Por Bispo José Ildo Swartele de Mello
ATRIBUIÇÕES DOS ECÔNOMOS
Ministério de Visitação
Visitar enfermos, encarcerados e necessitados.
Visitando enfermos:
RECOMENDAÇÕES:
EVITAR:
Assistência Social
Recepcionistas
Glorificar a Deus atendendo amorosa, atenciosa, respeitosa e eficientemente aos visitantes da Igreja Metodista Livre.
ATRIBUIÇÕES DOS ECÔNOMOS
Ministério de Visitação
Visitar enfermos, encarcerados e necessitados.
Visitando enfermos:
RECOMENDAÇÕES:
- Preparar-se antes de fazer a visita: Orar, separar literatura e a Bíblia, assear-se (sem perfumes fortes) e vestir-se discreta e respeitosamente.
- Obtenha a devida autorização para fazer a visita, não tente enganar ninguém.
- Seja breve: Lembre-se que você está visitando um paciente em recuperação e não fazendo uma festa. Não recomendo que a visita dure mais que 30 minutos. Lembre-se que o paciente precisa de descanso para sua boa recuperação.
- Fale ao paciente sobre o amor e o cuidado de Deus.
- Ore de maneira serena e comedida e se comprometa com o paciente que continuará orando por ele.
- Incentive o paciente a cumprir as recomendações médicas.
- Ajude na preparação dele espiritual e emocionalmente antes de cirurgias.
- No caso de doente terminal, ajude-o e aos seu familiares a enfrentar esta situação levando a eles a esperança e o conforto da vida eterna.
EVITAR:
- Fazer visitas quando você mesmo estiver doente.
- Visitar no horário de refeições, de curativos ou de asseio pessoal.
- Falar alto ou em tom não amigável.
- Falar sobre suas próprias doenças ou de outros.
- Não tente dizer o que o paciente deveria ou não deveria fazer ou tomar. Não interessa se você teve experiência semelhante ou não, pois cada caso é um caso, e só o médico pode saber o que fazer. Afinal, ele estudou anos para isso.
- o choro.
- Prometer que Deus irá curar o paciente se você não foi autorizado por Ele. (Às vezes Deus permite que a doença continue e até mesmo leve à morte).
- Sentar-se, apoiar, mover a posição ou sacudir a cama (para isto chame o enfermeiro).
- Cochichar com os familiares ou profissionais na frente do paciente.
- Ficar perguntando ou falando ao paciente sobre detalhes de sua doença.
- Criticar outras pessoas (parentes, profissionais do hospital ou o próprio hospital).
- Levar alimentos e objetos não permitidos ao paciente.
- Ajudar o paciente a enganar nos procedimentos e uso correto da medicação recomendada.
- Conversar com o paciente, parentes ou outros pacientes sobre o diagnóstico que por ventura tenha sabido.
- Monopolizar a atenção só dos parentes ou só do paciente em horário de visitas.
Assistência Social
- Socorrer os necessitados:
- estabelecer critérios objetivos de seleção e triagem para socorrer os que realmente precisam e aqueles que estão em maior necessidade;
- eleger as prioridades; elaborar metas e planos; mobilizar a igreja no sentido de levantar os recursos necessários.
- Coordenar todas as doações, cuidando tanto do recebimento, quanto da distribuição, mantendo cuidadoso registro de tudo.
- Estudar os princípios bíblicos que dizem respeito à assistência social, visando aprimorar o discernimento, a fim de, em tudo, ser amoroso, justo e discreto na prática da caridade.
- Ajudar na promoção de atividades e movimentos sociais que visem melhorar o bem estar da pessoa e da coletividade.
Recepcionistas
Glorificar a Deus atendendo amorosa, atenciosa, respeitosa e eficientemente aos visitantes da Igreja Metodista Livre.
A recepção é a “fachada da igreja”, e dependendo como um amigo ou visitante é recebido, ele formará sua primeira opinião sobre a congregação; portanto é um ministério que tem uma grande responsabilidade e que tem sido exercido com amor e desprendimento por todos os voluntários.
ATRIBUIÇÕES DOS RECEPCIONISTAS
ATRIBUIÇÕES DOS RECEPCIONISTAS
- Certificar-se com a pessoa responsável pela escala ou no boletim dominical, os dias que estará de serviço. Caso não possa estar presente avisar com antecedência, evitando transtornos de última hora;
- Chegar pelo menos 30 minutos antes do início dos cultos, Escola Dominical e demais programações e verificar o ambiente e material a ser utilizado no trabalho (ficha de comunicação, tomando nota do nome, telefone e email, para encaminhar ao pastor, boletins, literaturas, etc); distribuir boletins, literatura e CDs de mensagens aos visitantes gratuitamente e também os hinários, lembrando que estes são apenas por empréstimo durante o período do culto;
- Expressar o caráter de Cristo no contato com os visitantes.
