Pular para o conteúdo principal

Respondendo às críticas ao artigo que escrevi contra a comercialização do sagrado



"Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos" (Jd 3).

Recentemente, escrevi um artigo contra a comercialização do sagrado (link para o artigo). Bem, o texto foi apreciado por muitos que entendem que não podemos nos calar diante dos hereges que exploram a boa e ingênua fé de muita gente. Mas, em contrapartida, muitos sentiram-se profundamente incomodados com minha atitude crítica. As queixas são de que eu, como pastor, não deveria estar falando mal de outros pastores, afinal, eles estão pregando o Evangelho e pessoas estão sendo salvas, e isto é o que importa. Dizem também que todo mundo comete erros e que eu deveria ser mais tolerante e me calar, passando apenas a orar por eles.

Bem, respondendo às críticas, primeiramente quero dizer que tais argumentos parecem engrossar o coro dos que defendem a idéia do: "ele rouba, mas faz!". Algo como "os fins justificam os meios". Sabe, conheço um "evangelista" que confessou ter inventado uma revelação em sonho que, na época, chegou a ser gravada em disco de vinil e foi um sucesso de vendas. Em defesa da farsa, ele alegava que, por causa do disco, muitos estavam sendo salvos. Sabiam que argumento semelhante foi usado para a introdução da idolatria na igreja católica? Alegavam que tal prática contribuía imensamente para a conversão de milhares de pagãos. Eis aí o perigo de tal pragmatismo. Devemos tolerar a mentira e a comercialização do sagrado sob o pretexto de estarem promovendo a salvação de muitos? De maneira alguma!

Por que se sentir incomodado com os que denunciam os hereges e não com os hereges em si? Jesus não tolerou os vendilhões do templo e nem tão pouco os hereges! E Deus disse: "não posso suportar iniquidade associada ao ajuntamento solene" (Is 1:11-14). Como podemos nos calar diante de tamanha barbaridade? Graças a Deus, Lutero seguiu o exemplo de Cristo e não se calou! Lutero denunciou os vendilhões do templo! Lutero combateu os hereges! Lutero protegeu as ovelhas dos lobos devoradores!

Jesus advertiu que haveria lobos disfarçados de ovelhas no meio do rebanho. Muitas ovelhas são ingênuas demais para discernir o perigo. Cabe ao pastor proteger o rebanho. É papel do pastor advertir as ovelhas sobre as artimanhas dos lobos. É papel do pastor enfrentar e combater os lobos!


Jesus foi enérgico contra os falsos profetas. Ele falou abertamente contra os mal intencionados líderes religiosos de sua época. Suas palavras mais duras foram dirigidas aos pastores hipócritas (Mt 23). Publicamente, os chamou de "hipócritas, sepulcros caiados e raça de víboras". Jesus usou o chicote para expulsar os vendilhões do templo, pois o zelo pela casa de Deus o consumia! Onde foi parar o zelo devido pela casa do Senhor que é a sua igreja? O Bom Pastor enfrenta o lobo e dá a vida pelas suas ovelhas! 


Jesus elogiou a igreja de Éfeso por ter desmascarado os falsos apóstolos: "Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes suportar os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos" (Ap 2:2).


O Apósto Paulo também profetizou dizendo: "Sei que depois da minha partida, surgirão lobos vorazes que não pouparão o rebanho" (At 20.29, Mt 7.15). “Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência” (1 Tm 4. 1-2). E Paulo ainda chamou os falsos mestres de cães (Fp 3: 2). 


E Pedro também é categórico: "Entre vós haverá falsos mestres, os quais introduzirão encobertamente heresias destruidoras… por causa deles será blasfemado o caminho da verdade; também, movidos pela ganância, e com palavras fingidas, eles farão de vós negócio." (2 Pe 2:1 a 3). O nome de Deus está sendo blasfemado por causa do comportamento e ensino destes embusteiros. Seria melhor se os escândalos envolvendo pastores fossem realmente produto de uma perseguição gratuita de uma mídia preconceituosa, mas, infelizmente, não é o que se verifica, pelo menos, na grande maioria dos casos. 

Os evangélicos estão sendo ridicularizados por culpa do comportamento escandaloso dos lobos gananciosos e devoradores que não estão poupando o rebanho. "É inevitável que venham os escândalos, mas ai daquele que é motivo de escândalo" e "ai daquele que serve de pedra de tropeço". Estes pastores mercenários escandalizam e fazem tropeçar a muitos. Quem poderia contar o número de pessoas que deixaram de se converter ou se afastaram da fé por conta destes impostores? E quem pode calcular o estrago que ainda está por vir?



