Pular para o conteúdo principal

Pastoreando com Paixão e Fé: Lições das Parábolas do Reino

É um privilégio sem igual servir como semeadores do Evangelho do Reino. Ao longo da história, Deus poderia ter escolhido diversas carreiras para o Seu Único Filho, mas Ele optou por tê-Lo como um missionário pregador do Evangelho e Pastor de Ovelhas neste Mundo, que é o Campo do Senhor (João 3:16; João 10:15). Não há carreira mais elevada! Mesmo que o mundo muitas vezes subestime o chamado pastoral, saiba que, aos olhos de Deus, não existe função mais importante e prestigiada.

A vocação pastoral é verdadeiramente sublime. Devemos honrar esse chamado ao seguir os passos e o ministério de Cristo com a dedicação que ele merece, regada de amor devoto e alegria entusiasmada.

Fomos chamados para semear e para cuidar para que a lavoura produza muitos frutos. Jesus nos designou para dar frutos e quer que esses frutos sejam permanentes (João 15:16).

As Parábolas do Reino mostram que a boa semente do Reino germina, cresce e produz muitos frutos. No entanto, existem os inimigos da lavoura simbolizados pelos pássaros, joio, terra seca, sol, espinhos e outras condições inóspitas. Mesmo diante das adversidades, a vocação da semente é a de frutificar. A lavoura triunfará! "Aquele que semeia com lágrimas, colherá com alegria" (Salmo 126:5). As portas do inferno não prevalecerão contra a Igreja! (Mateus 16:19). Pois o Pai é o Agricultor (João 15:1)! Nós fomos chamados por Ele para trabalhar em sua lavoura santa!

O inimigo trabalha tanto externa como internamente. Ele age como o pássaro que rouba a semente (Mateus 13:4), e também semeia o joio em meio ao trigo para provocar confusão (Mateus 13:25), para sugar as energias do trigo e prejudicar seu desenvolvimento. Ele atua também promovendo outros interesses para gerar distração e sufocar a semente da Palavra através "dos cuidados deste mundo e a sedução das riquezas" (Mateus 13:22). Ele é astuto e não tem um único modo de agir.

Certamente o adversário investe contra a liderança por questões estratégicas. Precisamos, portanto, questionarmos a nós mesmos em caso de um período longo de improdutividade. Não podemos encarar isto como algo normal. Não podemos tão simplesmente nos cercarmos de desculpas. Precisamos olhar para dentro de nós mesmos para ver se não há alguma erva daninha ali em nossa mente e coração plantadas pelo inimigo da lavoura de Deus. Às vezes, nós mesmos é que somos o maior obstáculo para o crescimento da igreja. A falta de fé, confiança, entusiasmo, consagração e devoção a Cristo e à sua causa podem ser fatais, principalmente devido à influente posição que ocupamos.

Por falar em entusiasmo, observamos que Jesus cumpria o seu ministério com muito gosto e paixão, tanto que sua comida e bebida eram fazer a vontade do Pai (João 4:34). Ele possuía um grande apetite pela obra da evangelização e discipulado! Como diz o antigo hino: "No serviço do meu Rei eu sou feliz"! Quando estamos entusiasmados com algo, chegamos até a nos esquecer da comida e nem fazemos caso do cansaço! Veja Jesus atravessando o mar, enfrentando a tempestade, mesmo no final de um dia estafante de trabalho quando a maioria só pensa em cair na cama! E tudo para alcançar um único ser humano, o endemoniado e marginalizado Gadareno, visto que Jesus tinha consciência de que o restante do povo daquela região o rejeitaria (Marcos 4 e 5).

Precisamos crer mais em Deus e no poder do Evangelho (Romanos 1.16), valorizando, assim, a nossa vocação para dedicarmo-nos mais e mais, com entusiasmo, visão e confiança, à grande missão de evangelizarmos o Mundo (Marcos 16.15).

Não devemos ter medo de fracassar. Bem sabemos que haverá muita frustração, pois 3/4 das sementes não chegam a produzir os devidos frutos, conforme ensino da Parábola do Semeador (Mateus 13:3-23). Mas vale a pena plantar por conta da porção que vingará e dará uma boa colheita (Mateus 13:8)!

