Pular para o conteúdo principal

Três Ideias Cruciais que Diferenciam o Arminianismo do Calvinismo

A discussão entre arminianismo e calvinismo é fundamental para entender diferentes visões sobre a bondade de Deus, o problema do mal e a questão do livre-arbítrio na salvação. Baseado na resposta à décima nona pergunta do livro "Arminianismo: Perguntas Frequentes" de Roger Olson, vamos explorar três ideias cruciais que distinguem essas duas perspectivas teológicas.

A Bondade de Deus:

Arminianismo: Deus é completamente bom e justo de uma maneira que podemos entender. Sua bondade não contradiz nosso entendimento básico do que é bom e justo. Se sabemos que amar ao próximo é bom, Deus age dessa mesma forma. Ele não faz nada que viole nossa compreensão de amor e justiça. Por exemplo:
  • 1 João 4:8: "Deus é amor."
  • Mateus 7:11: "Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas dádivas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem!"
  • Tiago 1:17: "Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes."
Calvinismo: Deus é visto como bom, mas às vezes Suas ações podem parecer severas e difíceis de entender. A ideia de que Deus predestina algumas pessoas para a salvação e outras para a condenação eterna, sem considerar suas ações ou escolhas, leva à percepção de que Deus é arbitrário e injusto, o que contradiz nosso senso básico de justiça e bondade. Isso é problemático à luz de passagens como:
  • 1 Timóteo 2:4: "Deus quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade."

Vontade de Deus e o Mal no Mundo:

Arminianismo: Deus permite que as pessoas façam escolhas livres, incluindo escolhas más. Ele sabia que os humanos poderiam escolher o mal (como aconteceu com a queda de Adão e Eva), mas Ele não força ninguém a pecar. Deus poderia ter criado seres programados para sempre fazer o bem, mas isso tornaria suas expressões de amor, louvor e serviço artificiais e sem significado real. Em Sua soberania, Deus decidiu criar seres angelicais e humanos com livre-arbítrio, mesmo sabendo das possíveis consequências: pecado, crimes, doenças, guerras, fome e tristeza. É um preço alto, mas permite que muitos possam escolher amar a Deus livremente. Liberdade verdadeira implica a possibilidade de escolher o mal. Deus permite que o mal aconteça, mas Ele não o causa. Isso significa que Deus não é responsável pelo mal, mesmo permitindo que ele ocorra. Deus criou tudo perfeito; o mal é uma perversão causada pelas escolhas de seres livres. Exemplos bíblicos incluem:
  • Tiago 1:13: "Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: 'Estou sendo tentado por Deus.' Pois Deus não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta."
  • Deuteronômio 30:19: "Escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam."

Calvinismo: Deus planeja e controla tudo o que acontece, incluindo o mal. Isso significa que, de acordo com essa visão, Deus preordena todas as ações, incluindo os pecados das pessoas. Isso leva a implicações complicadas, pois faz de Deus o autor indireto do mal e da condenação, o que coloca em dúvida Sua bondade e justiça. Esta visão é difícil de conciliar com passagens como:
  • 1 João 1:5: "Deus é luz; nele não há treva alguma."

Salvação e Livre-Arbítrio:

Arminianismo: Deus oferece a salvação a todas as pessoas e dá a todos a oportunidade de aceitá-la ou rejeitá-la. Ele proporciona os meios para a salvação (como a expiação de Jesus e a graça preveniente que nos capacita a crer), mas cada pessoa deve decidir se aceita ou não. A salvação é um presente de Deus, e a aceitação desse presente é uma escolha livre do indivíduo. Passagens que ilustram isso incluem:
  • 2 Pedro 3:9: "O Senhor... não quer que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento."
  • João 3:16: "Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna."
Calvinismo: Deus decide unilateralmente quem será salvo e quem será condenado, sem considerar a resposta das pessoas. Isso implica que Deus cria algumas pessoas com o propósito de condená-las eternamente, o que levanta questões sobre a justiça e o amor de Deus. Se a salvação não depende de uma resposta humana, então a responsabilidade pessoal e o livre-arbítrio são anulados. Isso é problemático à luz de passagens como:
  • Ezequiel 18:23: "Acaso tenho eu prazer na morte do ímpio? — diz o Senhor Deus; não desejo eu, antes, que ele se converta dos seus caminhos e viva?"
  • Jeremias 13:11: "Assim como um cinto se apega à cintura de um homem, da mesma forma fiz com que toda a comunidade de Israel e toda a comunidade de Judá se apegasse a mim, para que fosse o meu povo para o meu renome, louvor e honra. Mas eles não me ouviram."
  • Mateus 23:37: "... Quantas vezes eu quis reunir os seus filhos, como a galinha reúne os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vocês não quiseram."
Essas três ideias mostram claramente como, no arminianismo, Deus respeita a liberdade humana e age de maneira justa e boa, oferecendo a salvação a todos sem forçar a decisão de ninguém.

