Pular para o conteúdo principal

A primeira profecia: O Protoevangelium!



"Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” (Genesis 3:15).



Protoevangelium ou o primeiro evangelho


Temos aqui a primeira profecia, pronunciada ainda no Éden, logo após a Queda humana em pecado e desgraça. Esta profecia fala do amor de Deus, que não desistiu da humanidade e nem a abandonou a sua própria sorte ou azar. Por amor, Deus promete intervir na história humana, promovendo redenção (Jo 3.16). É o primeiro anúncio do Evangelho! Ótima notícia para os filhos de Adão e péssima para Satanás. O triunfo de Satanás no Éden não é definitivo! Deus está dizendo a Satanás: “Pode ir tirando este sorriso dos lábios e o cavalinho da chuva, e bota tua barba de molho, pois a tua hora vai chegar! Há de nascer um homem capaz de te enfrentar e te vencer!” Assim como o pecado e a maldição entrariam no mundo pela derrota de Adão, a redenção humana viria através da vitória de um segundo Adão, Jesus Cristo, que pisará a cabeça da serpente. Cristo veio em cumprimento de uma promessa feita entre os destroços causados pelo pecado de Adão. Nosso pecado pode ser grande, mas como a promessa é maior do que a transgressão, através de grande sacrifício de Cristo, há libertação! (Rm 5.12-21).

Todo o resto da Bíblia flui deste versículo. Eis um resumo de toda Bíblia!

Cristo está presente neste versículo - Natal, Páscoa e Segunda-Vinda:

  1. Seu nascimento (o descendente da mulher)
  2. Sua Cruz (ferido no calcanhar)
  3. Seu triunfo final sobre o Maligno. Paulo estava se referindo a isto quando escreveu: ”E o Deus da paz, em breve, esmagará debaixo dos vossos pés a Satanás…” (Rm 16:20). 
Cristo é o prometido Descendente da mulher que um dia viria para esmagar a cabeça da Serpente. “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será:Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. “ Is 9.6). “Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco.”(Mt 1.23). “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.” (Jo 1.14).

Neste processo redentor, seu "calcanhar" seria ferido, como aconteceu na cruz, pois, ferido de morte, ressuscitou para pisar a cabeça da serpente. Jesus enfrenta a antiga Serpente, que é Satanás, e vence todas as suas tentações (Mc 1.13 e Hb 4.14.15). O único homem verdadeiramente santo e justo, assume a culpa dos pecadores e a sentença de morte que era certa sobre eles (2 Co 5.21; 1 Jo 3.5 e Is 53.4-12). O intento de Satanás de separar a humanidade de Deus foi frustrado (1 Jo 3.8). O véu do templo se rasgou de alto a baixo! (Mc 15.38). Deus, através de Cristo, está reconciliando consigo o mundo! (2 Co 5.19; Rm 5.1). Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo! (Jo 1.29 e 3.17). Nesta guerra contra o Maligno, a grande batalha já foi travada e Jesus saiu-se vencedor! “E, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.” (Cl 2:15). A batalha decisiva já foi ganha e, em Cristo já somos mais do que vencedores! Mas a luta continua. A guerra contra o mal ainda não acabou. Cristo segue lutando contra o mal através do seu Corpo que é a Igreja. “Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum.” (Lc 10.19). As portas do inferno não prevalecerão contra a Igreja! (Mt 16.18).

No final, este versículo prediz que Jesus triunfará por completo sobre Satanás. O que acontecerá por ocasião da Batalha Final que culminará com a Segunda-vinda de Cristo, que trará o juízo final contra Satanás. “Marcharam, então, pela superfície da terra e sitiaram o acampamento dos santos e a cidade querida; desceu, porém, fogo do céu e os consumiu. O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde já se encontram não só a besta como também o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos.” (Ap 20:9-10).

Vídeo desta mensagem: https://youtu.be/Je2Wzii-unA

Bispo José Ildo Swartele de Mello

Comentários

  1. Bispo, pois então me ajude a me esclarecer: quem pisa na cabeça da serpente é Jesus, e não A Mulher, como nas imagens de Maria que vemos essa cena, representando a Mulher do Gênesis ao Apocalipse? Achei muito pertinente a sua explicação escatológica, porém, veio-me a confusão, por ter sido sempre ensinada dessa forma. Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. O bispo fala sobre o pecado de Adão. Nós homens carregamos o pomo de Adão na garganta. Essa História encontra um paradoxo que até hoje não foi esclarecido à Humanidade. Não teria sido Eva a comer o fruto. Foi Adão que se diatanciou de Eva e exerceu o livre-arbitrio, uma qualidade humana, para "transgredir" uma regra. Quando Eva foi atrás de Adão ficou chocada com a cena que viu. Enfureceu-se com seu companheiro pois a regra era clara para ela. Pisou a cabeça da serpente e houve a primeira morte no Éden. Nessa hora Adão engasgou e ficou aí registrado em todo o homem a lembrança desse episódio. Terminou então a "experiência" edênica quando o homem realiza a sua natureza questionadora e a mulher afirma seus votos à fidelidade ao Verbo. O que não foi adulterado no Gênesis é a o início da bênção de Deus à Eva. "Porei inimizade entre ti (serpente) e a mulher". Esta é uma proteção de Deus à Eva. E ali se consagra o feminino sagrado, que todo homem também carregará em si através do fato de ter sido gerado e amado por uma mulher, sua Mãe. As mulheres não carregam o "pomo de Eva". Esses escritos foram adulterados quando Constantino, que era um rei pagão de origem celta que empunhava um estandarte da sua deidade religiosa a "Deusa", pediu pra ser batizado, no fim da vida, cristão. Essa atitude foi para dar poder e autoridade aos perseguidos cristãos. Foi então instituída uma religião única, o cristianismo, porém, a pedido de Constantino, antes de morrer, incluíram a Deusa Celta como Maria mãe de Jesus e lhe deram prestígio sendo figura importante no panteão católico. A Mulher sempre foi cultuada nas tribos ancestrais pois era a responsável por trazer fartura e abundância para as famílias garantindo a sobrevivência dos povos. Apenas o catolicismo reverteu essa imagem da mulher, dando poder aos Homens e demonizando Eva, sendo a portadora da tentação e pecado do mundo. Pobre Eva. Pobres paradoxos.. por isso que diversas santas aparecem pisando a cabeça da serpente, e não Adão. Por que nunca houve uma Papisa? Porque o poder ainda está centrado no falso pecado da mulher. Todo homem deveria saber disso e honrar esse feminino sagrado que Jesus veio mostrar Sendo alguém que defendia e incluía as mulheres Sempre. A mulher não tinha alma até pouco tempo atrás. . Para a igreja católica. . Acho que a depuração desses códigos é de alta emergência e suma importância para a Humanidade nesse momento.

    ResponderExcluir

Postar um comentário