A gente deve ser mais arrojado para semear com fé por toda parte, "sem medo de ser feliz"! Devemos acreditar que haverá conversões como resultado de nossas pregações e testemunhos, além da geração de líderes, igrejas saudáveis (Isaías 55.11). Pois, não fomos chamados para um trabalho de mera manutenção. Nosso Técnico não quer que o time jogue na retranca! Lembrar do que aconteceu com aquele servo que preocupou-se apenas com a manutenção do talento de seu Senhor, não ousando investi-lo por medo de eventuais prejuízos (Mateus 25:24). Existem riscos, sim; sempre existiram e existirão. Mas onde está a nossa fé?! E cadê a nossa confiança naquele que nos convocou?! Sabe, parece mesmo que quanto mais tememos e nos retraímos, assumindo uma postura defensiva, mais estamos sujeitos ao ataque dos adversários, e acabamos por perder até o pouco que temos. "Porque àquele que tem se dará, e terá em abundância; mas aquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado" (Mateus 13:12).

Precisamos multiplicar os nossos talentos! (Mateus 25). Ao ataque! Não vamos deixar de plantar porque os pássaros roubam a semente ou porque, quando a árvore cresce, eles se aproximam buscando sua sombra. Não vamos deixar de plantar o trigo por conta do inimigo que planta o joio. E nem vamos deixar de pescar porque a rede vem cheia de peixes de toda espécie, não somente bons, mas também maus. Um zelo extremado para combater o joio pode levar à destruição do trigo e pode comprometer ainda mais o desenvolvimento da lavoura.

Haverá muita decepção e frustração em nossa carreira, mas não vamos desanimar de forma alguma. Vale muito a pena correr o risco de seguir adiante semeando com confiança no Senhor da lavoura.

A igreja precisa aprender também que sua vocação é crescer e se multiplicar (Atos 9:31). Crescimento é algo que está em seu DNA! Todas as parábolas do Reino falam de seu crescimento: A semente produz o seu fruto, o trigo cresce, o grão de mostarda transforma-se na maior das hortaliças, o fermento faz a massa levedar, a rede vem cheia de peixes e o baú está cheio de coisas!

A igreja não existe para si mesma. Sua essência é missionária (Mateus 28:19-20; João 15:5; Atos 1:8)! Ela não pode os seus próprios interesses (Filipenses 2:21). Não deve jamais desviar-se de seu propósito elementar, que é o de fazer discípulos de todas as nações. Seus recursos não devem estar concentrados em sua própria manutenção. Ela não tem o direito de ser egocêntrica, visto que nasceu do coração daquele que deu sua própria vida em favor dos outros (Mateus 20:28).

Uma igreja com visão missionária agrada a Deus e conta com as provisões divinas. Como disse Hudson Taylor: "A obra de Deus, feita do modo de Deus, conta com o suporte de Deus!". Precisamos de uma visão do Reino.

É crucial que aprimoremos nossa visão do Reino de Deus, expandindo nossos horizontes e alocando mais recursos para o estabelecimento de novas igrejas, tanto em nossa comunidade local, como também em regiões mais distantes (Mateus 28:19; Atos 1:8).

Um desafio que os pastores podem enfrentar está relacionado ao processo de discipulado e à formação de novos líderes. Em algumas situações, pode surgir a insegurança diante de líderes jovens que demonstram um grande potencial. Essa insegurança pode levar o pastor a restringir oportunidades, criando obstáculos adicionais para o progresso espiritual e o desenvolvimento dos dons e talentos dos discípulos. Às vezes, podemos interpretar erroneamente o entusiasmo de um jovem em servir, confundindo-o com arrogância ou ambição desmedida por poder, quando, na realidade, pode ser um sinal de alguém com um sincero desejo de servir e fazer a diferença na vida das pessoas e no mundo (1 Timóteo 4:12).

Entretanto, não é tarefa fácil chegar ao ponto de proclamar, como João Batista: "É necessário que Ele cresça e que eu diminua" (João 3:30). Os pastores foram chamados para promover o crescimento dos outros, e isso é essencial para o avanço e o futuro da Igreja. Não devemos nos sentir ameaçados por jovens promissores que, em muitos aspectos, demonstram mais talento e inteligência do que nós. Podemos aprender valiosas lições com Barnabé, que soube identificar o propósito de Deus em Paulo e investiu tempo e esforço em seu treinamento. Esse investimento não apenas beneficiou Paulo, mas também fortaleceu a Igreja como um todo (Atos 9:26-30).