Certamente as Escrituras Sagradas não são a fonte de inspiração daqueles que dizem que devemos nos calar diante dos hereges e vendilhões do templo.

Precisamos odiar as heresias. "Odiai o mal, e amai o bem, e estabelecei na porta o juízo" (Am · 5:15 e Sl 97.10). "Odiai o mal e apegai-vos ao bem" (Rm 12:9). Quem ama a verdade, odeia a heresia. Sabemos que uma pessoa ama a verdade quando notamos a sua aversão ao erro, pois quem ama a verdade não pode ser complacente com a heresia. 


Como alguém pode dizer que ama a sã doutrina, quando não sente aversão pelas doutrinas contrárias? Como podemos dizer que amamos a Deus, sua luz e verdade, quando nos calamos diante de seus inimigos que espalham trevas e mentiras? Não podemos fazer as pazes com o erro. Não podemos ceder aos hereges. Se formos complacentes com o câncer, ele nos devorará. O amor e a tolerância não podem estar a serviço dos que deturpam a verdade. "Odiai o mal!"

Vamos seguir o exemplo de Cristo, dos Apóstolos e também da igreja de Éfeso (Ap 2:2). Portanto, parafraseando o Apóstolo Judas, concluo dizendo: "Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos" (Jd 3).


Por amor a Cristo e a Sua Palavra,
Bispo José Ildo Swartele de Mello

Comentários

  1. A Paz de Deus, existem algumas coisas em nossa vida que são dificeis de "engolir", achar que tudo é normal é o caminho mais fácil para a acomodação Cristã, não basta apenas ao faminto à nossa oração, ele precisa também da comida....as pessoas citada em seu artigo precisam de oração sim, mas nós precisamos saber quem é quem no nosso meio, e precisamos ser orientados e ter nossos olhos abertos para que não achemos tudo "normal", continue a escrever Pastor e por favor me mantenha em sua lista de distribuição.

    ResponderExcluir
  2. SP., 21/09/2009.

    Caro Pr. José Ildo.

    Eu acho que vc está certo. Talvez eu tenha essa opinião em razão daquilo que havia lhe dito em outro e-mail.
    Mas também não posso deixar de apoiar sua coragem.
    Mas a coragem está intrinseca em seu papel de Lider Religioso.
    Vc é Lider da Igreja Metodista Livre do Brasil, que sempre primou pela verdade e pelos preceitos bíblicos puros.
    Acredito que a comunicade Metodista Livre não esperaria de vc, Pr. José Ildo, menos que isso, até pela sua própria história como Homem e como Pastor.
    Meus parabéns pela coragem, pela dedicação e receba meu apoio.

    abaços

    Ronaldo

    ResponderExcluir
  3. Caríssimo irmão, amigo e bispo José Ildo

    Li seu artigo e fiz questão de repassá-lo a inumeras pessoas de meu relacionamento, não só na Igreja Metodista, como a batistas, presbiterianos e pentecostais - que igualmente os repassaram como um ALERTA POSITIVO.

    Se o repassei, o fiz como alguém que reparte o que é bom, que serve para a edificação e que ALERTA.

    Sua matéria tem todos esses elementos.

    Às vezes a eloquenciade alguém ATRAI e TRAI - e nem sempre - pela vivacidade de ums exposição, tem-se a verdade pura.

    VERDADE PURA - nem sempre é gostosa para ouvir, pois fere, incomoda, perturba - mas ao final sempre restaura, edifica, amplia a visõ, cura...LIBERTA !!!

    VERDADE CONTAMINADA não é boa para nada - pois aparenta seriedade, bons perfumes, boa aparência, "desejosa para abrir a mente" - mas não nos esqueçamos que o "abrir a mente" tanto serve para o bem quanto para o mal.

    VERDADE CONTAMINADA - na sintonia do "caçador" - é como a "armadilha" para os incautos...

    Vi muita gente boa ir aos encantos dos "bons pregadores" - "cheios de novidades" - com recursos de oratória fantásticos - porém na consistência, sem o lastro bíblico necessário - e os que "deixaram de esconder a Palavra no Coração" - são presas fáceis...

    O Teologuês está por aí... contaminando com cânticos de "reivindicação" - do tipo: "EU QUERO DE VOLTA O QUE É MEU" - sem imaginar que a única coisa que nos pertencia plenamente era o inferno - e se dele fomos libertos foi pela PURA GRAÇA DE DEUS - favor imerecido, a que NADA nos compete REIVINDICAR - mas agradecer por ser a Salvação ATO DE MISERICÓRDIA DIVINA...

    Por isso - meu caro bispo - critiquem-no quem quiser....

