Pular para o conteúdo principal

Não Depende de Nós




"Assim, pois, não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia" (Romanos 9:16), "Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem" (Salmo 127:1-2).

Que lições podemos tirar para a nossa vida do texto acima? Podemos concluir que é inútil edificar, trabalhar, vigiar, levantar de madrugada, repousar tarde e comer o pão que penosamente granjeamos? Ou, por outro lado, seria certo deduzirmos que o negócio da vida é dormir, porque enquanto dormimos, Deus nos abençoa? Certamente estas seriam conclusões equivocadas. O texto não é um desestimulo a ação ou um convite à preguiça. Notar que as ações de edificar, trabalhar, vigiar, levantar de madrugada, repousar tarde e comer o pão que penosamente granjeamos somente são inúteis SE o Senhor não edificar, guardar, etc. Portanto, a questão da vaidade de qualquer ação humana passa pela condicional SE, que no caso está relacionada à própria ação de Deus. Em outras palavras, a nossa ação depende da ação de Deus.

O texto faz uma exaltação ao governo de Deus sobre todas as coisas, ao mesmo tempo que revela, nossa total dependência dEle.

Devemos refletir sobre as arrogantes pretensões humanas, como as que, por exemplo, caracterizavam aqueles que tentaram certa vez edificar a Torre de Babel. Rechaçando o orgulho humano, a auto-suficiência, a confiança no que supostamente temos e podemos. Lembramos o que também está escrito: “Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR!” (Jeremias 17:5).

A nossa confiança deve estar em Deus e não em nós mesmos. O que mais honra a Deus é a nossa fé e confiança nEle. Descansar em Deus significa entregarmos nossa causa, nossos problemas, nosso futuro nas mãos daquele que não somente é poderoso para nos socorrer como também é bondoso e misericordioso para conosco. É o que Davi revelou ao enfrentar o Gigante Golias. Davi não estava confiando em si mesmo, em sua habilidade com a funda, nem confiou na armadura, mas ele confiava em Deus, e em Seu nome enfrentou e venceu o gigante.

Descansar em Deus é uma das mais difíceis tarefas. A tendência humana é tentar confiar em nossas ações e nos recursos humanos. Por vezes, os homens depositam suas garantias naquilo que não é Deus, o que é uma espécie de idolatria, que entristece e ofende a Deus. Isaías relata como Deus ficou chateado com o povo, que num momento de crise, quando Israel estava a ponto de ser atacado pelo exército assírio, eles buscaram ajuda do Egito (Is 31). Deus nos convida a participar do Seu descanso (Mt 11.28,29), pois a vitória está em confiarmos e esperarmos tranqüilamente em Deus (Is 30.15). Não depende de nós, como por vezes supomos, mas depende da misericórdia divina (Rm 9.6, Ec 9.11; Sl 33.17; Pv 21.31; Jr 9.23,24; Pv 3.5). A nossa suficiência vem de Deus (2 Co 3.5), pois é Deus quem estabelece e remove reis, tempos e estações (Dn 2.20, 21). Por isso, a vitória que vence o mundo está e é a fé (1 Jo 5.4).

Nossa ação não deve ser encarada como uma coisa em si mesma. Devemos plantar e regar, sabendo sempre que o crescimento vem de Deus (1 Co3:6). Pensando assim, acabamos sendo encorajados a plantar mais, confiando tranqüilamente que Deus cuidará dos resultados. Portanto plantamos com santa expectativa, de que, ainda que com dor e sofrimento, um dia colheremos com alegria (Sl 126). Sendo assim, descansemos em Deus. Nada de ansiedade e preocupação (Lc 12.26). Coloquemos nossa vida e futuro nas mãos daquele que é poderoso e bom para cuidar de nós e confiemos em Suas promessas (Is 58.11, Sl 23). Confiemos no Agir de Deus, no cuidado de Deus, na justiça de Deus, na recompensa de Deus, no amor de Deus.

Bispo José Ildo S. Mello
www.metodistalivre.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Igreja passa pela Grande Tribulação?

Introdução Os pré-tribulacionistas afirmam que Deus não permitirá que a Igreja sofra no período da Grande Tribulação. Mas, não existe nenhum versículo bíblico que ensine que a Igreja não passará pela Grande Tribulação e nada existe também na Bíblia sobre uma Segunda Vinda de Cristo em duas fases ou etapas, separadas por sete anos de Grande Tribulação, e também não há nada sobre um arrebatamento “secreto”, pois não há nada de secreto e silencioso nos relatos que descrevem o arrebatamento da Igreja ( 1Ts 4.16-17 ; Mt 24.31 ).  Outra incongruência deste ponto de vista é a ideia de um arrebatamento para tirar a Igreja e o Espírito Santo da Terra antes da manifestação do Anticristo. Se este fosse o caso, o Anticristo seria anti o quê?  Anticristos são falsos profetas que já atuavam no mundo nos tempos mais primitivos da Igreja.  Não devemos confundir Anticristo com a Besta ou Bestas Apocalípticas.  Todas as menções ao(s) Anticristo(s) aparecem nas epístolas joaninas e dizem respeito

Os cinco aspectos do chamado de Levi e as características de uma verdade...

1. O Chamado para os pecadores Este texto conta a historia de Jesus chamando o publicano Levi para se tornar seu discípulo. Publicanos tinham a fama de corruptos. Jesus chama os pecadores! (v.32) Ele veio buscar e salvar o perdido. Há salvação para os pecadores. A simpatia de Jesus pelos pecadores era admirável. Era visto constantemente na presença de pecadores. Era criticado por isto. Ilustração: Carmem, da IMel do aeroporto, ficou impactada ao ver um  bêbado entrando gritando no ônibus e causando confusão. O Cobrador falou em alta voz que ele precisava de Jesus. O bêbado respondeu dizendo: "Pra mim não tem mais jeito". O cobrador falou: : "Tem jeito sim, eu era igualzinho a você e Jesus me transformou. Cântico: Só o poder de Deus, pode mudar teu ser, a prova que eu lhe dou, Ele mudou o meu." A conversão de Levi pode ter impactado positivamente a vida do publicano Zaqueu, abrindo portas para sua conversão. 2. O chamado é para o arrependimento Arrependi

Base Bíblia da Oração de Francisco de Assis

Base Bíblia da Oração de Francisco de Assis Por Bispo Ildo Mello Ainda que não seja de sua autoria, esta oração exprime bem o ideal de vida de Francisco de Assis, que inspirou-se no exemplo de nosso Senhor Jesus Cristo que não veio para ser servido mas para servir. Não trata-se aqui do esforço humano para alcançar a Deus, mas do resultado de uma vida que foi alcançada pela graça de Deus através de Cristo Jesus! Oração de Francisco de Assis Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz. (Is 52.7; Mt 5.9) Onde houver ódio, que eu leve o amor; (Mt 5.44; Rm 12.20-21) Onde houver ofensa, que eu leve o perdão; (Lc 6.29; 23.34; Ef 4.32) Onde houver discórdia, que eu leve a união; (1Co 1.10; Fp 2.14) Onde houver dúvida, que eu leve a fé; (Ts 1.3; Tg 1.6-8) Onde houver erro, que eu leve a verdade; (Jo 8.32; 14.6; Tg 5.19-20) Onde houver desespero, que eu leve a esperança; (Gn 49.18; Sl 31.24; 33.20; Rm 15.13; 1Ts 1.3; Fp 1.20) Onde houver tristeza, que eu leve a alegria; (At 1