Pular para o conteúdo principal

Sobre o seguinte pronunciamento do Daniel Mastral a respeito da homossexualidade

Um membro da igreja perguntou a minha opinião sobre o seguinte pronunciamento do Daniel Mastral a respeito da homossexualidade: https://youtu.be/brGEqrNEgmI



Segue abaixo a minha resposta que espero possa ser de alguma utilidade para outros cristãos:



Concordo com o Mastral sobre nosso dever de tratarmos com amor, compaixão e respeito a todos os homossexuais. No entanto, também devemos entender que a vontade de Deus é a nossa santificação (Hb 12.14). E a Bíblia claramente afirma que a prática homossexual é pecaminosa (Gn 19.4-8; Lv 18.22; Rm 1.21-27; 1Co 6.9-10; 1Tm 1.8-11 e Jd 7). Não apenas através destes textos que falam dela de forma negativa, mas também através dos textos bíblicos que falam da criação do homem e da mulher e da instituição divina do casamento (Gn 1 e 2). Deus criou uma parceira sexual adequada para o homem, a mulher, e não outro homem ou um animal. E como é bela a descrição da criação da mulher: “Então, o SENHOR Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne. E a costela que o SENHOR Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe. E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada. Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.” (Gn 2.21–24). Enquanto o homem foi feito do pó da terra, a mulher foi feita da costela de Adão. De modo que Adão exclamou: “esta é osso dos meus ossos e carne da minha carne”! Por isso é que se diz que marido e mulher formam “uma só carne”! Isto é mais que uma união, é uma espécie de reunião! Marido e mulher se unem sexualmente, consumando, assim, o seu amor, podendo também gerarem filhos, tudo isto segundo o maravilhoso plano de Deus! O Senhor Jesus Cristo reafirmou que Deus criou macho e fêmea e sacramentou o casamento heterossexual quando disse: “Não tendes lido que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher e que disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne? De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.” (Mt 19.4–6). Sendo assim, nenhum papa, bispo, padre, rabino, pastor ou profeta tem autoridade para relativizar isto, para ensinar o contrário, nem mesmo sob o pretexto do amor e da tolerância.

É correto dizer que Deus é amor, mas o Mastral acabou indo longe de mais ao afirmar que: “Deus não é um deus que pune”. Creio que tal frase foi uma infelicidade da parte dele, pois, neste mesmo vídeo, ele chega a reconhecer que Deus não é só amor, mas também justiça, e que haverá Juízo Final onde muitos serão condenados.

Quanto ao comentário dele sobre Raabe, é bom deixar claro que ela está entre os heróis da fé porque agiu com fé e deixou de ser prostituta e não na condição de prostituta como ele pareceu sugerir. Sobre a necessidade de arrependimento e mudança de atitude, lembremos que Jesus, embora tenha sido misericordioso com a mulher pega em adultério, disse a ela: “vá e não peques mais” (Jo 8.11). A respeito de sua missão, Jesus declarou: “Não vim chamar justos, e sim pecadores, ao arrependimento.” (Lc 5.32).

Concordo quando ele ataca a hipocrisia daqueles que condenam a homossexualidade enquanto praticam toda sorte de pecados. Mas, o conselho de Jesus não é para que cada um fique na sua, mas para que cada um remova a trave do seu próprio olho para poder enxergar bem a fim de ajudar o próximo a remover o argueiro que estiver em seu olho. “Como poderás dizer a teu irmão: Deixa, irmão, que eu tire o argueiro do teu olho, não vendo tu mesmo a trave que está no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão.” (Lc 6.42). Devemos abandonar o pecado e não nos conformarmos com ele (Mc 9.43).

Repare que ele utiliza versos bíblicos sobre o perigo de julgarmos uns aos outros, para dizer que não se deve julgar os gays, mas, contraditoriamente, ele passa a julgar e a condenar ao inferno uma série de pecadores, tais como os hipócritas, os ladrões, os mentirosos, os hereges e adúlteros.

