quinta-feira, 10 de julho de 2025

Valorize a Igreja. Permaneça firme no Corpo de Cristo.

Valorize a Igreja. Permaneça firme no Corpo de Cristo.

Jesus amou a Igreja e deu a vida por ela (Ef 5.25). Ele não veio apenas salvar indivíduos, mas formar um povo, um Corpo vivo — onde cada membro tem lugar e função (1Co 12.12-27).

A Bíblia nos adverte: “Não deixemos de nos congregar, como é costume de alguns…” (Hb 10.25). Não há cristianismo verdadeiro sem comunhão verdadeira.

Fomos batizados não só em Cristo, mas no Corpo de Cristo (1Co 12.13). Não somos peças soltas: somos parte de algo muito maior — a Noiva de Cristo, o templo do Espírito Santo, a coluna e baluarte da verdade (1Tm 3.15).

E quando a Igreja vive em unidade, o mundo crê que Jesus foi enviado por Deus (Jo 17.21).

Ame, valorize, sirva e persevere na Igreja de Cristo.

Ela é preciosa para Deus. E deve ser para nós também.



Reafirmando o Valor da Igreja neste Tempo Desafiador

Texto base principal: Efésios 5.25; Atos 2.41-47


Introdução Vivemos dias de crescente desencanto com as instituições, inclusive com a Igreja. O aumento de desigrejados, a frieza espiritual, os escândalos internos e os ataques externos nos desafiam como pastores e líderes a reafirmar, com convicção e amor, o valor da Igreja do Senhor Jesus Cristo.

Mas afinal, por que a Igreja é tão importante? E como devemos reagir quando nos sentimos desencorajados ou feridos por ela?


1. A Igreja é uma instituição divina (Mt 16.18; At 20.28) A Igreja não é uma invenção humana, nem fruto de Constantino. Ela foi estabelecida por Jesus: “Sobre esta pedra edificarei a minha igreja” (Mt 16.18). Ele a comprou com Seu próprio sangue (At 20.28) e a ama com amor eterno (Ef 5.25).

Descrições bíblicas da Igreja:

  • Corpo de Cristo (1Co 12.27)
  • Família de Deus (Ef 2.19)
  • Povo exclusivo de Deus (1Pe 2.9)
  • Templo do Espírito (1Co 3.16)
  • Noiva de Cristo (Ef 5.27)
  • Israel de Deus (Gl 6.16)
  • Coluna e baluarte da verdade (1Tm 3.15)


2. A Igreja é contracultural, mas essencial (Rm 12.2; Mt 5.13-16) A Igreja desafia os valores mundanos e promove os valores eternos do Reino de Deus. Ela é sal da terra e luz do mundo, uma cidade edificada sobre o monte que não pode ser escondida.

A igreja não combate a cultura em si, mas denuncia o pecado e oferece alternativa de vida: paz, justiça, reconciliação, santidade, esperança e alegria no Espírito.


3. A Igreja primitiva como modelo (At 2.41-47)

  • Aceitavam a Palavra (v.41,44)
  • Eram batizados (v.41)
  • Acrescidos à comunhão dos santos (v.41,47)
  • Perseveravam na doutrina dos apóstolos (v.42)
  • Viviam em comunhão e solidariedade (v.42,44-45)
  • Participavam da Ceia e de refeições com alegria (v.46)
  • Perseveravam no culto e na oração (v.46-47)
  • Davam bom testemunho, com temor, singeleza e alegria (v.43,46-47)

Esse é o modelo de uma igreja cheia do Espírito, que cresce em qualidade e quantidade.


4. Amar a Igreja como Cristo a amou (Ef 5.25-27) Jesus se entregou por ela. Ele é o Salvador do corpo (Ef 5.23). Assim como Ele amou, também devemos amar, servir, perdoar e perseverar. A Igreja é a arca da salvação. Cristo não jogou boias individuais, mas construiu a arca para salvar um povo. A salvação e a Igreja estão inseparavelmente ligadas (1Co 12.13).


5. Valorizar a Igreja é agir com fidelidade e zelo (Ef 4.3; Cl 3.13) Devemos lutar pela unidade, suportar uns aos outros, ser generosos, assíduos, pontuais, fervorosos, santos. Nosso amor pela Igreja deve transparecer em tudo: na agenda, na pregação, nas contribuições, na evangelização e no nosso testemunho (Mt 28.19; Rm 12.11; 2Tm 2.15).


