Postagens

Mostrando postagens de Abril, 2008

Vida à Toa - Poesias de Manuel Bandeira e Fernando Pessoa à luz da Bíblia

Por José Ildo Swartele de Mello
Clique aquipara assistir uma apresentação em PowerPoint desta mensagem.
Manuel Bandeira
Andorinha - Manuel Bandeira

Andorinha lá fora está dizendo: — "Passei o dia à toa, à toa!"

Andorinha, andorinha, minha cantiga é mais triste! Passei a vida à toa, à toa . . .
Observe que a expressão "Passei a vida à toa" é semelhante a “correr atrás do vento” do Livro de Eclesiastes. O pessimismo e a frustração de Bandeira também são compartilhados pelo autor de Eclesiastes, pelo menos, até certo ponto, porque, ao contrário de Bandeira, o autor de Eclesiastes não termina por aí, como veremos mais abaixo. Mas vamos continuar um pouco mais falando a respeito do pessimismo de Bandeira expresso em outros versos seus.
Pneumotórax - Manuel Bandeira

Febre, hemoptise, dispneia e suores noturnos. A vida inteira que podia ter sido e que não foi. Tosse, tosse, tosse. Mandou chamar o médico:

_ Diga trinta e três.

_ Trinta e três . . . trinta e três . . . trin…

MALDIÇÃO HEREDITÁRIA

Imagem
Por Bispo José Ildo Swartele de Mello

"Que tendes vós, vós que dizeis esta parábola acerca da terra de Israel, dizendo: Os pais comeram uvas verdes, a os dentes dos filhos se embotaram? Vivo eu, diz o Senhor Jeová, que nunca mais direis este provérbio em Israel”. (Ez. 18:2 a 3).
INTRODUÇÃO Alguns acreditam e ensinam que até os cristãos podem estar sujeitos à maldição de seus ancestrais. Existem livros e seminários que se prestam ao ensino de como quebrar as cadeias da maldição hereditária. Eles se baseiam principalmente em Êxodo 20:5 e Deuteronômio 5:9. Aliás, por causa de uma má interpretação destes textos, surgiu um ditado que se tornou muito popular em Israel "Os pais comeram uvas verdes, a os dentes dos filhos é que se embotaram”.Vemos esta idéia em Lamentações 5:7: 'Nossos pais pecaram, e já não existem; nós é que levamos o castigo das suas iniqüidades.” Bem, Jeremias já havia previsto um dia em que este provérbio não mais seria proferido: “Naqueles dias já não dirão:…

COMO FAZER TEOLOGIA?

UM CONTRASTE ENTRE A METODOLOGIA DE BARTH E DA TEOLOGIA NATURAL: Aquino, Otto e Teologia do Processo
Por José Ildo Swartele de Mello Introdução “Ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto” ( 1 Co 2.11), como declarou o apóstolo Paulo, o Evangelho de Cristo deveria ser o ponto de partida para a teologia. Mas será que tem sido este o caso? O que nos ensina a história da teologia? Não têm os teólogos lançado mão de outros fundamentos? Como devemos fazer teologia? Qual é o melhor método de se fazer teologia? Como podemos conhecer a Deus? O que se pode conhecer de Deus? Onde podemos encontrar este conhecimento de Deus? Qual é o ponto de partida da teologia? Conhecemos a Deus através de abstrações e especulações filosóficas ou através de sua auto-Revelação específica e objetiva na história de Israel e em Cristo? Quem é a medida de todas as coisas: o homem ou Cristo? Fazer teologia ou pensar em Deus significa pensar no homem, concentrando o estudo teológico sobre a piedade …