e salvar o perdido. Há salvação para os pecadores. A simpatia de Jesus pelos pecadores era admirável. Era visto constantemente na presença de pecadores. Era criticado por isto. Ilustração: Carmem, da IMel do aeroporto, ficou impactada ao ver um  bêbado entrando gritando no ônibus e causando confusão. O Cobrador falou em alta voz que ele precisava de Jesus. O bêbado respondeu dizendo: "Pra mim não tem mais jeito". O cobrador falou: : "Tem jeito sim, eu era igualzinho a você e Jesus me transformou. Cântico: Só o poder de Deus, pode mudar teu ser, a prova que eu lhe dou, Ele mudou o meu." A conversão de Levi pode ter impactado positivamente a vida do publicano Zaqueu, abrindo portas para sua conversão. 2. O chamado é para o arrependimento Arrependi

Base Bíblia da Oração de Francisco de Assis

Base Bíblia da Oração de Francisco de Assis Por Bispo Ildo Mello Ainda que não seja de sua autoria, esta oração exprime bem o ideal de vida de Francisco de Assis, que inspirou-se no exemplo de nosso Senhor Jesus Cristo que não veio para ser servido mas para servir. Não trata-se aqui do esforço humano para alcançar a Deus, mas do resultado de uma vida que foi alcançada pela graça de Deus através de Cristo Jesus! Oração de Francisco de Assis Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz. (Is 52.7; Mt 5.9) Onde houver ódio, que eu leve o amor; (Mt 5.44; Rm 12.20-21) Onde houver ofensa, que eu leve o perdão; (Lc 6.29; 23.34; Ef 4.32) Onde houver discórdia, que eu leve a união; (1Co 1.10; Fp 2.14) Onde houver dúvida, que eu leve a fé; (Ts 1.3; Tg 1.6-8) Onde houver erro, que eu leve a verdade; (Jo 8.32; 14.6; Tg 5.19-20) Onde houver desespero, que eu leve a esperança; (Gn 49.18; Sl 31.24; 33.20; Rm 15.13; 1Ts 1.3; Fp 1.20) Onde houver tristeza, que eu leve a alegria; (At 1