Ele conclui dizendo que não vê pecado na união de casais gays, desde que ambos tenham nascido na condição de gays, sejam monogâmicos e fiéis um ao outro. Ele termina condenando ao inferno outras espécies de pecadores e isentando os homossexuais que nasceram assim baseado na suposição de que houve mutações genéticas a partir da década de 50 por conta da alimentação, etc. e argumentando também a lista dos pecadores que irão para o inferno que encontramos em Apocalipse 22.15, não inclui os homossexuais, sendo, portanto, diferente da de Paulo em 1 Coríntios 6.9-11, que diz: “Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus. Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.” Ele diz que devemos desconsiderar a lista de Paulo, aceitando apenas a de Apocalipse, porque Deus, na sua onisciência, excluiu os sodomitas da lista sabedor que na década de 1950 haveria o surgimento de uma substância química que promoveria o nascimento de pessoas naturalmente homossexuais. Então, segundo ele, a lista de Paulo esteve em vigor até 1950, sendo que, a partir daí, entrou em vigor apenas aquele que encontramos no Apocalipse. Por razões evidentes, tal argumento não é plausível. A diferença entre as duas listas não diz respeito somente aos homossexuais. A segunda lista deixa de fora também os injustos, os adúlteros, os ladrões, os avarentos e os maldizentes. Nem uma das duas listas pretende ser exaustiva e completa.

Tais pesquisas científicas sobre a existência ou não de um gene gay ainda são motivo de muita controvérsia. Não sendo, portanto, possível fazermos afirmações categóricas a este respeito, nem muito menos, teologia a partir daí. Além do mais, suponhamos que uma pesquisa científica venha, um dia, a concluir que mutações genéticas começaram a fazer com que pessoas nasçam com um gene pedófilo, neste caso, teríamos também que aceitar que elas se comportem de acordo com a sua natureza? 



Compartilho da compaixão dele por aquele garoto de 10 anos de idade que desde os cinco se sente uma menina presa em um corpo de menino. Embora, acredite que isto tem a ver com algo relacionado a sua educação familiar. Os primeiros cinco anos de vida são fundamentais para a definição da identidade sexual de todo e qualquer indivíduo. Sejamos sensíveis ao drama e as dificuldades de crianças, jovens e adultos que vivem estes conflitos tão tremendos. Que o nosso olhar e atitude sejam de muita compaixão, amor e respeito para com eles. E que nossas atitudes contribuam para que eles se aproximem de Deus e da Igreja e não o contrário como, infelizmente, vem acontecendo com frequência. Que eles possam sentir o amor de Deus a partir de nossas palavras e ações. Deus os ama e os convida a experimentarem uma nova vida em Cristo. Todos nós, heteros e homossexuais, pertencemos a uma humanidade caída em pecado (Rm 3.23). Mas a graça de Deus se manifestou salvadora a todas as pessoas do mundo (Tt 2.11; Jo 3.16), promovendo perdão (Jo 1.29; 1Jo 1.9) e restauração da imagem de Deus que ficou tão maculada pelo pecado (Cl 3.10 veja também Gn 1.27).

Todos nós, seres humanos, estamos rodeados de fraquezas e carecemos muito da misericórdia de Deus. Que bom saber que podemos contar com a compaixão e ajuda de Cristo em toda e qualquer situação: “Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão. Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.” (Hb 4.14–16).



