Pular para o conteúdo principal

Jesus é o Arcanjo Miguel?


Jesus é o Arcanjo Miguel? Ele é o Criador ou uma criatura? E quanto a adorá-lo – isso seria correto ou deve ser encarado como uma idolatria?

Primeiramente, é importante esclarecer que as Testemunhas de Jeová ensinam que Jesus é o Arcanjo Miguel, ou seja, uma criatura angelical, que embora tenha muito poder e honra, não deve ser adorado como Deus. No entanto, essa interpretação não se alinha com o ensino do Novo Testamento.

A Bíblia nos revela claramente que Jesus é o Criador e não uma criatura. O Evangelho de João começa assim: “No princípio era o Verbo, o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito.” (João 1:1-3). E continua: “O Verbo se fez carne e habitou entre nós. Vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.” (João 1:14).

Além disso, em Hebreus 1:5, lemos que Deus nunca disse a nenhum anjo: "Tu és meu Filho, eu hoje te gerei." Isso foi dito apenas a Jesus, que é a exata expressão do Pai.

Nas Escrituras, não encontramos nenhum anjo sendo adorado. De fato, os anjos rejeitam adoração. Em Apocalipse 22:8-9, quando João, impactado por uma grande revelação, começa a adorar um anjo, este o repreende imediatamente: "Não faça isso! Sou servo como você e seus irmãos, os profetas, e como os que guardam as palavras deste livro. Adore a Deus!"

A adoração pertence unicamente a Deus, conforme está escrito: “Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto.” (Mateus 4:10). No entanto, Jesus é consistentemente adorado no Novo Testamento. Isso é um claro reconhecimento de que Ele é verdadeiramente Deus. A Bíblia ensina que há apenas um único Deus verdadeiro (Deuteronômio 6:4; Isaías 45:21-22), e a adoração a Jesus revela o mistério da Trindade: um único Deus em três pessoas – Pai, Filho e Espírito Santo (Mateus 28:19; 2 Coríntios 13:14).

Portanto, Jesus não é uma criatura; Ele é o Criador. Ele possui todos os atributos divinos – eternidade, onipotência e onisciência. E, sendo assim, é digno de receber adoração como o único e verdadeiro Deus.



Segue alguns textos bíblicos que descrevem Jesus sendo adorado:

  1. Em Mateus 2.11, os magos do Oriente adoraram a Jesus. O texto diz:
    • "Ao entrarem na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e prostrando-se, o adoraram. Então abriram os seus tesouros e lhe deram presentes: ouro, incenso e mirra." 
  2. Os discípulos adoram Jesus após Ele acalmar a tempestade, em Mateus 14.33, lemos:
    • "Então os que estavam no barco o adoraram, dizendo: 'Verdadeiramente tu és o Filho de Deus!'" 
  3. O homem cego adora Jesus após ser curado, João 9.38 diz: 
    • "Então o homem disse: 'Senhor, eu creio'. E o adorou." 
  4. Em Mateus 28.9, lemos que, após a ressurreição de Jesus, as mulheres abraçaram-lhe os pés e o adoraram." 
  5. Em Mateus 28.17, lemos também que outros discípulos adoram Jesus ao vê-Lo ressuscitado
  6. Os discípulos também adoraram a Jesus quando Ele subiu ao céu, conforme Lucas 24.52.
  7. Os anjos são instruídos a adorarem a Jesus, Hebreus 1.6 diz:
    • "E ainda, quando Deus introduz o Primogênito no mundo, diz: 'Todos os anjos de Deus o adorem'." 
  8. E no Livro de Apocalipse, temos diversos momentos de adoração a Jesus, começando por João que diz:
    • "Quando o vi, caí a seus pés como morto. Então ele colocou a mão direita sobre mim e disse: 'Não tenha medo. Eu sou o Primeiro e o Último.'" (Apocalipse 1.17)
  9. Em Apocalipse 5.8-9, vemos os vinte e quatro anciãos e os quatro seres viventes adorando o Cordeiro no céu:
    • "Quando ele recebeu o livro, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro. Cada um deles tinha uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos, e cantavam um cântico novo: 'Tu és digno de receber o livro e de abrir os seus selos, porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus gente de toda tribo, língua, povo e nação.'" (Apocalipse 5.8-9)
  10. E, logo a seguir, a Toda criatura no céu, na terra, debaixo da terra e no mar também passa a adorar a Jesus:
    • "Dizendo em alta voz: 'Digno é o Cordeiro que foi morto, de receber poder, riqueza, sabedoria, força, honra, glória e louvor!' Então ouvi todas as criaturas que estão no céu, na terra, debaixo da terra e no mar, e tudo o que neles há, que diziam: 'Àquele que está assentado no trono e ao Cordeiro sejam o louvor, a honra, a glória e o poder, para todo o sempre!' Os quatro seres viventes disseram: 'Amém', e os anciãos prostraram-se e o adoraram." (Apocalipse 5.12-14)

