segunda-feira, 25 de novembro de 2013
Nascer de novo é uma condição para herdar a vida eterna
Enquanto os universalistas ensinam que todos estão salvos, Jesus ensinou que todos estão condenados e que a única esperança de salvação é a fé no Filho de Deus. "Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus. Este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más." (João 3:18-19).
Até o religioso Nicodemus precisava nascer de novo para herdar a vida eterna. Respondeu Jesus: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito". (João 3:5)
"Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade". (Ef 4.22)
"Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual nem de qualquer espécie de impureza nem de cobiça; pois estas coisas não são próprias para os santos. Não haja obscenidade nem conversas tolas nem gracejos imorais, que são inconvenientes, mas, ao invés disso, ação de graças. Porque vocês podem estar certos disto: nenhum imoral nem impuro nem ganancioso, que é idólatra, tem herança no Reino de Cristo e de Deus. Ninguém os engane com palavras tolas, pois é por causa dessas coisas que a ira de Deus vem sobre os que vivem na desobediência." (Efésios 5:3-6).
Portanto, os que buscam a vida eterna, precisam nascer de novo, através da fé em Jesus Cristo, que nos regenera pela ação do seu Espírito (Tito 3.5), capacitando-nos a viver como filho de Deus.
sexta-feira, 22 de novembro de 2013
quinta-feira, 21 de novembro de 2013
segunda-feira, 18 de novembro de 2013
Combatendo o universalismo
O universalismo é heresia porque:
- Prega a salvação incondicional de toda a raça humana, enquanto a Bíblia ensina que a salvação é mediante a fé (Jo 3.16, Rm 10.10 e Ef 2.8);
- Prega que são largos o caminho e a porta de salvação, enquanto Jesus ensina exatamente o contrário (Mt 7.13,14);
- Prega que o Espirito Santo está sussurrando aos ouvidos de cada ser humano: "você é um filho de Deus. Nenhuma condenação há para você", enquanto Jesus afirmou que o papel do Espírito Santo é "convencer o homem do pecado, da justiça e do Juízo" (Jo 16.8);
- Nega o Juízo Final, enquanto a Bíblia ensina que haverá um dia de Juízo Final (Mt 25.31s; Hb 9.27; 10.27; Rm 2.2 e 16; 2Tm 4.1; 2Pe 2.9; 3.7; Ap 20.13);
- Nega a condenação do inferno, enquanto a Bíblia ensina que o inferno é uma ameaça real (Mt 5.22; 23.33 e 25.46; Mc 9.45; Lc 12.5; 13.28; Jo 15.6 e Ap 20.15);
- Torna irrelevantes o arrependimento e a fé para a salvação, pois ensina que todos serão incondicionalmente salvos;
- Torna irrelevante também a pregação do Evangelho para a salvação, pois afirma que todos serão salvos;
- Serve de incentivo para a imoralidade, pois as pessoas podem deitar e rolar no pecado se acreditarem que isto não os afastará da salvação;
O Apóstolo Pedro adverte a todos os cristãos, dizendo: "entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição". De modo semelhante, Paulo alerta: "E dentre vocês mesmos se levantarão homens que torcerão a verdade, a fim de atrair os discípulos" (Atos 20:30).
Portanto, todo cuidado é pouco!
domingo, 17 de novembro de 2013
sábado, 16 de novembro de 2013
A heresia do universalismo
Os defensores do universalismo proclamam a salvação incondicional de toda a raça humana, independentemente da fé, arrependimento, ou comportamento moral. No entanto, tal ensino contraria diretamente as palavras de Cristo, que advertiu sobre o caminho estreito que conduz à salvação e sobre o Juízo Final, onde haverá separação entre os justos e os ímpios. O universalismo, ao tentar tornar o Evangelho mais "digerível" e agradável à sociedade contemporânea, ignora essas verdades fundamentais, comprometendo a mensagem essencial do Evangelho.