    Profeta é assim mesmo - não tem valor inclusive aos que são da PRÓPRIA casa - mas PROFETA QUE É PROFETA FALA SEM MEDO E COM AUTORIDADE...

    Eu te apoiei e apoio - por isso, repassei tua mensagem como OPORTUNA e NECESSÁRIA.

    Fico por aqui

    Dino Arí Fernandes

    ResponderExcluir
  4. Registro aqui o comentário do Pr. Dino Ari Fernandes:


    Caríssimo irmão, amigo e bispo José Ildo

    Li seu artigo e fiz questão de repassá-lo a inumeras pessoas de meu relacionamento, não só na Igreja Metodista, como a batistas, presbiterianos e pentecostais - que igualmente os repassaram como um ALERTA POSITIVO.

    Se o repassei, o fiz como alguém que reparte o que é bom, que serve para a edificação e que ALERTA.

    Sua matéria tem todos esses elementos.

    Às vezes a eloquenciade alguém ATRAI e TRAI - e nem sempre - pela vivacidade de ums exposição, tem-se a verdade pura.

    VERDADE PURA - nem sempre é gostosa para ouvir, pois fere, incomoda, perturba - mas ao final sempre restaura, edifica, amplia a visõ, cura...LIBERTA !!!

    VERDADE CONTAMINADA não é boa para nada - pois aparenta seriedade, bons perfumes, boa aparência, "desejosa para abrir a mente" - mas não nos esqueçamos que o "abrir a mente" tanto serve para o bem quanto para o mal.

    VERDADE CONTAMINADA - na sintonia do "caçador" - é como a "armadilha" para os incautos...

    Vi muita gente boa ir aos encantos dos "bons pregadores" - "cheios de novidades" - com recursos de oratória fantásticos - porém na consistência, sem o lastro bíblico necessário - e os que "deixaram de esconder a Palavra no Coração" - são presas fáceis...

    O Teologuês está por aí... contaminando com cânticos de "reivindicação" - do tipo: "EU QUERO DE VOLTA O QUE É MEU" - sem imaginar que a única coisa que nos pertencia plenamente era o inferno - e se dele fomos libertos foi pela PURA GRAÇA DE DEUS - favor imerecido, a que NADA nos compete REIVINDICAR - mas agradecer por ser a Salvação ATO DE MISERICÓRDIA DIVINA...

    Por isso - meu caro bispo - critiquem-no quem quiser....

    Profeta é assim mesmo - não tem valor inclusive aos que são da PRÓPRIA casa - mas PROFETA QUE É PROFETA FALA SEM MEDO E COM AUTORIDADE...

    Eu te apoiei e apoio - por isso, repassei tua mensagem como OPORTUNA e NECESSÁRIA.

    Fico por aqui

    Dino Arí Fernandes

    ResponderExcluir
  5. Bispo Ildo, bom dia!
    Realmente não há argumento para a sua defesa e o próprio Jesus nos deu exemplo.
    Deus o abençoe

    Grande abraço
    Sandra Ilario

    ResponderExcluir
  6. Caro Bispo,

    Os dois textos refletem claramente a mensagem bíblica e, portanto, precisamos aprende-la.
    Só iremos aprender se os nossos líderes tiverem a ousadia de enfrentar as heresias que surgem em nossos dias, afinal este é o exemplo deixado a nós pelos apóstolos e pelo próprio Jesus.

    Que o Deus soberano continue a usá-lo!

    ResponderExcluir
  7. Glória a Deus por haver quem pregue a verdade!

    ResponderExcluir
  8. Caro Bispo e irmão em Cristo

    Apesar do assunto ter sido postado alguns meses atrás, somente agora ao fazer algumas pesquisas na internet conheci seu blog.
    Muito me chamou a atenção ao assunto, quando lido primeiro a resposta ao texto da crítica. Muito mais me alegrou pela convicção do que é certo é certo. Principalmente quando o que Deus nos ensina, nos referidos textos bíblicos. Tanto da crítica como a resposta.
    Compartilho querido irmão que vivemos tempos que muitos são os obreiros de Deus que caminham por estradas adversas. Equivocados em suas palavras, atitudes e pensamentos que muitas vezes “enxergamos” negativamente. Obreiros que devemos respeito, mas consecutivas vezes, vemos erros e equívocos quanto ao que falam.
    Agradeço por sua palavra clara e corajosa, na certeza que fala com amor, mas com autoridade da palavra que não é nossa e sim de Deus (Bíblia).
    Aproveito para fazer um pedido. Quando possível e tiver inspiração, fale-nos um pouco mais do que pensa quanto a pastores que mais ligados estão em encontros, reuniões administrativas, eventos, etc. do que propriamente ao estudo da palavra de Deus. Que nós como leigos do estudo mas aprofundado, esperamos dos pastores e muitas vezes vemos mais ligação destes como vitrines de executivos pastores, grandes administradores de igrejas do que propriamente pastores que estejam ligados a ensino puro e claro da palavra de Deus.

