Eunice, sobretudo, mãe!


Como diz o ditado, “por traz de um grande homem, existe sempre uma grande mulher”, Timóteo, um dos principais líderes cristãos da Igreja Primitiva, foi profunda e positivamente influenciado pela fé e ensino de sua mãe. Seu pai era pagão, um grego, cujo nome não é mencionado, e nada é dito sobre sua fé ou influência. Vemos que uma mãe santa é suficientemente capaz de santificar seus filhos, como disse o Apóstolo Paulo: “e, se uma mulher tem marido descrente, e ele se dispõe a viver com ela, não se divorcie dele. Pois o marido descrente é santificado por meio da mulher, e a mulher descrente é santificada por meio do marido. Se assim não fosse, seus filhos seriam impuros, mas agora são santos.” (1Co 7.13-14).

O poder de influência de uma mãe consagrada ao Senhor também se vê na família de Suzana Wesley, seu esposo tinha problemas com a bebida e com o jogo, mas nenhum dos seus 19 filhos tornou-se bêbado ou jogador, pelo contrário, dentre seus filhos destacam-se João Wesley, pai do metodismo e Carlos Wesley, um dos maiores compositores cristãos de todos os tempos!

A Bíblia destaca duas virtudes de Eunice como mãe:

  1. Em primeiro lugar, sua fé não fingida (2Tm 1.5). Ela era uma mãe integra e exemplar. Sua fé não era da boca pra fora. Ela realmente vivia de acordo com a fé que professava. Isto teve um poderoso impacto sobre a fé de seu filho Timóteo que futuramente virá a ser um dos gigantes da fé!
  2. Eunice foi uma zelosa educadora cristã (2Tm 3.15). Ela assumiu a responsabilidade de ensinar as Sagradas Escrituras ao seu filho, desde a mais tenra idade dele. Ela fez tudo o que estava ao seu alcance para treinar Timóteo no temor de Deus. Seu nome Timóteo - escolhido evidentemente não pelo pai, mas por Eunice - significa "aquele que teme a Deus". A "sabedoria" dos hebreus consistia no temor do Senhor (Sl 111:10 e Pv 9.10).

Ressalta-se assim o fundamental papel das mães na formação de seus filhos para o bem estar de toda a sociedade, como falou Abraão Lincoln; “as mãos que embalam o berço, dirigem o mundo”!

Bispo Ildo Mello

Comentários

  1. Maravilhosa palavra! Nos inspira a fazermos homenagens em nossas igrejas a todas as mães Metodistas Livres !! Obrigado

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Uma exortação para que haja ordem e decência nos cultos

A Igreja passa pela Grande Tribulação?

Lições extraídas da história de Mefibosete