Em amor,
Bispo José Ildo Swartele de Mello

Comentários

  1. Boa tarde Bispo!
    Achei as desculpas do Mastral já passadas. Muitos incrédulos usam estas. Eu vou por outra via completamente diferente. A homossexualidade é pecado! Isso é fato(Lv 20:13). E diria mais ainda, é consequencia do pecado da idolatria, como disse Paulo em Romanos 1. E Sodoma e Gomorra não foram destruidas POR CAUSA da homossexualidade, mas TAMBÉM por isso. As causas da destruição, numa cidade camita brutal da idade antiga, são bem mais profundas que isso.
    Mas há razões para a igreja levantar bandeiras contra casamentos gays em cada esquina? Obviamente que não. Por quê? Porque a própria noção de CASAMENTO RELIGIOSO não existe na bíblia. Aliás, nem na bíblia, nem na História. Nenhum sacerdote de religião alguma na face da terra casava pessoas. Fossem héteros ou homos. Sacerdotes só realizavam festas coletivas. Até casamentos, mas entre deuses e deusas. Qualquer coisa fora disso é coisa de Hollywood. Essa noção de casamento religioso surgiu para o cristianismo(e para todas as crenças do planeta) com o DECRETO TAMETSI, no Concilio de Trento(1563). Casamento, segundo Deus, é como Isaac e Rebeca. Pega sua noiva, leva para sua casa e seja feliz. Até pode fazer o casamento civil, festa, o que quisermos. Como foi feito nas Bodas de Caná(que não foi cerimonia, mas festa). Mas obrigatório não é. E mais ainda, não é concubinato, pois concubina é escrava. É uma situação bem mais grave.
    E outro detalhe, não existe gene gay, até porque só existe gay que comete o ATO SEXUAL GAY. Não existe, em lugar nenhum da biblia, DESEJO SEXUAL GAY, nem DESEJO SEXUAL HETERO. Existe, sim, COBIÇA EM CIMA DO QUE É DO OUTRO, que seria mais um pecado de latrocínio que pecado sexual(Ex 20:17)(Mt 5:27,28). Por isso que sempre aviso por aqui que sexo já é considerado, por Deus, casamento. Então é muito grave fazer sexo com qualquer um, pois se torna uma só carne. E também se comportar como do outro sexo não é homossexualidade. É pecado, mas homossexualidade não é. Portanto não existe 'criança gay'. Ainda que deseje o mesmo sexo. É muito perigoso o entendimento confuso que esse povo tem.
    E o mais grave, aqui não pregamos moral cristã para ímpios. O último desejo de Deus é que suas leis virem molde das leis civis. Essa ideia não vem da biblia, mas dos escritos de Tomás de Aquino, principalmente a "Suma Teológica", que considero uma facada nas costas do Cristianismo. Aqui somos anabatistas, nos moldes comportamentais de Thomas Muntzer, Felix Manz e Conrado Grebel. Não temos templos, distribuimos os dizimos entre nós. Consideramos a pátria única como celeste, considerando patriotismo terrestre totalmente dispensável. Por isso não temos dificuldade em não nos envolvermos em militancias em prol da moral cristã pelo mundo. Não sentimos falta disso. Afinal, a biblia não nos foi dada para consertar o mundo, mas para guiar o máximo de pessoas possível ao céu...
    A Paz!!!

    "Mas a nossa pátria está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo," Fp 3:20

    ResponderExcluir
  2. Vi o nome do Mastral numa pagina que falava de Felipe H., o ex da Bisnca Toledo. Eu achava que o Daniel era um homem sério e honesto, mas infelizmente decidiu ouvir a voz do mundo, afinal de contas è bem mais fácil.

    ResponderExcluir
  3. Sempre gostei de ouvir o que o Mastral falava. Porém conheço um pouquinho da Biblia e das leis morais de Deus. E quando ouvi o que ele disse sobre o homossexualismo, me decepcionei, pois Deus ama a todos igualmente, mas se você tem um filho, que você ama até mais que a sua vida, e ele se torna um ladrão, assassino, pedófilo, etc. você não deixará de amá-lo. Porém ele terá de pagar pelos seus atos, mesmo diante de sua comoção de pai. O Mastral está dizendo que o homossexualismo não é pecado? E que as pessoas não tem culpa de serem assim? Não é preciso ser um teólogo para saber que homem com home e mulher com mulher é nojento. De acordo com ele agora poderemos justificar homem ou mulher fazendo sexo com crianças, animais, frutas, bonecos infláveis, etc. porque nasceram assim. Lamentável.

    ResponderExcluir
  4. Sempre achei a idéia do mastral sempre conspiratória, sou doutor em Química e crente. Amei o texto, apenas devemos seguir o que a bíblia diz, cada um assuma seu pecado e lute contra ele. Isso se chama pecado de estimação e cada um tem o seu, entretanto cabe a nós lutarmos e vencermos com ajuda de Jesus que veio para nos libertar.

