Pular para o conteúdo principal

Contraste entre os Salvos e os Pecadores

 Na Bíblia, encontramos uma clara distinção entre os pecadores e os salvos [Efésios 2:1-5; Romanos 5:8-9; João 9:31; Gálatas 2:15; I Timóteo 1:9; Romanos 5.6-7; Colossenses 2:13; Lucas 19:10]. Esse contraste é essencial para compreender a mensagem do evangelho e a transformação que ocorre na vida daqueles que colocam sua fé em Jesus Cristo. Embora os salvos ainda possam cometer pecados ocasionalmente, o poder do pecado foi quebrado em suas vidas. Examinando os usos que o Novo Testamento faz de ἁμαρτωλός, palavra grega traduzida como "pecador", descobrimos que o cristão, de modo geral, não é definido como ἁμαρτωλός, mas sim como alguém chamado à santidade pelo Espírito Santo [1 Coríntios 6:11; Romanos 6:6-7; 1 Pedro 1:14-16].


O estado dos pecadores antes da salvação: Mortos em suas transgressões e pecados (Efésios 2:1-3). Separados de Deus e merecedores da ira divina. Por outro lado, os cristãos foram justificados pela fé em Cristo, perdoados de seus pecados e lavados pelo sangue de Jesus (1 Coríntios 6:11, Tito 3.5). Resgatados do domínio do pecado e da morte (Romanos 6:22-23).


Os salvos são chamados de santos, separados para Deus (1 Pedro 2:9). Sua nova identidade está em Cristo. Eles são chamados a viverem uma vida santa, refletindo a natureza amorosa e justa de Cristo (1 Pedro 1:15-16).


Embora os salvos ainda possam falhar e cometer pecados ocasionalmente, o cristão não é definido como "pecador" no sentido absoluto de ἁμαρτωλός. O Espírito Santo capacita os crentes a resistirem à tentação e a viverem de acordo com a vontade de Deus (Efésios 2:4-5).


O contraste entre pecadores e salvos é uma verdade fundamental na Bíblia. A salvação em Cristo traz uma transformação radical na vida daqueles que creem, tornando-os filhos de Deus e chamando-os a uma vida de santidade. Embora os salvos ainda possam falhar, eles não são mais escravos do pecado, pois o poder do pecado foi quebrado em suas vidas. O Espírito Santo habita neles, capacitando-os a viverem de acordo com a vontade de Deus e não mais se conformarem em serem chamados de "pecadores" no sentido absoluto de ἁμαρτωλός. É um chamado para viverem como Cristo viveu, refletindo Sua natureza em suas vidas diárias e anunciando as grandezas daquele que os chamou das trevas para a maravilhosa luz [1 Pedro 2:9; 1 Pedro 2:21-24].



Referências:


Efésios 2:1-5 - "Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência. Antigamente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira. Mas, porque é rico em misericórdia, nos deu vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões - pela graça vocês são salvos."


Romanos 5:8-9 - "Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira."


João 9:31 - "Ora, nós sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém é temente a Deus e faz a sua vontade, a esse ouve."


Gálatas 2:15 - "Nós somos judeus por natureza e não pecadores dentre os gentios. 


I Timóteo 1:9 - "sabendo isto: que a lei não é feita para o justo, mas para os injustos e obstinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreligiosos, para os parricidas e matricidas, para os homicidas, para os fornicadores, para os sodomitas, para os roubadores de homens, para os mentirosos, para os perjuros e para o que for contrário à sã doutrina."


Romanos 7:5-6 - "Porque, quando éramos controlados pela carne, as paixões pecaminosas despertadas pela lei atuavam em nosso corpo, de forma que dávamos fruto para a morte. Mas agora, morremos para aquilo que nos prendia, pois fomos libertados da lei, para que sirvamos segundo o novo modo do Espírito, e não segundo a velha forma da lei escrita."


Colossenses 2:13 - "Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne, Deus os vivificou com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões."


Lucas 19:10 - "Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido."


