Estão dizendo que Cristo volta em 21 de Maio de 2011

Anúncio em um ônibus no Rio de Janeiro
Uma seita cristã dos Estados Unidos com seguidores no Brasil e em muitos outros países está alardeando que o fim do mundo está bem próximo e que o Arrebatamento acontecerá no 21 de maio de 2011.

Muitos estão dando crédito a esta falsa profecia a ponto de abandonarem seus empregos para se dedicarem totalmente a proclamação desta mensagem.

Harold Camping é o profeta desta seita denominada Family Radio. Não é a primeira vez que ele profetiza uma data para a Segunda Vinda de Cristo. No início da década de 90, ele chegou a publicar um livro sugerindo que Cristo voltaria em 6 de Setembro de 94, o que levou várias pessoas a se reunirem naquele dia na expectativa do cumprimento de tal profecia.

Harold Camping fez cálculos matemáticos para chegar a tal conclusão, imaginando que o juízo final se daria 7 mil anos depois do grande dilúvio, que teria acontecido em 4990 a.C.

Este erro de tentar adivinhar a data do retorno de Cristo através de cálculos matemáticos aplicados a eventos bíblicos foi cometido por muitas pessoas ao longo da história da igreja. Um caso que se tornou notório e que deu origem a Igreja Adventista do Sétimo Dia é o de Guilherme Miller, que era um pastor batista no Estado de Nova Iorque, e que convenceu-se de que o texto de Daniel 8.14 se referia à vinda de Cristo para "purificar o santuário". Calculando que cada um dos 2.300 dias representava um ano, tomou como ponto de partida a carta de regresso de Esdras e seus compatriotas a Jerusalém em 457 a.C., e chegou à conclusão de que Cristo voltaria à terra em 1843. Após o fracasso dessa profecia, Miller teve a hombridade de reconhecer o seu grave erro, mas, infelizmente, seus discípulos não aceitaram que ele estivesse errado, e passaram a dar uma nova interpretação a tal profecia, dizendo que Cristo de fato havia regressado, só que não de maneira visível para pisar a terra, mas de maneira invisível para purificar o santuário celestial.

Tais erros teriam sido evitados se os cristãos dessem ouvidos a Jesus Cristo, que ensinou aos seus discípulos sobre a necessidade de sempre estarem vigilantes, pois jamais saberiam a data de sua Segunda Vinda: "Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir"(Mt 25.13). E, em outra passagem, ele reafirma este mesmo ensino, dizendo: "Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai. E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca; E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem" (Mt 24.36-39).

Os ensinos de Cristo são claros a este respeito de modo que os cristãos não tem desculpas para cair nos erros dos falsos profetas que anunciam a data da Volta de Cristo.

Cuidado com os falsos profetas! (Mt 7.15; 24.11; 1 Jo 4.1 e Jr 23.32)

Bispo Ildo Mello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma exortação para que haja ordem e decência nos cultos

A Igreja passa pela Grande Tribulação?

Lições extraídas da história de Mefibosete