Pular para o conteúdo principal

"Liquidação! 900 Reais por uma unção financeira!"

Uma crítica a comercialização do sagrado


Por Bispo José Ildo Swartele de Mello

Fiquei estarrecido ao ver o Silas Malafaia e o Morris Cerullo na TV comercializando uma tal unção de prosperidade financeira ao custo de R$ 900,00. E olha que o programa teve horas de duração totalmente focadas no comércio desta suposta unção financeira. Esta fórmula de se fazer dinheiro parece mesmo funcionar, pois o programa foi reprisado várias vezes. O que faz lembrar o famigerado “ligue já” de Walter Mercado.

Cerullo apelou para numerologia para propor a oferta de 900 Reais, dizendo que estamos em 2009, e que 9 representa plenitude, de modo que os que ofertassem 900 receberiam, ainda este ano, uma prosperidade plena, algo jamais visto, o cumprimento de todas as promessas de Deus para as suas vidas. Uma oferta realmente tentadora para justificar um investimento alto! Mesmo assim, não ficou claro porque ele induz o telespectador a contribuir com 900 e não com apenas 9 Reais, visto não estarmos no ano de 2900, mas, sim, em 2009! Marqueteiro que nem ele só, Cerullo chegou ao disparate de afirmar que os ofertantes receberiam uma Bíblia de brinde que valeria mais de 900 Reais. Peça rara ou pregação de peça!

Lutero deve ter se revirado no túmulo, pois o protestantismo surgiu exatamente contra a comercialização do sagrado. Suas 95 teses protestavam contra a abominável prática católica de cobrança para concessão de perdão de pecados. A salvação é de graça e as bênção de Deus são gratuitas: “vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite” (Is 55.1).

Certa vez, um mágico chamado Simão, maravilhado com os prodígios operados no ministério de Pedro, quis negociar com o apóstolo, oferecendo dinheiro para adquirir aquele dom espiritual. Sabe como Pedro reagiu àquela proposta indecente? Indignado, "Pedro, porém, lhe respondeu: O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois julgaste adquirir, por meio dele, o dom de Deus. Não tens parte nem sorte neste ministério, porque o teu coração não é reto diante de Deus. Arrepende-te, pois da tua maldade e roga ao Senhor; talvez te seja perdoado o intento do coração” (At 8.18-22).

“De graça recebestes e de graça dai” (Mt 10.8), disse Jesus, que em outra ocasião ficou muito irado com aqueles que praticavam comércio das coisas espirituais, tanto que, com um chicote na mão, expulsou os vendilhões do templo, chamando-os de “ladrões e salteadores”. Jesus estava sempre advertindo seus seguidores a respeito do cuidado que se deve ter contra os mercenários (Jo 10.1,12). O Apóstolo Pedro também advertiu a igreja a respeito dos falsos profetas espertalhões que “movidos por avareza”, procurariam fazer comércio da boa fé do povo de Deus. (2Pe 2.3).

Isto é fruto da maldita teologia da prosperidade que o que produz na verdade é a prosperidade de seus pregadores. O Apóstolo Paulo alerta a Igreja contra os falsos profetas e pastores que ensinam heresias por pura ganância: "Aos quais convém tapar a boca; homens que transtornam casas inteiras ensinando o que não convém, por torpe ganância." [Tt 1:11].

A teologia da prosperidade é produto desta sociedade de consumo, prometendo conceder através da fé tudo aquilo que as propagandas dizem que uma pessoa precisa ter para ser feliz. Transforma a fé em uma varinha de condão e faz do nome de Jesus, uma espécie de abracadabra ou lâmpada de Aladim para a realização de todos os sonhos despertados pela sociedade de consumo. Diante da grande mentira de que o prazer, o sucesso e o bem-estar físico, econômico e social são o grande alvo da vida e que tudo isto está acessível a todos. Iludido, o freguês busca no consumo a realização imediata deste ideal, mas tem de lidar com a realidade de uma vida de privações, injustiças, lutas e muitos sofrimentos. Frustrado, desamparado e só está o freguês, que se sente fracassado e oprimido pela ditadura do ter. Agora, nem na igreja, encontra ele respostas para a sua dor, mas apenas ainda mais culpa por não ter tido fé suficiente para ter sido bem sucedido na vida profissional ou para ter sido curado de algum mal.

Mas, as vítimas deste golpe não são tão inocentes assim, como bem falou o Apóstolo Paulo dizendo que “... os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores. Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas; antes, segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão” (1Tm 6.4-11).

