Pular para o conteúdo principal

Conheça a Igreja Metodista Livre



Nossa Identidade, Visão, Missão e Propósito

Introdução 



        A Igreja Metodista Livre surgiu em 1860 como um movimento de Deus para alcançar e transformar o mundo fazendo discípulos e multiplicando líderes. Não pregamos apenas a salvação das almas, mas também a transformação dos indivíduos e da sociedade.


Se Deus encontrar nossas vidas aceitáveis a Ele, Ele vai nos ungir para um ministério frutífero!
A Palavra de Deus é nosso guia e modelo. Através da unção do Espírito Santo e da sabedoria resultante da busca a Deus, surge uma visão clara e um entendimento da função. É através da confirmação do povo de Deus que a visão pode se tornar realidade e que as orações dos santos podem resultar em grandes movimentos de Deus em nosso mundo.
O chamado para se tornar um movimento de Deus nos campos de colheita do mundo, significa: 

  • Uma igreja focada na mensagem da cruz, na ressurreição e no Reino de Deus;


  • Uma igreja com doutrina saudável, que integra fé e prática; 


  • Uma igreja com uma paixão santa, entregue aos propósitos de Deus; 


  • Uma igreja que se expande e se multiplica, cruzando todas as barreiras religiosas, étnicas ou nacionais; 


  • Uma igreja que reflete Jesus.

Cremos que a igreja local é o instrumento de Deus para transformar a sociedade. Cremos que os líderes locais devem receber tanto o privilégio quanto a responsabilidade de viver nossos Valores Essenciais. Isto, em resumo, representa a base teológica e prática para as propostas que se seguem.

A Cultura de nossa Comunidade 

           Somos uma igreja conectiva e não um conjunto de igrejas independentes. Somos tremendamente fortalecidos por nossos relacionamentos baseados na verdade e na graça. O Produto número um da igreja é o relacionamento com Deus e com o próximo. Somos uma igreja bem estruturada, segundo o modelo bíblico, para o cumprimento de nossa missão. Temos um sistema hierárquico de submissão e prestação de contas, onde os membros prestam contas e se submetem às orientações de seus pastores, que por sua vez, se submetem aos superintendentes, que se  submetem aos bispos, que se submetem uns aos outros. A prestação de contas é mútua, pois os líderes também devem prestar contas não apenas as seus superiores como também aos seus liderados. E todos devem ser igualmente submissos a Deus e às Escrituras. 

Cremos que nossa missão dirige tudo que fazemos. 
Proclamamos que a salvação é gratuita. Jesus disse que o ministério autêntico é aquele que prega o evangelho aos pobres. Conseqüentemente, os destituídos e marginalizados do mundo merecem nosso cuidado especial. 
Nós nos esforçamos para tornar a mensagem do evangelho pertinente à nossa cultura, permanecendo fiel a Deus enquanto mostramos amor e sensibilidade para com o mundo.
Aceitamos todos que vêm a nós, crendo que o pecador mais desesperado tem o potencial de se tornar um seguidor de Jesus íntegro e dedicado.
Vemos os grupos pequenos como o melhor ambiente para o nascimento, discipulado, encorajamento e cuidado dos novos crentes. 

Vemos nossas igrejas locais como a linha de frente da nossa missão. Nossos pastores não são apenas designados à uma congregação, mas para a evangelização de comunidades  inteiras, bairros e cidades. 
Somos pessoas enviadas, encarregadas com a tarefa de alcançar novos territórios e novos povos com o evangelho. 
Somos wesleyanos em nossa doutrina e em nossa prática. Valorizamos a direção das Escrituras e o consenso da Igreja ao longo de sua história. 
Devemos ser pessoas santas. Nossa conduta e nosso ensino devem refletir a santidade e o amor a Deus. Não buscamos nada menos que a cura de mente, corpo e alma de todos que estão debaixo de nosso cuidado.

Nossos Valores Essenciais 

           Como um povo de confissão armínio-wesleyana, enfocamos o viver vidas santas para a glória de Deus e buscamos:


  • "Amar o Senhor nosso Deus com todo nosso coração, alma, mente e força, e amar os outros a nós mesmos". (Marcos 12:30-31)


  • Ir às pessoas de todas as nações, fazendo discípulos de Jesus ". (Mateus 28:19) 

Nosso Propósito 

  • Conhecer a Deus e glorificá-Lo, fazendo-O conhecido. 

