Pular para o conteúdo principal

A profecia de Isaías sobre o Natal


A profecia de Isaías sobre o Natal

"Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz" (Is 9.6).

“Um menino nos nasceu.


  • "Portanto o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, o seu nome será Emanuel” (Is 7:14).
  • “Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo” (Mt 2:2).
  • “E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra” (Mt 2:11).


Um filho se nos deu”:

  • Isaías profetizou o nascimento do menino Jesus, filho de Deus que, devido ao seu grande amor por toda a humanidade, foi dado para salvação de todos os que nele creem (Jo 3.16). 
  • Filho unigênito e amado do Pai que foi dado a todos como Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1.29).
  • "Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?" (Rm 8:32).
  • "Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça..." (Rm 3:25).
  • "Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados" (1 Jo 4:10).
  • "Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados de todo o mundo" (1 Jo 2:2).
  • "... perante Deus, nosso Salvador, que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade. Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, o qual se entregou a si mesmo como resgate por todos..." (1 Tm 2:3-6).
  • "Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens. Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente, enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo. Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras (Tt 2:11-14).

  •  

“O principado está sobre os seus ombros”:

  • Jesus é o Messias prometido; O Rei dos reis e o Senhor dos senhores (Ap 19.16)!

“E se chamará o seu nome”:

  1. Maravilhoso:  “E, chegando o sábado, começou a ensinar na sinagoga; e muitos, ouvindo-o, se admiravam, dizendo: De onde lhe vêm estas coisas? e que sabedoria é esta que lhe foi dada? e como se fazem tais maravilhas por suas mãos?” (Mc 6.2).
  2. Conselheiro: O discernimento e sabedoria de Jesus foram amplamente demonstrados nas narrativas dos Evangelhos. Ninguém jamais demonstrou tanto saber e autoridade no que dizia.  Jesus não apenas sabe o caminho, ele não apenas conhece a verdade e não é ele apenas um expert sobre as coisas da vida, pois ele próprio é o Caminho, a Verdade e a Vida (Jo 14.6)!
  3. Deus Forte: Sim, Isaías profetizou o nascimento de um menino que seria chamado de “Deus Forte”. Deus se fez carne e habitou entre nós na pessoa de Jesus e os apóstolos viram a sua glória como a do Unigênito do Pai, cheio de Graça e de Verdade (Jo 1.1-18), pois ele é a exata expressão de Deus Pai (Hb 1.3). Nele reside toda a plenitude da divindade (Cl 1.19). Jesus demonstrou seu poder acalmando tempestades, multiplicando pães e peixes, ressuscitando mortos e curando todo tipo de enfermidades. Além disto, ele mesmo ressuscitou da morte e antes de subir para os céus, proclamou possuir todo o poder sobre o céu e a terra!  Que bom que este Deus forte e único é também Deus conosco, Emanuel! 
  4. Pai da Eternidade:   "Senhor, para quem iremos nós? Só tu tens as palavras da vida eterna" (Jo 6.68). “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna” (Jo 6:47). "
  5. Príncipe da Paz: Os anjos proclamaram o nascimento de Jesus, dizendo: "Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens a quem Ele quer bem" (Lc 2.14). Jesus disse: “Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo” (Jo 14:27). Sua palavras continuam ecoando através dos séculos, chegando até nós: "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso (Mt 11:28)!
Feliz Natal!
Bispo José Ildo Swartele de Mello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Igreja passa pela Grande Tribulação?

Introdução Os pré-tribulacionistas afirmam que Deus não permitirá que a Igreja sofra no período da Grande Tribulação. Mas, não existe nenhum versículo bíblico que ensine que a Igreja não passará pela Grande Tribulação e nada existe também na Bíblia sobre uma Segunda Vinda de Cristo em duas fases ou etapas, separadas por sete anos de Grande Tribulação, e também não há nada sobre um arrebatamento “secreto”, pois não há nada de secreto e silencioso nos relatos que descrevem o arrebatamento da Igreja ( 1Ts 4.16-17 ; Mt 24.31 ).  Outra incongruência deste ponto de vista é a ideia de um arrebatamento para tirar a Igreja e o Espírito Santo da Terra antes da manifestação do Anticristo. Se este fosse o caso, o Anticristo seria anti o quê?  Anticristos são falsos profetas que já atuavam no mundo nos tempos mais primitivos da Igreja.  Não devemos confundir Anticristo com a Besta ou Bestas Apocalípticas.  Todas as menções ao(s) Anticristo(s) aparecem nas epístolas joaninas e dizem respeito

Os cinco aspectos do chamado de Levi e as características de uma verdade...

1. O Chamado para os pecadores Este texto conta a historia de Jesus chamando o publicano Levi para se tornar seu discípulo. Publicanos tinham a fama de corruptos. Jesus chama os pecadores! (v.32) Ele veio buscar e salvar o perdido. Há salvação para os pecadores. A simpatia de Jesus pelos pecadores era admirável. Era visto constantemente na presença de pecadores. Era criticado por isto. Ilustração: Carmem, da IMel do aeroporto, ficou impactada ao ver um  bêbado entrando gritando no ônibus e causando confusão. O Cobrador falou em alta voz que ele precisava de Jesus. O bêbado respondeu dizendo: "Pra mim não tem mais jeito". O cobrador falou: : "Tem jeito sim, eu era igualzinho a você e Jesus me transformou. Cântico: Só o poder de Deus, pode mudar teu ser, a prova que eu lhe dou, Ele mudou o meu." A conversão de Levi pode ter impactado positivamente a vida do publicano Zaqueu, abrindo portas para sua conversão. 2. O chamado é para o arrependimento Arrependi

Base Bíblia da Oração de Francisco de Assis

Base Bíblia da Oração de Francisco de Assis Por Bispo Ildo Mello Ainda que não seja de sua autoria, esta oração exprime bem o ideal de vida de Francisco de Assis, que inspirou-se no exemplo de nosso Senhor Jesus Cristo que não veio para ser servido mas para servir. Não trata-se aqui do esforço humano para alcançar a Deus, mas do resultado de uma vida que foi alcançada pela graça de Deus através de Cristo Jesus! Oração de Francisco de Assis Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz. (Is 52.7; Mt 5.9) Onde houver ódio, que eu leve o amor; (Mt 5.44; Rm 12.20-21) Onde houver ofensa, que eu leve o perdão; (Lc 6.29; 23.34; Ef 4.32) Onde houver discórdia, que eu leve a união; (1Co 1.10; Fp 2.14) Onde houver dúvida, que eu leve a fé; (Ts 1.3; Tg 1.6-8) Onde houver erro, que eu leve a verdade; (Jo 8.32; 14.6; Tg 5.19-20) Onde houver desespero, que eu leve a esperança; (Gn 49.18; Sl 31.24; 33.20; Rm 15.13; 1Ts 1.3; Fp 1.20) Onde houver tristeza, que eu leve a alegria; (At 1