Pular para o conteúdo principal

Se a Tua presença não for conosco, não nos faça subir deste lugar!


A Presença Divina: O Verdadeiro Tesouro da Salvação




Desde o Éden, a narrativa da humanidade tem sido marcada pela busca de Deus em restaurar Sua presença junto ao homem. No princípio, Deus caminhava com o ser humano no jardim (Gn 3.8), mas o pecado causou uma dolorosa separação, levando Adão e Eva a se esconderem de Seu Criador (Gn 3.10). Ainda assim, Deus, em Sua misericórdia, não abandonou o homem. Ele procurou Adão e Eva e, em vez de deixá-los expostos em sua vergonha, providenciou vestes de peles para cobri-los (Gn 3.21). Se Adão e Eva choraram ao serem expulsos do paraíso, podemos imaginar que Deus também partilhou dessa dor, pois Seu desejo sempre foi estar em íntima comunhão com Suas criaturas.

Essa busca divina pela restauração da comunhão continua ao longo de toda a Escritura. Em Levítico, Deus reafirma Seu desejo de proximidade ao declarar: "Andarei entre vocês e serei o seu Deus, e vocês serão o meu povo" (Lv 26.12). No Novo Testamento, ao escolher os doze discípulos, Jesus não os chamou primeiramente para realizar grandes obras, mas "para estarem com Ele" (Mc 3.14). Isso revela a prioridade de Deus: relacionamento. O apóstolo Paulo lembra aos crentes que eles são "templo de Deus" (1 Co 3.16), uma verdade que culminará no futuro, quando a redenção será plenamente consumada e Deus habitará com os homens: "Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais ele viverá" (Ap 21.3).
A mensagem das Escrituras é clara: Deus não apenas deseja nos salvar do pecado, mas restaurar nossa comunhão com Ele, trazendo-nos de volta à Sua presença.

A Importância da Presença de Deus

A presença de Deus é o centro da vida plena e significativa. Em Êxodo 33:15, Moisés faz um pedido que expressa sua compreensão da importância da presença divina: "Se a tua presença não for conosco, não nos faça subir deste lugar." Moisés sabia que, sem a presença de Deus, nenhuma vitória, nenhum território ou promessa cumprida teria valor real. Sua oração é um lembrete poderoso de que a essência da salvação não é meramente ser liberto de algo, mas ser liberto para algo — para uma comunhão contínua e viva com Deus.

Essa mesma verdade é ecoada na oração do apóstolo Paulo em Efésios 3. Ele ora para que os crentes compreendam a "largura, comprimento, altura e profundidade" do amor de Cristo, para que sejam "cheios de toda a plenitude de Deus" (Ef 3.18-19). O objetivo último da salvação é experimentar essa plenitude, essa comunhão profunda e transformadora com Deus.

Mas por que Moisés fez esse clamor desesperado por Deus? Aqui está o contexto: após o pecado do bezerro de ouro em Êxodo 32, Deus disse que não caminharia mais com o povo diretamente. Ele estava irado por sua teimosia e desobediência. Em vez disso, Deus disse a Moisés que enviaria um anjo para guiar o povo à Terra Prometida (Êx 33.2-3). Essa decisão de Deus foi, na verdade, uma expressão de misericórdia. Deus, sabendo da santidade de Sua própria presença, disse que se estivesse com o povo teimoso, Ele poderia destruí-los devido à gravidade de seus pecados.

O envio de um anjo parecia ser uma solução intermediária: o povo ainda alcançaria Canaã, mas sem o risco constante de ser consumido pela santidade de Deus. Entretanto, Moisés, entendendo que a terra, as bênçãos e as conquistas não seriam suficientes sem a presença do próprio Deus, intercedeu. Ele sabia que nada poderia substituir a comunhão pessoal com o Senhor. O anjo, apesar de poderoso, não era suficiente. O verdadeiro tesouro era a presença de Deus.

