quarta-feira, 26 de novembro de 2025

A DIVINDADE DE CRISTO

 

A DIVINDADE DE CRISTO

Quem é Jesus, afinal?

Comecemos com algumas perguntas fundamentais:

  1. Quem é Jesus segundo as Escrituras?
    Seria Ele apenas um profeta? Um mestre iluminado? Um ser criado exaltado?

  2. A Bíblia dá a Jesus atributos, nomes e obras que pertencem somente a Deus?

  3. Se só Deus deve ser adorado (Mt 4.10), por que Jesus recebe adoração no Novo Testamento?

  4. Se Deus não divide Sua glória com outro (Is 42.8), como explicar Ap 5, onde o Cordeiro recebe a mesma glória eterna do Pai?

Essas perguntas não são meramente acadêmicas. Nossa fé, nossa salvação e nossa adoração dependem da identidade correta de Jesus.
E se Jesus não é Deus, então:

  • sua morte não poderia satisfazer a justiça eterna;

  • sua ressurreição não teria poder para nos vivificar;

  • sua presença constante não seria possível;

  • sua adoração seria idolatria.

Mas se Ele é Deus Filho — como afirmam as Escrituras — então nossa fé repousa sobre o fundamento mais sólido possível.

Vamos à exposição.


I. SÓ DEUS PODE SER ADORADO (Mt 4.10; Ap 22.8–9)

Começamos pelo princípio básico do monoteísmo bíblico:

“Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto.” (Mt 4.10)

E quando João tenta adorar um anjo, ele imediatamente é repreendido:

“Não faças isso! … Adora a Deus.” (Ap 22.9)

Conclusão inicial: adoração é exclusiva do Deus único.

Isso será essencial para entender tudo o que vem depois.


II. JESUS RECEBE ADORAÇÃO – E NÃO RECUSA

Se só Deus pode ser adorado, então qualquer ser criado que recebesse adoração cometeria blasfêmia.
Mas vejamos como o Novo Testamento descreve Jesus.

1. Os discípulos o adoram (Mt 14.33)

Depois de Jesus acalmar a tempestade:

“E os que estavam no barco o adoraram, dizendo: ‘Verdadeiramente és o Filho de Deus!’” (Mt 14.33)

Jesus não corrige ninguém, não rejeita o gesto, não aponta para o Pai — Ele aceita a adoração.

2. O cego curado o adora (Jo 9.38)

“Creio, Senhor! — e o adorou.” (Jo 9.38)

Novamente, nenhuma correção.

3. Todos os anjos o adoram (Hb 1.6)

“E todos os anjos de Deus o adorem.” (Hb 1.6)

E aqui temos o ponto decisivo:
Anjos não podem adorar criaturas, mas são ordenados pelo Pai a adorar o Filho.

Se os anjos só podem adorar a Deus, e adoram o Filho, então o Filho participa da natureza divina.


III. JESUS É CHAMADO DE “DEUS” DE FORMA CLARA NAS ESCRITURAS

1. “Meu Senhor e meu Deus” (Jo 20.28)

Tomé declara:

“Senhor meu e Deus meu!” (Jo 20.28)

Jesus não repreende. Pelo contrário, responde:

“Porque me viste, creste.” (Jo 20.29)

A fé verdadeira de Tomé é reconhecer Jesus como Deus.

2. O Verbo era Deus (Jo 1.1)

“No princípio era o Verbo… e o Verbo era Deus.” (Jo 1.1)

A estrutura do texto afirma que:

  • o Verbo é distinto do Pai (“com Deus”),

  • o Verbo é participante da natureza divina (“era Deus”).

3. “Nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo” (Tt 2.13)

A gramática grega (regra de Sharp) mostra que “grande Deus” e “Salvador” se referem à mesma pessoa: Jesus Cristo.

4. “Deus forte, Pai da eternidade” aplicado ao Filho (Is 9.6)

Isaías profetiza sobre o Messias:

“Maravilhoso Conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade, Príncipe da paz.”


IV. JESUS TEM ATRIBUTOS QUE SOMENTE DEUS POSSUI

1. Eternidade

  • “No princípio… o Verbo já era.” (Jo 1.1)

  • “Antes que Abraão existisse, EU SOU.” (Jo 8.58)
    Aqui Jesus assume o nome divino revelado a Moisés (Êx 3.14).