    ResponderExcluir
  5. Segundo a Bíblia pecado é transgressão de lei.Que lei?Acredito que a dada a Moisés.Mas se o homem faz praticas do mal é pecado?segundo a bíblia já no novo testamento são obras da carne.Leiam sobre as obras da carne e vejam que não têm haver com pecado,a punição é diferente e está escrito assim,aquilo que o homem plantar colherá e ainda que tudo nos é lícito mas nem tudo nos convém. Portanto há uma interpretação meio confusa sobre o pecado após as leis.O mal já existia desde o início e não era chamado de pecado.Sugiro a quem ficar curioso sobre o assunto procurar os seguintes canais no YouTube: MIGG Evangelho da graça e Graça pura.É um novo movimento que está trazendo muita informação com base bíblica e que desmistifica muita coisa que hoje se entende errado.

    ResponderExcluir
  6. A partir de 1950 houve mutação genética? E os homossexuais de Sodoma? Antes de 1950 não havia gays? Que piada é essa?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Igreja passa pela Grande Tribulação?

Introdução Os pré-tribulacionistas afirmam que Deus não permitirá que a Igreja sofra no período da Grande Tribulação. Mas, não existe nenhum versículo bíblico que ensine que a Igreja não passará pela Grande Tribulação e nada existe também na Bíblia sobre uma Segunda Vinda de Cristo em duas fases ou etapas, separadas por sete anos de Grande Tribulação, e também não há nada sobre um arrebatamento “secreto”, pois não há nada de secreto e silencioso nos relatos que descrevem o arrebatamento da Igreja ( 1Ts 4.16-17 ; Mt 24.31 ).  Outra incongruência deste ponto de vista é a ideia de um arrebatamento para tirar a Igreja e o Espírito Santo da Terra antes da manifestação do Anticristo. Se este fosse o caso, o Anticristo seria anti o quê?  Anticristos são falsos profetas que já atuavam no mundo nos tempos mais primitivos da Igreja.  Não devemos confundir Anticristo com a Besta ou Bestas Apocalípticas.  Todas as menções ao(s) Anticristo(s) aparecem nas epístolas joaninas e dizem respeito

Os cinco aspectos do chamado de Levi e as características de uma verdade...

1. O Chamado para os pecadores Este texto conta a historia de Jesus chamando o publicano Levi para se tornar seu discípulo. Publicanos tinham a fama de corruptos. Jesus chama os pecadores! (v.32) Ele veio buscar e salvar o perdido. Há salvação para os pecadores. A simpatia de Jesus pelos pecadores era admirável. Era visto constantemente na presença de pecadores. Era criticado por isto. Ilustração: Carmem, da IMel do aeroporto, ficou impactada ao ver um  bêbado entrando gritando no ônibus e causando confusão. O Cobrador falou em alta voz que ele precisava de Jesus. O bêbado respondeu dizendo: "Pra mim não tem mais jeito". O cobrador falou: : "Tem jeito sim, eu era igualzinho a você e Jesus me transformou. Cântico: Só o poder de Deus, pode mudar teu ser, a prova que eu lhe dou, Ele mudou o meu." A conversão de Levi pode ter impactado positivamente a vida do publicano Zaqueu, abrindo portas para sua conversão. 2. O chamado é para o arrependimento Arrependi

Base Bíblia da Oração de Francisco de Assis

Base Bíblia da Oração de Francisco de Assis Por Bispo Ildo Mello Ainda que não seja de sua autoria, esta oração exprime bem o ideal de vida de Francisco de Assis, que inspirou-se no exemplo de nosso Senhor Jesus Cristo que não veio para ser servido mas para servir. Não trata-se aqui do esforço humano para alcançar a Deus, mas do resultado de uma vida que foi alcançada pela graça de Deus através de Cristo Jesus! Oração de Francisco de Assis Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz. (Is 52.7; Mt 5.9) Onde houver ódio, que eu leve o amor; (Mt 5.44; Rm 12.20-21) Onde houver ofensa, que eu leve o perdão; (Lc 6.29; 23.34; Ef 4.32) Onde houver discórdia, que eu leve a união; (1Co 1.10; Fp 2.14) Onde houver dúvida, que eu leve a fé; (Ts 1.3; Tg 1.6-8) Onde houver erro, que eu leve a verdade; (Jo 8.32; 14.6; Tg 5.19-20) Onde houver desespero, que eu leve a esperança; (Gn 49.18; Sl 31.24; 33.20; Rm 15.13; 1Ts 1.3; Fp 1.20) Onde houver tristeza, que eu leve a alegria; (At 1