Pular para o conteúdo principal

A dúvida de um homem de fé

A dúvida de um homem de fé

Introdução:


"És tu aquele que estava para vir ou esperaremos outro?" (Lc 7.20).

A dúvida de João Batista tem a ver com o fato dos judeus esperarem um Messias guerreiro como Davi que venceu o Golias (1Sm 17) e não um bondoso e pacífico pastor que curava os enfermos. João Batista era um homem como nós, sujeito às mesmas fraquezas. Ele foi preso e estava prestes a ser degolado pelo perverso Rei Herodes, e não havia sido liberto daquela prisão por Jesus. Portanto, suas expectativas de que Jesus fosse um messias guerreiro e libertador político não estavam se cumprindo. A partir dos sinais do Reino de Isaías 35, Jesus provou para João que ele era de fato o Messias prometido:  "os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e aos pobres, anuncia-se-lhes o evangelho" (Lc 7.22).

Existem muitas profecias que mostram o Messias atuando como um pastor que "apascentará o povo na força do Senhor... ele será a nossa paz" (Mq 5.4,5), pois Deus prometeu: "suscitarei para elas um só pastor, e ele as apascentará" (Ez 34.23). Em vez de liderar um exército armado de Israel, Deus disse que desarmaria o seu povo: "Destruirei os carros de Efraim, e os cavalos de Jerusalém; e o arco de guerra será destruído" (Zc 9.10). Pois o Messias é o Príncipe da Paz! No entanto, os judeus não costumavam dar muita atenção a tais sinais messiânicos, preferindo focar em textos como: "Pede-me e Eu te darei as nações por herança, e as extremidades da terra por tua possessão. Com vara de ferro as regerás, e as despedaçarás como um vaso de oleiro" (Sl 2.8-9). Para eles, o messias assumiria um trono em um palácio em Jerusalém e derrotaria as nações opressoras.  Israel não esperava, de maneira alguma, que o Messias fosse o Servo Sofredor de Isaías 53, com uma postura de rei manso e humilde, que entraria em Jerusalém montado sobre um jumentinho, e que se portaria como ovelha muda diante de seus tosquiadores e como um bom pastor capaz de sacrificar sua vida para salvação de suas ovelhas.

Por conta de tais expectativas distorcidas, Jesus precisou discursar muito a respeito da verdadeira natureza de seu Reino, dizendo que seu reino não era deste mundo (Jo 18.36), seu trono não seria terreno, pois é sempre celestial (Ap 1: 4; 3:21; 4: 2,4-6, 9-10; 5:1, 6-7,11,13; 06:16; 7:9-11,15,17; 8:3; 12:5; 14:3; 16:17; 19:4-5; 20:4,11-12; 21:3,5; 22:1,3), e que "não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei- lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós” (Lc 17:20). Jesus venceu a tentação política relativa aos reinos deste mundo (Mt 4:8-9). Disse a Pedro: “Embainha a tua espada” (Mt 26.52), pois seu reino não vem pela via da força e nem por violência (Zc 4:6; Mt 26:52). Jesus optou pela via da cruz, atraindo todos a si pelo seu amor sacrificial ali revelado (Jo 12.32). Veio como um rei manso e humilde (Lc 19 e Zc 9:9), para estabelecer um reino contrário ao espirito deste mundo. Um reino onde maior é o que serve e onde os últimos é que são os primeiros! (Lc 22.26) E felizes são os humildes, os que choram, os mansos, os que tem fome e sede de justiça, os misericordiosos e os que sofrem perseguição por causa de Cristo e seu reino de “justiça e paz e alegria no Espírito Santo” (Mt 5 e Rm 14:17).


O propósito desta mensagem é demonstrar como a profecia de Isaías 35 se cumpre plenamente em Jesus, o Cristo.


A Profecia de Isaías 35 e o seu Cumprimento em Cristo

• Parte desta profecia diz respeito a alegria do retorno de Israel depois da sua deportação à Babilônia em 587 a.C.
• Comparar com Isaías 51. A Redenção do Êxodo do cativeiro egípcio serve como analogia para a redenção do exílio babilônico, e ambos apontam para a plena redenção em Cristo!

Isaías 35.3 - Fortalecei as mãos frouxas e firmai os joelhos vacilantes.