- Servir aos visitantes de nossos cultos, de modo eficiente e eficaz, com qualidade máxima.
- Colher informações dos visitantes para o banco de dados da Imel. Uma lista contendo o nome dos visitantes pode ser encaminhada ao pastor durante o culto para que este possa dar-lhes uma saudação especial e possa também orar por eles.
- Recepcionar com cordialidade e solicitude, proporcionando um clima agradável e acolhedor a todos os visitantes e membros da igreja. Ajudando a manter a reverência dentro e fora do santuário, orientando para que não haja movimento nem permanência de pessoas no hall de entrada durante os cultos.
- Sorriso e simpatia são fundamentais.
- Orientar as mães que chegam com bebês que possuímos um excelente berçário e conduzí-las até lá.
- Estar atento (a) ao culto. Algumas solicitações podem ser feitas aos recepcionistas;
- Somente comunicar-se com o Pastor ou com o dirigente do culto em casos de emergência.
- Atuar sempre com discrição, principalmente em casos imprevistos: problemas de saúde, presença de pessoas suspeitas, etc;
- É expressamente proibido entrar no santuário comendo, com latas de refrigerantes, etc;
- Deficientes físicos, grávidas, idosos, crianças e visitantes, terão prioridade máxima na recepção;
- Saber manejar o elevador. Cuidar para que os portões de acesso ao elevador estejam sempre abertos, identificar pessoas com dificuldades para subir a escada e oferecer o serviço do elevador conduzindo-as com cuidado em todo processo.
- A igreja deve ter grandes guarda-chuvas para acudir os desprevenidos auxiliando as pessoas tanto na chegada quanto na saída.
- Evitar a aglomeração de pessoas na entrada;
- É interessante que o grupo de recepcionistas inclua adultos e jovens, mulheres e homens.
- Os recepcionistas deverão se vestir de modo discreto e respeitável.
- Observar membros faltantes por mais de um domingo e comunicar ao pastor.
- Cuidar para que haja ordem nos cultos e na Escola Dominical; Promovendo reverência e devida atenção a liturgia. Cuidar para que haja um ambiente de alegria, mas também de respeito, buscando prevenir e corrigir com amor, respeito e firmeza as atitudes inadequadas que venham a perturbar a atenção da congregação, tais como conversas paralelas, barulhos diversos, movimentação desnecessária, e eventuais distúrbios provocados por bêbados, drogados ou pessoas perturbadas ou possuídas por espíritos malignos, nestes casos, que elas sejam cuidadosa e respeitosamente encaminhadas para uma sala à parte onde poderão receber oração, ministração da Palavra e a atenção devida para o seu caso em particular, enquanto que as demais pessoas da igreja seguirão no culto ao Senhor. Pastores que não estiverem ministrando poderão ser chamados para acudir nestes casos.
- Orientar as pessoas a sentarem-se de tal maneira que facilite o complemento das cadeiras e evite que a entrada dos retardatários cause distrações.
- Chegar 30 minutos antes da Escola Dominical e do Culto, para abrir a igreja, verificar se tudo está em ordem, como por exemplo, limpeza do templo, das salas de aula, dos banheiros, e demais dependências; ver se não falta água, copos, papel higiênico, toalhas, etc. Abrir as portas das salas onde teremos aulas. E, após a programação, verificar se ficou tudo em ordem, se todas as lâmpadas foram apagadas, etc. Fechar as salas, ativar o alarme e fechar a porta e o portão de entrada da igreja.
- Manter o material da Ceia do Senhor; elaborar escala dos que se responsabilizarão por preparar e ajudar a servir a Ceia. Instruí-los sobre como se trajar e se comportar durante a cerimônia da Ceia.
- Cuidar das roupas de batismo para que estejam sempre em bom estado para as cerimônias, verificando se serão suficientes para o número de batizandos. Cuidando também para que sejam lavadas e passadas após o uso.
- Cuidar para que o batistério esteja adequadamente preparado para as cerimônias de batismo com água limpa e aquecida na temperatura ideal.
- Cuidar dos ornamentos do templo para os cultos, dias especiais, etc.
- Manter o armário de limpeza e higiene, e remédios para casos de emergência, bem como vela, lampião, fósforo, etc.
- Controlar o quadro de avisos, fazendo triagem de tudo que for exposto no quadro, em caso de dúvida, consultar ao pastor. Este serviço pode ser delegado a secretária da igreja.
- Responsabilizar-se pela ordem das reuniões e cultos, elaborando escala de recepcionistas, visando que as pessoas recebam uma calorosa acolhida, ao mesmo tempo, que as encaminha para o lugar onde poderão estar bem acomodadas.
- Cuidar do estacionamento dos carros. Elaborar uma escala daqueles que estarão se revezando neste sentido, facilitando a vida de quem busca uma vaga para estacionar seu carro, como também vigiar os carros durante as programações visando dar mais segurança aos membros e visitantes da igreja.
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