Pular para o conteúdo principal

Mas e Quando a gente ora e não recebe?


Muitos cristãos ficam confusos quando não recebem uma resposta imediata e positiva as suas orações, chegando ao ponto de duvidar do amor de Deus, escrevi o seguinte texto com a esperança de ajudar para um melhor entendimento das questões relativas a oração.

Não receber uma resposta imediata e afirmativa de Deus às nossas orações não significa que Deus não se importa conosco. Saiba que pessoas muito consagradas e amadas receberam um "não" como resposta as suas orações. Paulo orou insistentemente para se ver livre de um espinho na carne que o atormentava e ouviu um sonoro não de Deus, porque Deus tinha um propósito benigno através daquela enfermidade:
"E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar. Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim. E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte" (2Co 12.7-10).
Jesus mesmo teve uma de suas orações não atendidas. E damos graças a Deus por isto!
"Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua" (Lucas 22:42).
Com Jesus, aprendemos que orar é um ato de sujeição a vontade de Deus. Jesus nos ensinou a orar pedindo que a vontade de Deus seja feita na terra assim como acontece no céu. A vontade de Deus e não necessariamente a nossa.
Pois nem sempre sabemos orar de maneira conveniente:
"E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis" (Romanos 8:26).
Pois, somente Deus, em sua onisciência, é quem sabe de todas as coisas e somente Ele pode dizer o que, de fato, é melhor para nós:
"O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor." (Provérbios 16:1)
Ainda criança, aprendi que Deus pode responder as nossas orações de três maneiras distintas:

  1. Sim
  2. Não 
  3. Espera

Nos alegramos muito quando temos nossas orações imediatamente respondidas.
"Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo se cumpra" (João 16:24).
Mas, e quando a gente pede e não recebe? Uma hipótese é que estamos orando mal:
"Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites" (Tiago 4:3)
Outra hipótese é que a de que devemos esperar o tempo certo para a resposta de Deus. Pode ser também que Deus já tenha dado uma resposta afirmativa e designado um anjo para o cumprimento da tarefa e que este esteja enfrentando alguma batalha espiritual nas regiões celestiais como aconteceu por ocasião de uma oração de Daniel:
"Então me disse: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras. Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia. Agora vim, para fazer-te entender o que há de acontecer ao teu povo nos derradeiros dias; porque a visão é ainda para muitos dias" (Daniel 10.12-14).
Nem todas as orações são respondidas imediatamente. Abraão teve de esperar muito tempo mesmo até que a promessa de ser pai se cumprisse em sua vida. José esperou décadas até que seus sonhos dados por Deus se tornassem realidade. Foi um longo período de decepção e sofrimento até ele chegar a ser governador do Egito.
"o SENHOR tem o seu caminho na tormenta e na tempestade" (Naum 1.3)
As três maiores virtudes do cristianismo são a fé, a esperança e o amor, lembrando que o amor é a maior de todas (1 Co 13.13). Noto que muitos pastores e crentes falam muito de fé e tão pouco de esperança. E, quando falam de fé, pensam nela como uma varinha de condão para alcançarem todos os seus desejos. Na galeria da fé de Hebreus 11, temos uma longa descrição de homens de Deus que por sua fé suportaram perseguições e sofreram a morte. Vemos aí que fé não existe apenas para alcançar coisas, mas também para suportar coisas.

O próprio amor "tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta" (1 Coríntios 13:7). Este amor cristão exige fé e esperança para tudo sofrer, tudo esperar e tudo suportar com muita confiança na providência divina.

Constatamos, então, que verdadeiros filhos de Deus nem sempre recebem respostas imediatas as suas orações e isto não pode ser interpretado com um desfavor de Deus. Deus, em seu soberano cuidado, pode responder com um sonoro "não" e pode também ser caso de que termos de esperar até o cumprimento da resposta afirmativa. Quer seja a resposta "sim", "não" ou "espera", podemos estar seguros do cuidado e do amor de Deus.

Portanto, não duvide jamais do amor de Deus!
"Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus" (Salmos 43:5).

Jesus, ensina-nos a orar!

No amor do Senhor,

Bispo Ildo Swartele Mello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Igreja passa pela Grande Tribulação?

Introdução Os pré-tribulacionistas afirmam que Deus não permitirá que a Igreja sofra no período da Grande Tribulação. Mas, não existe nenhum versículo bíblico que ensine que a Igreja não passará pela Grande Tribulação e nada existe também na Bíblia sobre uma Segunda Vinda de Cristo em duas fases ou etapas, separadas por sete anos de Grande Tribulação, e também não há nada sobre um arrebatamento “secreto”, pois não há nada de secreto e silencioso nos relatos que descrevem o arrebatamento da Igreja ( 1Ts 4.16-17 ; Mt 24.31 ).  Outra incongruência deste ponto de vista é a ideia de um arrebatamento para tirar a Igreja e o Espírito Santo da Terra antes da manifestação do Anticristo. Se este fosse o caso, o Anticristo seria anti o quê?  Anticristos são falsos profetas que já atuavam no mundo nos tempos mais primitivos da Igreja.  Não devemos confundir Anticristo com a Besta ou Bestas Apocalípticas.  Todas as menções ao(s) Anticristo(s) aparecem nas epístolas joaninas e dizem respeito

Os cinco aspectos do chamado de Levi e as características de uma verdade...

1. O Chamado para os pecadores Este texto conta a historia de Jesus chamando o publicano Levi para se tornar seu discípulo. Publicanos tinham a fama de corruptos. Jesus chama os pecadores! (v.32) Ele veio buscar e salvar o perdido. Há salvação para os pecadores. A simpatia de Jesus pelos pecadores era admirável. Era visto constantemente na presença de pecadores. Era criticado por isto. Ilustração: Carmem, da IMel do aeroporto, ficou impactada ao ver um  bêbado entrando gritando no ônibus e causando confusão. O Cobrador falou em alta voz que ele precisava de Jesus. O bêbado respondeu dizendo: "Pra mim não tem mais jeito". O cobrador falou: : "Tem jeito sim, eu era igualzinho a você e Jesus me transformou. Cântico: Só o poder de Deus, pode mudar teu ser, a prova que eu lhe dou, Ele mudou o meu." A conversão de Levi pode ter impactado positivamente a vida do publicano Zaqueu, abrindo portas para sua conversão. 2. O chamado é para o arrependimento Arrependi

Base Bíblia da Oração de Francisco de Assis

Base Bíblia da Oração de Francisco de Assis Por Bispo Ildo Mello Ainda que não seja de sua autoria, esta oração exprime bem o ideal de vida de Francisco de Assis, que inspirou-se no exemplo de nosso Senhor Jesus Cristo que não veio para ser servido mas para servir. Não trata-se aqui do esforço humano para alcançar a Deus, mas do resultado de uma vida que foi alcançada pela graça de Deus através de Cristo Jesus! Oração de Francisco de Assis Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz. (Is 52.7; Mt 5.9) Onde houver ódio, que eu leve o amor; (Mt 5.44; Rm 12.20-21) Onde houver ofensa, que eu leve o perdão; (Lc 6.29; 23.34; Ef 4.32) Onde houver discórdia, que eu leve a união; (1Co 1.10; Fp 2.14) Onde houver dúvida, que eu leve a fé; (Ts 1.3; Tg 1.6-8) Onde houver erro, que eu leve a verdade; (Jo 8.32; 14.6; Tg 5.19-20) Onde houver desespero, que eu leve a esperança; (Gn 49.18; Sl 31.24; 33.20; Rm 15.13; 1Ts 1.3; Fp 1.20) Onde houver tristeza, que eu leve a alegria; (At 1