Pular para o conteúdo principal

A fé que alcança (Mc 5.24-34)

Dois personagens se destacam em meio aquela multidão que seguia a Jesus. Um homem e uma mulher. O homem se chama Jairo e a mulher é anônima. Nos doze últimos anos, Jairo desfrutou da alegria do convívio de sua querida filha, enquanto a mulher sofreu nestes mesmos doze anos de uma doença que a privava de dar à luz. Sabe, doze anos são muito tempo em termos de sofrimento e bem pouco em termos de vida. 

Sabemos que enquanto Jairo desfrutava de conforto, aquela pobre mulher padecia numa condição de miséria. O homem era líder respeitado de sua comunidade, já a mulher sofria os preconceitos e a exclusão de uma sociedade que a considerava maldita por conta da natureza de sua enfermidade que também a deixara estéril. Jairo aborda a Jesus publicamente, enquanto a mulher o faz discreta e secretamente. Ambos estavam enfrentando dramas terríveis de desilusão após o esgotamento de todos os meios humanos disponíveis com o diagnóstico final dos médicos que disseram que nada mais podia ser feito. Mas, mesmo assim, eles creram que aquilo que era impossível para os homens, era possível para Jesus. Ambos mostraram muita determinação para superar uma multidão a fim de conseguir entrar em contato com Jesus. A fé deles não será em vão! 

Uma multtidão mantém contato com Jesus, mas não da mesma forma. Muitos tocavam em Cristo, mas somente a mulher o tocou com fé. Muitos invocaram o seu nome, mas, na ocasião, somente Jairo o fez com fé viva e esperançosa. Jesus conhece e recompensa aqueles que o buscam com fé. 

Embora Jairo tenha procurado a Cristo antes da mulher. Enquanto ainda caminhava na direção da casa de Jairo, Jesus pára para dar atenção à ela em primeiro lugar. Pode ser que tal prioridade se deva a compaixão de Cristo pelo estado de fragilidade física e emocial daquela mulher após tantos anos de sofrimento e desprezo. A demora aqui pode ter também algo de proposital à semelhança daquela que culminou na ressurreição de Lázaro, revelando o esplendor da glória do Filho de Deus.  Tal demora certamente aumentou a angústia e a provação da fé de Jairo que sabia que sua filha estava à beira da morte e que cada minuto era de suma importância. Às vezes, somos experimentados até o limite. 

Quando, finalmente, eles se aproximam da casa de Jairo, chega a notícia da morte da menina. E todos estavam dizendo que não adiantava mais incomodar o mestre. Podemos imaginar como tal notícia deve ter abalado o coração daquele pai. No entanto, mesmo quando tudo ao nosso redor parece dizer que chegou o fim, ainda podemos ouvir a voz de Cristo nos falando: "Não temas, crê somente"!

Então, Jesus adentra ao aposento onde a garota jazia morta. Ali, ele somente permite a entrada daqueles que demonstravam fé e esperança. Somente os que nele creram, puderam de fato contemplar o milagre da ressurreição da filha de Jairo. Uma grande lição para todos nós que precisamos sempre atentar para as palavras de Jesus proferidas instantes antes da ressurreição de Lázaro: "Se creres, verás a glória de Deus" (Jo 11.40)!

Bispo José Ildo Swartele de Mello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Igreja passa pela Grande Tribulação?

Introdução Os pré-tribulacionistas afirmam que Deus não permitirá que a Igreja sofra no período da Grande Tribulação. Mas, não existe nenhum versículo bíblico que ensine que a Igreja não passará pela Grande Tribulação e nada existe também na Bíblia sobre uma Segunda Vinda de Cristo em duas fases ou etapas, separadas por sete anos de Grande Tribulação, e também não há nada sobre um arrebatamento “secreto”, pois não há nada de secreto e silencioso nos relatos que descrevem o arrebatamento da Igreja ( 1Ts 4.16-17 ; Mt 24.31 ).  Outra incongruência deste ponto de vista é a ideia de um arrebatamento para tirar a Igreja e o Espírito Santo da Terra antes da manifestação do Anticristo. Se este fosse o caso, o Anticristo seria anti o quê?  Anticristos são falsos profetas que já atuavam no mundo nos tempos mais primitivos da Igreja.  Não devemos confundir Anticristo com a Besta ou Bestas Apocalípticas.  Todas as menções ao(s) Anticristo(s) aparecem nas epístolas joaninas e dizem respeito

Os cinco aspectos do chamado de Levi e as características de uma verdade...

1. O Chamado para os pecadores Este texto conta a historia de Jesus chamando o publicano Levi para se tornar seu discípulo. Publicanos tinham a fama de corruptos. Jesus chama os pecadores! (v.32) Ele veio buscar e salvar o perdido. Há salvação para os pecadores. A simpatia de Jesus pelos pecadores era admirável. Era visto constantemente na presença de pecadores. Era criticado por isto. Ilustração: Carmem, da IMel do aeroporto, ficou impactada ao ver um  bêbado entrando gritando no ônibus e causando confusão. O Cobrador falou em alta voz que ele precisava de Jesus. O bêbado respondeu dizendo: "Pra mim não tem mais jeito". O cobrador falou: : "Tem jeito sim, eu era igualzinho a você e Jesus me transformou. Cântico: Só o poder de Deus, pode mudar teu ser, a prova que eu lhe dou, Ele mudou o meu." A conversão de Levi pode ter impactado positivamente a vida do publicano Zaqueu, abrindo portas para sua conversão. 2. O chamado é para o arrependimento Arrependi

Base Bíblia da Oração de Francisco de Assis

Base Bíblia da Oração de Francisco de Assis Por Bispo Ildo Mello Ainda que não seja de sua autoria, esta oração exprime bem o ideal de vida de Francisco de Assis, que inspirou-se no exemplo de nosso Senhor Jesus Cristo que não veio para ser servido mas para servir. Não trata-se aqui do esforço humano para alcançar a Deus, mas do resultado de uma vida que foi alcançada pela graça de Deus através de Cristo Jesus! Oração de Francisco de Assis Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz. (Is 52.7; Mt 5.9) Onde houver ódio, que eu leve o amor; (Mt 5.44; Rm 12.20-21) Onde houver ofensa, que eu leve o perdão; (Lc 6.29; 23.34; Ef 4.32) Onde houver discórdia, que eu leve a união; (1Co 1.10; Fp 2.14) Onde houver dúvida, que eu leve a fé; (Ts 1.3; Tg 1.6-8) Onde houver erro, que eu leve a verdade; (Jo 8.32; 14.6; Tg 5.19-20) Onde houver desespero, que eu leve a esperança; (Gn 49.18; Sl 31.24; 33.20; Rm 15.13; 1Ts 1.3; Fp 1.20) Onde houver tristeza, que eu leve a alegria; (At 1