Pular para o conteúdo principal

O Caminho da Fé: Encontrando Salvação na Cruz de Cristo

O Caminho da Fé: Encontrando Salvação na Cruz de Cristo (João 3.16-21). Para alcançar a salvação, Deus exige uma única coisa dos seres humanos: fé naquele que Ele enviou (João 3:16; 6:29). Assim como Moisés ergueu a serpente de bronze para que os feridos pudessem olhar e ser curados (Números 21:8-9), Deus enviou Seu Filho ao mundo para ser levantado na cruz. Todos os condenados que olharem para a cruz de Cristo com fé encontrarão a vida eterna (João 3:14-16). Imagine o olhar de um moribundo, um perdido, que coloca sua esperança no remédio provido por Deus. O justo que nunca pecou assumiu nossa condição. Ele foi levantado para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (João 3:16). Olhe para Ele. Esse ato de olhar para Cristo é o que Deus espera de você. Não é um ato grandioso nem uma grande realização humana. A grande realização foi a de Cristo Jesus na cruz. Ele é o Salvador. Ele pagou o preço, carregou nossos pecados, morreu, derramou Seu sangue e, pelas Suas chagas, nós, moribundos, perdidos e fracos, somos sarados (Isaías 53:5). É você, em sua pequenez e miséria, clamando como o cego de Jericó: "Jesus, Filho de Davi, tenha misericórdia de mim" (Marcos 10:47). E a graça se manifesta salvadora. Quem realmente crê e olha com fé para a cruz reconhece sua condição perdida e vê na obra sacrificial do Filho de Deus sua única esperança de salvação (João 3:14-16). Jesus veio para salvar e não para condenar, mas aqueles que se recusam a crer nele rejeitam o amor salvador de Deus e escolhem permanecer em sua condição de perdição (João 3:17-18). Muitos preferem as trevas à luz, temendo o que a luz possa revelar sobre eles (João 3:19-20). Em seu orgulho, escolhem as trevas, vivendo de aparência e adotando a hipocrisia como estilo de vida. Orgulho e autossuficiência impedem o reconhecimento da necessidade de Deus (Tiago 4:6). Jesus usa o termo “verdade” para expressar a realidade efetiva da vida em contraposição a toda aparência e a todo encobrimento da realidade pela mentira. Praticar a verdade significa reconhecer a própria pecaminosidade e necessidade de salvação, abandonando a escuridão e buscando a luz de Cristo (João 3:21). É um ato de honestidade espiritual, não apenas intelectual. Não se trata de salvação pelas obras, mas de um arrependimento sincero que requer coragem para enfrentar a verdade sobre si mesmo e sobre a necessidade de salvação. Portanto, aceitar a luz de Deus que revela e cura envolve abandonar a escuridão e aproximar-se da luz (1 João 1:6-7). Praticar a verdade, portanto, significa arrepender-se. É deixar a escuridão que nos encobre e entrar na luz, onde nossas obras são expostas. Podemos nos arriscar a dar esse passo somente quando essa luz reveladora de Deus em Jesus é reconhecida simultaneamente como luz salvadora e renovadora. Arrependimento verdadeiro, sem restrições, acontece unicamente diante da cruz. No entanto, essa penitência, esse tornar-se verdadeiro na luz e, ainda, essa fé no Filho de Deus exaltado na cruz, o Salvador dos que estão perdidos em si mesmos, são obras “feitas em Deus”. Isso se confirma pela própria resposta de Jesus à pergunta de como se pode realizar as obras de Deus: "A obra de Deus é esta: que creiais naquele que por ele foi enviado" (João 6:28-29). Como os fariseus, Nicodemos tinha dificuldade em expor-se francamente à luz. Note que ele procurou a Jesus de maneira discreta durante a noite para não comprometer sua reputação entre os demais líderes judeus que rejeitavam a Jesus. O Filho Pródigo exemplifica como a prática da verdade leva ao reconhecimento de nossa real condição, ao arrependimento, à confissão e à restauração na relação com Deus (Lucas 15:11-32). Jesus destacou que as prostitutas e os publicanos precederiam os fariseus no reino dos céus, pois estavam mais dispostos a reconhecer a verdade sobre si mesmos do que os religiosos hipócritas que se orgulhavam de suas obras exteriores enquanto ocultavam a realidade de seus corações (Mateus 21:31-32). João 3:21 fala sobre a diferença entre aqueles que praticam a verdade e aqueles que vivem na escuridão. É importante entender que essas palavras não estão apenas direcionadas a um grupo específico de "pessoas boas", mas a todos. Historicamente, os publicanos e as prostitutas entraram no reino dos céus antes daqueles que se consideravam justos (Mateus 21:31-32). No versículo 19, João destaca que todos os seres humanos são inclinados à escuridão. Ele não está falando sobre uma classe especial de "pessoas más", mas sobre a humanidade em geral. Todos, sem exceção, preferem a escuridão à luz por natureza. Para Jesus, "praticar a verdade" significa abandonar a escuridão e assumir a realidade tal como ela é, um ato que chamamos de "arrependimento". É entrar na luz, onde nossas obras são expostas. Podemos tomar esse passo somente quando reconhecemos que a luz reveladora de Deus em Jesus também é salvadora e renovadora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Igreja passa pela Grande Tribulação?

