A cruz é o maior símbolo do cristianismo. No entanto, nas celebrações da Páscoa, muitos crentes fogem do tema da cruz. Pulam a Sexta-feira e vão direto para o Domingo. Preferem falar apenas da cruz vazia. Alguns parecem mesmo se escandalizar com a cruz, vendo nela apenas fraqueza e morte, não atentando para o poder e a vitória da cruz. Paulo não pregava apenas a cruz vazia. De fato, seu foco principal estava na mensagem da cruz “cheia”, com Cristo crucificado! “Mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios (1 Co 1:23); “Porque decidi nada saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado” (1 Co 2:2).
A palavra da cruz é poder de Deus (1Co 1.18). Por meio da cruz, nosso pecado foi perdoado (1Co 15.3; 1 Jo.1.7), nossa dívida foi removida (Co 2.14), fomos libertados da lei do pecado e da morte (Ap 1.5), fomos justificados (Rm 5.9), fomos redimidos (Ef 1.7; Ap 5.9), o véu do templo se rasgou de alto a baixo (Mt 27.51; Hb 10.19) e fomos reconciliados com Deus (Rm 5.10; Ef 2.16; Co 1.20-22), e também, através da cruz de Cristo, foi destruído aquele que tinha o poder da morte, a saber, o diabo (Hb 2.14), pois, Jesus, “despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando sobre eles na cruz.” (Co 2.14–15).
Quando Jesus vier novamente em poder e glória, estará “vestido com um manto encharcado de sangue” enquanto que todos os remidos estarão “vestidos de linho finíssimo, branco e puro” (Ap 19.11-14). Bendito seja o sangue de Jesus, Filho de Deus, que nos purifica de todo pecado! (1Jo 1.7).
Portanto, não devemos entender a morte de Cristo como algo superado pela ressurreição. Foi da cruz que Jesus bradou: “Está consumado”! A ressurreição é o atestado da vitória da cruz! Páscoa é a revelação do triunfo do amor e da vida que nasce da morte! Jesus disse que deveríamos ter memória de seu sacrifício na cruz (1Co 11.25). Esquecer a morte de Jesus é privar o cristão daquilo que dá sentido à sua vida e que também deve caracterizar o seu modo de viver. Jesus venceu na cruz e por meio do seu sangue é que nós também temos a vitória sobre o pecado, o diabo e o mundo! “Eles o venceram por causa do sangue do Cordeiro.” (Ap 12.11).
Feliz Páscoa! Sim, feliz, pois há muito poder e vida brotando sempre desta morte!
Bispo José Ildo Swartele de Mello
Estudos bíblicos e reflexões pastorais.
Comentários
Postar um comentário