Pular para o conteúdo principal

Contraste entre os Salvos e os Pecadores

 Na Bíblia, encontramos uma clara distinção entre os pecadores e os salvos [Efésios 2:1-5; Romanos 5:8-9; João 9:31; Gálatas 2:15; I Timóteo 1:9; Romanos 5.6-7; Colossenses 2:13; Lucas 19:10]. Esse contraste é essencial para compreender a mensagem do evangelho e a transformação que ocorre na vida daqueles que colocam sua fé em Jesus Cristo. Embora os salvos ainda possam cometer pecados ocasionalmente, o poder do pecado foi quebrado em suas vidas. Examinando os usos que o Novo Testamento faz de ἁμαρτωλός, palavra grega traduzida como "pecador", descobrimos que o cristão, de modo geral, não é definido como ἁμαρτωλός, mas sim como alguém chamado à santidade pelo Espírito Santo [1 Coríntios 6:11; Romanos 6:6-7; 1 Pedro 1:14-16].


O estado dos pecadores antes da salvação: Mortos em suas transgressões e pecados (Efésios 2:1-3). Separados de Deus e merecedores da ira divina. Por outro lado, os cristãos foram justificados pela fé em Cristo, perdoados de seus pecados e lavados pelo sangue de Jesus (1 Coríntios 6:11, Tito 3.5). Resgatados do domínio do pecado e da morte (Romanos 6:22-23).


Os salvos são chamados de santos, separados para Deus (1 Pedro 2:9). Sua nova identidade está em Cristo. Eles são chamados a viverem uma vida santa, refletindo a natureza amorosa e justa de Cristo (1 Pedro 1:15-16).


Embora os salvos ainda possam falhar e cometer pecados ocasionalmente, o cristão não é definido como "pecador" no sentido absoluto de ἁμαρτωλός. O Espírito Santo capacita os crentes a resistirem à tentação e a viverem de acordo com a vontade de Deus (Efésios 2:4-5).


O contraste entre pecadores e salvos é uma verdade fundamental na Bíblia. A salvação em Cristo traz uma transformação radical na vida daqueles que creem, tornando-os filhos de Deus e chamando-os a uma vida de santidade. Embora os salvos ainda possam falhar, eles não são mais escravos do pecado, pois o poder do pecado foi quebrado em suas vidas. O Espírito Santo habita neles, capacitando-os a viverem de acordo com a vontade de Deus e não mais se conformarem em serem chamados de "pecadores" no sentido absoluto de ἁμαρτωλός. É um chamado para viverem como Cristo viveu, refletindo Sua natureza em suas vidas diárias e anunciando as grandezas daquele que os chamou das trevas para a maravilhosa luz [1 Pedro 2:9; 1 Pedro 2:21-24].



Referências:


Efésios 2:1-5 - "Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência. Antigamente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira. Mas, porque é rico em misericórdia, nos deu vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões - pela graça vocês são salvos."


Romanos 5:8-9 - "Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira."


João 9:31 - "Ora, nós sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém é temente a Deus e faz a sua vontade, a esse ouve."


Gálatas 2:15 - "Nós somos judeus por natureza e não pecadores dentre os gentios. 


I Timóteo 1:9 - "sabendo isto: que a lei não é feita para o justo, mas para os injustos e obstinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreligiosos, para os parricidas e matricidas, para os homicidas, para os fornicadores, para os sodomitas, para os roubadores de homens, para os mentirosos, para os perjuros e para o que for contrário à sã doutrina."


Romanos 7:5-6 - "Porque, quando éramos controlados pela carne, as paixões pecaminosas despertadas pela lei atuavam em nosso corpo, de forma que dávamos fruto para a morte. Mas agora, morremos para aquilo que nos prendia, pois fomos libertados da lei, para que sirvamos segundo o novo modo do Espírito, e não segundo a velha forma da lei escrita."


Colossenses 2:13 - "Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne, Deus os vivificou com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões."


Lucas 19:10 - "Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido."


1 Coríntios 6:11 - "Assim foram alguns de vocês. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus."


Efésios 2:4-5 - "Mas, por causa do grande amor de Deus por nós, Deus, que é rico em misericórdia, nos deu vida com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões - pela graça vocês são salvos."


1 Pedro 2:9 - "Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz."


1 Pedro 1:15-16 - "Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: 'Sejam santos, porque eu sou santo.'"

Comentários