A espiritualidade cristã não pode ser confundida com prosperidade financeira, nem com sucesso e nem com saúde. Pois, fosse este o caso, não poderíamos considerar nem a Jesus e nem os apóstolos como homens espirituais, visto que eram pobres, ficavam doentes, passaram muitas necessidades, sofreram perseguições, foram presos, desprezados pelo mundo e foram martirizados. Jesus mesmo disse que não tinha onde reclinar a cabeça (Mt 8.20) e não tinha dinheiro sequer para pagar o imposto, tendo que solicitar a Pedro que pescasse um peixe que teria uma moeda dentro de si que serviria para pagar esta divida (Mt 17.24-27), pois sabemos que Jesus, sendo rico se fez pobre (2 Co 8.9). Pedro e João disseram claramente que não possuíam ouro nem prata (At 3.6). Paulo experimentou período de pobreza (Fl 4.11, 2 Co 6.10, Tg 2.5). Comunidades inteiras de cristãos do Novo Testamento eram muito pobres (2 Co 8.2, Rm 15.26, Ap 2.9). A própria Maria, entre todas as mulheres a mais agraciada, não teve um lugar descente para dar a luz ao seu Filho bendito. Todas as portas se fecharam e apenas a porta do curral foi a que se abriu para ela e para José seu esposo. Ela não ficou murmurando e nem ficou rejeitando aquele lugar fétido e incipiente. Ela não ficou ali inconformada reivindicando um lugar condizente a sua condição de bendita entre todas as mulheres. Ela, pelo contrário, aceitou a sua própria cruz, acolheu a bendita graça de padecer por Cristo e não de somente crer nEle (Fl 1.13). Foi naquele curral e naquela manjedoura improvisada de berço que se fez Natal. A noite mais feliz da história humana! Eis aí mais um exemplo do privilégio de participar dos sofrimentos de Cristo e completar o que falta de suas aflições (Co 1:24). Perguntaram a William Booth, fundador do Exército de Salvação, qual era o segredo do seu sucesso, ele respondeu: "Deus teve de mim tudo o que Ele quis". Infelizmente os evangélicos seduzidos pelo consumismo têm feito o contrário: exigem de Deus tudo o que eles querem.

Com isto, não queremos dizer que Deus não possa prosperar ou curar. Dizer que Deus pode não é o mesmo que dizer que ele deva. A teologia da prosperidade nega a soberania de Deus, quando ensina que o uso da expressão “se for da Tua vontade” anula a fé e destrói a oração. Mas Deus tem vontade própria! Somos nós quem devemos nos sujeitar a vontade dele e não ele a nossa. Enquanto a Teologia da Prosperidade ensina a orar exigindo e reivindicando coisas de Deus, a Bíblia ensina que nós não sabemos orar como convém (Rm 8.26), por isso é que a gente, às vezes, pede e não recebe, porque pede mal (Tg 4.3). Portanto, devemos orar de acordo com a vontade de Deus assim como orou Jesus no Getsêmani: “Não seja feita a minha vontade, mas a tua (Lc 22.42), pois “esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve” (1Jo 5:14).

Concluo trazendo à nossa memória o texto de Daniel 3.15 a 18 que mostra que Sadraque, Mesaque e Abede-Nego não eram adeptos da teologia da prosperidade, mas, sim, da teologia da “possibilidade”. Pois eles confessavam crer no poder de Deus para libertá-los das mãos do Rei, mas entendiam que Deus poderia ter outro plano e estavam dispostos a entregarem-se totalmente à vontade de Deus seja ela qual fosse. “Se o nosso Deus, a quem servimos, quer livrar-nos, ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e das tuas mãos, ó rei. Se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses, nem adoraremos a imagem de ouro que levantaste”.

Portanto, cuidado com os ensinos e artimanhas dos falsos profetas (Mt 7.5, 15; 24.11; Mc 13.22; 2Tm 4.1-5).

