Pular para o conteúdo principal

Jesus anda sobre nossas adversidades e nos ensina a confiar Nele

Introdução:

Em Marcos 6.45-52 encontramos uma narrativa poderosa que ressalta a importância da confiança no poder, no cuidado e na presença constante de Jesus nas adversidades. No episódio em que Jesus caminha sobre as águas e encontra Seus discípulos em um barco em meio a uma tempestade, encontramos valiosas lições que têm relevância profunda para nossa caminhada espiritual sobre toda e qualquer adversidade.


1. "Logo a seguir" (v. 45) - Progressão na Revelação Divina:

Marcos faz questão de ressaltar que que o episódio do encontro dos discípulos com Jesus caminhando sobre as águas ocorre imediatamente após o notável milagre da multiplicação dos pães e peixes. Marcos não somente faz menção a essa conexão, mas também conclui destacando a dificuldade que até mesmo os discípulos mais íntimos de Jesus, que mais tarde se tornariam Seus apóstolos, tiveram em compreender e abraçar plenamente a grandiosidade e divindade de Jesus Cristo (v. 52). 

Logo após experimentarem um milagre, eles se deparam com um novo desafio que culminará em um outro tão maravilhoso quanto! Isso nos lembra da maneira como Deus nos conduz em nosso crescimento espiritual, revelando-Se de maneira gradual e contínua. Louvado seja Deus pela maneira paciente e cuidadosa pela qual Ele nos conduz! Deus não apenas se comunica através de milagres espetaculares, mas também por meio de desafios e tribulações que ampliam nossa compreensão e fé. Tal como os discípulos, podemos esperar que, à medida que avançamos, Deus nos guiará de um nível de revelação para outro, nos aproximando progressivamente de uma compreensão mais profunda e íntima do Seu caráter e propósito (Provérbios 4.18; João 16.33; Romanos 5.3-4 e 2 Coríntios 3.18).

Referência Bíblica:

  • Hebreus 1:1-2 - "Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo."
  • Lucas 17:5 - "Os apóstolos disseram ao Senhor: 'Aumenta a nossa fé!'"
  • Marcos 9:24 - "Imediatamente o pai do menino exclamou: 'Eu creio; ajuda-me a vencer a minha incredulidade!'"


2. "Jesus fez com que seus discípulos" (v. 45) - A Orientação de Jesus:

O ato de Jesus conduzir Seus discípulos ao barco destaca Sua orientação constante em nossas vidas. Mesmo quando não compreendemos completamente, Ele nos direciona em Seu caminho. 

Referência Bíblica:

  • Salmos 32:8 - Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos.


3. "O vento lhes era contrário" (v. 48)- Enfrentando Adversidades:

A presença de ventos contrários simboliza as adversidades que enfrentamos. Mesmo sob as ordens de Jesus, podemos encontrar desafios como tempestades (Marcos 4.37) e vales da sombra da morte (Salmos 23.4). No entanto, Ele está sempre conosco nessas lutas (Mateus 28.20).

Referência Bíblica:

  • Isaías 43:2 - Quando passares pelas águas, estarei contigo; quando passares pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.


4. "Vendo que os discípulos remavam com dificuldade" (v. 48) - A Providência de Deus nas Dificuldades:

A observação de Jesus sobre a dificuldade dos discípulos reflete Sua atenção às nossas necessidades, mesmo quando Ele parece distante (V. 47). Ele está ciente de nossas lutas e intervém em nosso favor.

Referência Bíblica:

  • Mateus 6:26 - Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? 
  • João 6.5-6 - Então Jesus, erguendo os olhos e vendo que uma grande multidão se aproximava, disse a Filipe: — Onde compraremos pão para lhes dar de comer? Mas Jesus dizia isto para testá-lo, porque sabia o que estava para fazer.


5. "Jesus foi até onde eles estavam" (v. 48) - A Proximidade de Deus:

O gesto de Jesus em se aproximar dos discípulos demonstra Sua vontade de compartilhar nossas lutas. Ele está sempre presente conosco, mesmo nas situações mais desafiadoras.

Referência Bíblica:

  • Salmo 145:18 - Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam de verdade.
  • Salmo 23.4 - Não temerei mal algum porque Tu estás comigo!
  • Mateus 28.20 - Eis que estarei convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. 


6. "Andando sobre o mar" - Domínio sobre as Adversidades:

O ato de Jesus caminhar sobre as águas simboliza Seu domínio sobre as adversidades. Ele nos ensina que é possível superar as dificuldades com Sua presença e poder.

Referência Bíblica:

  • Salmo 89:9 - Tu dominas o ímpeto do mar; quando as suas ondas se levantam, tu as acalmas.
  • Marcos 4.41 - Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem? 


7. "Queria passar adiante deles" - A Manifestação da Glória Divina:

A referência a Jesus passando adiante dos discípulos lembra a manifestação da glória divina. Assim como Deus revelou Sua glória a Moisés, Jesus também se revela a nós em majestade e glória em momentos significativos para nossa compreensão de sua grandeza e divindade.

