Pular para o conteúdo principal

Razões para um cristão não participar de loterias e jogos de azar

A participação em loterias e jogos de azar bate de frente com alguns princípios bíblicos e valores cristãos.


O jogo baseia-se na premissa do acaso, desconsiderando o cuidado providencial de Deus. Falta-lhe a dignidade de um salário merecido ou a honra de um presente, tirando recursos sem uma compensação justa do próximo. 


O cerne da fé cristã é a confiança e a esperança em Deus como provedor e protetor. As Escrituras enfatizam a importância de depositar a esperança no Senhor, em Salmos como 27:14, 33:18-22 e 62:5-8, destacando a solidez da confiança em Deus em tempos de adversidade e incerteza. Esses versículos ressaltam a confiança na providência divina em oposição à incerteza dos jogos de azar. 


Além disso, a Bíblia adverte sobre a responsabilidade na administração dos recursos concedidos por Deus. Provérbios 13:11 instrui que a riqueza conquistada de maneira apressada tende a diminuir, enquanto a acumulação gradual através do trabalho traz crescimento. A participação em jogos de azar contraria frontalmente esse princípio de administração responsável e sábia.


Os jogos de azar representam um terreno minado, conduzindo muitos à armadilha do vício. Esse vício não só acarreta perdas financeiras devastadoras, levando indivíduos e famílias inteiras à ruína econômica, mas também desencadeia conflitos familiares, gerando profundo sofrimento emocional e desestabilizando relacionamentos fundamentais.


Para além das consequências financeiras, o vício em jogos de azar é um flagelo que afeta a saúde mental e emocional dos indivíduos. A dependência e compulsão resultantes dessas práticas vão de encontro ao chamado de uma vida equilibrada e saudável em Cristo, mergulhando pessoas em um ciclo destrutivo que mina a autoestima, a confiança e compromete o bem-estar integral.


Ademais, o jogo é um terreno fértil para a ganância, estimulando uma busca incessante por ganhos rápidos e fáceis. No entanto, essa busca por vantagens momentâneas muitas vezes resulta em vícios prejudiciais, minando a integridade pessoal, contrariando a orientação bíblica de evitar ser dominado por qualquer coisa que não seja a vontade de Deus (1 Coríntios 6:12). A ganância, associada aos jogos de azar, pode também destruir a motivação para um trabalho honesto e desencadear uma série de males que minam a estrutura ética e moral dos indivíduos.


Por esses motivos, muitos cristãos optam por se abster de qualquer forma de jogo, seja por questões de consciência ou como um testemunho da fé em Cristo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Igreja passa pela Grande Tribulação?

Introdução Os pré-tribulacionistas afirmam que Deus não permitirá que a Igreja sofra no período da Grande Tribulação. Mas, não existe nenhum versículo bíblico que ensine que a Igreja não passará pela Grande Tribulação e nada existe também na Bíblia sobre uma Segunda Vinda de Cristo em duas fases ou etapas, separadas por sete anos de Grande Tribulação, e também não há nada sobre um arrebatamento “secreto”, pois não há nada de secreto e silencioso nos relatos que descrevem o arrebatamento da Igreja ( 1Ts 4.16-17 ; Mt 24.31 ).  Outra incongruência deste ponto de vista é a ideia de um arrebatamento para tirar a Igreja e o Espírito Santo da Terra antes da manifestação do Anticristo. Se este fosse o caso, o Anticristo seria anti o quê?  Anticristos são falsos profetas que já atuavam no mundo nos tempos mais primitivos da Igreja.  Não devemos confundir Anticristo com a Besta ou Bestas Apocalípticas.  Todas as menções ao(s) Anticristo(s) aparecem nas epístolas joaninas e dizem respeito

Os cinco aspectos do chamado de Levi e as características de uma verdade...

1. O Chamado para os pecadores Este texto conta a historia de Jesus chamando o publicano Levi para se tornar seu discípulo. Publicanos tinham a fama de corruptos. Jesus chama os pecadores! (v.32) Ele veio buscar e salvar o perdido. Há salvação para os pecadores. A simpatia de Jesus pelos pecadores era admirável. Era visto constantemente na presença de pecadores. Era criticado por isto. Ilustração: Carmem, da IMel do aeroporto, ficou impactada ao ver um  bêbado entrando gritando no ônibus e causando confusão. O Cobrador falou em alta voz que ele precisava de Jesus. O bêbado respondeu dizendo: "Pra mim não tem mais jeito". O cobrador falou: : "Tem jeito sim, eu era igualzinho a você e Jesus me transformou. Cântico: Só o poder de Deus, pode mudar teu ser, a prova que eu lhe dou, Ele mudou o meu." A conversão de Levi pode ter impactado positivamente a vida do publicano Zaqueu, abrindo portas para sua conversão. 2. O chamado é para o arrependimento Arrependi

Base Bíblia da Oração de Francisco de Assis

Base Bíblia da Oração de Francisco de Assis Por Bispo Ildo Mello Ainda que não seja de sua autoria, esta oração exprime bem o ideal de vida de Francisco de Assis, que inspirou-se no exemplo de nosso Senhor Jesus Cristo que não veio para ser servido mas para servir. Não trata-se aqui do esforço humano para alcançar a Deus, mas do resultado de uma vida que foi alcançada pela graça de Deus através de Cristo Jesus! Oração de Francisco de Assis Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz. (Is 52.7; Mt 5.9) Onde houver ódio, que eu leve o amor; (Mt 5.44; Rm 12.20-21) Onde houver ofensa, que eu leve o perdão; (Lc 6.29; 23.34; Ef 4.32) Onde houver discórdia, que eu leve a união; (1Co 1.10; Fp 2.14) Onde houver dúvida, que eu leve a fé; (Ts 1.3; Tg 1.6-8) Onde houver erro, que eu leve a verdade; (Jo 8.32; 14.6; Tg 5.19-20) Onde houver desespero, que eu leve a esperança; (Gn 49.18; Sl 31.24; 33.20; Rm 15.13; 1Ts 1.3; Fp 1.20) Onde houver tristeza, que eu leve a alegria; (At 1