5 Aspectos do Chamado de Levi





5 aspectos do chamado de Levi

Baseado em Lucas 5.27-32



1. O Chamado é para os pecadores

Este texto conta a história de Jesus chamando o publicado Levi para se tornar seu discípulo. Publicamos tinham a fama de corruptos. Jesus chama os pecadores! Ele veio buscar e salvar o perdido. Há salvação para os pecadores.

2. O chamado é para o arrependimento

Jesus ama os pecadores, mas não ama o pecado. O chamado de Jesus é um chamado ao arrependimento, um chamado a conversão. Levi respondeu o chamado de Jesus abandonando a vida pecaminosa. Jesus disse a mulher pega em adultério: "Eu também não a condeno. Agora vá e abandone sua vida de pecado" (Lc 8.11).

3. O chamado é para uma nova vida

Disse o Apóstolo Paulo: "Aquele que está em Cristo, nova criatura é, as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo" (2 Co 5.17). Um chamado para uma vida nova, de posse de um novo coração e de uma nova mente. Levi tornar-se-á um apóstolo de Jesus Cristo. Tudo se fez novo!

4. O chamado é para a comunhão

O chamado de Jesus é um chamado para segui-lo, acompanha-lo, para desfrutar da presença de Cristo. Logo a seguir, Jesus é visto na casa de Levi. Eles se tornaram amigos, companheiros de jornada. O Evangelho de Marcos resume assim o chamado dos apóstolos: "Escolheu doze, designando-os como apóstolos, para que estivessem com ele, os enviasse a pregar" (Mc 3.14); Destacando que o chamado é em primeiro lugar para estar com ele e depois também para a pregação do Evangelho.

5. O chamado é para a evangelização

Por fim, o chamado de Cristo é um chamado para a evangelização. É um chamado para a ação missionário de pregar as boas novas de Salvação em Cristo. Levi levará Jesus para a sua casa, para os seus familiares e amigos. É bem provável que o testemunho de sua conversão tenha chegado ao conhecimento de Zaqueu, chefe dos publicanos, que mostrará interesse em saber mais sobre Jesus e virá a se converter. Mateus também se tornará um grande evangelista e será o autor de um Evangelho!

E você, como tem respondido ao chamado de Jesus?

Bispo Ildo Mello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma exortação para que haja ordem e decência nos cultos

Lições extraídas da história de Mefibosete

A Igreja passa pela Grande Tribulação?