Paulo, por sua vez, seguiu o exemplo de Barnabé, multiplicando discípulos que se tornaram líderes, pastores e bispos em diversas cidades onde o Evangelho foi plantado. Essa é a vontade de Deus - formar líderes que possam levar adiante a mensagem do Evangelho e pastorear o rebanho de Cristo (2 Timóteo 2:2).

Como nos lembra Efésios 4.11-12, "E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo."

Assim, como pastores e líderes, devemos abraçar a responsabilidade de fazer discípulos, os melhores que pudermos, com fé, confiança, amor, entusiasmo e ousadia. Nosso trabalho no Senhor é de grande importância, e, embora não saibamos quando ele será concluído, temos a urgência de nos dedicar à formação de pastores e líderes sólidos, sem medo de perder nosso lugar, seguindo o exemplo de Barnabé, que nunca perdeu seu papel fundamental na expansão do Reino de Deus.

No amor do Senhor,

Bispo José Ildo Swartele de Mello




Aqui estão os tópicos com os versículos correspondentes:


Tópico: A Sublimidade da Vocação Pastoral

  • "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16, NAA) 
  • “Jesus lhe disse: — Apascente as minhas ovelhas.” (João 21.17, NAA) 
  • "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo." (Mateus 28:19, NAA) 
  • "Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi e os designei para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome." (João 15:16, NVI) 

Tópico: Enfrentando os Desafios da Vocação Pastoral

  • "Aquele que semeia com lágrimas, colherá com alegria." (Salmo 126:5, NAA) 
  • "São servos de Cristo? (Estou falando como se estivesse fora de mim.) Eu, com muito mais labores, muito mais prisões, muito mais açoites, inúmeras vezes em perigo de morte." (2 Coríntios 11:23, NAA) 
  • "Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos." (2 Coríntios 4:9-9, NAA) 
  • "fortalecendo a alma dos discípulos, exortando-os a perseverarem na fé, e dizendo que por muitas tribulações nos importa entrar no Reino de Deus." (Atos 14:22, NAA) 
  • "Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, a angústia, a perseguição, a fome, a nudez, o perigo, a espada? Como está escrito: 'Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas, somos mais que vencedores por meio daquele que nos amou." (Romanos 8:35-37, NAA) 

Tópico: As Táticas do Inimigo Contra a Obra do Pastor

  • "Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se." (Mateus 13:25, NAA) 
  • "O que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas as preocupações deste mundo e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e ela fica infrutífera." (Mateus 13:22, NAA) 
  • "O inimigo que o semeou é o Diabo; a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos." (Mateus 13:39, NAA) 

Tópico: A Paixão e Entusiasmo no Ministério

  • "Mas ele lhes disse: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra." (João 4:34, NAA) 

Tópico: A Importância de Enfrentar os Desafios com Fé e Ousadia

  • "Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê..." (Romanos 1:16, NAA) 
  • "Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura." (Marcos 16.15, NAA) 
  • "Assim será a palavra que sair da minha boca: ela não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei." (Isaías 55.11, NAA) 

Tópico: Multiplicando os Talentos e Mantendo a Visão Missionária

  • "Porque àquele que tem se dará, e terá em abundância; mas aquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado." (Mateus 13:12, NAA) 
  • "Eu sou a videira, vós as varas; quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer." (João 15:5, NAA) 
  • "E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo." (Efésios 4.11-12, NAA) 

Tópico: A Essência Missionária da Igreja

  • "Portanto, ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo." (Mateus 28:19, NAA) 
  • "Mas recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra." (Atos 1:8, NAA) 
  • "Os pastores e mestres são dados com o propósito de equipar os santos para a obra do ministério, para edificar o corpo de Cristo." (Efésios 4:12, NAA) 

