Pular para o conteúdo principal

Jesus realmente disse que só a caridade salva?

Andam dizendo por aí que Jesus teria dito que só a caridade salva. Será? Qual é o ensino bíblico a este respeito? Pemita-me tentar esclarecer esta importante questão.

Primeiramente, é preciso reconhecer que Jesus jamais afirmou que "só a caridade salva". Não há registro disto na Bíblia. Pelo contrário, Jesus afirmou ser Ele o único caminho para a salvação eterna (João 14.6) e na Bíblia ainda lemos: "E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos" (Atos 4:12).

Além disto, precisamos compreender o que é que Jesus entende por caridade. A caridade é muito mais do que a prática de boas ações. Jesus a define como amar a Deus sobre todas as coisas, de todo o coração, com toda a sua alma e com todo o entendimento e ao próximo como a si mesmo (Mateus 22.36-38).

O problema não reside na caridade em si, mas em nós mesmos, por sermos pecadores, de modo que não conseguimos praticar a caridade de modo pleno e devido (Tiago 2.10 e Romanos 3.23; 6.23). Se as pessoas pudessem se salvar através das boas obras, Cristo não precisaria ter morrido na cruz para expiação dos pecados. E não precisaríamos dele como O Cordeiro de Deus para tirar os pecados do mundo (João 1.29).

O Apóstolo Paulo afirmou que a salvação não se dá através das obras de caridade para não fomentar o orgulho humano, mas, sim, por intermédio da fé em Jesus Cristo. E ele conclui, ensinando que as boas obras devem acontecer como alvo da salvação e não como meio de conquistá-la (Efésios 2.8-10). Portanto, devido a nossa natureza pecaminosa, as boas obras de caridade não produzem uma religião pura, mas é a religião pura que produz as boas obras (Tiago 1.27).

A salvação não é uma construção humana, tipo torre de Babel para ascender aos céus, mas uma dádiva divina que descende do céus (Tito 3.5 e Tiago 1.17). "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3.16).

Somos salvos pelo amor de Deus e não pelo nosso. Certamente, o amor de Deus gera muitos frutos de amor em nós mesmos. Nós amamos porque primeiramente Ele nos amou (1 João 4.19).

Jesus é o Salvador, pois o seu sangue nos purifica de todo o pecado (1 João 1.7). "Se confessarmos os nossos pecados, Deus é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça" (1 João 1.9). Jesus não apenas perdoa, mas também nos capacita para a prática da caridade (João 15.5 e Gálatas 5.22). Jesus é o caminho da salvação e a fonte de toda a perfeita caridade, que é a fé que atua pelo amor (Gálatas 5.6).

Espero com isto ter contribuído para o entendimento do devido lugar da caridade na vida cristã, não como um meio de salvação, mas como produto e alvo de nossa salvação em Cristo.

No amor do Senhor,
Bispo José Ildo Swartele de Mello

Comentários

  1. Olá,
    Belo trabalho de pesquisa e aparentemente bem fundamentado, em partes concordo com voce. Não sou nenhum teólogo nem nenhum especialista de religião, somente uma pessoa que acha que a separação dos povos em "tipos de religação com Deus" não leva a nada e é um conflito de interesses políticos, mas enfim. O que gostaria de comentar é que também escuto falar sobre caridade, mas é algo do tipo "sem a caridade, não há salvação" e não "só a caridade salva". Essa frase é errada e quem a disse a você não tem fundamentos ou está enganado e o certo seria corrigir as pessoas quando dizem essa frase e orientá-la. EU acredito que a caridade faz parte de um conjunto de atributos para a "salvação" e neste conjunto está também a fé. Não dá para concordar que alguem que mata o proximo, mas tem fé em Deus será salvo. O conceito de caridade é (ao menos nas fontes mais acessíveis) "by Wiki: Caridade é um sentimento ou uma ação altruísta de ajuda a alguém sem busca de qualquer recompensa. A prática da caridade é notável indicador de elevação moral e uma das práticas que mais caracterizam a essência boa do ser humano, sendo, em alguns casos, chamada de ajuda humanitária. Termos afins: amor ao próximo; bondade; benevolência; indulgência; perdão; compaixão.". Daí eu concordo que para salvar voce deve "contemplar" todos os atributos do grupo "salvação" e dois deles são a caridade E fé, caso contrário, existirá uma dúvida se voce será salvo ou não.
    EU acredito que, deve existir uma "receita de bolo" para a salvação e que não é algo tão inalcansável assim, logo, se voce fizer exatamente como a receita manda o bolo será delicioso. Tá certo que alguns ingredientes podem ser difíceis de ser absorvidos pelo povo, mas cada um é cada um.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá David! Muito obrigado por compartilhar aqui o seu precioso comentário. Paulo diz que a fé que salva é aquela que atua por intermédio do amor (Gl 5.6). E Tiago diz algo semelhante quando afirma que a fé sem obras é morta. E João, em sua primeira epístola, defende que todo o verdadeiro Cristão deve amar, e quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor! O amor é produto da graça e fruto do Espírito Santo. Um grande abraço!