1 Coríntios 6:11 - "Assim foram alguns de vocês. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus."


Efésios 2:4-5 - "Mas, por causa do grande amor de Deus por nós, Deus, que é rico em misericórdia, nos deu vida com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões - pela graça vocês são salvos."


1 Pedro 2:9 - "Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz."


1 Pedro 1:15-16 - "Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: 'Sejam santos, porque eu sou santo.'"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Igreja passa pela Grande Tribulação?

Introdução Os pré-tribulacionistas afirmam que Deus não permitirá que a Igreja sofra no período da Grande Tribulação. Mas, não existe nenhum versículo bíblico que ensine que a Igreja não passará pela Grande Tribulação e nada existe também na Bíblia sobre uma Segunda Vinda de Cristo em duas fases ou etapas, separadas por sete anos de Grande Tribulação, e também não há nada sobre um arrebatamento “secreto”, pois não há nada de secreto e silencioso nos relatos que descrevem o arrebatamento da Igreja ( 1Ts 4.16-17 ; Mt 24.31 ).  Outra incongruência deste ponto de vista é a ideia de um arrebatamento para tirar a Igreja e o Espírito Santo da Terra antes da manifestação do Anticristo. Se este fosse o caso, o Anticristo seria anti o quê?  Anticristos são falsos profetas que já atuavam no mundo nos tempos mais primitivos da Igreja.  Não devemos confundir Anticristo com a Besta ou Bestas Apocalípticas.  Todas as menções ao(s) Anticristo(s) aparecem nas epístolas joaninas e dizem respeito

Os cinco aspectos do chamado de Levi e as características de uma verdade...

1. O Chamado para os pecadores Este texto conta a historia de Jesus chamando o publicano Levi para se tornar seu discípulo. Publicanos tinham a fama de corruptos. Jesus chama os pecadores! (v.32) Ele veio buscar e salvar o perdido. Há salvação para os pecadores. A simpatia de Jesus pelos pecadores era admirável. Era visto constantemente na presença de pecadores. Era criticado por isto. Ilustração: Carmem, da IMel do aeroporto, ficou impactada ao ver um  bêbado entrando gritando no ônibus e causando confusão. O Cobrador falou em alta voz que ele precisava de Jesus. O bêbado respondeu dizendo: "Pra mim não tem mais jeito". O cobrador falou: : "Tem jeito sim, eu era igualzinho a você e Jesus me transformou. Cântico: Só o poder de Deus, pode mudar teu ser, a prova que eu lhe dou, Ele mudou o meu." A conversão de Levi pode ter impactado positivamente a vida do publicano Zaqueu, abrindo portas para sua conversão. 2. O chamado é para o arrependimento Arrependi

Base Bíblia da Oração de Francisco de Assis

Base Bíblia da Oração de Francisco de Assis Por Bispo Ildo Mello Ainda que não seja de sua autoria, esta oração exprime bem o ideal de vida de Francisco de Assis, que inspirou-se no exemplo de nosso Senhor Jesus Cristo que não veio para ser servido mas para servir. Não trata-se aqui do esforço humano para alcançar a Deus, mas do resultado de uma vida que foi alcançada pela graça de Deus através de Cristo Jesus! Oração de Francisco de Assis Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz. (Is 52.7; Mt 5.9) Onde houver ódio, que eu leve o amor; (Mt 5.44; Rm 12.20-21) Onde houver ofensa, que eu leve o perdão; (Lc 6.29; 23.34; Ef 4.32) Onde houver discórdia, que eu leve a união; (1Co 1.10; Fp 2.14) Onde houver dúvida, que eu leve a fé; (Ts 1.3; Tg 1.6-8) Onde houver erro, que eu leve a verdade; (Jo 8.32; 14.6; Tg 5.19-20) Onde houver desespero, que eu leve a esperança; (Gn 49.18; Sl 31.24; 33.20; Rm 15.13; 1Ts 1.3; Fp 1.20) Onde houver tristeza, que eu leve a alegria; (At 1