Pular para o conteúdo principal

Dez Passos para Decisões Sábias à Luz das Escrituras

Na jornada da vida, somos constantemente desafiados a tomar decisões. Diante das encruzilhadas, buscamos a sabedoria para guiar nossos passos e escolhas. Inspirados pelas Escrituras Sagradas, encontramos um mapa divino que nos conduz à sabedoria e discernimento.

A sabedoria clama, ergue a voz e busca nosso entendimento. Ela está ao nosso alcance, disponível para nos guiar. No entanto, negligenciá-la traz consigo a rota da destruição, pois ela nos convida a compreender, mas o desdém pela sabedoria traz consequências devastadoras. (Provérbios 1:20-33).Este guia oferece dez passos fundamentais, extraídos das Escrituras, para ajudar na tomada de decisões sábias, permitindo-nos navegar pelas escolhas da vida com clareza e confiança.


Dez Passos para Decisões Sábias à Luz das Escrituras:

1. Ore a Deus: Seguindo o exemplo de Jesus em Lucas 6:12, onde Ele orou antes de decisões cruciais, e em Tiago 1:5-8, somos encorajados a pedir sabedoria a Deus, acreditando que Ele generosamente concede essa sabedoria àqueles que pedem com fé.

2. Examine a Bíblia: Quando confrontados com uma multiplicidade de opiniões e vozes, a orientação bíblica é clara: “Procurai compreender qual é a vontade do Senhor” (Efésios 5:17). Essa busca ativa pela vontade divina não é em vão, pois como afirma Provérbios 2:6-7, “Pois é o Senhor quem dá sabedoria; de sua boca vêm o conhecimento e a inteligência. Ele reserva a sensatez para os justos, é escudo para quem vive de forma íntegra”. Além disso, a Palavra de Deus é a própria essência da verdade e é garantida pela fidelidade divina (Salmo 119:160, Salmo 33:4). Sua confiabilidade e importância são enfatizadas em 2 Timóteo 3:16, Provérbios 30:5 e Hebreus 4:12. Esses versículos reforçam a veracidade, a confiabilidade e o impacto da Palavra de Deus, oferecendo uma base sólida para a busca da sabedoria e discernimento em nossas vidas.

3. Examine os fatos: Encare a realidade de frente. Não maquie a situação  e nem subestime  os desafios. Neemias, ao inspecionar Jerusalém antes de iniciar a reconstrução (Neemias 2), demonstra a importância de um reconhecimento pessoal da situação antes de tomar decisões significativas. Provérbios 18:17 destaca a necessidade de ouvir ambos os lados antes de tirar conclusões, enquanto Provérbios 13:16 enfatiza que todo homem prudente age com base no conhecimento.

4. Busque conselhos: Busque a orientação de pessoas sábias e experientes, como instruído em Provérbios 20:18: "Planos são bem-sucedidos quando há bons conselheiros" e 15:22: "Os planos falham por falta de conselhos, mas com muitos conselheiros há sucesso". A sabedoria está em aprender com a experiência daqueles que possuem conhecimento, buscando conselhos e orientações antes de tomar decisões importantes na vida.

5. Calcule o custo: Avalie os prós e os contras, considerando o investimento necessário, como destacado em Provérbios 20:25 e também na orientação de Jesus em Lucas 14:28-30, sobre a importância de calcular o custo antes de começar a construir uma torre, para evitar interrupções e assegurar a conclusão bem-sucedida do projeto. Assim como Neemias avaliou os recursos e os desafios antes de iniciar a reconstrução de Jerusalém (Neemias 2:11-16).

6. Estabeleça uma meta: A Bíblia destaca a importância de determinar objetivos claros e manter o direcionamento. Em 1 Coríntios 9:26, Paulo declara: "Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo." O cristão deve ter objetivos claros e bem definidos, para manter sempre o foco, evitando agir sem direção ou propósito. (Provérbios 17:24 e 4:25-27). Assim como Neemias definiu o objetivo de reconstruir Jerusalém (Neemias 2:17-18), é vital estabelecer metas claras na nossa jornada de vida.