Referência Bíblica:

  • Êxodo 33:18-19 - Moisés disse: "Peço-te que me mostres a tua glória." O Senhor respondeu: “Farei passar toda a minha bondade diante de você e lhe proclamarei o nome do Senhor”. 


8. "Pensaram tratar-se de um fantasma" - Superando o Medo e a Dúvida:

A reação dos discípulos ao pensar que Jesus era um fantasma destaca nossa tendência a duvidar diante do desconhecido. Isso nos desafia a identificar os medos que nos assombram e confiar no poder de Deus.

Referência Bíblica:

  • Isaías 41:10 - Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.


9. "Sou Eu" - A Revelação do "Eu Sou":

A frase "Sou Eu" que Jesus proclama revela Sua identidade divina como o "Eu Sou", o mesmo título que Deus deu a si quando se apresentou a Moisés. Essa afirmação reforça a autoridade e o poder de Jesus sobre todas as circunstâncias.

Referência Bíblica:

  • Êxodo 3:14 - Deus disse a Moisés: "Eu Sou o que Sou. Diga aos israelitas: 'Eu Sou me enviou a vocês'".
  • João 6:35 - Eu sou o pão da vida.
  • João 8:12 - Eu sou a luz do mundo.
  • João 10:7 - Eu sou a porta das ovelhas.
  • João 10:11 - Eu sou o bom pastor.
  • João 11:25 - Eu sou a ressurreição e a vida.
  • João 14:6 - Eu sou o caminho, a verdade e a vida.
  • João 15:1 - Eu sou a videira verdadeira.
  • João 8:58 - antes que Abraão existisse, EU SOU!


10. "Coragem, não tenha medo" - Vencendo o Medo com a Presença de Jesus:

As palavras reconfortantes de Jesus ressaltam Sua capacidade de dissipar o medo. Sua presença nos capacita a enfrentar as adversidades com coragem e confiança.

Referência Bíblica:

  • Josué 1:9 - Não fui eu que te ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar.


11. "Subiu no barco com eles" (v. 51) - A Unidade com Cristo:

A ação de Jesus de subir no barco com os discípulos representa a união íntima que temos com Ele. Ele não apenas está presente nas dificuldades, mas também compartilha nossa jornada.

Referência Bíblica:

  • João 15:4-5 - Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim. Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.


12. “O vento cessou” (v. 51) - Jesus acalma a tempestade:

Impressionante poder de Jesus sobre as dificuldades da vida. Ele não apenas acalma as tempestades naturais, mas também pode trazer paz aos nossos corações em meio aos desafios e tribulações da vida. Assim como Ele acalmou o vento e as ondas, Ele também pode acalmar as preocupações e medos que enfrentamos. Sim, Ele tem poder para acalmar os ventos que agitam o mais íntimo de nosso ser!  

Referência Bíblica:

  • Salmo 46:10 - Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre as nações, serei exaltado sobre a terra.


13. "Perplexos" (v. 51) - O Mistério e a Fé:

A perplexidade dos discípulos reflete a tensão entre o mistério divino e nossa fé. Embora não compreendamos completamente, somos chamados a confiar na soberania de Deus.

Referência Bíblica:

  • Provérbios 3:5-6 - Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.


14. "Não haviam compreendido o milagre dos pães" (v. 52) - Crescendo na Fé:

A falta de compreensão dos discípulos em relação ao milagre dos pães evidencia a necessidade contínua de crescimento na fé. Os discípulos deram muito trabalho a Jesus, pois eram meio incrédulos e resistentes as revelações de Cristo. Deus nos convida a crescer em nosso entendimento Dele e de Seu poder.

Referência Bíblica:

  • Lucas 24:25 - "Disse-lhes Jesus: Como vocês custam a entender e como demoram a crer em tudo o que os profetas falaram!"
  • João 20:9 - "Até então, não haviam compreendido a Escritura, que diz que ele precisava ressuscitar dos mortos."
  • João 12:16 - "Os discípulos de Jesus, porém, não compreenderam essas coisas no princípio. Somente depois que Jesus foi glorificado, lembraram-se de que tais coisas estavam escritas a respeito dele e de que assim lhe haviam feito."
  • 2 Pedro 3:18 - Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, agora e para sempre! Amém.


15. "O coração deles estava endurecido" (v. 52) - Quebrantando a Dureza do Coração:

A dureza de coração dos discípulos não foi causada por Deus, mas era resultado de sua própria falta de compreensão e resistência. Isso nos faz refletir sobre como podemos fechar nossos corações para a obra de Deus quando não estamos dispostos a nos curvar diante das evidências e aprender e crescer.

