Teste para Descobrir seu Temperamento e Suas Aptidões Profissionais


Recomendo o excelente teste para descobrir seu temperamento e suas aptidões profissionais. Você pode optar pelo idioma inglês ou espanhol. Tendo alguma dificuldade com o idioma, consulte o google tradutor.
ou

Depois, você receberá um e-mail com um link para o resultado do seu teste. Abaixo, você encontrará informações em português sobre os 4 grupos básicos de temperamento. Ao todo, são 16 tipos de temperamento, 4 para cada um dos 4 do grupo básico.


Especula-se que a origem da Teoria de Temperamentos tenha sido na Mesopotâmia ou no Egito Antigo, apesar de que foi na Grécia, através do médico Hipócrates (460-370 A.C.), que este conhecimento foi registrado pela primeira vez. Ele acreditava que o humor, as emoções, e os comportamentos das pessoas eram determinados por diferentes fluídos corporais. A dominância do sangue acarretaria nas características psicológicas dos “Sanguíneos”, da bílis amarela nos “Coléricos”, da bílis negra nos “Melancólicos”, e da fleuma (secreção de garganta) nos “Fleumáticos”. As descrições destes quatro grupos de disposições psicológicas foram objeto de análise de diversos pensadores, resumidamente representados na tabela abaixo.



Alguns nomes dados aos 4 Temperamentos através da história

David Keirsey era um estudante de pós-graduação e pesquisava estes agrupamentos quando conheceu em 1958 o instrumento psicológico desenvolvido por Isabel Myers e sua mãe, Katherine Briggs, baseado no livro Tipos Psicológicos, de Carl Jung. Ele notou que determinados conjuntos de preferências no modelo da dobradinha mãe e filha resultavam em características muito semelhantes às descritas por Hipócrates até os tempos de Alfred Adler, Erich Adickes, Eduard Spränger, Ernst Kretschmer, e Erich Fromm (os últimos teóricos de Temperamento anteriores a Keirsey). De uma hora para outra, séculos de observações e insights complementares foram incorporados às descrições dos 16 Tipos de Personalidade descritos por Isabel Myers e sua mãe, Katherine Cooks Briggs.

Keirsey descobriu que o temperamento Guardião resultava da combinação da Sensação com o Julgamento (xSJx), o Artesão da combinação da Sensação com a Percepção (xSPx), o Idealista da combinação da Intuição com o Sentimento (xNFx), e o Racional da combinação da Intuição com o Pensamento (xNTx). Veja abaixo um resumo das descrições dos 4 Temperamentos do Modelo de Temperamento de Keirsey:



Descrições dos 4 Temperamentos | Tipos de Personalidade

A tabela abaixo contrasta de forma mais detalhada e sistemática as características dos 4 Temperamentos:
Características detalhadas dos 4 Temperamentos



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma exortação para que haja ordem e decência nos cultos

A Igreja passa pela Grande Tribulação?

Lições extraídas da história de Mefibosete