Nossa Prioridade Estratégica 

A prioridade estratégica da Igreja Metodista Livre é multiplicar líderes ungidos e competentes. Portanto, devemos atuar: 


  1. Investindo na multiplicação de líderes ungidos e competentes que possam aconselhar  e equipar outros; 


  2. Formar e nutrir redes Metodistas Livres eficazes, que auxiliem no cumprimento de nossos Valores Essenciais;


  3. Promover a visão de que cada igreja seja uma igreja saudável com liderança cheia do Espírito Santo, implementando uma estratégia para alcançar os Resultados Esperados.


Nossos Resultados Esperados

    Toda igreja uma comunidade de adoração;

    Toda igreja uma congregação envolvente, produzindo discipulado, crescimento e pessoas santas;

    Toda igreja uma congregação que se reproduz;

    Toda igreja alcançando regularmente os perdidos para Cristo;

    Toda igreja envolvida em nosso movimento missionário mundial;

    Toda igreja buscando a justiça e mostrando misericórdia aos pobres e marginalizados;

    Toda igreja organizando-se para melhor cumprir seu propósito e missão;

    Toda igreja caracterizada por oração de intercessão.


Nossos Princípios Inegociáveis 

    Não podemos violar as Escrituras.

    Não podemos violar os Artigos de Religião, a Constituição, o Compromisso de Membro ou a Missão da Igreja Metodista Livre.

    Nossos pastores não podem violar seus votos de ordenação.

    Nossos líderes não podem conduzir a igreja de maneira a distraí-la ou desviá-la de nossa missão.

Nossas Iniciativas de Liderança 
Colocando a missão à frente dos métodos, nossos pastores e igrejas têm liberdade para criar estratégias e ministrar de forma a alcançar os Resultados Esperados.

Nossa Visão Para A Igreja Local 
Cada igreja, uma igreja saudável, com uma liderança cheia do Espírito, trabalhando estrategicamente para alcançar nossos Resultados Esperados. 
A Igreja Metodista Livre é: 
Uma comunidade bíblica e saudável. Um povo santo. Multiplicadora de discípulos, líderes, grupos e igrejas. 
"Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade  exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz." (1 Pedro 2:9) 



Por que Livre?


O "livre" no nome da Igreja Metodista Livre enfatiza certas liberdades básicas encontradas nas Escrituras: 



  • Liberdade humana, garantindo o direito de cada pessoa ser livre, negando o direito de quem quer que seja de manter escravos; 
  • Liberdade e simplicidade no culto; 
  • Livre de preconceitos sociais. Assentos gratuitos na igreja, assim os pobres não seriam mantidos fora nem seriam discriminados; 
  • Livre de votos de segredos de modo que a verdade possa ser sempre falada livremente; 
  • Livre do clericalismo, concedendo liberdade para os leigos serem plenamente envolvidos em todos os níveis de decisão; 
  • Livre do materialismo de modo a poder socorrer os pobres.


As Marcas de um Metodista

          De modo algum, queremos nos distinguir dos cristãos reais, qualquer que seja sua denominação, como também daqueles que, sinceramente, buscam aquilo que reconhecem ainda não possuir. Pois quem quer que faça a vontade de meu Pai, que está no céu, este é meu irmão, irmão ou mãe.

          E assim rogo, meus irmãos, pelas misericórdias de Deus, que não sejais divididos entre vós. É o teu coração reto para comigo, assim como o meu o é para contigo? Eu nada mais pergunto. Se assim o for, dá-me tua mão. Não destruamos a obra de Deus por causa de simples termos e opiniões. Tu serves e amas a Deus? Isto é o bastante. Estendo-te a minha mão direita em sinal de comunhão. Se há qualquer consolação em Cristo, se há qualquer conforto no amor, se há comunhão no Espírito, lutemos juntos pela fé evangélica, andando de maneira digna da vocação a que fomos chamados, com toda humildade e mansidão, assim também com longanimidade. Suportemo-nos uns aos outros em amor e esforcemo-nos por manter a unidade do Espírito, no vínculo da paz, lembrando sempre que há um só corpo como também um só Espírito, pois nossa vocação está apenas em uma esperança: um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, que está sobre todos, age por meio de todos e está em todos.