2. Imutabilidade

“Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre.” (Hb 13.8)

A imutabilidade é atributo divino (Ml 3.6).

3. Onisciência

“Senhor, tu sabes todas as coisas.” (Jo 21.17)

4. Onipotência

“Toda autoridade me foi dada no céu e na terra.” (Mt 28.18)

5. Onipresença

“Eis que estou convosco todos os dias.” (Mt 28.20)

Criaturas não têm essa presença constante.


V. JESUS REALIZA OBRAS QUE SOMENTE DEUS REALIZA

1. Criação de todas as coisas

  • “Todas as coisas foram feitas por intermédio dele.” (Jo 1.3)

  • “Nele foram criadas todas as coisas…” (Cl 1.16)

  • “Por meio do Filho fez o universo.” (Hb 1.2)

Pergunta fundamental:
Como um ser criado pode criar “todas as coisas”, inclusive o tempo, o espaço e os anjos, sem criar a si mesmo?

2. Sustentar o universo

“Nele tudo subsiste.” (Cl 1.17)

3. Perdoar pecados com autoridade própria

“Teus pecados estão perdoados.” (Mc 2.5)

Os escribas se escandalizam, corretamente dizendo:

“Quem pode perdoar pecados, senão um só: Deus?” (Mc 2.7)

Jesua responde demonstrando poder divino.

4. Ser o Juiz final da humanidade

“O Pai a ninguém julga, mas confiou todo o juízo ao Filho.” (Jo 5.22)

Só Deus pode julgar todos os seres humanos e toda a história.


VI. JESUS RECEBE A MESMA ADORAÇÃO QUE O PAI (Ap 5)

Aqui está o ápice da revelação neotestamentária.

Em Apocalipse 5, João descreve:

  1. o Pai no trono (v. 1);

  2. o Cordeiro de pé, como morto, mas vivo (v. 6);

  3. adoração conjunta:

“Aquele que está sentado no trono e ao Cordeiro sejam o louvor, a honra, a glória e o poder para todo o sempre.” (Ap 5.13)

Observe:

  • mesma adoração,

  • mesma glória,

  • mesmo louvor eterno,

  • para o Pai e o Filho.

Se Deus diz que não dará a outro a sua glória (Is 42.8), e o Cordeiro recebe essa glória junto ao Pai, então o Cordeiro não é outro — Ele participa da mesma glória divina.


VII. SÍNTESE TEOLÓGICA: O FILHO É DEUS, DISTINTO DO PAI, MAS UM COM ELE

A Bíblia mostra:

  1. Distinção de pessoas

    • O Pai envia o Filho (Jo 3.17)

    • O Filho ora ao Pai (Jo 17)

    • O Pai glorifica o Filho (Jo 17.1)

  2. Unidade de essência

    • “Eu e o Pai somos um.” (Jo 10.30)
      (No grego, “um” está no neutro — uma só essência, não uma só pessoa.)

  3. Comunhão eterna

    • “Glorifica-me, Pai, com a glória que tive junto a ti antes que houvesse mundo.” (Jo 17.5)

Isso é impossível para qualquer ser criado.


VIII. APLICAÇÃO PRÁTICA: POR QUE A DIVINDADE DE CRISTO IMPORTA?

  1. Só Deus pode nos salvar.
    Se Jesus não é Deus, não há evangelho.

  2. Só Deus merece adoração.
    Adorar Cristo é honrar o Pai (Jo 5.23).

  3. Nossa esperança é tão segura quanto a glória eterna de Cristo.
    Cristo divino significa redenção perfeita e vida eterna garantida.

  4. Nossa fé não repousa em uma criatura, mas no Deus encarnado.


Conclusão

A Bíblia, do Antigo ao Novo Testamento, revela um Cristo que:

  • é adorado,

  • é chamado Deus,

  • possui atributos divinos,

  • realiza obras divinas,

  • partilha da glória eterna do Pai,

  • e salva com poder divino.

Jesus é Deus Filho, consubstancial ao Pai, e digno de toda a adoração, honra e louvor.

“Para que todos honrem o Filho assim como honram o Pai.” (Jo 5.23)

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