Tópico: Desenvolvendo Líderes e Superando a Insegurança Pastoral

  • "É necessário que Ele cresça e que eu diminua." (João 3:30, NAA) 
  • "Quando chegou a Jerusalém, tentou ajuntar-se aos discípulos, mas todos o temiam, não acreditando que fosse discípulo. Então, por intermédio de Barnabé, levado-o aos apóstolos, contou-lhes como no caminho vira o Senhor e como este lhe falara, e como em Damasco pregara, corajosamente, em nome de Jesus. Desde então, Paulo andava com eles em Jerusalém, entrando e saindo e pregando ousadamente em nome do Senhor. Ele também falava e discutia com os helenistas, mas estes procuravam matá-lo. Quando os irmãos souberam disso, eles o levaram para Cesareia e o enviaram para Tarso." (Atos 9:26-30, NAA). 
  • "E o que de minha parte ouviste, através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para ensinar outros." (2 Timóteo 2:2, NAA). 
  • "Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza." (1 Timóteo 4:12, NAA). 
  • "E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo." (Efésios 4:11-12, NAA).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Igreja passa pela Grande Tribulação?

Introdução Os pré-tribulacionistas afirmam que Deus não permitirá que a Igreja sofra no período da Grande Tribulação. Mas, não existe nenhum versículo bíblico que ensine que a Igreja não passará pela Grande Tribulação e nada existe também na Bíblia sobre uma Segunda Vinda de Cristo em duas fases ou etapas, separadas por sete anos de Grande Tribulação, e também não há nada sobre um arrebatamento “secreto”, pois não há nada de secreto e silencioso nos relatos que descrevem o arrebatamento da Igreja ( 1Ts 4.16-17 ; Mt 24.31 ).  Outra incongruência deste ponto de vista é a ideia de um arrebatamento para tirar a Igreja e o Espírito Santo da Terra antes da manifestação do Anticristo. Se este fosse o caso, o Anticristo seria anti o quê?  Anticristos são falsos profetas que já atuavam no mundo nos tempos mais primitivos da Igreja.  Não devemos confundir Anticristo com a Besta ou Bestas Apocalípticas.  Todas as menções ao(s) Anticristo(s) aparecem nas epístolas joaninas e dizem respeito

Os cinco aspectos do chamado de Levi e as características de uma verdade...

1. O Chamado para os pecadores Este texto conta a historia de Jesus chamando o publicano Levi para se tornar seu discípulo. Publicanos tinham a fama de corruptos. Jesus chama os pecadores! (v.32) Ele veio buscar e salvar o perdido. Há salvação para os pecadores. A simpatia de Jesus pelos pecadores era admirável. Era visto constantemente na presença de pecadores. Era criticado por isto. Ilustração: Carmem, da IMel do aeroporto, ficou impactada ao ver um  bêbado entrando gritando no ônibus e causando confusão. O Cobrador falou em alta voz que ele precisava de Jesus. O bêbado respondeu dizendo: "Pra mim não tem mais jeito". O cobrador falou: : "Tem jeito sim, eu era igualzinho a você e Jesus me transformou. Cântico: Só o poder de Deus, pode mudar teu ser, a prova que eu lhe dou, Ele mudou o meu." A conversão de Levi pode ter impactado positivamente a vida do publicano Zaqueu, abrindo portas para sua conversão. 2. O chamado é para o arrependimento Arrependi

Base Bíblia da Oração de Francisco de Assis

Base Bíblia da Oração de Francisco de Assis Por Bispo Ildo Mello Ainda que não seja de sua autoria, esta oração exprime bem o ideal de vida de Francisco de Assis, que inspirou-se no exemplo de nosso Senhor Jesus Cristo que não veio para ser servido mas para servir. Não trata-se aqui do esforço humano para alcançar a Deus, mas do resultado de uma vida que foi alcançada pela graça de Deus através de Cristo Jesus! Oração de Francisco de Assis Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz. (Is 52.7; Mt 5.9) Onde houver ódio, que eu leve o amor; (Mt 5.44; Rm 12.20-21) Onde houver ofensa, que eu leve o perdão; (Lc 6.29; 23.34; Ef 4.32) Onde houver discórdia, que eu leve a união; (1Co 1.10; Fp 2.14) Onde houver dúvida, que eu leve a fé; (Ts 1.3; Tg 1.6-8) Onde houver erro, que eu leve a verdade; (Jo 8.32; 14.6; Tg 5.19-20) Onde houver desespero, que eu leve a esperança; (Gn 49.18; Sl 31.24; 33.20; Rm 15.13; 1Ts 1.3; Fp 1.20) Onde houver tristeza, que eu leve a alegria; (At 1