https://youtu.be/MaTmR6bzejs
O fenômeno viral no TikTok, conhecido como “RaptureTok”, ganhou notoriedade ao espalhar a crença de que o arrebatamento, e o subsequente fim do mundo, ocorreriam em uma data específica.
Como Surgiu e do que se Trata
Toda a tendência teve origem a partir de uma previsão de um pastor sul-africano chamado Joseph Ma. Ele afirmou que, em um sonho em 2018, Jesus lhe disse que o arrebatamento aconteceria em 23 ou 24 de setembro de 2025. A partir desse relato, a data se popularizou nas redes sociais, levando muitos a acreditarem que o “arrebatamento da igreja” estava iminente.
O “RaptureTok” se tornou uma plataforma onde cristãos evangélicos online compartilham suas reações e preparativos para o que acreditam ser um evento próximo. O cerne da crença se baseia no conceito de arrebatamento, onde os crentes seriam levados ao céu antes de um período de tribulação na Terra, uma interpretação que ganha forma em uma corrente teológica específica.
O impacto do fenômeno foi dual e muito significativo, dividindo os internautas em dois grupos principais:
* Preparação e Ação: Milhões de pessoas levaram a previsão a sério, manifestando sua fé por meio de ações práticas. Vídeos mostravam indivíduos vendendo seus pertences, como carros e até mesmo animais de estimação, e criando materiais para os “não-crentes” que seriam “deixados para trás”, como Bíblias e cartões com escrituras.
* Zombaria e Crítica: Em contrapartida, a tendência foi recebida com ampla zombaria e ceticismo. A internet foi inundada com vídeos de pessoas parodiando a crença, vestindo seus pets com capacetes de papel alumínio e comparando a previsão a outras falhas históricas de fim do mundo, como o calendário maia em 2012 e o bug do milênio (Y2K). A magnitude do fenômeno foi tamanha que até mesmo o famoso dicionário Merriam-Webster participou da conversa online.
O fenômeno "RaptureTok" reflete uma escatologia distorcida e espetaculativa, que se apoia em uma leitura dispensacionalista e pré-tribulacionista da Bíblia. Essa interpretação não corresponde nem ao ensino bíblico nem à fé histórica da igreja, que compreende a volta de Cristo e o encontro com a igreja como um único e glorioso evento público.
As Escrituras afirmam que:
* A volta de Cristo será um único evento público e visível a todos:
* 1 Tessalonicenses 4:16-17 descreve o Senhor descendo do céu e a igreja sendo "arrebatada" para encontrá-lo nos ares, em um só momento glorioso.
* 1 Coríntios 15:51-52 fala de um mistério: "Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados."
* Apocalipse 1:7 declara que "todo olho o verá, até mesmo os que o trespassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele."
* Ninguém sabe o dia nem a hora desse acontecimento:
* Mateus 24:36 é a palavra clara de Jesus: "Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai."
* Mateus 25:13 reforça a necessidade de vigilância, não de especulação: "Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do Homem há de vir."
Previsões desse tipo, ao falharem, somam-se a tantas outras que já fracassaram, resultando no descrédito do evangelho. O vídeo em questão ilustra essa consequência, mostrando como a seriedade de uma verdade da fé cristã é submetida à zombaria e banalização.
O verdadeiro preparo cristão não se baseia em sensacionalismo ou especulação, mas sim em viver em santidade prática e em amor a Deus e ao próximo, como ensinou John Wesley.
* 2 Pedro 3:11-12 liga a esperança da vinda do Senhor à santificação: "Visto que todas essas coisas hão de ser assim desfeitas, que pessoas deveis ser em santo procedimento e piedade, esperando e apressando a vinda do Dia de Deus."
* Colossenses 3:1-2 orienta os crentes a se concentrarem nas coisas do alto: "Se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está, assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra."
A esperança cristã não é um espetáculo com data marcada, mas a vigilância constante de quem aguarda a vinda gloriosa de Cristo, perseverando na fé, no amor e na santificação até o fim.
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