Pular para o conteúdo principal

Contamos com a providência divina quando buscando o Reino de Deus











“... e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6.33).


Numa manhã do ano de 1992, acordei com febre e dor de garganta no dia em que tinha uma viagem programada para o campo missionário de Estrela do Norte, interior de São Paulo. Achei estranho ser esta já a terceira vez consecutiva em que me encontrava doente quando tinha de viajar para esta missão. Tomei um remédio para febre e fui para a rodoviária mesmo me sentindo muito mal. Queria uma passagem para o ônibus das 8 h, mas me informaram que só havia passagem para o ônibus que saía ao meio dia. Era mais um motivo para eu desistir da viagem. A dor de garganta piorava e, agora, eu teria de esperar mais de 4 horas para embarcar numa viagem que durava cerca de 8 horas. Para complicar um pouco mais a situação, aquela tinha sido uma semana muito atarefada para mim, e, conseqüentemente, não tinha tido tempo de estudar para o exame final do meu curso de inglês; exame este que teria de fazer assim que chegasse de viagem. Entendi que Deus queria que eu não desistisse, mas que vencesse todos esses impedimentos. Pensei na missão em primeiro lugar e confiei que Deus cuidaria de tudo mais.

Ao meio dia, embarquei doente, mas confiante. Peguei meu livro de inglês para estudar um pouco, quando, de repente, um homem se aproximou e, num português ruim, pediu para trocar de lugar com a pessoa que estava sentada ao meu lado. Tratava-se de um americano que também era pastor, e que estava no Brasil para dar um curso especial de inglês através do ensino da Bíblia. Quando ele viu que eu estava lendo um livro de inglês, quis sentar-se ao meu lado a fim de conversar. Foi uma surpresa extremamente agradável para mim. Pude exercitar meu inglês durante toda a viagem, o que me garantiu uma boa nota no exame que viria a fazer. Conversamos animadamente sobre o ministério pastoral. Um casal de jovens, que também falava inglês, se levantou e se aproximou de nós querendo conversar. Começamos, então, a evangelizar. Foi um momento lindo, uma maravilhosa viagem! Quando me dei conta, a febre e a dor de garganta, há muito que haviam desaparecido. Um milagre do Senhor! Quando, finalmente, cheguei a cidade de Estrela do Norte, revigorado no corpo e no espírito, iniciei minha série de mensagens contando esta experiência e dizendo: “O Diabo quis impedir que eu estivesse aqui, mas Deus me deu vitória!”. Este é um princípio bíblico: "Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará” (Salmos 37:5). Quando buscamos servir a Deus em primeiro lugar, Deus cuida de tudo mais para nós (Mt 6.33). Pois, “Mais bem-aventurado é dar que receber.” (Atos 20:35)

No egoísmo, nós nos perdemos, enquanto que, no serviço a Deus e ao próximo, nós nos encontramos como pessoas e nos realizamos como filhos de Deus.


Bispo José Ildo Swartele de Mello





Comentários