Pular para o conteúdo principal

Cinco mandamentos para uma vida abundante

Deuteronômio 10.12-13

“— E agora, Israel, o que é que o Senhor requer de vocês? Não é que vocês temam o Senhor, seu Deus, andem em todos os seus caminhos, amem e sirvam o Senhor, seu Deus, de todo o coração e de toda a alma, para guardarem os mandamentos do Senhor e os seus estatutos que hoje lhes ordeno, para o bem de vocês?” (Deuteronômio 10.12–13, NAA)


Temos aqui cinco mandamentos que vão nos ajudar a viver uma vida plena e significativa, alinhada ao propósito de Deus. Vamos explorar cada um deles, enriquecendo-os com exemplos bíblicos que ilustram sua importância e relevância em nossa jornada espiritual.


1. Temer a Deus é o primeiro deles, pois é o princípio da sabedoria:

O temor a Deus é o reconhecimento da Sua grandeza e soberania sobre todas as coisas. Provérbios 9:10 nos ensina que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e um exemplo poderoso disso é a história de José no livro de Gênesis. Ele temeu a Deus ao resistir à tentação da esposa de Potifar e, por sua obediência, foi abençoado e se tornou um grande líder no Egito, salvando seu povo da fome.


2. O segundo mandamento é andar nos caminhos de Deus:

Andar nos caminhos de Deus é seguir os ensinamentos e princípios que Jesus nos deixou. 1 João 2:6 nos exorta a andar como Ele andou. Um exemplo inspirador disso é a vida de Enoque, mencionado no Antigo Testamento. Ele andou com Deus e foi levado por Ele, pois agradou ao Senhor com sua fé e conduta reta.


3. O terceiro mandamento é amar a Deus:

Amar a Deus de todo o coração, alma e entendimento é um dos maiores mandamentos, conforme nos ensinou Jesus em Mateus 22:37. Um exemplo marcante de amor a Deus é a vida do apóstolo Paulo, que dedicou sua vida para servi-Lo e espalhar o evangelho a todas as nações, mostrando um amor genuíno e transformador.

4. O quarto mandamento é servir a Deus:

Somos chamados a ser líderes servos, assim como Jesus, que veio ao mundo para servir. Josué 24:15 declara: "Eu e a minha casa serviremos ao Senhor." Uma inspiração nesse sentido é a história de Dorcas (ou Tabita), encontrada em Atos 9:36-39. Ela era conhecida por sua caridade e serviço aos necessitados, demonstrando como o serviço ao próximo é uma forma de servir a Deus.

5. O quinto mandamento é guardar os mandamentos de Deus:

A obediência aos mandamentos do Senhor é uma expressão de nosso amor e reverência a Ele. João 14:15 nos lembra: "Se me amardes, guardareis os meus mandamentos." Um exemplo inspirador de alguém que buscou guardar os mandamentos de Deus é o rei Davi, conhecido como um homem segundo o coração de Deus, apesar de suas falhas. Ele buscava obedecer aos mandamentos do Senhor e demonstrou arrependimento sincero quando falhou. Devemos cumprir a Grande Comissão de fazer discípulos de todas as nações, batizando e ensinando-os a observarem tudo o que nosso Senhor tem nos ordenado (Mt 28.19-20).


Quando praticamos esses cinco mandamentos, encontramos verdadeira felicidade, cumprimos nosso propósito neste mundo e agradamos ao nosso Pai celestial. Assim como os exemplos bíblicos nos inspiram, que possamos crescer cada dia mais em nossa devoção e dedicação ao Senhor. Que Ele nos capacite a viver uma vida que glorifica Seu nome em tudo que fazemos.

Que a paz e a graça de nosso Senhor Jesus Cristo estejam com cada um de vocês!

Comentários