Essas diferenças teológicas não são meramente acadêmicas; elas têm implicações profundas para nossa compreensão do caráter de Deus e nossa responsabilidade como seres humanos. O arminianismo apresenta um Deus cujo amor e justiça são compreensíveis e acessíveis, que oferece a salvação a todos e respeita a liberdade humana.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Igreja passa pela Grande Tribulação?

A Igreja passa pela Grande Tribulação? Por Bispo José Ildo Swartele de Mello Introdução   Os adeptos da teoria pré-tribulacionista ensinam que a Segunda Vinda de Cristo se desdobrará em duas etapas, separadas por um período de sete anos conhecido como A Grande Tribulação. De acordo com esta visão, a primeira etapa consistirá em uma vinda silenciosa e secreta de Cristo para arrebatar os fiéis da Igreja antes da Grande Tribulação, enquanto a segunda etapa envolverá uma vinda gloriosa e visível de Cristo após esse período tumultuado. Eles procuram fundamentar essa crença principalmente em textos como 1 Tessalonicenses 4:16-17, que descreve o arrebatamento dos crentes vivos "nos ares", e Apocalipse 3:10, que menciona a preservação da igreja da "hora da provação que virá sobre todo o mundo".   Os pré-tribulacionistas sustentam que Deus não permitirá que a Igreja sofra durante a Grande Tribulação. No entanto, não há nenhum versículo bíblico explícito que afirme que a Igre

Os cinco aspectos do chamado de Levi e as características de uma verdade...

1. O Chamado para os pecadores Este texto conta a historia de Jesus chamando o publicano Levi para se tornar seu discípulo. Publicanos tinham a fama de corruptos. Jesus chama os pecadores! (v.32) Ele veio buscar e salvar o perdido. Há salvação para os pecadores. A simpatia de Jesus pelos pecadores era admirável. Era visto constantemente na presença de pecadores. Era criticado por isto. Ilustração: Carmem, da IMel do aeroporto, ficou impactada ao ver um  bêbado entrando gritando no ônibus e causando confusão. O Cobrador falou em alta voz que ele precisava de Jesus. O bêbado respondeu dizendo: "Pra mim não tem mais jeito". O cobrador falou: : "Tem jeito sim, eu era igualzinho a você e Jesus me transformou. Cântico: Só o poder de Deus, pode mudar teu ser, a prova que eu lhe dou, Ele mudou o meu." A conversão de Levi pode ter impactado positivamente a vida do publicano Zaqueu, abrindo portas para sua conversão. 2. O chamado é para o arrependimento Arrependi

Base Bíblia da Oração de Francisco de Assis

Base Bíblia da Oração de Francisco de Assis Por Bispo Ildo Mello Ainda que não seja de sua autoria, esta oração exprime bem o ideal de vida de Francisco de Assis, que inspirou-se no exemplo de nosso Senhor Jesus Cristo que não veio para ser servido mas para servir. Não trata-se aqui do esforço humano para alcançar a Deus, mas do resultado de uma vida que foi alcançada pela graça de Deus através de Cristo Jesus! Oração de Francisco de Assis Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz. (Is 52.7; Mt 5.9) Onde houver ódio, que eu leve o amor; (Mt 5.44; Rm 12.20-21) Onde houver ofensa, que eu leve o perdão; (Lc 6.29; 23.34; Ef 4.32) Onde houver discórdia, que eu leve a união; (1Co 1.10; Fp 2.14) Onde houver dúvida, que eu leve a fé; (Ts 1.3; Tg 1.6-8) Onde houver erro, que eu leve a verdade; (Jo 8.32; 14.6; Tg 5.19-20) Onde houver desespero, que eu leve a esperança; (Gn 49.18; Sl 31.24; 33.20; Rm 15.13; 1Ts 1.3; Fp 1.20) Onde houver tristeza, que eu leve a alegria; (At 1