Pular para o conteúdo principal

Onde está a sua sorte?

Após um culto em família na casa de minha mãe, fomos a praia de Santos admirar o show de fogos que saudava o início de 2010. Uma oportunidade também para contemplar a prodigiosa complexidade étnica, cultural e religiosa do povo brasileiro. Ninguém pode negar que se trata de um povo de fé. Bem, já se podia observar isto horas mais cedo nas imensas filas que se formavam junto às casas lotéricas para a fézinha na Mega Sena acumulada de final de ano. É, isto é um sinal de fé, pois as chances são tão ínfimas que realmente é preciso ter fé para arriscar uma aposta.

Junto ao mar, vislumbrando o lindo espetáculo pirotécnico, estavam pessoas apegadas aos seus amuletos de protecão e sorte. Uma multidão vestida de branco levava oferendas a seus deuses e procurava pular setes ondas no mar para entrar o ano com o pé direito. Alguns, mais "bíblicos", mas não menos supersticiosos, deixam a Biblia aberta no Salmo 91 vinte quatro horas por dia e 365 dias por ano.

Assim, de um lado temos aqueles que buscam ver a sorte no horóscopo ou no tarô, enquanto outros apelam para uma versão evangélica do realejo que é a caixinha de promessa, ou abrem a Bíblia ao acaso para ver qual é a Palavra do Senhor, ou chegam até a enfrentar filas para consultar algum profeta.

Por falar no Salmo 91, gostaria de lembrar que ele não foi escrito para ser usado como alguma espécie de amuleto. Pois a sorte e a proteção que este Salmo pode proporcionar é para aqueles que compreendem e assimilam as suas preciosas lições.

O Salmo 91 ensina que os protegidos são os que habitam no esconderijo do Altíssimo. Habitar é algo bem diferente de passar uma temporada, pois implica em algo bem mais consistente, permanente e íntimo, como deveria sempre ser o nosso relacionamento com o Pai Celeste. Não se trata de superstição, mas de relacionamento profundo e pessoal com o Criador.

Neste Salmo, tem uma frase de Deus que é muito reveladora: "pois que tanto me amou, eu o livrarei" (v.14). Vemos aí que existe uma clara condição para obtenção da tão desejada proteção, visto que o livramento é prometido para aquele que ama a Deus. Sendo assim, de nada adianta ter ter a Bíblia aberta e nem conhecer o Salmo 91 de cor, e nem muito menos a prática de qualquer outra superstição, pois o que protege mesmo é amar a Deus sobre todas as coisas! Portanto, felizardo é aquele que tem um relacionamento íntimo e estável com o único Deus vivo e verdadeiro.

Desejo a você aquela boa sorte que nenhum pé de coelho pode trazer, mas somente Jesus pode dar!

Se tiver um tempinho, assista o vídeo que gravei do Show de Fogos em Santos.

Ildo Mello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma exortação para que haja ordem e decência nos cultos

"Tudo, porém, seja feito com decência e ordem" (I Co 14:40)

O Apóstolo Paulo exorta desta maneira a igreja de Corinto que precisava aprender que a ação do Espírito produz ordem e e decência, e não bagunça e confusão. A liberdade do Espírito não é incompatível com a ordem e a decência deste mesmo Espírito, pois "Deus não é Deus de desordem" (1Co 14.33). Portanto, toda desordem no culto não é de procedência divina. Sabedores disto, cabe aos pastores botarem ordem na casa, não permitindo que o culto seja enrolado e descontrolado. Assim como Paulo estabeleceu regras para o bom andamento do culto, devemos nós fazer o mesmo.

Alguns exemplos de coisas que devemos evitar em um culto:

O culto deve ser objetivo, enxuto, sem vãs repetições.

Cada participante deve possuir uma clara consciência da integridade do culto para não invadirmos a área do outro.

Um dirigente de culto e um líder de louvor não devem fazer comentários bíblicos prolongados, visto que já teremos um pregador…

Lições extraídas da história de Mefibosete

Áudio:
Vídeo:
Mefibosete from Ildo Swartele Mello on Vimeo.

Lições extraídas da história de Mefibosete Mefibosete nasceu num "berço de ouro" de um "palácio real", pois era neto do Rei Saul, filho do Príncipe Jônatas (2Sam 4.4). Entretanto, uma tragédia se abateu sobre sua vida quando ele tinha apenas 5 anos de idade. Israel foi derrotado em uma sangrenta batalha. A notícia da morte de Saul e de Jônatas chegaram até a casa real; então, a babá de Mefibosete, temendo que o menino também fosse morto, o toma em seus braços e foge correndo, mas, na pressa, acaba tropeçando e deixando o menino cair. Na queda, Mefibosete despedaça os pés e fica aleijado.

Agora, ele está órfão de pai e mãe. Perdeu a majestade, perdeu a saúde e vive escondido em um humilde povoado na casa de um bom homem chamado Maquir, que foi quem o amparou, adotando-o como filho.

Tais tragédias são frutos da rebeldia do Rei Saul, que plantou ventos e acabou colhendo tempestades devastadoras para a sua …

A Igreja passa pela Grande Tribulação?

IntroduçãoOs pré-tribulacionistas afirmam que Deus não permitirá que a Igreja sofra no período da Grande Tribulação. Mas, não existe nenhum versículo bíblico que ensine que a Igreja não passará pela Grande Tribulação e nada existe também na Bíblia sobre uma Segunda Vinda de Cristo em duas fases ou etapas, separadas por sete anos de Grande Tribulação, e também não há nada sobre um arrebatamento “secreto”, pois não há nada de secreto e silencioso nos relatos que descrevem o arrebatamento da Igreja (1Ts 4.16-17; Mt 24.31). 
Outra incongruência deste ponto de vista é a ideia de um arrebatamento para tirar a Igreja e o Espírito Santo da Terra antes da manifestação do Anticristo. Se este fosse o caso, o Anticristo seria anti o quê? Anticristos são falsos profetas que já atuavam no mundo nos tempos mais primitivos da Igreja. Não devemos confundir Anticristo com a Besta ou Bestas Apocalípticas. Todas as menções ao(s) Anticristo(s) aparecem nas epístolas joaninas e dizem respeito aos hereges o…