Expiação

A justiça de Deus é plenamente satisfeita através do sacrifício de Jesus. O sangue de Jesus derramado em favor de todos os homens é a única base de salvação. O propósito da encarnação está em que o Filho, que é o Logos do Criador, o verdadeiro e eterno Deus, composto da mesma substância do Pai, tomou a natureza humana no ventre da virgem, de modo que duas naturezas perfeitas e completas, isto é, a divina e a humana, se uniram em uma só pessoa, para nunca mais se separarem, das quais resultou Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, que realmente sofreu, foi crucificado, morto e sepultado, para nos reconciliar com o Pai, e para ser um sacrifício, não só pela culpa original, mas também pelos pecados atuais dos homens. "Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados de todo o mundo" (1 João 2:2).

A expiação é universal. Isso não significa que toda a humanidade será incondicionalmente salva, mas que a oferta sacrificial de Cristo satisfez as exigências da lei divina e tornou a salvação uma possibilidade para todos. Pois, Deus, "nosso Salvador, deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade. Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, o qual se entregou a si mesmo como resgate por todos" (1 Timóteo 2:3-6). E a condição está em que recebamos com fé a dádiva gratuita da salvação (João 3.16 e Efésios 2.8-9). "Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo" (Romanos 10:9). E "todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo" (Romanos 10:13-14). Eis o convite de Deus a todos os homens: "Quem tiver sede, venha; e quem quiser, beba de graça da água da vida" (Apocalipse 22:17).

Baseado na leitura que fiz esta manhã da Teologia Cristã de H. Orton Wiley: Christian Theology - Chapter 24: http://wesley.nnu.edu/other-theologians/henry-orton-wiley/h-orton-wiley-christian-theology-chapter-24/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma exortação para que haja ordem e decência nos cultos

A Igreja passa pela Grande Tribulação?

Lições extraídas da história de Mefibosete