O Tabernáculo como Símbolo da Presença de Deus

Do capítulo 25 até o fim de Êxodo, vemos a construção do tabernáculo. Para muitos, essa descrição detalhada pode parecer repetitiva, mas ela revela a seriedade com que Deus trata o assunto de habitar no meio do Seu povo. O tabernáculo era um símbolo visível da presença de Deus com Israel, algo que transcendia o simples cumprimento das promessas de uma terra. Era o lugar onde o povo poderia encontrar Deus, e Ele poderia habitar entre eles.

Assim como um casal de noivos revisa cuidadosamente cada detalhe de sua futura casa com alegria e expectativa, Deus também se deleita em planejar Sua morada entre o povo. Cada detalhe do tabernáculo era importante, pois representava os meios pelos quais Deus poderia se aproximar de Seu povo sem comprometer Sua santidade.

Como o próprio Deus disse em Êxodo 19:4: "Eu os trouxe para perto de mim." O propósito de Deus não era apenas libertar Israel do Egito, mas trazê-los para a intimidade com Ele. A construção do tabernáculo apontava para esse relacionamento restaurado. Mais tarde, no Novo Testamento, Jesus encarnaria essa verdade de forma plena, sendo o verdadeiro "tabernáculo" de Deus entre os homens (João 1:14).
A Proximidade com Deus Transforma

A verdadeira salvação não se resume a ser liberto do pecado, mas a ser restaurado para a comunhão plena com Deus. Em Gênesis 17:1, Deus ordena a Abraão: "Anda na minha presença e sê perfeito." A transformação para a perfeição não vem de nós mesmos, mas ao andar na presença de Deus. É na comunhão diária e íntima com o Senhor que somos moldados, dia após dia, para refletir a santidade de Deus.

Assim como as ovelhas seguem seu pastor, somos chamados a caminhar com Deus em confiança e obediência. O pastor guia, protege e supre suas ovelhas. Da mesma forma, é na presença de Deus que encontramos orientação, segurança e sustento espiritual.

O apóstolo João reafirma essa verdade quando define a vida eterna como "conhecer a Deus" (João 17.3). Não é apenas uma questão de escapar do inferno ou de ganhar uma terra prometida, mas de restaurar o relacionamento com o Criador. Esse é o verdadeiro propósito da salvação.

A Presença de Deus na Igreja Hoje

Hoje, o tabernáculo de Deus não é mais uma tenda física no deserto, mas a própria Igreja, o Corpo de Cristo. Paulo afirma em 1 Coríntios 6:19 que nós, como crentes, somos o templo do Espírito Santo. Deus habita em nós, e onde dois ou três estão reunidos em Seu nome, ali Ele está (Mateus 18.20).
A comunhão dos santos é onde Deus manifesta Sua presença de maneira especial. O Espírito Santo distribui dons entre os crentes para que, juntos, possamos edificar uns aos outros e refletir a plenitude de Cristo. Cada crente tem uma função dentro do Corpo, e só na comunhão uns com os outros podemos experimentar a totalidade da presença de Deus.

Por isso, é fundamental não apenas sermos cristãos individuais, mas participarmos ativamente da comunidade de fé. Não basta apenas assistir cultos online ou estar isolado; é na congregação dos crentes que a ceia do Senhor, a adoração e a manifestação dos dons espirituais ocorrem de maneira completa. Cristo amou a igreja e deu Sua vida por ela, e é na comunhão que experimentamos a plenitude da vida com Deus (Efésios 5.25-27).

Conclusão

A salvação não se trata apenas de sermos libertos do pecado, mas de sermos restaurados para uma comunhão contínua com Deus. Moisés entendeu que a promessa da terra não seria suficiente sem a presença de Deus. O verdadeiro objetivo da nossa jornada espiritual é caminhar com o Senhor e experimentar Sua presença transformadora em nossas vidas.