Portanto, a adoração a Jesus no Novo Testamento é um testemunho claro de Sua divindade. Os versículos mencionados demonstram que Jesus é adorado em diferentes contextos, confirmando Sua identidade como Deus Eterno e Criador. A Bíblia afirma que somente Deus deve ser adorado, e Jesus recebe essa adoração, o que revela o mistério da Trindade: um único Deus em três pessoas. Portanto, reconhecer Jesus como digno de adoração é afirmar a verdade bíblica de que Ele é verdadeiramente Deus, coigual ao Pai e ao Espírito Santo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Igreja passa pela Grande Tribulação?

A Igreja passa pela Grande Tribulação? Por Bispo José Ildo Swartele de Mello Introdução   Os adeptos da teoria pré-tribulacionista ensinam que a Segunda Vinda de Cristo se desdobrará em duas etapas, separadas por um período de sete anos conhecido como A Grande Tribulação. De acordo com esta visão, a primeira etapa consistirá em uma vinda silenciosa e secreta de Cristo para arrebatar os fiéis da Igreja antes da Grande Tribulação, enquanto a segunda etapa envolverá uma vinda gloriosa e visível de Cristo após esse período tumultuado. Eles procuram fundamentar essa crença principalmente em textos como 1 Tessalonicenses 4:16-17, que descreve o arrebatamento dos crentes vivos "nos ares", e Apocalipse 3:10, que menciona a preservação da igreja da "hora da provação que virá sobre todo o mundo".   Os pré-tribulacionistas sustentam que Deus não permitirá que a Igreja sofra durante a Grande Tribulação. No entanto, não há nenhum versículo bíblico explícito que afirme que a Igre

Os cinco aspectos do chamado de Levi e as características de uma verdade...

1. O Chamado para os pecadores Este texto conta a historia de Jesus chamando o publicano Levi para se tornar seu discípulo. Publicanos tinham a fama de corruptos. Jesus chama os pecadores! (v.32) Ele veio buscar e salvar o perdido. Há salvação para os pecadores. A simpatia de Jesus pelos pecadores era admirável. Era visto constantemente na presença de pecadores. Era criticado por isto. Ilustração: Carmem, da IMel do aeroporto, ficou impactada ao ver um  bêbado entrando gritando no ônibus e causando confusão. O Cobrador falou em alta voz que ele precisava de Jesus. O bêbado respondeu dizendo: "Pra mim não tem mais jeito". O cobrador falou: : "Tem jeito sim, eu era igualzinho a você e Jesus me transformou. Cântico: Só o poder de Deus, pode mudar teu ser, a prova que eu lhe dou, Ele mudou o meu." A conversão de Levi pode ter impactado positivamente a vida do publicano Zaqueu, abrindo portas para sua conversão. 2. O chamado é para o arrependimento Arrependi

Base Bíblia da Oração de Francisco de Assis

Base Bíblia da Oração de Francisco de Assis Por Bispo Ildo Mello Ainda que não seja de sua autoria, esta oração exprime bem o ideal de vida de Francisco de Assis, que inspirou-se no exemplo de nosso Senhor Jesus Cristo que não veio para ser servido mas para servir. Não trata-se aqui do esforço humano para alcançar a Deus, mas do resultado de uma vida que foi alcançada pela graça de Deus através de Cristo Jesus! Oração de Francisco de Assis Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz. (Is 52.7; Mt 5.9) Onde houver ódio, que eu leve o amor; (Mt 5.44; Rm 12.20-21) Onde houver ofensa, que eu leve o perdão; (Lc 6.29; 23.34; Ef 4.32) Onde houver discórdia, que eu leve a união; (1Co 1.10; Fp 2.14) Onde houver dúvida, que eu leve a fé; (Ts 1.3; Tg 1.6-8) Onde houver erro, que eu leve a verdade; (Jo 8.32; 14.6; Tg 5.19-20) Onde houver desespero, que eu leve a esperança; (Gn 49.18; Sl 31.24; 33.20; Rm 15.13; 1Ts 1.3; Fp 1.20) Onde houver tristeza, que eu leve a alegria; (At 1