7. Prepare-se para as adversidades: Como mencionado em Provérbios 22:3, “O prudente percebe o perigo e busca refúgio; o inexperiente segue adiante e sofre as consequências.” A Bíblia ensina a esperar o melhor, mas também a se preparar para o pior cenário possível. Exemplos bíblicos mostram a importância de estar preparado para desafios. Noé construiu uma arca em obediência a Deus, preparando-se para o dilúvio iminente (Gênesis 6:13-22). José, antecipando a fome prevista no Egito, armazenou alimentos para sustentar o povo durante tempos difíceis (Gênesis 41:33-36). Além disso, quando questionado sobre o que fazer se algo desse errado, José estava pronto com um plano de ação (Gênesis 41:46-57). Da mesma forma, devemos considerar possíveis contratempos e estar preparados para enfrentá-los, seja por meio da oração, planejamento ou tomando medidas preventivas, mantendo sempre nossa confiança em Deus diante das adversidades.

8. Enfrente os seus medos: Como afirma Provérbios 29:25, “Quem teme ao homem cai em armadilhas, mas quem confia no Senhor está seguro.” A Bíblia nos lembra que confiar em Deus é o alicerce da verdadeira segurança, enquanto o medo pode nos aprisionar. Todos enfrentamos temores, mas a coragem não é ausência de medo; é agir apesar dele. Exemplos bíblicos ilustram como figuras como Moisés, Jeremias e Abraão, inicialmente relutaram diante do chamado de Deus devido a seus receios pessoais, mas, no fim, confiaram em Deus e seguiram adiante (Êxodo 4:10-12, Jeremias 1:6-8, Gênesis 12:1-4). Entretanto, o medo pode ser paralisante, como ressalta Eclesiastes 11:4: “Quem observa o vento não plantará; e quem olha para as nuvens não colherá.” Portanto, é fundamental confrontar e superar os medos, confiando na orientação e no poder de Deus para avançar além das limitações impostas pelo medo.

9. Dê um passo de fé: Provérbios 3:5-6 nos orienta: “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.” Esta passagem nos encoraja a confiar totalmente em Deus, mesmo quando não entendemos completamente o caminho à frente. Tomar um passo de fé envolve agir com base na confiança em Deus e na Sua orientação, como fez Abraão ao seguir a ordem de Deus para sair de sua terra e seguir para um lugar desconhecido (Gênesis 12:1-4). Isso implica não depender apenas da nossa própria compreensão, mas depositar nossa confiança no Senhor para direcionar nossos passos. Assim, após ponderar todas as considerações anteriores, tomar uma decisão de fé significa agir confiando que Deus guiará e endireitará o caminho conforme Sua vontade.

10. Avalie constantemente: Regularmente reavalie suas decisões, ajustando-as se necessário. Durante suas viagens missionárias, Paulo frequentemente adaptava seus planos e direções de acordo com a orientação do Espírito Santo. Em Atos 16, por exemplo, Paulo e seus companheiros foram impedidos pelo Espírito Santo de pregar a Palavra em determinadas regiões. Mais tarde, tiveram uma visão de um homem da Macedônia pedindo ajuda, o que os levou a mudar seus planos e seguir para lá. Essa história demonstra a sensibilidade de Paulo à direção divina e sua disposição em ajustar sua rota e planos de acordo com os direcionamentos de Deus, evidenciando a importância de avaliar constantemente a direção e adaptar-se conforme a orientação do Senhor.


Conclusão:

Cada passo, embasado em textos e exemplos bíblicos nos conduz a uma reflexão sobre a importância da oração, do estudo das Escrituras, do discernimento dos fatos, da busca por conselhos sábios, da avaliação dos custos e metas, da preparação para adversidades, do enfrentamento dos medos, da ação com fé e da constante reavaliação.

