sexta-feira, 3 de maio de 2013

A salvação não é baseada em predestinação

"A salvação não é baseada em predestinação. Em vez disso, a predestinação é baseada em salvação.

Muitas pessoas torcem as coisas neste momento. Alguns cristãos vêem a predestinação como a chave para a salvação. Crêem que a salvação se dá por causa de uma decisão irrevogável ou "decreto" que o Deus Soberano fez antes da criação do mundo.

Mas o que a Bíblia diz? Ela não ensina que somos salvos por causa de um decreto eterno de Deus. Essa é uma maneira distorcida de compreender a predestinação.

Pelo contrário, somos salvos pela graciosa provisão de salvação que Deus ofereceu em favor de todas as pessoas. Sabemos que Jesus Cristo "morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para Aquele que morreu e ressuscitou por eles" (2 Coríntios. 5:15).

Biblicamente, a predestinação significa que aqueles que confiam totalmente em Jesus Cristo para a salvação são "pré-destinados" para serem conformes à sua imagem enquanto andarem na luz. "Para aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos" (Rm 8:29).

Em outras palavras, a predestinação é a pré-determinação do destino para o qual a salvação conduz. Salvação significa a restauração da imagem de Deus em nós, e em última análise, isso implica também na "restauração universal, que Deus anunciou há muito tempo através de seus santos profetas" (Atos 3:21).

Biblicamente, a predestinação não se refere a uma particular vontade de Deus para a salvação de determinadas pessoas em particular, mas sim a certeza de que o soberano e gracioso plano de salvação de Deus na história, em que a salvação é oferecida a todos, finalmente e plenamente se cumprirá em justiça, juízo e misericórdia (...)

O amor e a graça de Deus vêm primeiro - A vontade de Deus é que todos sejam salvos. A predestinação garante o destino final para todos os que aceitam e permanecem caminhando fielmente na graça de Deus. "Se andarmos na luz..." (1 João 1:7).

Graças a Deus que, por intermédio de Jesus Cristo e pelo auxílio do Espírito Santo, somos capazes de saber o destino para o qual nosso fiel Salvador nos está conduzindo. E graças a Deus estamos sendo transformados mais e mais à imagem de Jesus Cristo enquanto seguimos firmes neste caminho de esperança que resultará finalmente em novos céu e terra, ou seja, na cura e restauração completa de toda a criação.

"Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e inescrutáveis os seus caminhos! 'Quem conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? Quem primeiro lhe deu, para que ele o recompense?' Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém." (Romanos 11:33-36)

Extraído parcialmente do excelente artigo do Dr. Howard Snyder que pode ser lido na íntegra em inglês em:

http://howardsnyder.seedbed.com/2013/04/18/predestination-second-love-first

Traduzido por José Ildo Swartele de Mello

Nenhum comentário:

Postar um comentário