    Abraço e Deus abençoe.

    Estaremos seguindo juntos.

    ResponderExcluir
  9. Olá Miguel,

    Obrigado pelo seu precioso comentário.
    Quanto ao tema pastores executivos, entendo que a parte administrativa não é o chamado do pastor. Ainda que tenha habilidade nesta área, como bom administrator, ele deveria delegar tais funções a um grupo de leigos fiéis que talvez tenham até mais competência que ele nestes assuntos, de modo a poder se concentrar em seu chamado principal que diz respeito ao estudo e pregação da Palavra e a oração. Recebemos este exemplo dos apóstolos (At 6.2-4).
    Pastor que é pastor deve ter cheiro de ovelha.
    Um abraço,
    Ildo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Igreja passa pela Grande Tribulação?

Introdução Os pré-tribulacionistas afirmam que Deus não permitirá que a Igreja sofra no período da Grande Tribulação. Mas, não existe nenhum versículo bíblico que ensine que a Igreja não passará pela Grande Tribulação e nada existe também na Bíblia sobre uma Segunda Vinda de Cristo em duas fases ou etapas, separadas por sete anos de Grande Tribulação, e também não há nada sobre um arrebatamento “secreto”, pois não há nada de secreto e silencioso nos relatos que descrevem o arrebatamento da Igreja ( 1Ts 4.16-17 ; Mt 24.31 ).  Outra incongruência deste ponto de vista é a ideia de um arrebatamento para tirar a Igreja e o Espírito Santo da Terra antes da manifestação do Anticristo. Se este fosse o caso, o Anticristo seria anti o quê?  Anticristos são falsos profetas que já atuavam no mundo nos tempos mais primitivos da Igreja.  Não devemos confundir Anticristo com a Besta ou Bestas Apocalípticas.  Todas as menções ao(s) Anticristo(s) aparecem nas epístolas joaninas e dizem respeito

Os cinco aspectos do chamado de Levi e as características de uma verdade...

1. O Chamado para os pecadores Este texto conta a historia de Jesus chamando o publicano Levi para se tornar seu discípulo. Publicanos tinham a fama de corruptos. Jesus chama os pecadores! (v.32) Ele veio buscar e salvar o perdido. Há salvação para os pecadores. A simpatia de Jesus pelos pecadores era admirável. Era visto constantemente na presença de pecadores. Era criticado por isto. Ilustração: Carmem, da IMel do aeroporto, ficou impactada ao ver um  bêbado entrando gritando no ônibus e causando confusão. O Cobrador falou em alta voz que ele precisava de Jesus. O bêbado respondeu dizendo: "Pra mim não tem mais jeito". O cobrador falou: : "Tem jeito sim, eu era igualzinho a você e Jesus me transformou. Cântico: Só o poder de Deus, pode mudar teu ser, a prova que eu lhe dou, Ele mudou o meu." A conversão de Levi pode ter impactado positivamente a vida do publicano Zaqueu, abrindo portas para sua conversão. 2. O chamado é para o arrependimento Arrependi

Base Bíblia da Oração de Francisco de Assis

Base Bíblia da Oração de Francisco de Assis Por Bispo Ildo Mello Ainda que não seja de sua autoria, esta oração exprime bem o ideal de vida de Francisco de Assis, que inspirou-se no exemplo de nosso Senhor Jesus Cristo que não veio para ser servido mas para servir. Não trata-se aqui do esforço humano para alcançar a Deus, mas do resultado de uma vida que foi alcançada pela graça de Deus através de Cristo Jesus! Oração de Francisco de Assis Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz. (Is 52.7; Mt 5.9) Onde houver ódio, que eu leve o amor; (Mt 5.44; Rm 12.20-21) Onde houver ofensa, que eu leve o perdão; (Lc 6.29; 23.34; Ef 4.32) Onde houver discórdia, que eu leve a união; (1Co 1.10; Fp 2.14) Onde houver dúvida, que eu leve a fé; (Ts 1.3; Tg 1.6-8) Onde houver erro, que eu leve a verdade; (Jo 8.32; 14.6; Tg 5.19-20) Onde houver desespero, que eu leve a esperança; (Gn 49.18; Sl 31.24; 33.20; Rm 15.13; 1Ts 1.3; Fp 1.20) Onde houver tristeza, que eu leve a alegria; (At 1