Pular para o conteúdo principal

Apresentação

A Escatologia está embasada na própria natureza da Trindade, na doutrina da criação, nos propósitos eternos de Deus, na natureza de Jesus como Rei, Sacerdote e Profeta, na natureza do Reino de Deus, na pessoa e obra do Espírito Santo, na natureza e na missão da própria Igreja, no sentido de contribuir com os propósitos de Deus de conduzir a história da humanidade ao seu destino final e desejável.O Reino de Deus é tanto presente como futuro, já foi inaugurado e está em nós, entre nós e difunde-se a partir de nós neste Mundo, mas se manifestará em sua plenitude somente por ocasião da Segunda Vinda de Cristo. A compreensão da verdadeira natureza do Reino de Deus livra a Igreja dos perigos de posições extremistas.

Estes estudos pretendem ser uma advertência contra uma Escatologia especulativa, estanque e reducionista que produz alienação, acomodação e escapismo, fazendo oposição também à uma outra espécie de Escatologia, que se encontra no outro extremo, por ser triunfalista, se apegando a determinados textos em detrimento de outros, gerando ilusão e engano, comprometendo também a Missão da Igreja. Ao mesmo tempo em que pretende encorajar a Igreja a assumir o seu papel como agente de transformação pessoal e social na promoção dos valores do Reino de Deus pela capacitação do Espírito de Cristo.

A primeira série de estudos trata de questões tribulacionistas, onde faço uma crítica aos ensinos pretribulacionistas e ao dispensacionalismo. Depois passo a tratar das questões relacionadas ao milênio, apresentando objeções ao premilenismo e procurando expor o ensino bíblico sobre a Natureza do Reino de Deus e suas implicações para a Missão da Igreja. Passo, então, a citar Wesley e o avivamento Metodista como exemplo da influência positiva de uma boa escatologia para a Missão da Igreja com um alcance que vai além da transformação do indivíduo. Por fim, aproveito o espaço do blog para apresentar alguns escritos meus a respeito de outros assuntos teológicos, que entendo serem relevantes para a Igreja e o Mundo.

Comentários

  1. Prazer em conhecê-lo. Li rapidamente alguns trechos do texto (estamos sempre sem tempo....) e quero parabenizálo pelas posições tomadas

    Deus continue iluminando e inspirando tua mente.

    Thomas Wlassak
    Igreja Bíblica Batista do Planalto
    Fortaleza-CE

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz quando eu vejo uma pessoas defendendo essas verdade sobre escatologia, infelizmento o brasil e mas pre-tribulacionista dispensacionalista, eu so de uma igreja que a sua maioria pre-tribulacionita dispensacionalista as vezes me sinto so... O QUE ME FAZ CONVICTO SAO AS VERDADES BIBLICAS.. PARABENS PELO BLOGGER..

    GILCICLEY
    IGREJA BATISTA PENIEL DE MANAUS

    ResponderExcluir
  3. Gilciley,

    É, a maioria dos evangélicos é pretribulacionista, mas há esperança! Boa parte deles assume esta posição por pura ignorância. No entanto, muitos estão sendo esclarecidos.

    Um grande abraço,
    Ildo

    ResponderExcluir
  4. MUITO INTERESSANTE,
    PARTICIPE CONOSCO!

    Entre no site do Congresso e saiba mais
    www.iefogovivo.com/congressos

    Prepara-te Manaus
    IV CONGRESSO DE ESCATOLOGIA
    DEUS AMA AS PESSOAS QUE AMAM SUA VINDA
    DATA 01 E 02 de NOVEMBRO
    LOCAL: Teatro La Salle
    INSCRIÇÕES LIMITADAS
    Preletor: Pr.Afrânio Jorge
    Pregador do Programa
    “MARANATA!”
    O REI JESUS ESTÁ VOLTANDO.