6. Quando a Igreja brilha, o mundo crê (Jo 17.21; At 2.47) A unidade da Igreja leva o mundo a crer que Jesus foi enviado por Deus. E quando a Igreja vive em santidade, amor e missão, o Senhor acrescenta os que vão sendo salvos. A Igreja torna-se um farol de esperança em um mundo em trevas.


Conclusão Quem é você para desanimar daquela por quem Cristo morreu? (Ef 5.25). Você pode estar magoado, ferido ou cansado, mas lembre-se: Jesus é a Rocha. E se você tropeçar nela, será despedaçado (Mt 21.44).

A Igreja é a obra Deus. Ela não é perfeita, mas é o lugar onde Deus opera, redime, transforma e envia. Reafirme hoje o seu amor pela Igreja. Permaneça firme. Sirva com alegria. Inspire outros. E que o Senhor reacenda em nós o zelo pela sua Casa.

"A Ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!" (Ef 3.21)



Procurando uma Igreja Perfeita — Um Diálogo Imaginário com o Apóstolo Paulo

Estava cansado de tantas decepções com igrejas e decidi ligar para o Apóstolo Paulo. Quem sabe ele poderia me ajudar a encontrar a igreja perfeita...
— Alô! É o apóstolo Paulo?
— Sim, sou eu.
— Graça e paz, apóstolo!
— Graça e paz!
— Desculpe incomodar, mas preciso da sua ajuda. Estou profundamente decepcionado com muitas coisas na igreja onde congrego e resolvi procurar uma igreja perfeita. Pensei em Corinto... seria uma boa opção?
— Corinto? Olha, lá tem divisões e grupinhos (1Co 1.12), inveja, contendas (1Co 3.3), brigas que vão parar na justiça secular (1Co 6.1-11)... Ah, e tem até um caso de imoralidade grave (1Co 5.1).
— Puxa... então talvez Éfeso?
— Éfeso é uma igreja bem fundamentada na Palavra (At 20.27), mas perdeu o primeiro amor (Ap 2.4).
— E Tessalônica?
— Lá tem alguns irmãos que estão vivendo de forma desordenada e se recusam a trabalhar (2Ts 3.11).
— Hmmm... está difícil, hein, Paulo? Que tal Filipos?
— Filipos é uma boa igreja, sim. Mas tem duas irmãs, Evódia e Síntique, que não estão se entendendo e precisam se reconciliar (Fp 4.2).
— E Colossos?
— Em Colossos, infelizmente, há alguns heréticos promovendo falsas doutrinas e até culto a anjos (Cl 2.18).
— E os Gálatas?
— Em Gálatas há divisões sérias; alguns crentes estão se mordendo e devorando uns aos outros (Gl 5.15).
— Sinceramente, não imaginei que fosse tão difícil encontrar uma igreja ideal...
— E ainda tem Tiatira, onde toleram uma falsa profetisa que ensina imoralidade e idolatria (Ap 2.20). Laodiceia? Lá os crentes estão mornos, orgulhosos e materialistas (Ap 3.16-17). Em Pérgamo, alguns seguem as doutrinas de Balaão e dos nicolaítas (Ap 2.14-15).
— Pensei até em Jerusalém, a igreja-mãe...
— Pois é, mas lá também havia preconceitos (Gl 2.12-13), reclamações (At 6.1), e até casos de mentira e hipocrisia buscando reconhecimento (At 5.1-11).
— Então, o que devo fazer, Paulo? Existe alguma igreja perfeita?
— Não, meu irmão. Não existe igreja perfeita porque todas são compostas por pessoas imperfeitas. Onde há trigo, há também joio; onde há fé genuína, também há imaturidade e luta contra o pecado. A única igreja verdadeiramente perfeita será aquela que se reunirá no céu — a "universal assembleia e igreja dos primogênitos inscritos nos céus" (Hb 12.23).
— E agora?
— Em vez de procurar uma igreja perfeita, procure uma igreja com líderes sinceros, que amam a verdade e se firmam na sã doutrina. Não deixe de congregar (Hb 10.25). Abandone a mentalidade de consumidor e coloque-se à disposição de Deus para ser um membro saudável, que contribui com a edificação do Corpo de Cristo — para a salvação de muitos e para a glória de Deus (Ef 4.1-16).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Como Enfrentar os Desafios Contemporâneos do Ministério Pastoral

Introdução Pastorear o rebanho de Deus nunca foi uma tarefa fácil. Hoje, então, nem se fala! Desde 1986, quando plantei minha primeira igre...

Mais Visitadas