Pular para o conteúdo principal

Paulo e algumas considerações sobre a santidade

Com a frase: "assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus." (Rm 6.11), Paulo ensinou que aquele que já morreu para a velha vida precisa considerar-se realmente morto para o pecado a fim de viver de modo adequado à sua nova realidade de vida em Cristo. Para tanto, precisa continuamente mortificar-se, como ele disse aos Colossenses: "porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus... Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena" (Cl 3.3 e 5). Paulo, mesmo, esmurrava seu corpo e o reduzia a servidão para não ser reprovado (1Co 9.27). Aquele que está em pé deve cuidar para não cair (1Co 10.12). Karl Barth resumiu este conceito na afirmação de que o cristão deve tornar-se quem ele já é em Cristo Jesus!

O mesmo ensino Paulo dá aos Gálatas, quando traz à memória deles o significado do batismo: “os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências.” (Gl 5.24). Mas, ciente de que a carne insiste em desprender-se da cruz para militar contra o Espírito (Gl 5.16–17). Paulo adverte que o cristão não deve sucumbir às obras da carne sob pena de não entrar no reino dos céus (Gl 5.21). Diante deste conflito e de tamanho risco, o apóstolo apresenta a seguinte solução: “andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne” (Gl 5.16).

Ainda em Romanos 6.11, enquanto a morte aponta para um momento específico, algo que se dá em um instante, viver para Deus aponta para um processo continuo de crescimento. Conclui-se daí que a santidade se dá através de crise e processo!

Ildo Mello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Igreja passa pela Grande Tribulação?

Introdução Os pré-tribulacionistas afirmam que Deus não permitirá que a Igreja sofra no período da Grande Tribulação. Mas, não existe nenhum versículo bíblico que ensine que a Igreja não passará pela Grande Tribulação e nada existe também na Bíblia sobre uma Segunda Vinda de Cristo em duas fases ou etapas, separadas por sete anos de Grande Tribulação, e também não há nada sobre um arrebatamento “secreto”, pois não há nada de secreto e silencioso nos relatos que descrevem o arrebatamento da Igreja ( 1Ts 4.16-17 ; Mt 24.31 ).  Outra incongruência deste ponto de vista é a ideia de um arrebatamento para tirar a Igreja e o Espírito Santo da Terra antes da manifestação do Anticristo. Se este fosse o caso, o Anticristo seria anti o quê?  Anticristos são falsos profetas que já atuavam no mundo nos tempos mais primitivos da Igreja.  Não devemos confundir Anticristo com a Besta ou Bestas Apocalípticas.  Todas as menções ao(s) Anticristo(s) aparecem nas epístolas joaninas e dizem respeito

Os cinco aspectos do chamado de Levi e as características de uma verdade...

1. O Chamado para os pecadores Este texto conta a historia de Jesus chamando o publicano Levi para se tornar seu discípulo. Publicanos tinham a fama de corruptos. Jesus chama os pecadores! (v.32) Ele veio buscar e salvar o perdido. Há salvação para os pecadores. A simpatia de Jesus pelos pecadores era admirável. Era visto constantemente na presença de pecadores. Era criticado por isto. Ilustração: Carmem, da IMel do aeroporto, ficou impactada ao ver um  bêbado entrando gritando no ônibus e causando confusão. O Cobrador falou em alta voz que ele precisava de Jesus. O bêbado respondeu dizendo: "Pra mim não tem mais jeito". O cobrador falou: : "Tem jeito sim, eu era igualzinho a você e Jesus me transformou. Cântico: Só o poder de Deus, pode mudar teu ser, a prova que eu lhe dou, Ele mudou o meu." A conversão de Levi pode ter impactado positivamente a vida do publicano Zaqueu, abrindo portas para sua conversão. 2. O chamado é para o arrependimento Arrependi

Base Bíblia da Oração de Francisco de Assis

Base Bíblia da Oração de Francisco de Assis Por Bispo Ildo Mello Ainda que não seja de sua autoria, esta oração exprime bem o ideal de vida de Francisco de Assis, que inspirou-se no exemplo de nosso Senhor Jesus Cristo que não veio para ser servido mas para servir. Não trata-se aqui do esforço humano para alcançar a Deus, mas do resultado de uma vida que foi alcançada pela graça de Deus através de Cristo Jesus! Oração de Francisco de Assis Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz. (Is 52.7; Mt 5.9) Onde houver ódio, que eu leve o amor; (Mt 5.44; Rm 12.20-21) Onde houver ofensa, que eu leve o perdão; (Lc 6.29; 23.34; Ef 4.32) Onde houver discórdia, que eu leve a união; (1Co 1.10; Fp 2.14) Onde houver dúvida, que eu leve a fé; (Ts 1.3; Tg 1.6-8) Onde houver erro, que eu leve a verdade; (Jo 8.32; 14.6; Tg 5.19-20) Onde houver desespero, que eu leve a esperança; (Gn 49.18; Sl 31.24; 33.20; Rm 15.13; 1Ts 1.3; Fp 1.20) Onde houver tristeza, que eu leve a alegria; (At 1