Somos chamados, como Abraão, a andar na presença de Deus e sermos aperfeiçoados. A igreja, como o tabernáculo moderno, é o lugar onde essa presença se manifesta de maneira especial. Que possamos buscar essa comunhão com Deus, sabendo que Sua presença é o nosso verdadeiro tesouro. Como o apóstolo Paulo orou, que possamos ser "cheios de toda a plenitude de Deus" (Ef 3.19), experimentando diariamente o amor e a graça de nosso Pai Celestial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Igreja passa pela Grande Tribulação?

A Igreja passa pela Grande Tribulação? Por Bispo José Ildo Swartele de Mello Introdução   Os adeptos da teoria pré-tribulacionista ensinam que a Segunda Vinda de Cristo se desdobrará em duas etapas, separadas por um período de sete anos conhecido como A Grande Tribulação. De acordo com esta visão, a primeira etapa consistirá em uma vinda silenciosa e secreta de Cristo para arrebatar os fiéis da Igreja antes da Grande Tribulação, enquanto a segunda etapa envolverá uma vinda gloriosa e visível de Cristo após esse período tumultuado. Eles procuram fundamentar essa crença principalmente em textos como 1 Tessalonicenses 4:16-17, que descreve o arrebatamento dos crentes vivos "nos ares", e Apocalipse 3:10, que menciona a preservação da igreja da "hora da provação que virá sobre todo o mundo".   Os pré-tribulacionistas sustentam que Deus não permitirá que a Igreja sofra durante a Grande Tribulação. No entanto, não há nenhum versículo bíblico explícito que afirme que a Igre

Os cinco aspectos do chamado de Levi e as características de uma verdade...

1. O Chamado para os pecadores Este texto conta a historia de Jesus chamando o publicano Levi para se tornar seu discípulo. Publicanos tinham a fama de corruptos. Jesus chama os pecadores! (v.32) Ele veio buscar e salvar o perdido. Há salvação para os pecadores. A simpatia de Jesus pelos pecadores era admirável. Era visto constantemente na presença de pecadores. Era criticado por isto. Ilustração: Carmem, da IMel do aeroporto, ficou impactada ao ver um  bêbado entrando gritando no ônibus e causando confusão. O Cobrador falou em alta voz que ele precisava de Jesus. O bêbado respondeu dizendo: "Pra mim não tem mais jeito". O cobrador falou: : "Tem jeito sim, eu era igualzinho a você e Jesus me transformou. Cântico: Só o poder de Deus, pode mudar teu ser, a prova que eu lhe dou, Ele mudou o meu." A conversão de Levi pode ter impactado positivamente a vida do publicano Zaqueu, abrindo portas para sua conversão. 2. O chamado é para o arrependimento Arrependi

Base Bíblia da Oração de Francisco de Assis

Base Bíblia da Oração de Francisco de Assis Por Bispo Ildo Mello Ainda que não seja de sua autoria, esta oração exprime bem o ideal de vida de Francisco de Assis, que inspirou-se no exemplo de nosso Senhor Jesus Cristo que não veio para ser servido mas para servir. Não trata-se aqui do esforço humano para alcançar a Deus, mas do resultado de uma vida que foi alcançada pela graça de Deus através de Cristo Jesus! Oração de Francisco de Assis Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz. (Is 52.7; Mt 5.9) Onde houver ódio, que eu leve o amor; (Mt 5.44; Rm 12.20-21) Onde houver ofensa, que eu leve o perdão; (Lc 6.29; 23.34; Ef 4.32) Onde houver discórdia, que eu leve a união; (1Co 1.10; Fp 2.14) Onde houver dúvida, que eu leve a fé; (Ts 1.3; Tg 1.6-8) Onde houver erro, que eu leve a verdade; (Jo 8.32; 14.6; Tg 5.19-20) Onde houver desespero, que eu leve a esperança; (Gn 49.18; Sl 31.24; 33.20; Rm 15.13; 1Ts 1.3; Fp 1.20) Onde houver tristeza, que eu leve a alegria; (At 1