De acordo com a perspectiva universalista, religiosos e não religiosos, crentes e ateus, cristãos e adoradores da Besta, honestos e desonestos, apóstolos e fariseus — a quem Jesus chamou de "raça de víboras" — todos, sem exceção, herdarão o Reino dos Céus. Isso inclui até mesmo figuras históricas notoriamente perversas, como Hitler. No entanto, essa visão está em clara oposição às palavras de Jesus. Ele declarou: "Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos Céus" (Mateus 5:3, NVI). O universalismo, por outro lado, sugeriria: "Bem-aventurados os soberbos, pois deles também é o Reino dos Céus".
Jesus disse: "Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus" (Mateus 5:8, NVI). Mas, segundo o universalismo, "Bem-aventurados os impuros de coração, pois eles também verão a Deus". Enquanto Jesus proclamou: "Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos Céus" (Mateus 5:10, NVI), o universalismo poderia alegar: "Bem-aventurados os corruptos e opressores, pois deles também é o Reino dos Céus". O universalismo ignora as advertências de Cristo, como: "Vigiem e orem para que vocês possam escapar de tudo o que está para acontecer e estar de pé diante do Filho do Homem" (Lucas 21:36, NVI). Segundo o universalismo, a vigilância e a oração seriam irrelevantes, já que todos, independentemente de suas ações ou crenças, estariam salvos no final.
Essa visão torna irrelevantes o arrependimento e a fé para a salvação, sugerindo que todos, eventualmente, serão salvos. Contudo, as Escrituras ensinam claramente que a pregação do Evangelho é necessária para a salvação e que haverá um Juízo Final, onde se dará a separação entre salvos e perdidos. O Apocalipse adverte: "Aquele cujo nome não foi encontrado no livro da vida foi lançado no lago de fogo" (Apocalipse 20:15, NVI). Paulo reforça essa ideia ao dizer: "Todavia, por causa da sua teimosia e do seu coração obstinado, você está acumulando ira contra si mesmo para o dia da ira de Deus, quando se revelará o seu justo julgamento" (Romanos 2:5, NVI).
Deus é amor, mas Ele também é justo juiz e "fogo consumidor" (Hebreus 12:29, NVI). Jesus ensinou que, no dia do Juízo Final, haverá uma separação eterna entre os salvos e os perdidos (Mateus 25:31-46, NVI). O destino dos perdidos será o inferno, conforme Jesus advertiu: "Se o seu olho direito o fizer pecar, arranque-o e lance-o fora. É melhor perder uma parte do corpo do que ser todo ele lançado no inferno" (Mateus 5:29, NVI). Ele também afirmou: "Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados" (João 15:6, NVI).
Diante disso, fica claro que o universalismo não só distorce a mensagem do Evangelho, mas também desconsidera as sérias advertências de Cristo sobre o julgamento e a necessidade de fé e arrependimento. Portanto, devemos estar vigilantes contra essa perigosa heresia, que ameaça comprometer a integridade da fé cristã.
De acordo com a perspectiva universalista, religiosos e não religiosos, crentes e ateus, cristãos e adoradores da Besta, honestos e desonestos, apóstolos e fariseus — a quem Jesus chamou de "raça de víboras" — todos, sem exceção, herdarão o Reino dos Céus. Isso inclui até mesmo figuras históricas notoriamente perversas, como Hitler. No entanto, essa visão está em clara oposição às palavras de Jesus. Ele declarou: "Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos Céus" (Mateus 5:3, NVI). O universalismo, por outro lado, sugeriria: "Bem-aventurados os soberbos, pois deles também é o Reino dos Céus".
Jesus disse: "Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus" (Mateus 5:8, NVI). Mas, segundo o universalismo, "Bem-aventurados os impuros de coração, pois eles também verão a Deus". Enquanto Jesus proclamou: "Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos Céus" (Mateus 5:10, NVI), o universalismo poderia alegar: "Bem-aventurados os corruptos e opressores, pois deles também é o Reino dos Céus". O universalismo ignora as advertências de Cristo, como: "Vigiem e orem para que vocês possam escapar de tudo o que está para acontecer e estar de pé diante do Filho do Homem" (Lucas 21:36, NVI). Segundo o universalismo, a vigilância e a oração seriam irrelevantes, já que todos, independentemente de suas ações ou crenças, estariam salvos no final.