• Hebreus 12.12 - Por isso, restabelecei as mãos descaídas e os joelhos trôpegos;
• Profecia e Cumprimento
• Isaías 35.4 - Dizei aos desalentados de coração: Sede fortes, não temais. Eis o vosso Deus. A vingança vem, a retribuição de Deus; ele vem e vos salvará.
• João 12.15 - Não temas, filha de Sião, eis que o teu Rei aí
• Marcos 6.50 - Tende bom ânimo! Sou eu. Não temais! Marcos 10.49 - Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama.
• Hebreus 6.18 - forte alento tenhamos nós que já corremos para o refúgio,

Isaías 35.4 - Dizei aos desalentados de coração: Sede fortes, não temais. Eis o vosso Deus. A vingança vem, a retribuição de Deus; ele vem e vos salvará.

• Lucas 4.18-21 - O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, 19 e apregoar o ano aceitável do Senhor. 21 Então, passou Jesus a dizer-lhes: Hoje, se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir. (Lc 4.18–21 cp. Is 61:1–2).
• Colossenses 2:15 - Triunfou sobre os principados na Cruz
• João 12:31 - Chegou o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será expulso.
• Lucas 10:18 - Eu via Satanás caindo do céu como um relâmpago.
• Ap 12:8-10 - O grande dragão foi lançado fora. Ele é a antiga serpente chamada Diabo ou Satanás, que engana o mundo todo. Ele e os seus anjos foram lançados à terra. Então ouvi uma forte voz dos céus que dizia: “Agora veio a salvação, o poder e o Reino do nosso Deus, e a autoridade do seu Cristo, pois foi lançado fora o acusador dos nossos irmãos.

Isaías 35.5–6 - Então, se abrirão os olhos dos cegos, e se desimpedirão os ouvidos dos surdos; 6 os coxos saltarão como cervos, e a língua dos mudos cantará; pois águas arrebentarão no deserto, e ribeiros, no ermo.

• Mateus 11.5 - os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e aos pobres está sendo pregado o evangelho.
• Atos 26.18 - para lhes abrires os olhos e os converteres das trevas para a luz e da potestade de Satanás para Deus, a fim de que recebam eles remissão de pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim.

Isaías 35.8 - E ali haverá bom caminho, caminho que se chamará o Caminho Santo; o imundo não passará por ele, pois será somente para o seu povo; quem quer que por ele caminhe não errará, nem mesmo o louco.

• Jesus é o caminho. Ele chamou os cansados e sobrecarregados e os aliviou.
• João 14.6 - Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.
• Atos 2.28 - Fizeste-me conhecer os caminhos da vida, encher-me-ás de alegria na tua presença.

Isaías 35.9 - Ali não haverá leão, animal feroz não passará por ele, nem se achará nele; mas os remidos andarão por ele.

• Há linguagem figurada quando se fala de deserto se alegrando e também de não haver Leão e animais predadores neste caminho. O leão significa os poderosos e arrogantes que acham que podem conquistar o reino pela força e mérito. Veja o contraste com os loucos ou débio mentais que mesmo sendo inaptos não se perdem neste caminho. Não é dos fortes a vitória nem dos que correm melhor, mas dos humildes que se agarram a misericórdia divina. Deus da graça aos humildes, mas abate os soberbos. A soberba precede a derrota.
• Mateus 11.25 - Por aquele tempo, exclamou Jesus: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos.
• Romanos 9.16 - Assim, pois, não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia.

Isaías 35.10 - Os resgatados do Senhor voltarão e virão a Sião com cânticos de júbilo; alegria eterna coroará a sua cabeça; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido.

• João 16.22 - Assim também agora vós tendes tristeza; mas outra vez vos verei; o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém poderá tirar.
• Romanos 14.17 - Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.
• Filipenses 4.4 - Alegrai-vos sempre no Senhor!

• Romanos 8.24 - Mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo.
• Apocalipse 21.4 - E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.

A plenitude da redenção e do Reino ainda é futura, mas uma boa parte já pode ser experimentada aqui e agora, em termos, não de comida e bebida, mas de justiça e paz e alegria no Espírito Santo. Pois já desfrutamos das primicias do Espírito e da vida abundante em Cristo!

Colossenses 1.13 - Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor.

Efésios 1.3 - Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo.


Bispo José Ildo Swartele de Mello



Comentários