Leia também: Respondendo às críticas ao artigo que escrevi contra a comercialização do sagrado

Comentários

  1. Oi bispo! Tudo bem?
    Com alegria quero aqui expressar gratidão a Deus por tua vida, alegria, ministério e simplicidade que, com certeza, vem impactando a todos nós metodistas. Não apenas os de tradição wesleyana, mas os de tradição calvinista, reformada luterana, pentecostais e católicos devem estar atentos a esta guinada ruim que o movimento cristão brasileiro vem tomando. Preocupa sim, pois no próximo ano (pra não dizer neste fim de ano!) já começou a liquidação de arraiais e unções presidenciáveis!!! É bom lembrar que, recentemente, alguns "ungidos apostólicos" estiveram em Brasília e aproveitaram a ocasião pra um covite a presidenciável Dilma comparecer em uma destas muitas "marchas gospel", na verdade, na verdade, a fatia evangélica vem despertando o apetite de muita gente esperta no Planalto central!
    Deus te abençôe bispo e, continue firme em sua postura profética,
    shalom!
    prhelerson - portas abertas!

    ResponderExcluir
  2. Oi Pr. Helerson,

    É muito triste ver tanta gente se desviando da pureza do Evangelho. Seduzidos pelo poder, pelo dinheiro e pelo sucesso, muitos estão se desviando da verdade. É lamentável ver também os conchavos políticos que tratam o povo de Deus como uma massa acrítica de fácil manobra e manipulação.

    Um grande abraço,
    Ildo

    ResponderExcluir
  3. Muito bom seu blog, bispo. Parabéns!
    Já estou seguindo.

    Aproveito para lhe convidar a conhecer nosso blog, se desejar segui-lo, será uma honra.

    www.hermesfernandes.blogspot.com

    Seus comentários também serão muito bem-vindos.

    ResponderExcluir
  4. Olá Hermes,

    Fiquei feliz em saber que você gostou deste blog. Visitei o seu blog e gostei muito também. Você não é fraco não!!!
    Um grande abraço,
    Ildo

    ResponderExcluir
  5. A Paze Deus !!

    Como é bom ler materias edificantes, aprendi e aprendo muito com a IMEL e com seu dirigente, Bispo, continue assim essa pessoa que procura sempre ajudar e orientar ovelhas....mesmo não sendo suas.
    Abs do amigo de sempre

    Jose Roberto Rios

    ResponderExcluir
  6. Muito oportuno o seu comentário. Vivemos dias dificeis realmente. No inicio da igreja as perseguições tinham como fundo o não se acomodar ao sistema politico vigente, hoje os ditos `ùngidos` estão se aliando aos politicos para defenderem o seu `comércio sagrado`. Passaremos por uma grande perseguição não por causa do evangelho em si com a sua mensagem transformadora, mas por causa da vergonhosa utilização deste, para enriquecimento próprio.

    Um Abraço
    Pr. João Vianney

    ResponderExcluir
  7. Caro Pr. João Vianney,

    Obrigado por seu comentário. Concordo com você. O Apóstolo Pedro também advertiu dizendo: "Entre vós haverá falsos mestres, os quais introduzirão encobertamente heresias destruidoras… por causa deles será blasfemado o caminho da verdade; também, movidos pela ganância, e com palavras fingidas, eles farão de vós negócio." (2 Pe 2:1 a 3). O nome de Deus está sendo blasfemado por causa do comportamento e ensino destes hereges. Seria melhor se os escândalos envolvendo pastores fossem produto de uma sociedade anti cristã e de uma mídia perseguidora, mas, infelizmente, não é o caso. Como os escândalos estão se multiplicando no cenário evangélico nacional, a tendência é que milhões de pessoas serão negativamente afetadas e poderão generalizar, não discernindo entre o joio e o trigo, o que acabará por levar a uma apostasia. Muita gente ficará desiludida. Não devemos nos calar.

    ResponderExcluir
  8. Pastor cresci em uma igreja pentecostal, a maioria dos princípios cristãos que adquiri na minha vida foram através de pastores penteconstais. No entanto, existe um viés da palavra pregada nas igreja penteconstais a qual não concordo. Pois, ensinam as pessoas que existe um Deus que é obrigado a fazer tudo aquilo o qual esperam. Com isso, passam por cima de muitos princípios espirituais, como o tempo de esperar em Deus, como a capacidade de ser agradecido a Deus por tudo na vida. Criam crentes revoltados por que esses não atingiram todas as "bençãos". Gosto muito do pastor Silas Malafaia, porém não concordo com alguns ações de comercialização e mercantilização adotadas por nossas igrejas. Isso engloba, desde cantores, os quais se tornam "estrelas do mundo gospel". Temos perdido a essência do evangelho, é lamentável. Mas, como a obra é do nosso Deus, Ele sempre levanta remanescentes. Parabéns pelo seu blog pastor e por pregar a verdade. É disso que a igreja e o mundo lá fora precisa.

