Com a frase “para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar” (At 2.39), Pedro não está restringindo, mas ampliando o conceito de eleição, que, até então, era restrito a comunidade judaica. O Espírito está agora sendo derramado sobre toda a carne (At 2.17). Deus não está chamando apenas judeus, mas também gentios ao arrependimento. “E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.” (At 2.21). “E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo; porque, no monte Sião e em Jerusalém, estarão os que forem salvos, como o Senhor prometeu; e, entre os sobreviventes, aqueles que o Senhor chamar.” (Jl 2.32, cp. Rm 10:13). A teologia de Pedro não é ambígua, mas, muito clara a este respeito: “Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento.” (2Pe 3.9–10).
A Igreja passa pela Grande Tribulação? Por Bispo José Ildo Swartele de Mello Introdução Os adeptos da teoria pré-tribulacionista ensinam que a Segunda Vinda de Cristo se desdobrará em duas etapas, separadas por um período de sete anos conhecido como A Grande Tribulação. De acordo com esta visão, a primeira etapa consistirá em uma vinda silenciosa e secreta de Cristo para arrebatar os fiéis da Igreja antes da Grande Tribulação, enquanto a segunda etapa envolverá uma vinda gloriosa e visível de Cristo após esse período tumultuado. Eles procuram fundamentar essa crença principalmente em textos como 1 Tessalonicenses 4:16-17, que descreve o arrebatamento dos crentes vivos "nos ares", e Apocalipse 3:10, que menciona a preservação da igreja da "hora da provação que virá sobre todo o mundo". Os pré-tribulacionistas sustentam que Deus não permitirá que a Igreja sofra durante a Grande Tribulação. No entanto, não há nenhum versículo bíblico explícito que afirme que a Igre
Eu creio
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