      Excluir
    2. Para David. Foi exatamente o que o Bispo expôs. Vc discordou dele e dei sua opinião expressando exatamente o que ele escreveu. Vc não conseguiu interpretar o que foi dito pelo Bispo? Me parece claro.

      Excluir
  2. Um pastor nunca vai dizer que a caridade e o caminho por motivos óbvios...$$$$$

    ResponderExcluir
  3. As igrejas querem puxar a sardinha para seu lado, vinculando Caridade com crenças. Nada a ver. Caridade é fato, é real. Crença é algo somente psicológico. Sem caridade, a crença é falsa.

    ResponderExcluir
  4. acho que sua interpretação da carta do apostolo Paulo está um pouco desconecta da que ele quis dizer..
    não foi ele quem disse
    "ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos , e não tivesse caridade , seria como o metal que soa e o sino que tine "

    ele alerta a todos que são oradores que nada adiante ser belo nas palavras e pobre nas ações
    se quiser posso ir mais além

    " e ainda que eu tivesse o dom da profecia e conhecesse todos os mistérios e toda ciência e ainda tivesse toda a fé , de maneira que transportasse os montes, e não tiver caridade eu nada seria "

    ResponderExcluir
  5. A discussão aqui acho que é que alguns acham que mesmo não tendo fé será salvo por praticar caridade e não é bem assim. Você pode fazer até milagres mais no juízo final não será reconhecido por Deus, pois como UMA pessoa que nuca te procurou vai ser reconhecida quendo bater na tua porta?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Igreja passa pela Grande Tribulação?

Introdução Os pré-tribulacionistas afirmam que Deus não permitirá que a Igreja sofra no período da Grande Tribulação. Mas, não existe nenhum versículo bíblico que ensine que a Igreja não passará pela Grande Tribulação e nada existe também na Bíblia sobre uma Segunda Vinda de Cristo em duas fases ou etapas, separadas por sete anos de Grande Tribulação, e também não há nada sobre um arrebatamento “secreto”, pois não há nada de secreto e silencioso nos relatos que descrevem o arrebatamento da Igreja ( 1Ts 4.16-17 ; Mt 24.31 ).  Outra incongruência deste ponto de vista é a ideia de um arrebatamento para tirar a Igreja e o Espírito Santo da Terra antes da manifestação do Anticristo. Se este fosse o caso, o Anticristo seria anti o quê?  Anticristos são falsos profetas que já atuavam no mundo nos tempos mais primitivos da Igreja.  Não devemos confundir Anticristo com a Besta ou Bestas Apocalípticas.  Todas as menções ao(s) Anticristo(s) aparecem nas epístolas joaninas e dizem respeito

Os cinco aspectos do chamado de Levi e as características de uma verdade...

1. O Chamado para os pecadores Este texto conta a historia de Jesus chamando o publicano Levi para se tornar seu discípulo. Publicanos tinham a fama de corruptos. Jesus chama os pecadores! (v.32) Ele veio buscar e salvar o perdido. Há salvação para os pecadores. A simpatia de Jesus pelos pecadores era admirável. Era visto constantemente na presença de pecadores. Era criticado por isto. Ilustração: Carmem, da IMel do aeroporto, ficou impactada ao ver um  bêbado entrando gritando no ônibus e causando confusão. O Cobrador falou em alta voz que ele precisava de Jesus. O bêbado respondeu dizendo: "Pra mim não tem mais jeito". O cobrador falou: : "Tem jeito sim, eu era igualzinho a você e Jesus me transformou. Cântico: Só o poder de Deus, pode mudar teu ser, a prova que eu lhe dou, Ele mudou o meu." A conversão de Levi pode ter impactado positivamente a vida do publicano Zaqueu, abrindo portas para sua conversão. 2. O chamado é para o arrependimento Arrependi

Base Bíblia da Oração de Francisco de Assis

Base Bíblia da Oração de Francisco de Assis Por Bispo Ildo Mello Ainda que não seja de sua autoria, esta oração exprime bem o ideal de vida de Francisco de Assis, que inspirou-se no exemplo de nosso Senhor Jesus Cristo que não veio para ser servido mas para servir. Não trata-se aqui do esforço humano para alcançar a Deus, mas do resultado de uma vida que foi alcançada pela graça de Deus através de Cristo Jesus! Oração de Francisco de Assis Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz. (Is 52.7; Mt 5.9) Onde houver ódio, que eu leve o amor; (Mt 5.44; Rm 12.20-21) Onde houver ofensa, que eu leve o perdão; (Lc 6.29; 23.34; Ef 4.32) Onde houver discórdia, que eu leve a união; (1Co 1.10; Fp 2.14) Onde houver dúvida, que eu leve a fé; (Ts 1.3; Tg 1.6-8) Onde houver erro, que eu leve a verdade; (Jo 8.32; 14.6; Tg 5.19-20) Onde houver desespero, que eu leve a esperança; (Gn 49.18; Sl 31.24; 33.20; Rm 15.13; 1Ts 1.3; Fp 1.20) Onde houver tristeza, que eu leve a alegria; (At 1