Essa visão torna irrelevantes o arrependimento e a fé para a salvação, sugerindo que todos, eventualmente, serão salvos. Contudo, as Escrituras ensinam claramente que a pregação do Evangelho é necessária para a salvação e que haverá um Juízo Final, onde se dará a separação entre salvos e perdidos. O Apocalipse adverte: "Aquele cujo nome não foi encontrado no livro da vida foi lançado no lago de fogo" (Apocalipse 20:15, NVI). Paulo reforça essa ideia ao dizer: "Todavia, por causa da sua teimosia e do seu coração obstinado, você está acumulando ira contra si mesmo para o dia da ira de Deus, quando se revelará o seu justo julgamento" (Romanos 2:5, NVI).
Deus é amor, mas Ele também é justo juiz e "fogo consumidor" (Hebreus 12:29, NVI). Jesus ensinou que, no dia do Juízo Final, haverá uma separação eterna entre os salvos e os perdidos (Mateus 25:31-46, NVI). O destino dos perdidos será o inferno, conforme Jesus advertiu: "Se o seu olho direito o fizer pecar, arranque-o e lance-o fora. É melhor perder uma parte do corpo do que ser todo ele lançado no inferno" (Mateus 5:29, NVI). Ele também afirmou: "Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados" (João 15:6, NVI).
Diante disso, fica claro que o universalismo não só distorce a mensagem do Evangelho, mas também desconsidera as sérias advertências de Cristo sobre o julgamento e a necessidade de fé e arrependimento. Portanto, devemos estar vigilantes contra essa perigosa heresia, que ameaça comprometer a integridade da fé cristã.
quinta-feira, 14 de novembro de 2013
Série Dia Teológico: Escatologia (vídeo 5) - O templo de Jerusalém precisa ser reconstruído para cumprir alguma profecia?
O templo de Jerusalém precisa ser reconstruído para cumprir alguma profecia?
quarta-feira, 13 de novembro de 2013
Série Dia Teológico: Escatologia (vídeo 4) - Refutando o pré-tribulacion...
http://www.youtube.com/v/VW5-BDdNDqE?version=3&list=PLjRPM3CA2RwIVFHDleNKbdYxf4L1MH2g9&feature=share&autoplay=1&autohide=1&attribution_tag=LLTda8BrFdpYBK4z0jLgow&showinfo=1
quarta-feira, 6 de novembro de 2013
Gravação do Programa Vejam Só de 05/11/13 debatendo a Questão do Milênio
Programa Vejam Só de 05/11/13 debatendo a Questão do Milênio Apocalíptico.
Convidados:
Rev. EDENILSON LEARDINI da Igreja Apostólica "Cristo em Vós" - E-mail: eleardini@terra.com.br
Bispo José Ildo Swartele de Mello da Igreja Metodista Livre - E-mail: ildomello@gmail.com - Blog: www.escatologiacrista.blogspot.com
Mediador: Rev. Éber Cocareli
Recomendo a leitura do seguinte estudo sobre escatologia: http://pt.scribd.com/doc/179968611/Escatologia
segunda-feira, 4 de novembro de 2013
Relativismo de Pilatos
Relativismo de Pilatos
"Então, você é rei! ", disse Pilatos. Jesus respondeu: "Tu dizes que sou rei. De fato, por esta razão nasci e para isto vim ao mundo: para testemunhar da verdade. Todos os que são da verdade me ouvem".
"Que é a verdade?" perguntou Pilatos.
Pilatos não quis saber da Verdade; não arriscou sua posição, lavou as mãos e virou as costas para Jesus, que foi crucificado.
http://pt.scribd.com/doc/181276948/Todos-os-caminhos-levam-a-Deus
sábado, 2 de novembro de 2013
Milênio Apocalíptico à Luz dos Evangelhos e das Epístolas
A seguir, um quadro demonstrando como os eventos registrados em Apocalipse 20 encontram-se presentes no restante das Escrituras Sagradas:
Apocalipse 20 à luz dos Evangelhos by José Ildo Swartele de Mello
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