    PARTICIPAÇÃO ESPECIAL:
    Ministério de Louvor Fogo Vivo

    TEMAS:
    Apostasia –Anticristo
    Arrebatamento
    A Grande Tribulação
    A Vinda Visível de Cristo
    O Milênio
    Juízo Final
    O Lago com Fogo e Enxofre
    A Nova Jerusalém

    INFORMAÇÕES:
    (92) 4101-3248 / 8833-4566 / 9146-7767
    www.iefogovivo.com/congressos
    E-mail: maranata.fv@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Pastor, sou estudante pesquisador sobre escatologia e devo confessar que, mesmo sendo calvinista, nunca assisti aula tão contundente e coerente quanto a apresentada aqui. O senhor é ótimo nesta área. Parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Igreja passa pela Grande Tribulação?

Introdução Os pré-tribulacionistas afirmam que Deus não permitirá que a Igreja sofra no período da Grande Tribulação. Mas, não existe nenhum versículo bíblico que ensine que a Igreja não passará pela Grande Tribulação e nada existe também na Bíblia sobre uma Segunda Vinda de Cristo em duas fases ou etapas, separadas por sete anos de Grande Tribulação, e também não há nada sobre um arrebatamento “secreto”, pois não há nada de secreto e silencioso nos relatos que descrevem o arrebatamento da Igreja ( 1Ts 4.16-17 ; Mt 24.31 ).  Outra incongruência deste ponto de vista é a ideia de um arrebatamento para tirar a Igreja e o Espírito Santo da Terra antes da manifestação do Anticristo. Se este fosse o caso, o Anticristo seria anti o quê?  Anticristos são falsos profetas que já atuavam no mundo nos tempos mais primitivos da Igreja.  Não devemos confundir Anticristo com a Besta ou Bestas Apocalípticas.  Todas as menções ao(s) Anticristo(s) aparecem nas epístolas joaninas e dizem respeito

Os cinco aspectos do chamado de Levi e as características de uma verdade...

1. O Chamado para os pecadores Este texto conta a historia de Jesus chamando o publicano Levi para se tornar seu discípulo. Publicanos tinham a fama de corruptos. Jesus chama os pecadores! (v.32) Ele veio buscar e salvar o perdido. Há salvação para os pecadores. A simpatia de Jesus pelos pecadores era admirável. Era visto constantemente na presença de pecadores. Era criticado por isto. Ilustração: Carmem, da IMel do aeroporto, ficou impactada ao ver um  bêbado entrando gritando no ônibus e causando confusão. O Cobrador falou em alta voz que ele precisava de Jesus. O bêbado respondeu dizendo: "Pra mim não tem mais jeito". O cobrador falou: : "Tem jeito sim, eu era igualzinho a você e Jesus me transformou. Cântico: Só o poder de Deus, pode mudar teu ser, a prova que eu lhe dou, Ele mudou o meu." A conversão de Levi pode ter impactado positivamente a vida do publicano Zaqueu, abrindo portas para sua conversão. 2. O chamado é para o arrependimento Arrependi

Base Bíblia da Oração de Francisco de Assis

Base Bíblia da Oração de Francisco de Assis Por Bispo Ildo Mello Ainda que não seja de sua autoria, esta oração exprime bem o ideal de vida de Francisco de Assis, que inspirou-se no exemplo de nosso Senhor Jesus Cristo que não veio para ser servido mas para servir. Não trata-se aqui do esforço humano para alcançar a Deus, mas do resultado de uma vida que foi alcançada pela graça de Deus através de Cristo Jesus! Oração de Francisco de Assis Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz. (Is 52.7; Mt 5.9) Onde houver ódio, que eu leve o amor; (Mt 5.44; Rm 12.20-21) Onde houver ofensa, que eu leve o perdão; (Lc 6.29; 23.34; Ef 4.32) Onde houver discórdia, que eu leve a união; (1Co 1.10; Fp 2.14) Onde houver dúvida, que eu leve a fé; (Ts 1.3; Tg 1.6-8) Onde houver erro, que eu leve a verdade; (Jo 8.32; 14.6; Tg 5.19-20) Onde houver desespero, que eu leve a esperança; (Gn 49.18; Sl 31.24; 33.20; Rm 15.13; 1Ts 1.3; Fp 1.20) Onde houver tristeza, que eu leve a alegria; (At 1