Pular para o conteúdo principal

Mulheres no Evangelho de Marcos

As mulheres receberam um tratamento todo especial no Evangelho de Marcos. Vejamos:

  • A primeira pessoa curada foi uma mulher, a sogra de Pedro. Interessante notar que é dito que Jesus a ergueu! (Mc 1.30). Jesus se manifestou para desfazer as obras do Diabo (1Jo 3.8). O Diabo derrubou a mulher, mas Jesus veio para levantar a mulher!
  • Se é verdade que por uma mulher entrou o pecado no mundo, tornou-se fato também que, por uma mulher, nasceu o Salvador do Mundo. Maria foi uma das mulheres que testemunhou a morte e o enterro de Jesus depois que os discípulos fugiram (Mc 15:41, 47).
  • Aquela mulher que sofria de hemorragia demonstrou ser uma pessoa de fé e atitude corajosa. (Mc 5.27–34).
  • A mulher sírio-fenícia destaca-se no Evangelho de Marcos como a única pessoa a desafiar com sucesso as palavras de Jesus, mostrando também discernir, antes mesmo dos apóstolos, que o reino de Deus é destinado a todos e não apenas aos judeus. (Mc 7.24–30.)
  • Jesus apreciou e destacou a oferta da Viúva pobre como a mais importante de todas (Mc 12: 41–44),
  • Aquela mulher em Betânia que ungiu a Jesus, mostrou reconhecer, antes mesmo dos apóstolos, que Jesus era o Messias e que haveria de morrer (Mc 14:3–9).
  • As Mulheres que seguiam e serviam a Cristo estavam aos pés da cruz enquanto os discípulos homens haviam fugido (Mc 15.40–41). Elas testemunham o enterro de Jesus (Mc 15:47). E são as primeiras a visitarem o túmulo e o encontram vazio. (Mc 16.1–8).
  • Maria Madalena foi a primeira a ver a Jesus ressuscitado e a primeira a proclamar as boas novas! (Mc 16.9–10).

Numa sociedade patriarcal e machista como aquela, vemos as mulheres sendo resgatadas e erguidas por Jesus, mostrando-se iguais aos homens como seguidoras e servas de Cristo. Elas seguem o exemplo de Jesus que não veio para ser servido, mas para servir (Mc 10.45). Elas demonstram, por vezes, terem até mais fé, coragem e discernimento do que os próprios apóstolos. E Deus concedeu a uma mulher o privilégio de trazer Jesus ao mundo e a uma outra de ser a primeira a contemplar a Jesus ressuscitado e a ser também a primeira a proclamar que Ele ressuscitou!

Viva as mulheres!

Bispo Ildo Mello 
(baseado em Robert F. Stoops Jr., Bíblia de Estudo do Faithlife)




Comentários