A DIVINDADE DE CRISTO
Quem é Jesus, afinal?
Comecemos com algumas perguntas fundamentais:
Quem é Jesus segundo as Escrituras?
Seria Ele apenas um profeta? Um mestre iluminado? Um ser criado exaltado?A Bíblia dá a Jesus atributos, nomes e obras que pertencem somente a Deus?
Se só Deus deve ser adorado (Mt 4.10), por que Jesus recebe adoração no Novo Testamento?
Se Deus não divide Sua glória com outro (Is 42.8), como explicar Ap 5, onde o Cordeiro recebe a mesma glória eterna do Pai?
Essas perguntas não são meramente acadêmicas. Nossa fé, nossa salvação e nossa adoração dependem da identidade correta de Jesus.
E se Jesus não é Deus, então:
sua morte não poderia satisfazer a justiça eterna;
sua ressurreição não teria poder para nos vivificar;
sua presença constante não seria possível;
sua adoração seria idolatria.
Mas se Ele é Deus Filho — como afirmam as Escrituras — então nossa fé repousa sobre o fundamento mais sólido possível.
Vamos à exposição.
I. SÓ DEUS PODE SER ADORADO (Mt 4.10; Ap 22.8–9)
Começamos pelo princípio básico do monoteísmo bíblico:
“Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto.” (Mt 4.10)
E quando João tenta adorar um anjo, ele imediatamente é repreendido:
“Não faças isso! … Adora a Deus.” (Ap 22.9)
Conclusão inicial: adoração é exclusiva do Deus único.
Isso será essencial para entender tudo o que vem depois.
II. JESUS RECEBE ADORAÇÃO – E NÃO RECUSA
Se só Deus pode ser adorado, então qualquer ser criado que recebesse adoração cometeria blasfêmia.
Mas vejamos como o Novo Testamento descreve Jesus.
1. Os discípulos o adoram (Mt 14.33)
Depois de Jesus acalmar a tempestade:
“E os que estavam no barco o adoraram, dizendo: ‘Verdadeiramente és o Filho de Deus!’” (Mt 14.33)
Jesus não corrige ninguém, não rejeita o gesto, não aponta para o Pai — Ele aceita a adoração.
2. O cego curado o adora (Jo 9.38)
“Creio, Senhor! — e o adorou.” (Jo 9.38)
Novamente, nenhuma correção.
3. Todos os anjos o adoram (Hb 1.6)
“E todos os anjos de Deus o adorem.” (Hb 1.6)
E aqui temos o ponto decisivo:
Anjos não podem adorar criaturas, mas são ordenados pelo Pai a adorar o Filho.
Se os anjos só podem adorar a Deus, e adoram o Filho, então o Filho participa da natureza divina.
III. JESUS É CHAMADO DE “DEUS” DE FORMA CLARA NAS ESCRITURAS
1. “Meu Senhor e meu Deus” (Jo 20.28)
Tomé declara:
“Senhor meu e Deus meu!” (Jo 20.28)
Jesus não repreende. Pelo contrário, responde:
“Porque me viste, creste.” (Jo 20.29)
A fé verdadeira de Tomé é reconhecer Jesus como Deus.
2. O Verbo era Deus (Jo 1.1)
“No princípio era o Verbo… e o Verbo era Deus.” (Jo 1.1)
A estrutura do texto afirma que:
o Verbo é distinto do Pai (“com Deus”),
o Verbo é participante da natureza divina (“era Deus”).
3. “Nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo” (Tt 2.13)
A gramática grega (regra de Sharp) mostra que “grande Deus” e “Salvador” se referem à mesma pessoa: Jesus Cristo.
4. “Deus forte, Pai da eternidade” aplicado ao Filho (Is 9.6)
Isaías profetiza sobre o Messias:
“Maravilhoso Conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade, Príncipe da paz.”
IV. JESUS TEM ATRIBUTOS QUE SOMENTE DEUS POSSUI
1. Eternidade
“No princípio… o Verbo já era.” (Jo 1.1)
“Antes que Abraão existisse, EU SOU.” (Jo 8.58)
Aqui Jesus assume o nome divino revelado a Moisés (Êx 3.14).