A Igreja passa pela Grande Tribulação? Por Bispo José Ildo Swartele de Mello Introdução   Os adeptos da teoria pré-tribulacionista ensinam que a Segunda Vinda de Cristo se desdobrará em duas etapas, separadas por um período de sete anos conhecido como A Grande Tribulação. De acordo com esta visão, a primeira etapa consistirá em uma vinda silenciosa e secreta de Cristo para arrebatar os fiéis da Igreja antes da Grande Tribulação, enquanto a segunda etapa envolverá uma vinda gloriosa e visível de Cristo após esse período tumultuado. Eles procuram fundamentar essa crença principalmente em textos como 1 Tessalonicenses 4:16-17, que descreve o arrebatamento dos crentes vivos "nos ares", e Apocalipse 3:10, que menciona a preservação da igreja da "hora da provação que virá sobre todo o mundo".   Os pré-tribulacionistas sustentam que Deus não permitirá que a Igreja sofra durante a Grande Tribulação. No entanto, não há nenhum versículo bíblico explícito que afirme que a Igre

Os cinco aspectos do chamado de Levi e as características de uma verdade...

1. O Chamado para os pecadores Este texto conta a historia de Jesus chamando o publicano Levi para se tornar seu discípulo. Publicanos tinham a fama de corruptos. Jesus chama os pecadores! (v.32) Ele veio buscar e salvar o perdido. Há salvação para os pecadores. A simpatia de Jesus pelos pecadores era admirável. Era visto constantemente na presença de pecadores. Era criticado por isto. Ilustração: Carmem, da IMel do aeroporto, ficou impactada ao ver um  bêbado entrando gritando no ônibus e causando confusão. O Cobrador falou em alta voz que ele precisava de Jesus. O bêbado respondeu dizendo: "Pra mim não tem mais jeito". O cobrador falou: : "Tem jeito sim, eu era igualzinho a você e Jesus me transformou. Cântico: Só o poder de Deus, pode mudar teu ser, a prova que eu lhe dou, Ele mudou o meu." A conversão de Levi pode ter impactado positivamente a vida do publicano Zaqueu, abrindo portas para sua conversão. 2. O chamado é para o arrependimento Arrependi

Base Bíblia da Oração de Francisco de Assis

Base Bíblia da Oração de Francisco de Assis Por Bispo Ildo Mello Ainda que não seja de sua autoria, esta oração exprime bem o ideal de vida de Francisco de Assis, que inspirou-se no exemplo de nosso Senhor Jesus Cristo que não veio para ser servido mas para servir. Não trata-se aqui do esforço humano para alcançar a Deus, mas do resultado de uma vida que foi alcançada pela graça de Deus através de Cristo Jesus! Oração de Francisco de Assis Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz. (Is 52.7; Mt 5.9) Onde houver ódio, que eu leve o amor; (Mt 5.44; Rm 12.20-21) Onde houver ofensa, que eu leve o perdão; (Lc 6.29; 23.34; Ef 4.32) Onde houver discórdia, que eu leve a união; (1Co 1.10; Fp 2.14) Onde houver dúvida, que eu leve a fé; (Ts 1.3; Tg 1.6-8) Onde houver erro, que eu leve a verdade; (Jo 8.32; 14.6; Tg 5.19-20) Onde houver desespero, que eu leve a esperança; (Gn 49.18; Sl 31.24; 33.20; Rm 15.13; 1Ts 1.3; Fp 1.20) Onde houver tristeza, que eu leve a alegria; (At 1