John Wesley (Pioneiro do Metodismo)


Para conhecer mais sobre a história, estrutura, missão e doutrina da Igreja Metodista Livre, visite o Site: www.metodistalivre.org.br 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Igreja passa pela Grande Tribulação?

Introdução Os pré-tribulacionistas afirmam que Deus não permitirá que a Igreja sofra no período da Grande Tribulação. Mas, não existe nenhum versículo bíblico que ensine que a Igreja não passará pela Grande Tribulação e nada existe também na Bíblia sobre uma Segunda Vinda de Cristo em duas fases ou etapas, separadas por sete anos de Grande Tribulação, e também não há nada sobre um arrebatamento “secreto”, pois não há nada de secreto e silencioso nos relatos que descrevem o arrebatamento da Igreja ( 1Ts 4.16-17 ; Mt 24.31 ).  Outra incongruência deste ponto de vista é a ideia de um arrebatamento para tirar a Igreja e o Espírito Santo da Terra antes da manifestação do Anticristo. Se este fosse o caso, o Anticristo seria anti o quê?  Anticristos são falsos profetas que já atuavam no mundo nos tempos mais primitivos da Igreja.  Não devemos confundir Anticristo com a Besta ou Bestas Apocalípticas.  Todas as menções ao(s) Anticristo(s) aparecem nas epístolas joaninas e dizem respeito

Os cinco aspectos do chamado de Levi e as características de uma verdade...

1. O Chamado para os pecadores Este texto conta a historia de Jesus chamando o publicano Levi para se tornar seu discípulo. Publicanos tinham a fama de corruptos. Jesus chama os pecadores! (v.32) Ele veio buscar e salvar o perdido. Há salvação para os pecadores. A simpatia de Jesus pelos pecadores era admirável. Era visto constantemente na presença de pecadores. Era criticado por isto. Ilustração: Carmem, da IMel do aeroporto, ficou impactada ao ver um  bêbado entrando gritando no ônibus e causando confusão. O Cobrador falou em alta voz que ele precisava de Jesus. O bêbado respondeu dizendo: "Pra mim não tem mais jeito". O cobrador falou: : "Tem jeito sim, eu era igualzinho a você e Jesus me transformou. Cântico: Só o poder de Deus, pode mudar teu ser, a prova que eu lhe dou, Ele mudou o meu." A conversão de Levi pode ter impactado positivamente a vida do publicano Zaqueu, abrindo portas para sua conversão. 2. O chamado é para o arrependimento Arrependi

Base Bíblia da Oração de Francisco de Assis

Base Bíblia da Oração de Francisco de Assis Por Bispo Ildo Mello Ainda que não seja de sua autoria, esta oração exprime bem o ideal de vida de Francisco de Assis, que inspirou-se no exemplo de nosso Senhor Jesus Cristo que não veio para ser servido mas para servir. Não trata-se aqui do esforço humano para alcançar a Deus, mas do resultado de uma vida que foi alcançada pela graça de Deus através de Cristo Jesus! Oração de Francisco de Assis Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz. (Is 52.7; Mt 5.9) Onde houver ódio, que eu leve o amor; (Mt 5.44; Rm 12.20-21) Onde houver ofensa, que eu leve o perdão; (Lc 6.29; 23.34; Ef 4.32) Onde houver discórdia, que eu leve a união; (1Co 1.10; Fp 2.14) Onde houver dúvida, que eu leve a fé; (Ts 1.3; Tg 1.6-8) Onde houver erro, que eu leve a verdade; (Jo 8.32; 14.6; Tg 5.19-20) Onde houver desespero, que eu leve a esperança; (Gn 49.18; Sl 31.24; 33.20; Rm 15.13; 1Ts 1.3; Fp 1.20) Onde houver tristeza, que eu leve a alegria; (At 1