2. Imutabilidade
“Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre.” (Hb 13.8)
A imutabilidade é atributo divino (Ml 3.6).
3. Onisciência
“Senhor, tu sabes todas as coisas.” (Jo 21.17)
4. Onipotência
“Toda autoridade me foi dada no céu e na terra.” (Mt 28.18)
5. Onipresença
“Eis que estou convosco todos os dias.” (Mt 28.20)
Criaturas não têm essa presença constante.
V. JESUS REALIZA OBRAS QUE SOMENTE DEUS REALIZA
1. Criação de todas as coisas
“Todas as coisas foram feitas por intermédio dele.” (Jo 1.3)
“Nele foram criadas todas as coisas…” (Cl 1.16)
“Por meio do Filho fez o universo.” (Hb 1.2)
Pergunta fundamental:
Como um ser criado pode criar “todas as coisas”, inclusive o tempo, o espaço e os anjos, sem criar a si mesmo?
2. Sustentar o universo
“Nele tudo subsiste.” (Cl 1.17)
3. Perdoar pecados com autoridade própria
“Teus pecados estão perdoados.” (Mc 2.5)
Os escribas se escandalizam, corretamente dizendo:
“Quem pode perdoar pecados, senão um só: Deus?” (Mc 2.7)
Jesua responde demonstrando poder divino.
4. Ser o Juiz final da humanidade
“O Pai a ninguém julga, mas confiou todo o juízo ao Filho.” (Jo 5.22)
Só Deus pode julgar todos os seres humanos e toda a história.
VI. JESUS RECEBE A MESMA ADORAÇÃO QUE O PAI (Ap 5)
Aqui está o ápice da revelação neotestamentária.
Em Apocalipse 5, João descreve:
o Pai no trono (v. 1);
o Cordeiro de pé, como morto, mas vivo (v. 6);
adoração conjunta:
“Aquele que está sentado no trono e ao Cordeiro sejam o louvor, a honra, a glória e o poder para todo o sempre.” (Ap 5.13)
Observe:
mesma adoração,
mesma glória,
mesmo louvor eterno,
para o Pai e o Filho.
Se Deus diz que não dará a outro a sua glória (Is 42.8), e o Cordeiro recebe essa glória junto ao Pai, então o Cordeiro não é outro — Ele participa da mesma glória divina.
VII. SÍNTESE TEOLÓGICA: O FILHO É DEUS, DISTINTO DO PAI, MAS UM COM ELE
A Bíblia mostra:
Distinção de pessoas
O Pai envia o Filho (Jo 3.17)
O Filho ora ao Pai (Jo 17)
O Pai glorifica o Filho (Jo 17.1)
Unidade de essência
“Eu e o Pai somos um.” (Jo 10.30)
(No grego, “um” está no neutro — uma só essência, não uma só pessoa.)
Comunhão eterna
“Glorifica-me, Pai, com a glória que tive junto a ti antes que houvesse mundo.” (Jo 17.5)
Isso é impossível para qualquer ser criado.
VIII. APLICAÇÃO PRÁTICA: POR QUE A DIVINDADE DE CRISTO IMPORTA?
Só Deus pode nos salvar.
Se Jesus não é Deus, não há evangelho.Só Deus merece adoração.
Adorar Cristo é honrar o Pai (Jo 5.23).Nossa esperança é tão segura quanto a glória eterna de Cristo.
Cristo divino significa redenção perfeita e vida eterna garantida.Nossa fé não repousa em uma criatura, mas no Deus encarnado.
Conclusão
A Bíblia, do Antigo ao Novo Testamento, revela um Cristo que:
é adorado,
é chamado Deus,
possui atributos divinos,
realiza obras divinas,
partilha da glória eterna do Pai,
e salva com poder divino.
Jesus é Deus Filho, consubstancial ao Pai, e digno de toda a adoração, honra e louvor.
“Para que todos honrem o Filho assim como honram o Pai.” (Jo 5.23)
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