    ResponderExcluir
  9. Estimado Irmão Dom Ildo!
    Excelente Texto. Eu encontrei um vídeo do Pr. Airton Evangelista da Costa, onde ele também contesta com argumentos fortes esta comercialização realizada pelo Sr. Morris. Veja em http://reverendoeugenio.blogspot.com/2010/01/palavras-chave-ha-uns-meses-atras.html

    ResponderExcluir
  10. Caro Lucas,

    Nao desanime jamais. Jesus preveniu os seus discípulos a respeito dos falsos profetas e que muitos seriam os escândalos. Que sua luz continue brilhando mais e mais!

    ResponderExcluir
  11. Caro Rev. Eugenio,

    Obrigado pelo apoio e também por enviar o link do bom texto do Pr. Airton.

    Deus continue abençoando sua vida e ministério!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Igreja passa pela Grande Tribulação?

Introdução Os pré-tribulacionistas afirmam que Deus não permitirá que a Igreja sofra no período da Grande Tribulação. Mas, não existe nenhum versículo bíblico que ensine que a Igreja não passará pela Grande Tribulação e nada existe também na Bíblia sobre uma Segunda Vinda de Cristo em duas fases ou etapas, separadas por sete anos de Grande Tribulação, e também não há nada sobre um arrebatamento “secreto”, pois não há nada de secreto e silencioso nos relatos que descrevem o arrebatamento da Igreja ( 1Ts 4.16-17 ; Mt 24.31 ).  Outra incongruência deste ponto de vista é a ideia de um arrebatamento para tirar a Igreja e o Espírito Santo da Terra antes da manifestação do Anticristo. Se este fosse o caso, o Anticristo seria anti o quê?  Anticristos são falsos profetas que já atuavam no mundo nos tempos mais primitivos da Igreja.  Não devemos confundir Anticristo com a Besta ou Bestas Apocalípticas.  Todas as menções ao(s) Anticristo(s) aparecem nas epístolas joaninas e dizem respeito

Os cinco aspectos do chamado de Levi e as características de uma verdade...

1. O Chamado para os pecadores Este texto conta a historia de Jesus chamando o publicano Levi para se tornar seu discípulo. Publicanos tinham a fama de corruptos. Jesus chama os pecadores! (v.32) Ele veio buscar e salvar o perdido. Há salvação para os pecadores. A simpatia de Jesus pelos pecadores era admirável. Era visto constantemente na presença de pecadores. Era criticado por isto. Ilustração: Carmem, da IMel do aeroporto, ficou impactada ao ver um  bêbado entrando gritando no ônibus e causando confusão. O Cobrador falou em alta voz que ele precisava de Jesus. O bêbado respondeu dizendo: "Pra mim não tem mais jeito". O cobrador falou: : "Tem jeito sim, eu era igualzinho a você e Jesus me transformou. Cântico: Só o poder de Deus, pode mudar teu ser, a prova que eu lhe dou, Ele mudou o meu." A conversão de Levi pode ter impactado positivamente a vida do publicano Zaqueu, abrindo portas para sua conversão. 2. O chamado é para o arrependimento Arrependi

Base Bíblia da Oração de Francisco de Assis

Base Bíblia da Oração de Francisco de Assis Por Bispo Ildo Mello Ainda que não seja de sua autoria, esta oração exprime bem o ideal de vida de Francisco de Assis, que inspirou-se no exemplo de nosso Senhor Jesus Cristo que não veio para ser servido mas para servir. Não trata-se aqui do esforço humano para alcançar a Deus, mas do resultado de uma vida que foi alcançada pela graça de Deus através de Cristo Jesus! Oração de Francisco de Assis Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz. (Is 52.7; Mt 5.9) Onde houver ódio, que eu leve o amor; (Mt 5.44; Rm 12.20-21) Onde houver ofensa, que eu leve o perdão; (Lc 6.29; 23.34; Ef 4.32) Onde houver discórdia, que eu leve a união; (1Co 1.10; Fp 2.14) Onde houver dúvida, que eu leve a fé; (Ts 1.3; Tg 1.6-8) Onde houver erro, que eu leve a verdade; (Jo 8.32; 14.6; Tg 5.19-20) Onde houver desespero, que eu leve a esperança; (Gn 49.18; Sl 31.24; 33.20; Rm 15.13; 1Ts 1.3; Fp 1.20) Onde houver tristeza, que eu leve a alegria; (At 1