Ao adotarmos esses princípios em nossa caminhada, permitimos que a sabedoria divina nos oriente pelos desafios, conduzindo-nos a um caminho de discernimento, integridade e confiança na vontade de Deus para nossas vidas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Igreja passa pela Grande Tribulação?

Introdução Os pré-tribulacionistas afirmam que Deus não permitirá que a Igreja sofra no período da Grande Tribulação. Mas, não existe nenhum versículo bíblico que ensine que a Igreja não passará pela Grande Tribulação e nada existe também na Bíblia sobre uma Segunda Vinda de Cristo em duas fases ou etapas, separadas por sete anos de Grande Tribulação, e também não há nada sobre um arrebatamento “secreto”, pois não há nada de secreto e silencioso nos relatos que descrevem o arrebatamento da Igreja ( 1Ts 4.16-17 ; Mt 24.31 ).  Outra incongruência deste ponto de vista é a ideia de um arrebatamento para tirar a Igreja e o Espírito Santo da Terra antes da manifestação do Anticristo. Se este fosse o caso, o Anticristo seria anti o quê?  Anticristos são falsos profetas que já atuavam no mundo nos tempos mais primitivos da Igreja.  Não devemos confundir Anticristo com a Besta ou Bestas Apocalípticas.  Todas as menções ao(s) Anticristo(s) aparecem nas epístolas joaninas e dizem respeito

Os cinco aspectos do chamado de Levi e as características de uma verdade...

1. O Chamado para os pecadores Este texto conta a historia de Jesus chamando o publicano Levi para se tornar seu discípulo. Publicanos tinham a fama de corruptos. Jesus chama os pecadores! (v.32) Ele veio buscar e salvar o perdido. Há salvação para os pecadores. A simpatia de Jesus pelos pecadores era admirável. Era visto constantemente na presença de pecadores. Era criticado por isto. Ilustração: Carmem, da IMel do aeroporto, ficou impactada ao ver um  bêbado entrando gritando no ônibus e causando confusão. O Cobrador falou em alta voz que ele precisava de Jesus. O bêbado respondeu dizendo: "Pra mim não tem mais jeito". O cobrador falou: : "Tem jeito sim, eu era igualzinho a você e Jesus me transformou. Cântico: Só o poder de Deus, pode mudar teu ser, a prova que eu lhe dou, Ele mudou o meu." A conversão de Levi pode ter impactado positivamente a vida do publicano Zaqueu, abrindo portas para sua conversão. 2. O chamado é para o arrependimento Arrependi

Base Bíblia da Oração de Francisco de Assis

Base Bíblia da Oração de Francisco de Assis Por Bispo Ildo Mello Ainda que não seja de sua autoria, esta oração exprime bem o ideal de vida de Francisco de Assis, que inspirou-se no exemplo de nosso Senhor Jesus Cristo que não veio para ser servido mas para servir. Não trata-se aqui do esforço humano para alcançar a Deus, mas do resultado de uma vida que foi alcançada pela graça de Deus através de Cristo Jesus! Oração de Francisco de Assis Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz. (Is 52.7; Mt 5.9) Onde houver ódio, que eu leve o amor; (Mt 5.44; Rm 12.20-21) Onde houver ofensa, que eu leve o perdão; (Lc 6.29; 23.34; Ef 4.32) Onde houver discórdia, que eu leve a união; (1Co 1.10; Fp 2.14) Onde houver dúvida, que eu leve a fé; (Ts 1.3; Tg 1.6-8) Onde houver erro, que eu leve a verdade; (Jo 8.32; 14.6; Tg 5.19-20) Onde houver desespero, que eu leve a esperança; (Gn 49.18; Sl 31.24; 33.20; Rm 15.13; 1Ts 1.3; Fp 1.20) Onde houver tristeza, que eu leve a alegria; (At 1