Referência Bíblica:

Salmo 51:17 - O sacrifício aceitável a Deus é o espírito quebrantado; ao coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus. Marcos 8:17-18 - "Percebendo isso, Jesus perguntou-lhes: 'Por que vocês estão discutindo sobre não terem pão? Vocês ainda não percebem nem compreendem? Têm o coração endurecido?" Mateus 17:17 - "Respondeu Jesus: Ó geração incrédula e perversa! Até quando estarei com vocês? Até quando terei que suportá-los? Tragam-me o menino." Marcos 16:14 - "Por último, apareceu aos Onze enquanto comiam, repreendeu-os por sua incredulidade e dureza de coração, porque não acreditaram nos que o tinham visto ressuscitado." Salmos 95:8-9 - “Não endureçais os vossos corações, como em Meribá, como no dia de Massá no deserto, quando vossos pais me tentaram, me provaram, e viram a minha obra." Hebreus 3:13 - "Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado."


Conclusão:

Cada aspecto desse relato oferece lições profundas sobre a orientação divina, a superação do medo, a necessidade de crescimento na fé e a importância de reconhecer a soberania e a glória de Jesus Cristo. Como discípulos de Jesus, somos chamados a confiar Nele, mesmo quando as circunstâncias parecem adversas, e a buscar um relacionamento profundo e íntimo que nos fortaleça em nossa jornada espiritual.


Bispo Ildo Mello



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Igreja passa pela Grande Tribulação?

Introdução Os pré-tribulacionistas afirmam que Deus não permitirá que a Igreja sofra no período da Grande Tribulação. Mas, não existe nenhum versículo bíblico que ensine que a Igreja não passará pela Grande Tribulação e nada existe também na Bíblia sobre uma Segunda Vinda de Cristo em duas fases ou etapas, separadas por sete anos de Grande Tribulação, e também não há nada sobre um arrebatamento “secreto”, pois não há nada de secreto e silencioso nos relatos que descrevem o arrebatamento da Igreja ( 1Ts 4.16-17 ; Mt 24.31 ).  Outra incongruência deste ponto de vista é a ideia de um arrebatamento para tirar a Igreja e o Espírito Santo da Terra antes da manifestação do Anticristo. Se este fosse o caso, o Anticristo seria anti o quê?  Anticristos são falsos profetas que já atuavam no mundo nos tempos mais primitivos da Igreja.  Não devemos confundir Anticristo com a Besta ou Bestas Apocalípticas.  Todas as menções ao(s) Anticristo(s) aparecem nas epístolas joaninas e dizem respeito

Os cinco aspectos do chamado de Levi e as características de uma verdade...

1. O Chamado para os pecadores Este texto conta a historia de Jesus chamando o publicano Levi para se tornar seu discípulo. Publicanos tinham a fama de corruptos. Jesus chama os pecadores! (v.32) Ele veio buscar e salvar o perdido. Há salvação para os pecadores. A simpatia de Jesus pelos pecadores era admirável. Era visto constantemente na presença de pecadores. Era criticado por isto. Ilustração: Carmem, da IMel do aeroporto, ficou impactada ao ver um  bêbado entrando gritando no ônibus e causando confusão. O Cobrador falou em alta voz que ele precisava de Jesus. O bêbado respondeu dizendo: "Pra mim não tem mais jeito". O cobrador falou: : "Tem jeito sim, eu era igualzinho a você e Jesus me transformou. Cântico: Só o poder de Deus, pode mudar teu ser, a prova que eu lhe dou, Ele mudou o meu." A conversão de Levi pode ter impactado positivamente a vida do publicano Zaqueu, abrindo portas para sua conversão. 2. O chamado é para o arrependimento Arrependi

Base Bíblia da Oração de Francisco de Assis

Base Bíblia da Oração de Francisco de Assis Por Bispo Ildo Mello Ainda que não seja de sua autoria, esta oração exprime bem o ideal de vida de Francisco de Assis, que inspirou-se no exemplo de nosso Senhor Jesus Cristo que não veio para ser servido mas para servir. Não trata-se aqui do esforço humano para alcançar a Deus, mas do resultado de uma vida que foi alcançada pela graça de Deus através de Cristo Jesus! Oração de Francisco de Assis Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz. (Is 52.7; Mt 5.9) Onde houver ódio, que eu leve o amor; (Mt 5.44; Rm 12.20-21) Onde houver ofensa, que eu leve o perdão; (Lc 6.29; 23.34; Ef 4.32) Onde houver discórdia, que eu leve a união; (1Co 1.10; Fp 2.14) Onde houver dúvida, que eu leve a fé; (Ts 1.3; Tg 1.6-8) Onde houver erro, que eu leve a verdade; (Jo 8.32; 14.6; Tg 5.19-20) Onde houver desespero, que eu leve a esperança; (Gn 49.18; Sl 31.24; 33.20; Rm 15.13; 1Ts 1.3; Fp 1.20) Onde houver tristeza, que eu leve a alegria; (At 1