Pular para o conteúdo principal

Como crianças obedientes

Como filhos obedientes

Por Dr. John Oswalt

“Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: ‘Sede santos, porque eu sou santo.’” (1Pe 1.14–16).

"O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.” (1Ts 5.23–24).

Há três pensamentos que captam minha atenção quando olho para os três versículos de 1 Pedro. Vamos olhar para eles em ordem inversa. Primeiro, "está escrito." Escrito onde? Bem, Pedro está citando o livro de Levíticos do Antigo Testamento, onde o mesmo mandamento aparece nessas palavras em quatro ocasiões distintas (11:44-45; 19:2; 20:7, 26). Javé está falando no contexto da Aliança; Se você estabelece uma aliança com um grande rei, você deve fazer o que ele diz. Mas isso aqui é mais do que simplesmente fazer o que ele diz; É ser o que é e fazer o que faz. Muito chocante.

A segunda coisa que observo aqui é a afirmação "seja santo em tudo o que fizerem". Alguns teólogos cristãos contemporâneos nos dizem que a santidade não é um tipo particular de comportamento, mas apenas uma condição: você pertence a Deus e é separado para seu uso, como um vaso no templo. Mas isso não é o que Pedro diz, não é mesmo? Ele diz que a santidade é uma maneira de agir. Isso corresponde perfeitamente a Levítico 19. O capítulo começa com o mandamento de sermos santos, e o resto do capítulo, começa com um mandamento para honrar nossos pais, é uma série de mandamentos para fazer ou deixar de fazer certas coisas. Curiosamente, os tópicos são todos misturados, sem qualquer organização clara, e eles cobrem toda a gama da existência humana. Seja santo em tudo o que faz.

Agora, vamos a terceira e mais importante observação. Por que Deus tem que nos mandar ser santos? Por que não é algo que fazemos normalmente? Por causa dos “maus desejos." Mas o que são eles? A questão fica clara quando olhamos para os mandamentos de Levítico 19. O que todos eles têm em comum? Todos eles são orientados as outras pessoas. Ser santo é estar focado no bem-estar dos outros, assim como nosso Deus está supremamente focado. Mas, nossos “maus desejos" e os desejos do mundo em que vivemos estão focados diretamente na direção oposta - sobre nós mesmos. Estamos focados para dentro, não para fora. Então Deus quer mudar nossa orientação. Que pensamento! Mas isso não é algo que podemos fazer por nós mesmos. Ela tem que acontecer por meio do poder do Espírito de Cristo que vive em nós. O que temos de fazer, e é aí que entra em cena o mandamento, é dar-lhe permissão para fazer isso (o que não é necessariamente uma decisão fácil a ser tomada), e temos que acreditar que Deus fará isso. Mas se fizermos nossa parte, então, como Paulo diz, Deus é absolutamente fiel para fazer sua parte.


Traduzido por José Ildo Mello, texto original em inglês: http://calledtobeholy.net/2016/10/as-obedient-children-2/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Igreja passa pela Grande Tribulação?

Introdução Os pré-tribulacionistas afirmam que Deus não permitirá que a Igreja sofra no período da Grande Tribulação. Mas, não existe nenhum versículo bíblico que ensine que a Igreja não passará pela Grande Tribulação e nada existe também na Bíblia sobre uma Segunda Vinda de Cristo em duas fases ou etapas, separadas por sete anos de Grande Tribulação, e também não há nada sobre um arrebatamento “secreto”, pois não há nada de secreto e silencioso nos relatos que descrevem o arrebatamento da Igreja ( 1Ts 4.16-17 ; Mt 24.31 ).  Outra incongruência deste ponto de vista é a ideia de um arrebatamento para tirar a Igreja e o Espírito Santo da Terra antes da manifestação do Anticristo. Se este fosse o caso, o Anticristo seria anti o quê?  Anticristos são falsos profetas que já atuavam no mundo nos tempos mais primitivos da Igreja.  Não devemos confundir Anticristo com a Besta ou Bestas Apocalípticas.  Todas as menções ao(s) Anticristo(s) aparecem nas epístolas joaninas e dizem respeito

Os cinco aspectos do chamado de Levi e as características de uma verdade...

1. O Chamado para os pecadores Este texto conta a historia de Jesus chamando o publicano Levi para se tornar seu discípulo. Publicanos tinham a fama de corruptos. Jesus chama os pecadores! (v.32) Ele veio buscar e salvar o perdido. Há salvação para os pecadores. A simpatia de Jesus pelos pecadores era admirável. Era visto constantemente na presença de pecadores. Era criticado por isto. Ilustração: Carmem, da IMel do aeroporto, ficou impactada ao ver um  bêbado entrando gritando no ônibus e causando confusão. O Cobrador falou em alta voz que ele precisava de Jesus. O bêbado respondeu dizendo: "Pra mim não tem mais jeito". O cobrador falou: : "Tem jeito sim, eu era igualzinho a você e Jesus me transformou. Cântico: Só o poder de Deus, pode mudar teu ser, a prova que eu lhe dou, Ele mudou o meu." A conversão de Levi pode ter impactado positivamente a vida do publicano Zaqueu, abrindo portas para sua conversão. 2. O chamado é para o arrependimento Arrependi

Base Bíblia da Oração de Francisco de Assis

Base Bíblia da Oração de Francisco de Assis Por Bispo Ildo Mello Ainda que não seja de sua autoria, esta oração exprime bem o ideal de vida de Francisco de Assis, que inspirou-se no exemplo de nosso Senhor Jesus Cristo que não veio para ser servido mas para servir. Não trata-se aqui do esforço humano para alcançar a Deus, mas do resultado de uma vida que foi alcançada pela graça de Deus através de Cristo Jesus! Oração de Francisco de Assis Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz. (Is 52.7; Mt 5.9) Onde houver ódio, que eu leve o amor; (Mt 5.44; Rm 12.20-21) Onde houver ofensa, que eu leve o perdão; (Lc 6.29; 23.34; Ef 4.32) Onde houver discórdia, que eu leve a união; (1Co 1.10; Fp 2.14) Onde houver dúvida, que eu leve a fé; (Ts 1.3; Tg 1.6-8) Onde houver erro, que eu leve a verdade; (Jo 8.32; 14.6; Tg 5.19-20) Onde houver desespero, que eu leve a esperança; (Gn 49.18; Sl 31.24; 33.20; Rm 15.13; 1Ts 1.3; Fp 1.20) Onde houver tristeza, que eu leve a alegria; (At 1